segunda-feira, 6 de julho de 2009

RESULTADOS DEMASIADO EVIDENTES

"Tentar enfiar Lisboa pelos olhos dentro" ou "tentar meter o Rossio na Betesga", são expressões populares bem conhecidas, apesar de actualmente em desuso, para expressar a ideia de que nos querem forçar a acreditar em enormidades. Exactamente o que acaba de acontecer com uns resultados provisórios de uma sondagem local, mandada realizar por quem, desde há alguns anos governa de facto o PSD/Tomar.
É desde logo muito estranho que, pela primeira vez, apareçam nos blogues, sem qualquer solicitação prévia, resultados de uma consulta popular custeada por um partido. Segue-se que, salvo os seus mentores, ninguém conseguiu ainda apurar que organismo fez a sondagem, quando, como, qual foi a amostragem, etc. etc. . Apenas se publicou que foram validados 600 e tal questionários. É demasiado pouco. E não respeita a legislação em vigor, a qual obriga a publicar sempre um quadro técnico, antes das conclusões.
Aquando das recentes europeias, os eleitores puderam constatar que mesmo as empresas até então credíveis em termos de sondagens, falharam estrondosamente. Nestas condições, que esperar de uma consulta efectuada em moldes por identificar, por uma entidade ainda não conhecida?
Os resultados publicados padecem de três óbices, qualquer que tenha sido o método usado para os conseguir: são demasiado oportunos, demasiado convenientes e demasiado equilibrados. São demasiado oportunos, pois embora ainda bastante afastados do acto eleitoral a que se reportam, caem que nem sopa na mel para confortar a ameaçada inclusão de Miguel Relvas na lista de candidatos a deputados. Como é do conhecimento geral, há no PSD pressões crescentes junto da sua líder para excluir Passos Coelho das referidas listas, de forma a não encorajar o aparecimento de mais baronatos. Neste contexto, se até quem obteve 30% dos votos na última eleição para presidente do partido tem o lugar em risco, que pode esperar o seu estratega, e amigo de longa data, Miguel Relvas?
Bastante oportuna, por conseguinte, em tal contexto, a aludida mini-sondagem forneceu também resultados demasiado convenientes, no nosso entendimento. A indicada maioria absoluta para o PSD vem acalmar a actual maioria autárquica (onde o silêncio e recato de Corvêlo de Sousa começam a provocar demasiadas interrogações, dentro e fora do partido), confortar as tropas e sossegar os eleitores, sobretudo os rurais, que os urbanos já estão mais habituados a certas manobras. Além de oportunos e convenientes, os resultados conseguidos foram igualmente muito equilibrados. Atribuiram dois vereadores e o segundo lugar ao PS e uma acentuada descida dos IpT, precisamente aquilo a que LuisFerreira, habitual parceiro de Miguel Relvas no condomínio do poder, mais aspira -ultrapassar eleitoralmente Pedro Marques, seu ódio de estimação.
Mas desiludam-se os diversos protagonistas. Não só "a coisa" parece ter sido mal alinhavada, com fio demasiado grosso e de cor contrastante, como alguns figurantes já começaram a dizer o que sabem. Segundo alguns, que se manifestaram sem sequer terem sido questionados a tal respeito, a apregoada sondagem poderá ter sido tudo menos isenta. As pessoas interrogadas por telefone foram alvo de todos os truques possíveis, no sentido de se obterem as respostas convenientes, que o mesmo é dizer favoráveis aos dois partidos do usual condomínio do poder, tanto a nível local como nacional. Tal prática vem demonstrar, mais uma vez, que os nossos políticos tendem a afastar-se cada vez mais da realidade sociológica envolvente, vivendo satisfeitos nas suas redomas. Até que um dia...
A título de exemplo, ainda ontem um comentador anónimo, (consultar comentários ao post "Chifrudos e renegados"), mas perfeitamente identificado pelo estilo e pela argumentação, teve o desplante, o arrojo, o descaramento, a falta de vergonha e de recato, para escrever que, caso se apresentasse como cabeça de lista do PS, António Rebelo obteria o mesmo resultado de Carlos Silva em 2005. Carlos Silva é um cidadão honrado e devotado ao PS, mas não merecia ser envolvido em tal comparação implícita, a qual evidencia bem a desorientação que já se amparou daquela casa, a mais de três meses do acto eleitoral. Vai ser bonito vai!!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Demasiado evidentes/encomendados.

Não tenho dúvidas que o PSD vai perder a maioria na Cãmara, isto é se ganhar !

Nas freguesias o panorama também não vai ser famoso. Prevejo que apenas fique com a presidência de 3 freguesias : Serra, S.Pedro e Casais !

Perderá :

S.Maria; S.João; Olalhas e Junceira para Independentes

Asseiceira para o PS e Pedreira para a CDU.


Vamos ver !

Anónimo disse...

PSD só vai conseguir eleger 2 vereadores. E não sei se ganha .

ppd / psd disse...

Esta gente anda toda abalroada da cabeça. Claro que a esquerda vai dar uma grande volta em Tomar, governar isto tudo, afinal a esquerda em Tomar é fortíssima e tem nos habitantes nabantinos seus fãs de excelência. Enfim.
Preparem-se para engolirem mais um sapo, visto que este blog é única e exclusivamente utilizado como arma de arremesso contra o actual executivo. Mas como devem perceber, do eleitorado tomarense cerca de 0.005% deve conhecer da existência deste espaço. Sorte dos restantes.

Relativamente ao Caiano, não se percebe porque não assume que a sua douta conversa a roçar o parolismo advém duma sede intensa de protagonismo de alguém que não passa de empregado de escritório e quer subir na vida. Há com cada uma...

Anónimo disse...

A nervoseira está instalada !

Anónimo disse...

É tarde. Parece que já é tarde.

O PS, para os problemas de Tomar, tinha um bom candidato para a CMTomar: Vasco Franco´, que foi vereador da CMLisboa.

Sebastião Barros disse...

Para PPD/PSD:

Boa! Com que então abalroados da cabeça?! O termo é engraçado e ninguém aqui no blogue lhe conhecia essa utilização. Sobre a nossa influência, tem inteira razão. É exactamente porque ninguém nos lê ou nos dá importância, que nós podemos criticar à vontade! E toda a gente sabe muito bem que a maioria PSD até tem governado bem. E com excelentes resultados! Nós é que somos uns ingratos e temos uma língua desgraçada (neste caso um computador e um blogue).
Continue a comentar, que a sua escrita tem graça e, por enquanto, ainda nos consegue fazer rir. Com a continuação, já não podemos garantir...

Anónimo disse...

Depois de ler o texto do Sebastião Barros fiquei a pensar naquela do Luis Ferreira ser o parceiro do Miguel Relvas no condomínio do poder.

Mas não é o António Alexandre que faz no PS a figura de Cavalo de Troia ou de Melancia? Não é ele que de eleição para eleição passa a vida na Rádio a dizer mal do PS e a dizer que os candidatos do PSD são melhores?

Anónimo disse...

Parece que o Engº Bruno Graça vai apresentar a sua candidatura pela CDU na próxima 5ª feira na Junta de freguesia de Sª Maria dos Olivais

Anónimo disse...

Resultados demasiado evidentes? Acha mesmo? Como se estivesse à espera de outros.

Aproveite os saldos das agências de viagens e programe os seus próximos destinos. Depois brinde-nos com as nossas fotos.

Ah, quando tiver tempor passe por conselhos deste país governadas pela CDU, BE e mesmo do seu PS. Vai ver que também encontra buracos, ervas, lixo, placas erradas, degradação, desemprego,etc. Não nos faça mais palermas do que já somos por termos sido educado por mentes brilhantes como o Senhor.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 14H07

É muito difícil encontrar uma cidade em Portugal onde a área histórica esteja tão degradada e abandonada como em Tomar.

Ontém, domingo, estive 3 horas em Tomar (10H00/13h00), fiz o percurso, a pé, da saudade: café Sta. Iria, R. da Fábrica, contornei pelo estádio, ponte velha, corredora, praça da República e infiltrei-me pelas S. João, Moínhos, J. Macedo, rotunda Alves Redol, atravessei a ponte, etc..

Está ali um imbróglio dos diabos.Como é possível?! Não sei se há um ou dois anos almocei no restaurante piri-piri e comentei com o senhor que me atendeu, o seu restaurante até é giro, come-se bem, mas estas ruas não devem ajudar. Respondeu-me com surpreendente optimismo, que a câmara estava a restaurar, a arranjar.

Sebastião Barros disse...

Para anónimo em 14:07: O comentador logo a seguir já lhe respondeu cabalmente. Ainda assim, vai mais uma achega.É uma pena ainda não existir, nem em Tomar nem nos arredores, um estabelecimento onde saibam limpar lentes embaciadas de óculos partidários. Além de que a sua argumentação é idiota e pertence à chamada "lógica do ladrão". "Eu roubo porque ele também rouba." Na circunstância: Em Bombaim ou Calcutá, não se pode transitar pelos passeios, que estão ocupados pelos SDF, nem pelas bermas, porque fazem lá as suas necessidades sólidas, nem pelo meio da rua, por causa dos veículos de toda a espécie. Acha que tais situações desculpam de algum modo o desmazelo que aflige os tomarenses?
Procure ser crítico, exerça a sua cidadania, mas seja sério e tenha a coragem de ver as coisas como elas são realmente. A Terra é redonda e no inverno faz frio, quer isso lhe agrade ou não. Entendeu?

Anónimo disse...

Já viram que a única força política que propôs uma atitude global e coerente para o Centro Histórico foi o PS?

Centro comercial de ar livre. Sinalética funcional nas ruas - com roteiro de restaurantes, casas de interesse, lojas típicas, etc
Animação regular nas praças, com diversas artes.
Redução de taxas e facilitação da Câmara para junção de artigos matriciais para promover a recuperação e residencia no Centro Histórico.
Ferrovia Ligeira de superfíe como modo de trasnporte prioritário na cidade.

Quem mais?

Anónimo disse...

De entre as forças politicas que se apresentam a concorrer é sem dúvida a CDU que está a apresentar propostas estruturantes, bem pensadas e a discuti-las com a sociedade civil.

A apresentação da candidatura do Engº Bruno Graça e respectiva equipa , anunciada para a próxima quinta feira na Junta de freguesia de Sª Maria dos Olivais, 21h30m, será a tal "pedrada no charco" no vazio que se está a instalar na sociedade tomarense.

Vai ser uma agradável supresa !

Anónimo disse...

isto é mesmo assim, o pagode bloguista está a ficar baralhado.

fosse isto a imagem do concelho e estávamos todas polinizadas.

mas, meus amigos e amigas, como entretimento isto é porreiro; assim, ao fim de tarde, vem-se lixada com o chefe do serviço, abrimos o postigo e gargalhamos com gosto.

se isto fosse a nossa realidade colectiva estávamos feitas.

agora até com essa aprendiz, diz-se de empresária, a querer entrar em guerras de barões...
minha querida, minha amiga, vai para o periódico…e tenta fazer bem feito!

e umas notas de fim:

a)lamento tratarem assim o senhor Provedor da Urbe. de justiça, ele merece a ponta de qualquer lista; compará-lo com aquele rapaz eleito vereador e hoje dito criado do Sr. Miguel Arrelvado, é deveras injusto – aquele fez-se eleger às costas do Pedro Marquês, o Provedor, qualquer coisa boa para ele e para a Urbe o realiza…

b) os resultados da sonda parecem-me mais que evidentes; alguém duvida nos horizontes concelhios que o Fernando Ri não ganha a coisa com ambas as pernas às costas?!...

c) quanto ao resto vamos cantando e rindo; como era no tempo do outro, do Botas! (conhecem?)


saudações xoxialistas



Joana Com Dor