terça-feira, 21 de julho de 2009

ASSIM VAI O MUNDO - CALIFÓRNIA - USA - 3


A fotografia foi obtida no Laos. Tanto nos USA como na Europa ou em Tomar, o estado continua a subsidiar os transportes escolares. Por enquanto. E, pelo caminho que as coisas levam, um dia destes...
IMPOSTOS SOBRE A MARIJUANA PARA TENTAR ULTRAPASSAR A CRISE?
"As reduções orçamentais que ameaçam o sector da educação são o principal nó das actuais negociações entre o governador e o congresso. Arnold Schwarzenegger pretende suspender a aplicação da Proposta 98, uma lei votada há 11 anos pelos eleitores californianos, que garante um nível mínimo de financiamento estadual a todas as escolas públicas. Mas o poderoso sindicato de professores California Teachers Association, que representa 340 mil educadores, reagiu com um anúncio pícaro: "Digam ao governador que ainda não nos esquecemos da sua promessa de proteger as nossas escolas."
Num tal clima de incerteza, a Califórnia explora outras pistas, como por exemplo a venda de activos imobiliários, entre os quais o Coliseu de Los Angeles, uma arena desportiva que poderia render 400 milhões de dólares, o célebre hipódromo de Del Mar, a norte de San Diego, estimado em 600 milhões, ou a conhecida antiga prisão de San Quentin, com um valor calculado de um billião de dólares.
Alguns grupos de cidadãos afirmam, muito a sério, que um imposto sobre a marijuana poderia salvar as finanças da Califórnia. "Com esta crise sem precedentes, temos de ser criativos para conseguir fundos", declarou na passada quarta-feira Janice Hahn, vereadora de Los Angeles, uma cidade onde abundam os dispensários de marijuana para uso terapêutico. "Uma taxa sobre a marijuana poderia permitir à câmara a continuação de alguns serviços básicos", concluiu a autarca.
Em Fevereiro passado, um deputado estadual democrata, Tom Ammiano, apresentou uma proposta de lei visando legalizar a venda livre de marijuana aos adultos, mediante uma taxa que poderia render 1,3 biliões de dólares para os cofres do estado.. Interrogado sobre o assunto em Maio, o próprio governador mostrou-se favorável à ideia de "abrir o debate" sobre a questão da legalização e da subsequente imposição da marijuana.
Obviamente, o presente desastre orçamental vai precipitar uma reforma profunda das instituições californianas. Para já, vários gabinetes de "think tanks" (fornecedores de ideias e projectos) estão estudar eventuais hipóteses de emendas constitucionais. Crise, a quanto obrigas!
Claudine Mulard, correspondente do LE MONDE em Los Angeles
Fotografia e respectiva legenda de Tomar a dianteira
Tradução e adaptação de A. R.

6 comentários:

Anónimo disse...

OH Rebelo porque não te candidatas ao Estado da Califórnia!
O teu projecto para Tomar talvez lá pudesse ter aplicação prática. Levavas o Convento e os bloguistas mal formados e formavas lá um grande governo. Pensa nisso!

Um californiano

Anónimo disse...

1493. VERGONHAS E FRETES
A Câmara Municipal de Tomar deliberou, por unanimidade, assumir o passivo das contas das Festas dos Tabuleiros de 2003, num total de pouco mais de 78 mil euros. Vão, assim, todos os tomarenses pagar as dívidas da equipa do Sr. Madureira, que é responsável pela ruinosa gestão da Festa em 2003. Alguém explica a razão pela qual a Camara tem de pagar as dívidas que esses senhores fizeram? Alguém sabe quem fez e qual o resultado de uma célebre auditoria às contas? Em Tomar já havia muita falta de competência na Camara. Agora ficamos a saber que existe também falta de vergonha. Faço um apelo a todos os tomarenses com dívidas: dirijam-se a Corvelo de Sousa, de preferencia digam que têm um jornal e ele paga tudo. Uma autêntica esponja financeira. O PS também votou a favor, o que é mais uma prova que no essencial Vitorino = Corvelo. E os Independentes por Tomar, como de costume, fizeram o frete ao PSD.

In Nabantia

Subscrevo na íntegra.

Luisa Antunes

Anónimo disse...

A Isabel é muito fraca mesmo. O Ferreira como é público está a morrer e o Lebre é para sair se for eleito pois a Isabelinha precisa do emprego na medida em que o marido vai ser convidado a sair do IPT.

Anónimo disse...

"Devido a uma ruptura numa conduta de água na Choromola - Tomar, os serviços Municipalizados vão proceder à sua reparação.

Para tal, têm de suspender o abastecimento de água, a toda a zona alta da Freguesia de Santa Maria dos Olivais, até à Alameda 1º de Março, hoje, a partir das 20.00 e até às 24.00.


.
Os serviços Municipalizados vão envidar todos os esforços para causar o mínimo de transtorno."

São estas pequenas coisas que fazem de Tomar um concelho de mentira.
São 4:41 AM e tenho que me lavar para trabalhar... onde está a verdade? Cambada de incompetentes. E ainda querem o nosso voto seus urubus!

Anónimo disse...

Finalmente a água parece ter chegado para ficar (vamos ver). São 5:35 AM.
Cinco horas e meia de atraso num concelho dito pelo PSD de desenvolvido. Não havia necessidade.
Francamente senhores vamos governar com rigor, precisão e pontualidade.

Anónimo disse...

Que me importa a mim que falte água? É coisa que não falta no rio e nas barragens! Agora se me dissessem que falta vinho na adega cooperativa, aí sim, era uma catástrofe!!!