quinta-feira, 23 de julho de 2009

MAIS TRÊS CASOS NABANTINOS


A ROTUNDA COITADA
Segundo o velho adágio, "Dos gostos e das cores ninguém discuta". Estando de acordo, tanto mais que "quem o feio ama, bonito lhe parece", não podemos deixar de lembrar igualmente que, "quem não se sente não é filho de boa gente". No caso em epígrafe, a obra implantada na rotunda até agora conhecida por "da Serôdia", todos convirão certamente que o resultado final é assim um bocado "nhãnhã" em termos de conjunto.
O que, todavia, mais nos preocupa é o precedente assim criado. Apesar dos custos e a iniciativa terem pertencido a particulares, tendo a autarquia dado apenas o seu consentimento, em nome dos cidadãos, o caso pode vir a tornar-se um verdadeiro bico-de-obra. Já tínhamos o monumento aos combatentes, o monumento ao bombeiro, o monumento ao educador e, mais recentemente, o monumento ao político-músico e ao pescador-caçador-ambientalista. Com este dos construtores, que fizeram bastantre mas foi em Lisboa, corremos o risco de vir a ter de atender iguais reivindicações dos funcionários públicos, dos militares, dos agricultores, dos emigrantes, dos comerciantes, dos industriais, dos enfermeiros, dos motoristas, dos jardineiros, etc. etc. Porque, tudo devidamente pesado, que fizeram de extraordinário os tais construtores, para lém de exercerem, mal ou bem, a sua profissão ou negócio?
Em conclusão: já anteriormente ali era o cruzamento para o COITO, continuaremos, por conseguinte, a ter uma rotunda coitada, ou coitada da rotunda. Como sempre.
GATO ESCONDIDO COM O RABO DE FORA...

Sabia-se até agora, nos meios bem informados da urbe, que os vereadores Independentes por Tomar terão outras qualidades, mas sentido de humor não têm. Afinal estavam todos enganados. Numa declaração de voto sobre o "Concurso público para a aquisição de serviços técnicos e pedagógicos de desporto", apresentada na reunião da passada terça-feira, podem ler-se estes dois parágrafos, cuja ironia salta à vista: "Não nos surpreende, mas peocupa-nos, que a este concurso público internacional apenas tenha concorrido uma empresa, à qual, desde sempre, foram adjudicados estes serviços."
"Sendo certo que, a anteriores concursos concorreram outras empresas, o facto é que elas devem ter-se apercebido, ao longo destes anos, quão difícil se torna concorrer com o actual único concorrente, tendo em conta as opções e os critérios objecto dos concursos..." Querem ver que se trata de alguma administrada ou assessorada por gente ligada de algum modo ligada aos sociais-democratas!?!? Não é costume, mas mesmo assim nunca fiando. E, aproveitando a ocasião, um alvitre para os autores do texto irónico -opções e critérios podem ser sinónimos, pelo que o seu uso em simultâneo é quase sempre uma redundância.

TANTO DINHEIRO PARA ESTRAGAR...

Igualmente na reunião camarária de 21 do corrente, foi presente para aprovação a "Conta final da empreitada de requalificação do Parque do Mouchão e Várzea Pequena". Os Independentes por Tomar votaram contra, declarando que houve "descaracterização de um espaço nobre da nossa cidade, com uma intervençao paisagística totalmente desadequada da memória e da vivência dos tomarenses." Podiam ter acrescentado também que os jardins intervencionados estavam bem de saúde, pelo que os trabalhos levados a cabo não se justificavam na altura em que foram feitos, e aproveitado para indagar qual a utilidade prevista para a "barraquinha modernaça" e para o lajedo anexo.
O que mais espanta, porém, é o dinheiro que tudo aquilo custou -745 mil euros = 149 mil contos, quando o valor da adjudicação foi de 613 mil €. Houve, portanto, trabalhos a mais da ordem dos 21%. Como é costume e por motivos sobejamente conhecidos mas nunca ditos.
Quase 150 mil contos para esbandalhar totalmente um jardim e parcialmente o outro, é realmente muito dinheiro para estragar, mesmo tendo em conta que "o eng. Paiva foi um grande presidente", segundo a opinião do vereador Carrão. Mas afinal, que importância têm 150 mil contos? Somos ou não somos um país rico e um rico país!?!?


20 comentários:

Anónimo disse...

Esta nova rotunda (nova no que respeita ao des(arranjo) é o exemplo típico da pimbalhada que se instalou em Tomar, outrora cidade-jardim, agora cidade-lixeira.

Anónimo disse...

E falta lançar a ideia duma rotunda aos bloguistas.

Anónimo disse...

O sr. Rebelo que, amiúde, é crítico da imprensa de Tomar, aborda no seu blog as temáticas da política, do património e da ruptura da válvula da canalização da água da rua de s. João. Ina tanto "da".
Sentado na sua poltrona de reformado e senhorio, dá os seus palpites e tem todo o direito de o fazer.
Curioso é notar que nunca aborda a grave crise que se abateu sobre as empresas de Tomar nem as dificuldades que as famílias sentem dia-a-dia ao ponto de não terem dinheiro para comer.
Ou seja, o sr. Rebelo passa ao lado deste "Tomar real" porque não é o seu mundo.
Goze bem a sua reforma e deixe os outros em paz porque têm de trabalhar.

Sebastião Barros disse...

Para anónimo das 11:42

Apesar de ainda não ter conseguido perceber onde pretende chegar com o seu comentário, vou procurar responder ao que julgo ter entendido. Começo pelo fim. Obrigado pelos seus votos: Realmente estou bem aposentado e não me queixo.Também deixo os outros em paz, mesmo os que já não têm que ou podem trabalhar. Só lê Tomar a dianteira quem quer e quando quer.
Sobre as empresas de Tomar,sei que vão mal (mas há alguma coisa nesta terra que vá bem?) e pouco mais. Que quer você que eu diga? Que tenho uma solução milagrosa para cada uma? Acredite que bem gostaria, mas tendo estudado economia durante uns anos, posso garantir-lhe que tal coisa não existe nem nunca existiu. Agora com muito trabalho, muito empenho, muita coragem, muita humildade e muita perseverança, consegue-se em geral resolver muita coisa. A tentar agredir os outros, mesmo por escrito, é que não...

António Rebelo

Anónimo disse...

Ao comentador anterior:

Obrigado por me proporcionar ler o seu comentário que me deixa feliz pelo simples facto de finalmente encontrar alguém que pensa àcerca do sr. Rebelo e da sua náusea em abordar problemas de caracter socio-económico tão graves como esse que aponta.
De facto o sr. Rebelo vive num limbo revestido de miragens de um país que não existe, porque a sua boa condição social e económica apenas está ao alcance de uma minoria. O país real, aquele dos salários em atraso, dos despedimentos selvagens, das falências fraudulentas que atiram com famílias inteiras para a pobreza, não diz nada ao sr. Rebelo. Ele, por olvidar propositadamente estas situações, nem sequer é digno de respeito porque não passa dum mero narcisista que só vê o próprio umbigo.
Também, julgo eu, não se lhe pode exigir mais. O sr. Rebelo tresanda a falso intelectualismo, como bom comodista que é. Gosta de aparentar aquilo que não é e satisfaz-se com isso cada vez que se vê ao espelho.
garanto-lhe cara comentador, que depois de lida esta minha intervenção uma de duas situações ocorrerá: ou será varrida do blogue, ou vem aí uma arrazoada moralista acompanhada dum sem número de apontamentos linguísticos...

Resta-me dizer que em anteriores ocasiões também eu já fizera esse reparo sobre o silêncio ensurdecedor que este sr. Rebelo mantém sobre a decrepitude económica e social que se abatue sobre Tomar.

BEM HAJA

Sebastião Barros disse...

Para anónimo das 11:42 e 12:18:

O acaso fez com que uma resposta minha surja intercalada entre os seus dois comentários. Porque não nos tome por parvos. Você fez o mal e caramunha. Escreveu o primeiro comentário a envenenar a questão, para depois poder aparecer omo apoiante do comentador anterior, quando na verdade ninguém o apoia. A técnica é velha e resultava no tempo da imprensa escrita. Agora com a internet, a música é outra. Não é o autor dos dois textos referidos acima? Então explique-nos lá como é que vieram os dois da mesma fonte?
Termino com um conselho e uma pergunta. O conselho: Se tem pulgas coce-as em vez de perder tempo a tentar agredir os outros que não lhe fizeramn mal nenhum. A pergunta: Que culpa tenho eu do estado em que estão as empresas, e o resto, no concelho de Tomar?

António Rebelo

Anónimo disse...

Sr. Rebelo, o comentador das 11H42 não sou eu! Afinamos pelo mesmo diapasão o que é diferente! Não lhe agrada? Paciência! Faça para merecer elogios de todos...esforce-se!
Já sabemos que você é vaidoso, falsamente intelectual, e detesta que o ponham em causa. Arma birra num instante!
E por favor não arme teorias de conspiração! Isso só vem reforçar aquilo que já está mais que demonstrado: é que você, apesar da idade, não passou da puberdade intelectual!

Anónimo disse...

E não sendo o comentador das 11:42 o mesmo que eu, como é que pode afirmar que os dois comentários vêm da mesma origem?
Demonstre preto no branco a sua afirmação!

Anónimo disse...

Há aqui uns comentadores que dão a devida importância à digna missão deste blog.

Só têm uma coisinha contra: porque é que o homem tem a ousadia de ser livre e opinar segundo a sua maneira de ver sem estar submetido a uma cartilha?

E depois, uma outra coisa dos diabos: não estão autorizados a ter blogs para se expressarem livremente porque estão sob vigilância permanente.

Anónimo disse...

"Cavaleiro Andante 23 Jul 2009, 08:16h António Paiva de regresso para dar uma mãozinha"-"Mirante"

Muito criticam este senhor. O certo é que ele controla a vida política em Tomar como nunca ninguém o fez. Nem o General Oliveira no seu tempo. Sussura-se que as relações entre ele e Miguel Relvas estão em crise. Este não oferece ao PSD garantias suficientes e está a ser ultrapassado por AP por todos os lados, o que, para quem já foi Secretário Geral do PSD representa uma ameaça enorme. Fala-se também que muita gente que tem sido levada ao colo por MR, depois de virarem costas ao ex-presidente, se sente agora muito aflita.
Consta igualmente que a candidatura alimentada por Isabel Miliciano pode não avançar depois de contactos com AP. Alguma coisa foi negociada.

Estranho que Tomar a Dianteira, sempre bem informada, não tenha dado notícias sobre estes desenvolvimentos.

Anónimo disse...

cá por mim sempre fui assim e espero continuar a ser: a minha paixão louca por rotundas é infindável; são redondas, circulares, rechonchudas, têm formas, grandeza, cor e feitiço quanto bastem!
abrandam, organizam, moderam, afrouxam, priorizam, …
adoro nelas o abstracto ou o concreto. tanto faz; se ejacularem (água), quão melhor ainda…

não quero lembrar os tempos pobres, de tanga, - claro, estou a falar de rotundas – em que éramos obrigados, mitigadoramente, a desfrutar só as formas minúsculas da de santo andré, apoiada junto ao rio por uma outra de curvas muito mais generosas e embalantes - chamada esta a de alves redol -, onde, durante anos, foi feito o aconchego do nosso sentir por aquele harmonioso tabuleiro no seu âmago bem montado….

e assim vivemos, pobres mas contentes – todos os dias trazia comigo aí da metrópole aqui para o casal, o desejo ardente de fazer montar ali junto à betesga do lázaro, um igual mas mais pequeno ( tabuleiro…) mas o presidente do órgão nunca a isso disse que sim, dizia ele, temos que aguardar ,temos que aguardar porque o tabuleiro pode ser hipotecado; finalmente percebi o sentido – até à época em que, dizem ter chegado aquele que cognominaram de paivão da trofa, que mandou gastar a torto e a direito, de modo a equiparar aí o burgo em rotundas, a todas as que mais mal feitas o haviam sido pela estranja, onde, a soldo do soldo municipal mai-lo da Europa, amiúde se fazia deslocar e, copiar sem gosto, o visto….

tanto assim que fez substituir o acima dito tabuleiro da nossa consolação por algo nunca entendido e só visto lá dos ares; desfecho, foi um ar que lhe deu (ou dará…).

hoje temos muitas mais e piores; é de fartar vilanagem!...

como aqui pelo monte se diz não há fome que não dê em fartura…

para contentamento do nosso gozo, e cevo de redondinhos….


saudações. e boa vida!


Archote

Anónimo disse...

CRI
RMF

Anónimo disse...

CRI001
RMF

Anónimo disse...

CQITaD
RMF

Anónimo disse...

A rotunda nova parece o Stonehenge, eheheh!

Anónimo disse...

Esta rotunda faz justiça a quem pretende honrar: ''acimentadores'' do País. Não há nem uma pintinha de verde! Betão+ betão+betão= €€€

Anónimo disse...

Parece-me perfeito que se apontem os problemas da cidade. Ainda para mais em ambiente 'aberto' para discussão. Por algum lado se começa. Só me parece que se deveria perder menos tempo em politiquices: todos já sabemos que seguiremos alteranando entre PSD/PS, que vão dar ao mesmo, bem vistas as coisas. Para se dar a verdadeira volta, não há coragem.Ponham os olhos em Constância, essa sim , agora é uma terrinha-jardim. E foi crescendo!

Sebastião Barros disse...

Para anónimo da 15:21

O problema vem a ser que, como escreveu Gedeão, "o mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos de uma criança". Neste mundo em constante evolução,o pessoal tem muita dificuldade para acompanhar a par e passo. Todavia, conforme já se percebeu por essa Europa fora, a diferença não é entre opções partidárias ou ideológicas. É antes entre competentes e incompetentes,sinceros e hipócritas, capazes e incapazes, honestos e desonestos, e por aí adiante. Pouco importam os óculos partidários ou outros, desde que o cidadão em causa veja a coisas bem e objectivamente. O resto não passa de música para embalar papalvos.

Anónimo disse...

Para S.B.

Concordo consigo no aspecto em que, ao nivel das autarquicas, o que interessa é eleger o candidato mais competente, mais do que ser fiel à camisola partidária. Há uns bons anos tinhamos um candidato CDU visivelmente bastante competente, e não conseguiu ganhar... muito dificil, para muitas pessoas na nossa cidade, sacar esses oculos partidários.

O mundo pula e avança... ora dê uma espreitadela aqui: http://caderno.josesaramago.org/2009/07/21/lua/

Anónimo disse...

Comparar a rotunda dos patos bravos com o Stonehenge, nem a brincar. Esta merda que fizeram aqui em Tomar, pretensamente da autoria duma arquiteteira, é a coisa mais aberrante que os meus olhos já viram, e olhem que já viram merda neste mundo que chegasse...