segunda-feira, 6 de julho de 2009

PSD/TOMAR REFORÇA-SE

Fonte social-democrata de confiança informou-nos hoje que finalmente Rosário Simões tem o 3º lugar garantido, na lista para a autarquia, por imposição Paiva/Relvas. Disse-nos também que em 4º lugar o PSD apresentará o Eng. Técnico Farinha Perfeito, ex-chefe da Divisão de Obras Municipais, agora na situação de aposentado. Questionado sobre as reais hipóteses da nova escolha, garantiu-nos que, caso não entre de início, entrará a meio do mandato quando, conforme o acordado, Corvêlo de Sousa se aposentar e deixar a presidência para Carlos Carrão. Sobre Farinha Perfeito, adiantou que se trata de um excelente e experiente quadro dirigente, óptimo conhecedor da casa, acrescentando portanto à lista laranja uma dimensão técnica, que deixou de ter com a saída de António Paiva.
Sobre as hipóteses de vitória em Outubro, os dirigentes locais continuam convencidos de que é possível, embora talvez sem maioria absoluta. Contam com a ajuda de António Paiva para a campanha eleitoral, designadamente para os habituais debates, e não vêem neste momento quem lhe possa vir a fazer frente, com alguma hipótese de levar a melhor. "E se o PS perder as legislativas, então é trigo limpo e Farinha Amparo, visto que deixará de haver qualquer vantagem para os tomarenses em votar PS!", exclamou um dos nossos interlocutores.
Ao que conseguimos apurar, dúvidas, dúvidas, os da actual maioria camarária só têm duas, mas graves. A principal é a situação problemática do actual deputado Relvas, que corre sérios riscos de não figurar nas listas de candidatos, dadas as suas estreitas relações com Pedro Passos Coelho, adversário interno de Manuela Ferreira Leite, que persiste na sua tentativa de acabar com os baronatos no partido que dirige. Neste momento nada parece ainda definitivo, nem Relvas parece ter decidido ainda o que fará no caso de afastamento compulsivo da A.R.
A outra dúvida é de âmbito local. A cúpula social-democrata tem algum receio dos estragos que possa vir a provocar a candidatura do movimento "Tomar em primeiro lugar", que integra nomes de várias famílias tradicionais tomarenses (Mello e Castro Alvellos, Lebre, Oliveira Baptista, Mota Lima, Tamagnini, Redol, Schulz, Pedrosa Graça, etc.). Dado tratar-se de situação que ocorre pelo primeira vez desde o 25 de Abril, ninguém sabe ao certo qual o eventual peso eleitoral desse grupo, nem por conseguinte os votos que poderão vir a desviar do PSD.
A uma pergunta nossa acerca das outras formações, foram peremptórios e rápidos na resposta. Os esquerdistas (BE e CDU), não lhes dizem respeito. São votos de outra área política, afastada da social-democracia. As restantes formações "carecem de peso político e de credibilidade. Integram renegados do PSD e os eleitores não gostam mesmo nada de renegados."
Como escreveu, no seu blogue www.alguresaquiblogspot.com, Hugo Cristóvão, dirigente máximo dos socialistas a nível local (pelo menos nominalmente), "Em Tomar, para se vencer certas mentalidades e certas práticas, nem sendo o melhor do mundo." O actual presidente dos socialistas referia-se indeferimento da candidatura do conceituado matemático Pedro Antunes, pelos dirigentes do IPT, mas a sua frase tem implicações bem mais largas, conquanto não assumidas. Por enquanto?

11 comentários:

Anónimo disse...

É curioso como toda a gente admite e acha muito natural que o Paiva e o Relvas, que pouco ou nada têm a ver com Tomar, pois só cá vieram sacar, continuem a mandar e a ditar "leis" por cá.
É por isso que eu apoio as listas de independentes e pena tenho que não possa assinar e votar nas duas listas, para ver se finalmente conseguimos mandar estes tipo para a terra deles.
Outra consequência deste post é o afastamento do Dr.Ivo, que é, quanto a mim um dos mais promissores politicos tomarenses.
Isto é um abrir de portas aos independentes e à esquerda.

Rui Ferreira disse...

Caro António

Ao que parece, também os Capuletos e os Montéquios já deram o seu aval ao movimento "TemPL"

Será isto o fim dos tempos? ou apenas o fim de um acto que já vai longo?

Anónimo disse...

O Carrão aproveitar o passeio de idosos, pago com dinheiros públicos, para apelar ao voto na sua lista do PSD é um acto lamentável e de falta de escupulos desta gente.

Tudo vale !

Anónimo disse...

Não deixa de ser curioso a referência às "famílias tradicionais tomarenses". Sendo Isabel uma Miliciano "self-made woman",os Miliciano não são referenciados como "família tradicional tomarens". Parece-me que a esta empresária, não lhe vai ficar bem servir de escudo para as negociatas dos herdeiros e detentores de terras locais...

Anónimo disse...

Se reparar bem, ocorre exactamente o mesmo no Instituto Politécnico. Aquilo é um ninho de direita e extrema-direita, mas há lá uns ditos de esquerda para "ornamentar"...que por acso até estão ligados às famílias tradicionais pelo casamento.

Sebastião Barros disse...

Não fomos nós que destacámos as famílias tradicionais tomarenses. Foram as nossas fontes sociais-democratas, que pelos vistos não andam a dormir na forma, como acontece com outros.A Isabel Miliciano nem sequer é tomarense, quanto mais agora de família tradicional tomarense. Já o Rui Ferreira, basta falar com o avô Libério...

Sebastião Barros disse...

Correcção importante: Onde se lê "renegados", deve ler-se "ESCORRAÇADOS", que foi o termo exacto usado pelos nossos interlocutores citados.
Tomar a Dianteira pede desculpa pelo lapso.

Rui Ferreira disse...

Ainda bem que apontou a origem das preocupações com a patronímia Nabantina!!

Olhe que os Sousas também têm brasão!!

LOL

Anónimo disse...

A Geração Tomar segue em força. Paulatinamente lá vão fazendo o seu caminho. E o poder há-de ir-lhes bater à porta, de mansinho...

Anónimo disse...

É melhor esperar sentados com muita água (ou outra bebida) ao lado. A espera vai ser bem longa...

João Marreiros disse...

O ministro que colocou os dedos indicadores nos parietais da abóbada craniana na Assembleia da República, não deverá querer concorrer com uma lista encabeçada por ribatejanos e por outros ditos que fugiram das suas responsabilidades?
João Marreiros