quinta-feira, 2 de julho de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL


Redacção de Tomar a dianteira Colaboração CLIPNETO

Procurando contrariar a lógica do secretário do senhor de Lapalisse, em vez de começar com as primeiras, vamos antes às últimas. Que são três. 1 -João Simões, contactado por TaD, desmentiu parte da notícia do Templário, na qual se refere ao 3º nome da lista dos IpT. Segundo nos garantiu, apenas terá afirmado que não tem nada contra ou a favor do referido nome.Unicamente tem ouvido dizer que se trata de alguém pouco conveniente em termos eleitorais. Confirmou-nos o resto da notícia, onde é dito que não foi consultado, nem visto nem achado, na escolha do referido elemento. A ser assim, dizemos nós, é mesmo um movimento de independentes. Cada qual decide soberanamente, sem passar cartão aos restantes. Ah valentes!
2 - Fonte idónea asseverou-nos que a arquitecta Maria da Conceição Redol, 7ª subscritora do manifesto "Tomar em primeiro lugar", está furiosa. Terá sido enganada por um telefonema em que lhe solicitaram a assinatura de uma manifesto contra a actual situação nabantina, mas não lhe disseram que se tratava igualmente de apoiar uma candidatura independente à autarquia. Recordamos que, em 2005, a senhora arquitecta apoiou os Independentes por Tomar.
3 - Fonte igualmente idónea e geralmente bem informada, alertou-nos para a eventualidade de Isabel Miliciano, indigitada cabeça de lista para a câmara do movimento "Tomar em primeiro lugar", poder estar simplesmente a desempenhar o papel de "lebre", até vir a ser anunciado o verdadeiro cabeça de lista, quando houver a certeza de que aquele movimento tem hipóteses de vir a eleger alguém. Até nos foi ventilado, como forte hipótese, o nome de Luis Pedrosa Graça, subscritor nº 3 do manifesto.
Quanto à imprensa, a bomba anunciada em Cidade de Tomar era certamente de pólvora seca. Segundo se lê na última página, trata-se afinal de um acidente provocado por larápios, que depois de terem roubado o cobre, passaram agora ao ferro. Mas esta edição do semanário mais antigo da urbe inclui vários outros motivos de interesse.
Numa entrevista, Carlos Trincão volta a defender a candidatura da Festa dos Tabuleiros a Património imaterial da humanidade. Para mais tarde não virmos a ser apanhados desprevenidos, convém lembrar que, ainda não há muito tempo, Santarém gastou mais de 300 mil euros a preparar uma candidatura a Património da humanidade, sob a direcção de Jorge Custódio, agora director do Museu Ferroviário do Entroncamento, e anteriormente director do Convento de Cristo. A capital ribatejana acabou por ser aconselhada a abandonar a citada candidatura. Também nesta edição, Bruno Graça, putativo candidato da CDU, propõe a criação de uma Escola de Artes em Tomar, bem como a construção de um Centro de Congressos. Logo mais adiante, assinado por "Candidatura do BE às autárquicas de 2009", propõe-se o "Turismo pedagógico [como] um contributo novo para o desenvolvimento de Tomar". Mas há mais. Página 15, o "nosso" deputado Miguel Relvas subscreve uma opinião intitulada "O rumo do novo século". Aí se pode ler que "Em Tomar o rumo está traçado, está ser cumprido, e com bons resultados". Prossegue com um louvor ao "PIVUT - Programa Integrado de Valorização Urbana de Tomar" (uma "coisita" para mais 6 milhões de euros, em que a autarquia terá de arcar com milhão e meio) depois de ter escrito, designadamente, que "Apesar da propalada crise que viveu nas décadas de 80 e 90, na verdade, Tomar foi das primeiras cidades portuguesas que se propôs marcar o rumo da valorização dos seus recursos endógenos. Estamos a fazê-lo há mais de uma década e com resultados evidentes, só possíveis de alcançar pelas opções tomadas que permitiram, e permitem, responder com eficácia aos desafios que se colocam a todos os que vivem e gostam desta cidade e desta região. Tomar já não é uma cidade isolada, mas sim uma cidade ímpar na região. Um modelo de qualidade de vida..."
Termina, "porque é justo, [com] um reconhecimento à visão estratégica do anterior presidente, António Paiva, por terem demonstrado que a união faz a força. Quando estamos todos juntos somos capazes de grandes feitos!"
Perante isto, Tomar a dianteira limita-se à conhecida interrogação: De que cidade é que o senhor deputado estará a falar?
No MIRANTE desta semana, pouco ou nada a assinalar, para além do já conhecido rumor da transferência de serviços hospitalares para Abrantes ou Torres Novas, enquanto no TEMPLÁRIO vale a pena ler um texto subscrito por Luis Pedrosa Graça. Igualmente no semanário dirigido por José Gaio, uma notícia que consideramos assustadora: "Quase 13 milhões para requalificação urbana". Dado que a União Europeia só financia 75%, ...é só fazer as contas (como disse o outro) ao que vamos ter de desembolsar, mais tarde ou mais cedo. Sem esquecer o Palácio de Congressos, a Escola das Artes, o Museu da Festa dos Tabuleiros, o Museu dos Descobrimentos, A Festa dos Tabuleiros a património imaterial...e o turismo pedagógico. Somos realmente uma nação de poetas, é o que é.

18 comentários:

Anónimo disse...

O que tem piada é ser o Miguel Relvas a anunciar os projectos de requalificação urbana. Onde pestava o presidente da Câmara? Existe?

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Sei, porque já aqui o escreveu, que o Senhor António Rebelo tem as suas ideias, o seu programa para a cidade e concelho.

Termina assim o seu artigo:

"Quase 13 milhões para requalificação urbana". Dado que a União Europeia só financia 75%, ...é só fazer as contas (como disse o outro) ao que vamos ter de desembolsar, mais tarde ou mais cedo. Sem esquecer o Palácio de Congressos, a Escola das Artes, o Museu da Festa dos Tabuleiros, o Museu dos Descobrimentos, A Festa dos Tabuleiros a património imaterial...e o turismo pedagógico. Somos realmente uma nação de poetas, é o que é.

A UE financia 75%, para a Req. Urbana (parece ser uma prioridade). Acha pouco? Não sei onde se vai buscar o resto, mas ela tem de ser feita, penso. Ou é para esquecer?

Não me parece correto que misture, para nos considerar "uma nação de poetas", escola de artes, museu dos descobrimentos, etc., somando as propostas dos vários candidatos para fazer ressaltar a inviabiidade económica das propostas.

Cada um apresenta as suas e não é responsável pelas propostas dos outros.

É que desta maneira parece a nossa oposição na AR que não descansou enquanto não viu ir pela porta fora o ministro mais pragmático deste Governo, que não sendo político de carreira, deixou obra feita para o futuro (energias renováveis), o que vem sendo muito raro nos políticos portugueses.

Anónimo disse...

Raios me partam se o terceiro da lista dos IpT's não é o Zé do Pífaro!
Vale uma aposta?

Anónimo disse...

Transcrição do final do panfleto de Miguel Relvas:
"Parabéns ..... e aqui também , porque é justo, um reconhecimento à visão estratégica do anterior presidente, António Paiva, por terem demonstrado que a união faz a força".

Daqui que o Fernando Rui é um mal amado (ou um mal imposto) e que são mais que muitas as saudades do D. Sebastião Paulino para ressuscitar as hostes laranja.

É o que temos, dirão alguns.

É a vida, dirão outros!

Anónimo disse...

Para os militantes da tese da união de esquerda para a autarquia de Tomar recomendo a leitura do artigo publicado no blogue do Sr. Luís Ferreira, responsável político do PS de Tomar e anticomunista primário.
O artigo escorre ódio por todo o lado e a raiva é tanta que se revela no péssimo Português em que está redigido.
Muito me admira que nos comentários a este blogue se tenha referido a Bruno Graça como "meu camarada", afinal, e na sua opinião, não passa de "um provocador e mentiroso militante".
Embora indigno de referencia aqui fica um enlace para o dejecto.

Sebastião Barros disse...

Para Cantoneiro da Borda da Estrada:

Começo por uma pequena correcção. Nunca escrevei que tenho um plano para a cidade e para o concelho. Inicialmente o citado plano abarca apenas a cidade.
Claro que a requalificação urbana deve ser feita, desde que se saiba previamente de que obras se trata e para quê,bem como quem as vai financiar e, posteriormente, manutencionar, o que não é o caso.
O que pretendi dar a entender com a junção de propostas e a nação de poetas, foi apenas que tudo o anunciado até agora padece da mesma maleita -Todos estão a contar com os ovos nos ovidutos das galinhas. Pergunto eu: e quando não houver ovos? E quando não houver sequer galinhas?
Um senhor chamado Marx, que está sepultado em Londres, vincou bem aquela questão da "acumulação primitiva", condição prévia para qualquer desenvolvimento. Quatro séculos antes dele já o nosso Infante D. Henrique tinha mandado o seu cronista Zurara escrever que os descobrimentos foram começados e desenvolvidos pelo senhor infante, com recurso aos seus cabedais E ÀS RENDAS DA ORDEM DE CRISTO. Portanto, alguém acumulara primeiro, para outro investir depois. E mesmo assim, algumas dívidas deixadas pelo senhor Infante, só vieram a ser liquidadas por D. Manuel I, quarenta e tal anos depois, por motivos óbvios.
Um adequado domínio da economia e da história continua a fazer muita falta...

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

"Sei, porque já aqui o escreveu,..." - escrevi eu, incorretamente.

Peço desculpa.

Anónimo disse...

Acho que esse tal de Marx é passível de ser classificado como "mentiroso e provocador militante".

Penso eu de que...

Anónimo disse...

Brinque, brinque. Marx é um dos expoentes máximos do pensamento filosófico da humanidade. Os seus professores seguramente lhe disseram isso sobre Karl Marx, mesmo sem a intenção de o tornarem um seu admirador.

É possível que nunca tenha lido nenhum escrito dele. Ainda está a tempo.

Mas previno-o desde já: é uma tarefa muito difícil. Se costuma ver telenovelas portuguesas da TVI, tire o cavalinho da chuva. Comece por ver durante um ano algumas boas telenovelas brasileiras e depois aconselhe-se com alguém capaz para o iniciar num plano de leituras, a começar pela cultura clássica greco-romana e por aí fora até ao século XVIII. Muita história, muita mesmo. Não se esqueça de usar a sua experiência de vida pessoal e as suas relações com os outros, especialmente as que vive na sua actividade produtiva...

Depois tente. Depois formule opinião. Dou-lhe a certeza que não o chamará nem de mentiroso nem de provocador, mesmo que não esteja de acordo com ele. Convença-se que é um processo que lhe vai demorar anos. Valerá ainda a pena?

Anónimo disse...

Da-se!

Eu sabia que havia um lapso na minha formação.

Eis pois, e aqui, a minha epifania.

Falta-me a assistência à sublime arte das telenovelas brasileiras...

Anónimo disse...

Mas não se fique por Marx!

Leia Engels, "A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado" e "Princípios Básicos do Comunismo", leia Lenine, "Que Fazer?", leia Àlvaro Cunhal e leia tantos outros teóricos marxistas.

E depois faça-me um favor, ensine alguma coisa ao Sr Luís Ferreira.

Ia-me esquecendo que eles meteram o socialismo na gaveta e atiraram a chave fora...

Anónimo disse...

E, já agora, explique à malta do PS, se calhar para perceberem isto não é preciso um tão vasto plano de leituras e, calhando, uma semana de telenovelas brasileiras chega, que "o voto de silêncio" da AM de Tomar é uma perfeita patetice. É uma deslealdade para com quem confiou neles a sua representação e só o entendimento de que o mandato é deles e não do soberano que lho confiou é que justifica uma palermice tamanha.

Anónimo disse...

Pessoalmente divirto-me mais a ler os Asterix's!

Anónimo disse...

Isto é assim....
Só pretendi que viesse a exercitar o gosto em qualidade, step by step...

Nalgumas telenovelas brasileiras depara logo na abismal diferença na arte de representar: grande parte dos actores/actrizes são mesmo muito bons, conhecem as técnicas fundamentais, tais como gesto, expressão facial, movimento e, especialmente, sabem representar no silêncio, quando estão calados. E outras coisas.

Depois, algumas telenovelas são incrivelmente divertidas, não descurando equilibrada crítica social, etc. a par de excelentes realizações, etc.. As telenovelas brasileiras sobre temas históricos são às vezes boas. Finalmente os actores são quase todos profissionais, trabalham como operários numa fábrica a ritmos incríveis. Têm que fazer o trabalho de casa. Alguns são mesmo brilhantes.

Não me diga que não gostou do "Chocolate com Pimenta"?



Ao anónimo das 19H18:

Vê, veio estragar tudo. Sectário, radical, quer pôr as pessoas a ver o mundo por um funil. Já se vê: se fosse poder só tinha uma receita. Quem não comesse da mesma comida era fascista, reacionário, etc.. Não seja assim. Abra-se. Deixe as pessoas pensar pela sua própria cabeça e ler outras coisas. Depois de Ler Marx o senhor podia muito bem decidir não ler mais nada sobre o tema.

Está a ver onde eu quero chegar?

Deixe aquele senhor seguir o meu conselho. Tenho a certeza que vai.

Anónimo disse...

O Dr. João Simões era e penso que ainda é amigo do Dr. Pedro Marques e eu já disse quais as razões aparentes para o barbicha de bode (Sr. Soares) estar em terceiro lugar: interesses!!!
O Dr. João Simões é um homem simples e comedido nos seus gastos. Não é rico e não tem imóveis para servirem de sedes ao Dr. Pedro Marques. Foi uma injustiça ao Dr. Simões que já deveria saber há muito que se verificaria e por isso lhe retirariam o tapete. Estou, contudo, com o Dr. Marques pois não há melhor gestor da câmara para os próximos anos mas não vai ganhar.
Eu tenho mais do que fazer do que ser assessor, participar em campanhas e apoiar nos jornais o Dr. Marques embora diga e repita: o meu voto e dos meus familiares próximos vão para o Dr. Pedro Marques.
Uma nota final: as pessoas ligadas à música nunca podem ser vereadores de nada pois vivem na lua. O Sr. Soares se é músico eu sou fadista pois ele é muito esperto, vive na terra e sabe o que quer para si. O sr. Soares éINTERESSEIRO e o Dr. Simões é ALTRUÍSTA. Acredite quem quiser. Só espero que os IpT consigam eleger o Dr. Marques para vereador pois não há possibilidade de ser mais presidente em Tomar (e já estou a ser optimista moderado)... mas é o melhor... só que são as pessoas que votam e ao que sinto, vejo, oiço e leio não o querem mais para Presidente e isso será muito mau para Tomar.
Dia 11 de Outubro veremos se tenho ou não razão... mas raramente me engano.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

O PS de Tomar decidiu enveredar pela estratégia da Manuela Ferreira Leite a nível Nacional: quanto menos falarem, mais votos ganham.

E ainda dizem que eles são parvos... São, são...

Anónimo disse...

O Pedro Marques não vai conseguir nada na câmara. Tudo por causa da escolha do Zé do Pífaro para esse elenco. Ao que parece o mesmo já não se passa para a Assembleia Municipal que está a ter mais adesão que os "craques" para vereadores...ou deputados municipais, como agora pomposamente se denominam!
De acordo com informação recolhida junto dos peixinhos do Nabão, há pessoas que dizem mesmo na cara do Pedro Marques que para a vereação não votam mas para a Assembleia sim.

Anónimo disse...

Eu também gosto muito do Marx. Ainda hoje em dia gosto de ouvir as suas canções (tem uma dedicada a Tomar, sabiam?) e as suas rtábulas cantadas do soldadinho e da costureira (ele era além de cantor alfaiate, sabiam?).
Artistas como o Marx já não há. Assim como já não madeirenses como ele.
Cá pela nossa territa existe um fadista amador que tenta imitar o Marx. É o Zé Português. Vai dando o jeito mas não lhe chega aos calcanhares. Primeiro porque não tem a eloquência que o Marx punha no seu cantar e depois porque o repertório é pobre demais relativamente ao que o Marx cantava. Mas contuma dizer-se que quem dá o que tem a mais não é obrigado.
O Marx além de tudo o mais era uma excelente pessoa, dono dum coração bondoso e generoso.
Bem haja o Marx por ter existido e sido quem foi.