domingo, 19 de julho de 2009

ASSIM VAI O MUNDO - INGLATERRA

Intróito: Há em Portugal post-25 de Abril o hábito cada vez mais generalizado de reclamar por tudo e mais alguma coisa. Como se o direito de reclamação fosse = a ter razão. Há, é certo, excessivos problemas, daqueles que estão mesmo a exigir resolução rápida. Mas nesse aspecto não estamos sozinhos; estamos até muito bem acompanhados, como se vai ler a seguir.
A VIDA DESGRAÇADA DO SR. COLLINS QUE JULGOU IR MORRER EM POUCO TEMPO
"Há muito que namorava aquela magnífica moto Triumph. Por isso, quando soube, em Abril de 2007, que tinha um cancro e viveria apenas mais seis meses, Philip Collins, 59 anos, decidiu despedir-se deste mundo em beleza. Deixou o emprego de condutor TIR, levantou o dinheiro do PPR, num total de 18 mil libras (cerca de 25 mil euros, à época) e resolveu comprar a Triumph dos seus sonhos.
Comprou um Ford Focus para Isabel, sua fiel esposa desde há 42 anos, para que pudesse deslocar-se quando o marido já cá não estivesse. O resto das poupanças foi gasto na nova decoração do apartamento. E foi nesse lar renovado que os Collins decidiram viver aqueles que deviam ser os últimos dias juntos. Houve o "último Natal", os "últimos jantares com os amigos", a "última Primavera", e o sr. Collins podia morrer em paz. Mesmo o funeral já estava reservado e pago, com a urna ser rebocada pela Triumph.
O problema é que tudo isso aconteceu há dois anos e o sr. Collins continua vivo. E nem sequer tinha qualquer motivo para falecer, uma vez que o temido cancro era apenas um vulgar abcesso.
O sr. Collins está agora dsempregado e esbanjou as poupanças de toda uma vida. E o seu estado de saúde é "um desastre", para usar as suas próprias palavras, por causa dos esteróides anabolizantes e outros medicamentos, que tomou durante longos meses, para lutar contra a tal doença em estado terminal, que devia enfraquecê-lo gravemente. "Sentia-me bem quando me anunciaram a doença. Era um "motard" de primeira. Estava cheio de vida. Agora não posso fazer praticamente nada", disse-nos ele pausadamente.
Desesperado, o sr. Collins resolveu processar judicialmente o National Health Service (NHS), que administra o conjunto dos serviços médicos e hospitalares públicos em Inglaterra. Um ano após lhe ter sido comunicada a sua morte iminente, constatando que continuava vivo, o sr. Collins foi de novo à consulta do seu médico de família, no Dorset County Hospital (Dorchester). Surpreendido, o clínico mostrou-se intrigado: "O senhor não devia estar aqui. Não compreendo". Mais um ano passou e, em Abril de 2009, dado que o sr. Collins ainda não tinha falecido, o clínico mandou-lhe fazer um novo TAC. Resultado: confirmação do cancro da vesícula e do fígado, mas não em estado terminal.
Algumas semanas depois, novamente conformado com a sua sorte, o sr. Collins veio a saber que afinal o seu tumor maligno era apenas um vulgar abcesso, e que o diagnóstico inicial tinha sido feito antes de conhecidos os resultados dos exames a que se submetera. Passou-se em Inglaterra. Na Europa. Entre 2007 e 2009."

Virginie Malingre, correspondente do LE MONDE em Londres
Intróito, tradução e adaptação de A.R.

17 comentários:

Anónimo disse...

Pedro Marques anda desanimado será porque afinal chegou à conclusão que o seu tempo acabou? Gostaria ele de ser eleito vereador para manter ss seus lobbies de advogado na Câmara? Sim porque o homem anda a servir-se do lugar de vereador para ganhar mais uns trocos no escritório é que ele nunca foi bom em leis mas com os números urra não há melhor... é só ver o seu património aquando da sua presidência. O Isaltino vai de cana e quem mais? O Sócrates também? E mais virão? Só não percebo ou melhor percebo porque é que o Carlos Cruz ainda não está em castração química. E ganham esses juízes de direito 3000 e tal euros mais alvacalas. Em gajo como eu licenciadoi ganha apenas 700 euros. Vou emigrar para o Irão e abrir uma sexshop.
Bom dia a todos e viva a alegria. Toca de ir trabalhar.

Anónimo disse...

Oh Tó li agora mesmo o que tens ESCREVIDO sobre tão eminentes personalidades que dizem aquilo que tu cobardemente nunca foste capaz. Também não gosto do estilo deles mas do seu conteúdo adoro... pá! Mas o meu amigo Tó é cá um invejoso... oh pá já foste novo e sabes bem o que é ser irreverente ou filho da puta não sabes?
Quando provares que fizeste algo por Tomar coloca no teu blogue. O Luís Duplo Queixo não publica as sua declaração de rendimentos e tu velho?
Dá o exemplo ou andam a pagar-te as viagens? Olha olha vai estudar a teoria da gravitação... velho!

Unknown disse...

Como vês, Rui, mais dois belissímos exemplos de cidadania!

(Se chegares a ver, que fosse eu o blogger limpava já aquilo.)

Anónimo disse...

HO CAIANO JÁ FIZESTE O TESTE À PRÓSTATA? ENTÃO FAZ UMA IMAGIOLOGIA À PITUITÁRIA... VELHO FRACO!

Unknown disse...

Como vês acima, Rui, mais um belissímo exemplos de cidadania!

Unknown disse...

E ainda falta o outro com a melga!!!!

Anónimo disse...

Sr. Caiano Silvestre, limpar o comentário, não!

Veja só: "... aquilo que tu cobardemente nunca foste capaz"; "... mas do teu conteúdo adoro... pá!"

"...oh pá já foste novo e sabes bem o que é ser irreverente ou filho da puta não sabes?";"... e tu velho?"; "Olha olha vai estudar a teoria da gravitação... velho!"

Sr. Caiano Silvestre, quer apostar comigo em como este fulano anda por aí nos círculos restritos de esquerda a abanicar o rabo e as orelhas em busca de um ossito? E que deve ter as nádegas do cu como as dos macacos de tanta biqueirada que já lhe deram?

Anónimo disse...

Desafio a Sebastião Barros:

Sei muito bem que não é nenhum jovem.

Mas deixo-lhe um desafio: tente criar um novo jornal para o concelho de que o SB seja o director.

De minha parte pode contar com 1000 euros para a sua fundação. Procure mais apoios.

Sabe melhor que ninguém que um jornal livre e independente é uma urgência para Tomar.

Estou muito a sério.

Unknown disse...

Caro anónimo.

Eu acho que sou de esquerda.
Tenho votado à esquerda toda a minha vida e os únicos partidos em que militei situam-se nessa área.
Não vejo a completa idiotia e a mais refinada falta de educação como apanágio da esquerda.
Este imbecil, de esquerda ou de direita, podia era fazer um favor e deixar de vir defecar na casa dos outros, que é aquilo que eu acho que ele faz.
Não se aproveita nada e é medida da mais pura higiene, seja ele de esquerda ou de direita, o que duvido porque nem deve ter inteligência para destrinçar as mãos! apagar aquelas coisas fétidas que vão deixando aqui e ali.

Pena que estes idiotas não façam o que prometem e não imigrem, para o Irão ou para o raio que os parta.

Anónimo disse...

Sr. Caiano Silvestre,

O que eu desejo mesmo é que ele não seja de esquerda porque a ela pertenço. Mas raramente me engano... É que há por aí uns "esquerdas" que embirram muito com formas de expressão democráticas e com cidadãos que têm a coragem de dar a cara, concordemos com eles ou não. A esses "esquerdas" desprezo-os.

Anónimo disse...

"Desafio a Sebastião Barros:

Sei muito bem que não é nenhum jovem.

Mas deixo-lhe um desafio: tente criar um novo jornal para o concelho de que o SB seja o director.

De minha parte pode contar com 1000 euros para a sua fundação. Procure mais apoios.

Sabe melhor que ninguém que um jornal livre e independente é uma urgência para Tomar.

Estou muito a sério."

Oh maluquinho o futuro é a internet!

Faria

Unknown disse...

@ anónimo de 20 de Julho de 2009 18:00

Acha mesmo?
Parvo tenho a certeza.

Anónimo disse...

continuo a achar-te deveras assombroso, meu caro de sempre, António Rebelde!

não o fosses, e mandavas polinizar de uma vez por todas estes teus dilectos – nos quais me incluo – seguidores de rota!

ora vê, falas tu em alhos e todos decifram e respondem bugalhos!

nem o relato - que com distinção fizeste , (como sempre que epístolas, claro!) - do desesperado sr. Collins que resolveu processar judicialmente o National Health Service (NHS) despertou a atenção de quem quer que fosse!

se bem reparas, e se tu reparas bem meu velho!, ninguém, com fingimento ou sem, a ele se remete…

sei lá, poderíamos, ao menos, em estilo de comparação, equiparar as duas competências: a do NHS de lá e a dos SMAS de cá - que pagamos baratinho para nos servirem;
o que, aliás, kodacamente, e com superior delicadeza demonstras!


saudações. e boa vida!



Archote

Unknown disse...

Estávamos à espera, pobres ignorantes, que viesse um archote e nos iluminasse.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.