domingo, 5 de julho de 2009

EXCURSÕES, DIREITOS E ABUSOS


Quando aqui foi abordado aquilo que consideramos ser um escândalo, um abuso de poder e um evidente delito de peculato de uso, (uma vez que se está, indirectamente, a utilizar dinheiros públicos em benefício próprio), ou seja, o caso das habituais excursões anuais, para eleitores e autarcas, tudo à custa dos contribuintes, incluindo as comezainas, houve que não concordasse com o nosso ponto de vista. Alegaram essas almas demasiado caridosas, bem ao estilo do nacional-porreirismo, que os velhotes, coitadinhos, recebem tão pouco de reforma, que se não for assim nunca poderão ir passear.
Há aqui, parece-nos, alguma confusão. Antes de mais, os tais coitadinhos não recebem pouco nem muito, mas exactamente aquilo a que têm direito, em conformidade com o que descontaram, ou até não descontaram. Sendo pouco, é todavia bem mais do que receberiam se vivessem num país não europeu. Nos USA, por exemplo, onde cada qual trata de si, não ficando ninguém à espera que o governo providencie o que quer que seja, para além da comida...
Por outro lado, em lado algum da nossa Constituição, ou de todas as outras leis que nos regem, consta o direito ao lazer, aos passeios, aos petiscos ou às excursões, à custa do Orçamento suportado pelos contribuintes. Nestas condições, dizer/escrever que os velhotes também têm direito a passear/viajar, não passa de um vulgar abuso de linguagem, de resto muito habitual entre nós, nas mais variadas situações.
Ainda assim, o que nos levou e leva a levantar o problema não foi nenhum sentimento contra os já reformados, grupo do qual também fazem parte alguns dos que aqui escrevem, mas unicamente a vontade de denunciar uma situação manifestamente imoral e eticamente reprovável. Imoral porque prejudica gravemente as agências de viagens, que pagam os seus impostos e sofrem assim uma concorrência desleal. Eticamente reprovável, porque esses passeios para encher a pança são sempre aproveitados, mais ou menos explicitamente, para "comprar" ou "mendigar" votos. E foi o que aconteceu mais uma vez este ano. Segundo escreve o nosso conceituado homólogo www.nabantia.blogspot.com durante o passeio, determinado autarca, no (para ele) normal exercício do seu cargo, lá foi dizendo ao microfone que se recandidatava e que contava com a simpatia e os votos dos ouvintes, que não se deviam esquecer. Ora isto é condenável, sem apelo possível! Se o passeio+almoço+lanche+festarola, para cerca de 800 pessoas, foi pago exlusivamente com dinheiro do orçamento municipal. Se os recursos do citado orçamento provêm dos bolsos de todos os contribuintes, e não só dos contribuintes do PSD, porque hão-de os excursionistas ser convidados a votar só em pessoas desse partido? No nosso tosco entendimento, para existir um mínimo de justiça e de equidade, devia apelar ao voto em cada autocarro um representante devidamente credenciado de cada uma das forças políticas representadas no parlamento municipal. Ou estaremos a ver mal? A justiça social, a moral, a ética, a honestidade, a equidade, não se apregoam. Praticam-se!

24 comentários:

Unknown disse...

É de facto verdadeiramente escandaloso.

Ainda que fizessem uma excursão a Fátima ou à Nazaré ou ao Oceanário ou, no limite, ao Algarve ainda, pronto, sei lá, admitia-se.

Agora, como se vê bem pela imagem, a CMT promover excursões à Patagónia Chilena é uma abuso.

Anónimo disse...

"1424. GRAVE
A propósito da dívida de 800.000 euros à Camara Municipal de Tomar, recebemos este comentário, que consta do post imediatamente anterior e que, pela sua gravidade, reproduzimos:

"Durante 2 anos, Carlos Carrão Vice-presidente da Câmara teve o pelouro e esqueceu-se de enviar as facturas. Depois mais quase 2 anos de Ivo Santos que a primeira coisa que fez foi vir para os jornais exigir o pagamento de facturas que não tinham sido enviadas e assim criar condições para que os serviços fossem retirados a Tomar.Em tudo isto o Dr.Corvelo nada fez e Tomar não recebeu o dinheiro que tinha direito.Uma pequena maravilha de gestão Municipal."

A ser verdade que nada foi feito, é muito grave e exige responsabilização política!"

Agora percebe-se a razão dos esquecimentos graves do sr. Carrão
pois os velhotes tiram-lhe o sossego. Mas prejudicar o erário público desta forma, devia ser punido criminalmente.
Mas ainda têm lata para se candidatarem!
O Sr. Carrão deve vir publicamente explicar o que se passou de facto!

O Observador

Unknown disse...

Eu aho que grave é assumir-se um qualquer boato como verdade verdadinha e, a partir daí, partir-se para toda uma elucrubação.

Anónimo disse...

Anónimo do post anterior:

Você nem lhe passa pela cabeça o que são os Bombeiros em Tomar.

Há cerca de ano e meio a coisa era tão grave... e mais não digo.
Até porque acho que na próxima semana o vereador Carrão terá que justificar se é boato ou verdadeiro.
Cá para mim que o conheço o que a casa gasta, diz-me que há aqui matéria que ainda vai dar muito que falar. Ou se vai?!
Havia bomeiros que andavam a receber horas extrordinárias sem as fazerem!...
Os responsáveis assinavam de cruz!
Porque razão Carrão e Ivo não morrem de amores um pelo outro.
O Ivo topou as fragilidades do Carrão nos Bombeiros e viu ali logo uma hipótese de lhe "roubar" o lugar na lista!
Mas depois foi tudo abafado! A bem da Nação!
Até lhe digo mais cá para mim deveria ser feita uma inspecção a sério e respectiva auditoria a toda aquela trapalhada dos bombeiros municipais.

O Bombeiro de serviço

Sebastião Barros disse...

Tomar a dianteira esclarece que a fotografia publicada nada tem a ver com os passeios pagos pela autarquia. Trata-se de mera ilustração, cuja única relação com os tais passeios é o facto de ambos se realizarem em autocaro.

Unknown disse...

Escusado esclarecimento não fosse o facto de ficar sublinhado que se trata de um "autocaro".

Anónimo disse...

Mau!!! Querem ver que agora há "fogo" nos próprios bombeiros !!! É caso para perguntar o mesmo que o outro: Tomar já está a arder???

Sebastião Barros disse...

Pede-se humildemente desculpa pelo lapso, provocado por mero erro de digitação. Saudações Cordiais.

Unknown disse...

Lapso?
É caro e anda...

Saudações Cordiais e Tomarenses

Anónimo disse...

CRIMES DOS GRANDES
Mas quais bombeiros? Os senhores da oposição e dos jornais que tenham vergonha porque pactuam com os CRIMES desta Câmara! Nos Bombeiros... e nos outros serviços! A Divisão de Recursos Humanos é chefiada por um indíviduo que foi lá posto à força (tendo-se anulado dois concursos para o efeito), sobe quem dorme com o chefe (ou a chefe)... que dá presutos, azeite e alguns cabritos! Têm dúvidas... para não dizer que é boato...investiguem!
O PARDAL DE TELHADO

Unknown disse...

Se a boca do boato era para mim deixe que lhe pergunte uma coisinha pequena.

Tem a certeza e provas do que afirma e escreveu aqui?

Tem?

Anónimo disse...

INVESTIGUEM
Ponham a PJ ou a Inspeção da Administração local a Investigar! Exijam isso e se calhar terão enormes surpresas! Pois mas não é possível... não interesse! Investiguem como faz a TVI, Investiguem! Investiguem porque o dinheiro dos impostos deve dar para alguma coisa! Investiguem!
PARDAL DE TELHADO

Unknown disse...

Eu não tenho nada que investigar mas continuo a fazer uma pergunta simples e que é esta:

Tem provas do qua afirma?

Anónimo disse...

BOM SENSO!
Como pista faça favor de pegar nos diários da Répública de há dez anos a esta parte (não lhe vou dar as datas, querem saber trabalhem)! Diga-me porque razão um determinado concurso foi aberto e depois de concluído, anulado. Para o mesmo cargo (cerca de dois anos depois) a mesma coisa! O tipo foi nomeado em CS e a Câmara perdeu duas acções em Tribunal!
INVESTIGUEM... E HÁ Gente no TaD que sabe mais do que diz!
PARDAL DE TELHADO

Unknown disse...

Eu não sou do TAD.

Não me interessa nada que saibam de mais ou de menos.

Pergunta simples que apenas requer uma resposta de sim ou não:

Tem provas do que afirma?

Unknown disse...

Foram feitas várias afirmações:

Pelo "Bombeiro de Serviço"

-Que nos Bombeios há ano e meio havia situações muito graves e está alicerçado no conhecimento que tem.

-Que havia (já não há?) bombeiros que recebiam horas extraordinárias que não faziam.

-Que havia conivência da(s) chefia(s).

-Que essa situação foi silenciada mas que merecia ser feita uma auditoria.

Pelo "Pardal do Telhado"
-Que as forças politicas na oposição e os jornais(!) pactuam com "os crimes desta Câmara".

-Que, e cito "A Divisão de Recursos Humanos é chefiada por um indíviduo que foi lá posto à força (tendo-se anulado dois concursos para o efeito)".

-Que, e torno a citar "sobe [presumo seja promovido] quem dorme com o chefe (ou a chefe)... que dá presutos, azeite e alguns cabritos!"

Por isso pergunto, e parece que a resposta é tão simples como "sim" ou "não", tem, ou têm, provas juridicamente válidas do que afirma?

Sim ou não

Sebastião Barros disse...

Na nossa modesta opinião, mais vale ficar aquém do que além daquilo que se sabe. De qualquer modo, aqui lhe indico o nosso email, para o caso de...
lidiarrebelo@gmail.com

Tomar a Dianteira

Unknown disse...

Embora o responsável do blogue já tenha feita a higienização do espaço não vou deixar de dizer apenas uma coisa ao energúmeno que veio aqui deixar um insulto absolutamente gratuito.

O Caiano é o cidadão portador do BI nº 5060043.5 emitido pelo AI de Santarém a 15/05/1998, reside em Rua D. António de Abreu, 31A - 2305 123 Asseiceira TMR.

Tome nota pois quando eu ofender alguém tem aqui os dados para poder proceder contra ele.

De si não posso pedir o mesmo pois como cobarde que é escuda-se no anonimato que persistem em lhe conceder e que dificulta, mas não inibe, a sua responsabilização.

E não, não trabalha para mim.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Removi o comentário anterior porque sendo resposta não faz sentido tendo sido removida a mensagem que lhe deu origem.

Anónimo disse...

AO CAIANO:

(Eu que não sou o Bombeiro, mas sei do que ele fala, tdos os que minimamente estão ligados a este sector sabem do que ele fala, basta para tal apertar com o Casimiro que anda todo borrado..., dou-lhe as respostas, com nome e tudo!)

Foram feitas várias afirmações:

Pelo "Bombeiro de Serviço"

-Que nos Bombeios há ano e meio havia situações muito graves e está alicerçado no conhecimento que tem. [É VERDADE: NUNCA OS BOMBEIROS TIVERAM TANTOS PROBLEMAS COMO NOS ÚLTIMOS ANOS, ELE É DUPLOS E TRIPLOS FACTUARMENTOS, ELE É PROTECÇÃO A ESTE E AQUELE QUE RECEBEM VALORES NÃO CANTABILIZADOS DO DINHERIOS QUE VEM DOS SERVIÇOS DE AMBULÂNCIAS]

-Que havia (já não há?) bombeiros que recebiam horas extraordinárias que não faziam. [É MAIS DO QUE VERDADE: PERGUNTEM A QUALQUER BOMBEIRO, QUE CADA UM SABE O NOME DE OUTROS QUE O FAZEM. PERGUNTEM AO CASIMIRO, PERGUNTEM AO ZECA PEREIRA. ELES SABEM CERTINHO E DIREITINHO COMO O ESQUEMA ESTÁ MONTADO]

-Que havia conivência da(s) chefia(s). [DO MANUEL MENDES, DO CASIMIRO E DOS VEREADORES CARRÃO E IVO SANTOS]

-Que essa situação foi silenciada mas que merecia ser feita uma auditoria. [NÃO FICA PEDRA SOBRE PEDRA E VAI-SEE DESCOBRIR COMO TEM CASIMIRO SERRA VIVIDO AO LONGO DESTES ANOS E COMO ESTÁ PODRE O REINO DA LARANJA]

Pelo "Pardal do Telhado"
-Que as forças politicas na oposição e os jornais(!) pactuam com "os crimes desta Câmara". [BASTA VER COMO DETERMINADOS PROCESSOS SÃO APROVADOS NA REUNIÃO DE CÂMARA. QUEM PEDE INFORMAÇÕES ORAIS AOS TÉCNICOS DO MUNICPIO. QUEM, SENDO VEREADOR, PARTICIPA COMO ADVOGADO EM REUNIÕES DE PROMOTORES IMOBILIÁRIOS COM A AUTARQUIA]

-Que, e cito "A Divisão de Recursos Humanos é chefiada por um indíviduo que foi lá posto à força (tendo-se anulado dois concursos para o efeito)". [ É O DR. CONSTANTINO, CONHECIDO POR OBRIGAR TODOS A TRATAREM-NO POR DOUTOR, MESMOS OU OUTROS LICENCIADOS COMO ELE. MAIS NÃO É DO QUE O BUFO DO PAIVA, QUE VALORIZAVA ESTE TIPO DE SEGUIDISMO CANINO. FIGURA SINISTRA, SALAZARENTA E QUE ENVERGONHA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA]

-Que, e torno a citar "sobe [presumo seja promovido] quem dorme com o chefe (ou a chefe)... que dá presutos, azeite e alguns cabritos!" [NÃO É ASSIM POR EXEMPLO QUE O SUBTIL FAZ NOTÍCIAS PARA A RADIO CIDADE. ALGUÉM ESTRANHA QUE SEJA ASSIM QUE SE ABRAM CONCURSOS NA CAMARA COM UM CHEFE DE DIVISÃO COMO O CONSTANTINO?]

Por isso pergunto, e parece que a resposta é tão simples como "sim" ou "não", tem, ou têm, provas juridicamente válidas do que afirma? [PROVAS JURÍDICAS SÃO O QUÊ? QUEM CONHECE, COMO EU CONHEÇO, O QUE SE PASSA BASTA FAZER AS PERGUNTAS CERTAS E CONSULTAR OS DOCUMENTOS QUE POR LÁ (NA CÂMARA) EXISTEM]

Sim ou não


[SIM CAIANO: O REI VAI NU E UMA INVESTIGAÇÃO AO QUE SE TEM PASSADO NOS BOMBEIROS SOB A GESTÃO DE CARRÃO E MUITO ESPECIALMENTE DE IVO, TORNAM O MANDATO ANTERIOR DE MENDES UMA BRINCADEIRA DE MENINOS...]

Anónimo disse...

O PARDAL DO TELHADO

PARDAL DO TELHADO

O Observador

O Bombeiro de Serviço

Estes nomes são tudo o mesmo. Trata-se do mesmo PARDAL, ou seja do mesmo PASSARÃO ! Ainda recentemente andava a explorar os negros em Angola...

Trata-se do JÓJÓ...

E valha-nos S.tª Catarina

Unknown disse...

Dizem-me que o "anónimo" que tem vindo a "denunciar" aspectos da vida dos Bombeiros é pessoa suficientemente conhecedora das regras para, tendo provas do que afirma, identificada ou anonimamente, apresentar queixa às autoridades competentes nomeadamente ao Ministério Público.

Assim sendo o que pretenderá?

Anónimo disse...

Caiano.

O que é verdade sobre os Bombeiros é verdade sobre a Tomar da desilusão. Burguesia falida, sem rasgo que só sabe rasgar tratados e convenções, para serviço próprio. Uma lástima!