terça-feira, 21 de julho de 2009

ASSIM VAI O MUNDO - CALIFÓRNIA - USA - 2

Em Los Angeles manifestantes protestam contra os cortes orçamentais na área social
A CALIFÓRNIA EM ESTADO DE EMERGÊNCIA ORÇAMENTAL
Em Sacramento, a capital, o governador Schwarzenegger, que está a terminar o seu segundo e último mandato, pois a lei mais não lhe permite, e que tinha prometido exterminar os problemas orçamentais da Califórnia, vive por estes dias a sua última e a pior crise financeira. Procurando mostrar-se responsável, tentou a todo o custo resolver o problema com um aumento de impostos, submetendo a questão a referendo, em 17 de Maio, mas os californianos responderam Não.
Actualmente, o governador parece determinado a negociar duramente para convencer os líderes do congresso, maioritariamente democrata, a aceitarem drásticas e impopulares reduções orçamentais, em particular nos domínios da educação, da protecção social das crianças mais carecidas, dos serviços sociais, administrativos e judiciais. Numerosos programas governamentais já foram anulados por falta de verbas.
A situação é tão preocupante que a própria primeira-dama da Califórnia, Maria Schriver decidiu quebrar o seu dever de reserva. Esposa de Schwarzenegger, mas democrata e descendente da família Kennedy, com o pai, Sargent Schriver, a sofrer da doença de Alzheimer, reconheceu num comunicado que "as medidas de austeridade propostas vão atingir negativzamente as pessoas no seu quotidiano", e que "nenhuma dessa medidas me agrada. Todavia, o governador está perante decisões difíceis, numa situação económica penosa. Apesar destas restrições, a primeira-dama cotinuará a ser porta-voz de todos os que sofrem de Alzheimer, das suas famílias e dos mais vulneráveis", conclui o comunicado.
Na passada quarta-feira, 15 de Julho, todos os tribunais do Condado de Los Angeles, a instituição judicial mais alta do estado, fecharam (como doravante voltará a acontecer em cada 3ª quarta-feira do mês), e 93% dos 5.560 funcionários foram forçados a aceitar um dia de descanso sem vencimento. As duas semanas e meia de encerramento anual assim conseguidas, vão permitir poupar 18 milhões de dólares, correspondentes a 3,3% do orçamento. Dos 588 tribunais do condado, apenas 45 continuarão abertos todos os dias, para responder às urgências: sobretudo violência doméstica e crimes. "Não é de modo nenhum uma boa notícia para o Condado de Los Angeles", lastimou-se o Juiz-presidente do tribunal, que prosseguiu: "Pela primeira vez na nossa história moderna, eis-nos forçados a encerrar os nossos tribunais, comprometendo assim a acção da justiça. Mais uma vez se torna verdadeiro o provérbio que diz "adiar a justiça é negar justiça".
Por seu turno, na quinta-feira 16 de Julho, o conselho de administração da Universidade da Califórnia, desfalcado de 813 milhões de dólares de fundos do estado, adoptou por unanimidade, menos um voto, um plano de férias sem vencimento para 140 mil professores e funcionários administrativos, cujos vencimentos sofrerão assim reduções de 4 a 10%. "Aumentando os dias de férias sem vencimento, arriscamo-nos a provocar o aumento das penhoras de casas por parte dos bancos", avisou o presidente democrata da assembleia da Califórnia. "Penso que não é uma boa decisão, pois sabemos que o número de famílias sem abrigo está a aumentar." (Continua)

Claudine Mulard, correspondente do LE MONDE em Los Angeles - Califórnia - USA
Tradução e adaptação de A. R.

4 comentários:

Anónimo disse...

Comnenta mas é facto do PS ter "roubado" um Presidente ao PSD, nas Olalhas.

E ainda o da dupla Cristóvão/Ferreira terem conseguido colocar a Anabela Freitas em 5º na Lista de Deputados do Distrito pelo PS.

Não será uma semana de oiro para o "PS dos miúdos", mas pelo menos de prata parece ter sido.

Oiro só quando conseguirem o impossível, que é eleger Vitorino como Presidente.

Anónimo disse...

fenomenal, excepcional!

parabéns!

tomar optimamente representado no Parlamento!

agora é que vai ser!

só é pena os suplentes ainda não terem ordenado!

Sebastião Barros disse...

É uma opinião respeitável. Convém no entanto lembrar que, antes de ter ido pelo PSD, o Tomé Esgueira já tinha sido filiado no PS. Na mesma ordem de ideias, conseguir em 2009 colocar alguém em 5º lugar é estar a brincar com o pessoal.
Nos idos de 80 do século passado, há aqui no blogue quem tenha abandonado o partido porque os senhores da federação, com Armindo Bento, Jorge Lacão e Rosa de Céu, entre outros, negociaram livremente o 4º lugar para o candidato de Tomar, mas depois colocaram-no em 9º. Se mais de 25 anos depois ainda só conseguiram avançar 4 lugares, mesmo com a lei da paridade, é cá uma vitória que nem queiram saber...

Anónimo disse...

o filho à casa torna!
já tinha sido aqui anunciado que o tomé se esgueirou do psd e dos independentes por pedro marques para o ps,

mas parece que a equipa toda fica no psd!

será bastante?!

a ver vamos!!!