domingo, 19 de julho de 2009

OBRAS TOMARENSES...

Os condóminos de determinado prédio na Rua de S. João, intrigados pelo barulho constante de água a correr, resolveram alertar os SMAS. Após as verificações usuais, os técnicos enviados concluiram que só podia ser uma ruptura na rede interna do prédio, hipótese mais lógica, uma vez que toda a rede exterior é muito recente. Foi instalada há menos de 3 anos, no âmbito das obras de saneamento, condutas técnicas e repavimentação das ruas da cidade antiga, um dos raros empreendimentos não contestados do presidente anterior.
Aberta a vala que se vê na fotografia, mais um outro troço quase do mesmo tamanho, tudo por inciativa dos condóminos, face à informação técnica do pessoal dos SMAS, estes admitiram finalmente que a fuga de água afinal era bem capaz de ser no exterior.
Levantada a calçada e removidas as três finas camadas de enchimento, a mais funda das quais é massa de cimento fraca, encontram um pequeno ribeiro subterrâneo, formado pela água que saía de uma válvulas novas que rebentara, bem como um túnel cujas proporções continuam a ignorar. Um técnico que estava no local declarou a Tomar a dianteira que tencionava deixar a escavação aberta, para que os responsáveis dos SMAS possam observar devidamente, antes de decidirem o que fazer.



À direita da foto, a válvula, parcialmente coberta pelo balde, que não aguentou a pressão e rebentou. É igual a todas as outras daquela rua e, conforme já referido acima, tem menos de três anos.
Os condóminos do prédio afectado estão agora na disposição de apresentar aos SMAS as facturas da abertura das valas no interior, bem como da sua reparação, uma vez que foram induzidos em erro pelos técnicos municipais.
Resta acrescentar, em jeito de conclusão provisória que, caso tenha de mandar levantar, por razões de segurança, todo o piso da rua, a autarquia sempre poderá aproveitar para instalar as condutas de gás, as quais, por motivos nunca apurados, foram esquecidas aquando a obra inicial. E proceder desta vez a uma fiscalização eficaz...

14 comentários:

Rui Ferreira disse...

Tá aí uma coisa esperta está!
Não creio que essa "loca" seja apenas provocada por essa ruptura.. há mais problemas a montante!

Anónimo disse...

Eu acho graça.
Ninguém deu pelo aumento do caudal?

Anónimo disse...

É só cóooooolidade!!!!
:=)

Anónimo disse...

Conselho de Administração dos SMAS = Comissão Política do PSD.

A incompetência dos comissários políticos esta à vista de todos.

Infelizmente para os consumidores que irão pagar estas e outras asneiras!!!!!!

Votem no PSD e depois ... queixem-se!!!!!

Rui Ferreira disse...

Desculpe lá, mas não é por aí que a coisa tem resolução. Apontar as "culpas" a um partido político é fácil demais...
As culpas são de uma pobre capacidade de execução, aliada à falta de mecanismos de fiscalização e de monitorização de problemas.
Não tem nada a ver com partidos...

Unknown disse...

Cabendo ao executivo autárquico a nomeação dos membros do CA dos SMAS, e cabendo ao CA dos SMAS a boa gestão financeira e técnica daqueles, parece-me Rui que tens alguma razão mas, neste particular, não tens a razão toda.

A quem compete cria e zelar pela qualidade dos mecanismos que referes?

A mim?!

Anónimo disse...

...caro A. Rebelde,excelso Provedor da Urbe, ouve-se por aí dizer que a "loca" referida em cima, poderá ser tão grande, tão grande, que irá ser aproveitada para, com economia, serem iniciados os trabalhos dos túneis para o Metropolitano da cidade histórica, ao serviço de ratos e ratazanas...

a comparticipação europeia é grande e não poderá ser desperdiçada!

com esse seu abolutamente sentido de oportunidade, de Kodac em punho, avance e faça buracos! qualquer dia isto é uma cratera...



minhoca

Rui Ferreira disse...

Pois... Alfredo!
A ti, a mim, ao António, etc..

E não falo enquanto eleitores!.

Falo de cidadania "regular".

Já começa a ser tempo de a malta opinar sobre certas coisas, como chamar incompetentes aos técnicos, quando eles o são.

Publiquem-se os documentos que atestam as origens de calinadas como esta. E não venham com aquelas desculpas que são coisas muito técnicas, que o público não entende, blá blá...

Os accionistas duma qualquer empresa têm direito a relatórios financeiros, nós, como munícipes temos direito, não só à informação de como se gasta o nosso "graveto" como a saber QUEM decide o QUÊ e PORQUÊ.

Se calhar é melhor a CMT publicar um Boletim Técnico, a par do "Informativo" e cultural.

Unknown disse...

Por aí, Rui, vou contigo.

Rui Ferreira disse...

Eu sabia que acharias certo!
Ser cidadão está cada vez mais complicado...
Lembras-te do tempo em que nos diziam que quem não se portasse bem ia para o Inferno?

Pois agora chegou o tempo, (inaudito) em que as pessoas se queixam dos médicos (!!), dos advogados, dos juízes (sim, sim!) dos políticos, da comida no restaurante, do cócó do cão do vizinho e também da porcaria que os empreiteiros de obras públicas fazem e da azelhice dos fiscais e dos projectistas.
E pasme-se! já não é preciso ser médico, nem desembargador, nem ministro, nem cozinheiro, nem tipo fino, nem pedreiro ou mesmo engenheiro!! A única coisa que é preciso é ser maior, ter os impostos em dia e os "coisos" no sítio!
ah, é verdade! também não convém ter telhados de vidro... em Portugal, as sedes das "corporações", têm uns caixotes cheiínhos de pedras....

Unknown disse...

Pois.

Sabes, Rui, o que aqui por Tomar faz mais falta: frutos do tomateiro!

Repara na quantidade dos nossos prezados concidadãos que por aqui vão deixando escritas as suas queixas e opiniões e conta aqueles que deixam o nome depois do escrito.

Dois, três.

Pois.

É mais fácil, como fez o outro, "Ó Rebelo, investiga".

E de cidadania estamos conversados.

Unknown disse...

Boa tarde.

Li hoje uma coisa que traduz, na perfeição aquilo que penso: "E é com pena que vejo que a maioria dos eleitores se prepara para votar em função das suas preferências partidárias - e não daquilo que fazem, fizeram ou tencionam fazer os eleitos a quem pagam o ordenado."

Tem a ver com os SMAS de Tomar.

Anónimo disse...

senhor, perdoa-lhes que eles não sabem o que dizem,
candidatem-se a estudantes do IPT e tirem dúvidas, os professores estão lá para isso...

Anónimo disse...

O meus amigos, é com tristeza que vejo a cultura tomarense cada vêz pior. Chegar a ponto de tirar fotos e criticar sem nunca fazer alguma coisa de construtivo e ainda atirar culpas para alguem sem saber quem, tem que se diga.
Vossa Exª a santa ignorãncia viu um boraco na rua e pensou tudo menos o que viu, mais parecia um "boi"a olhar para um palácio, não se deve fazer acusações sem saber o motivo e causa ou terei que lhe dar lições de moral?
Deve-se deixar para quem tem competência certas e determinadas situações que a nós municípes nada temos a ver, existe reuniões de cãmara para isso mesmo, debater o que está bem e o que está mal, certo? Tudo o resto é deixado a quem tem por obrigação é para isso que pago impostos, estamos entendidos? Se quiser saber mais va ao burro da cardiga.