quinta-feira, 30 de julho de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomar a dianteira
Colaboração CLIPNETO


Apesar do verão relativamente ameno e sem grandes incêndios, é considerável a agitação que por aí vai, e isso nota-se na informação sobre papel .
Enquanto O TEMPLÁRIO (ver foto) faz manchete com a greve da João Salvador, os outros dois semanários, CIDADE DE TOMAR e O MIRANTE, geralmente com mais anúncios e/ou propaganda da autarquia, dão destaque a mais uma verdadeira "estragação", tudo indica que teleguiada por António Paiva. Após a ligação Cidade-Convento pela Mata; após o Rede dos Mosteiros Património da Humanidade; após os Museus da Levada; temos agora (ver fotos) " O Projecto Villa Sicó" cujas "principais âncoras são a Cidade Romana de Conímbriga, a Villa Romana do Rabaçal, a Villa Romana de Santiago da Guarda e a Cidade Romana de Sellium, em Tomar", de acordo com O MIRANTE. Uma pessoa lê e volta ler, para ver se consegue acreditar. A única construção romana da zona com algum interesse turístico -a Villa Cardilio, em Torres Novas- não está abrangida pelo projecto. Será porque a câmara é do PS? E depois há o inaceitável exagero na designação romana de Tomar.
Com que base científica séria foram três ou quatro alicerces promovidos durante anos a "forum romano de Sellium"? Quais os achados precisos, ou outros elementos incontestáveis, sustentam tal designação? Qualquer um pode achar um velho botão em latão e afirmar que pertenceu a uma das casacas de Napoleão. Mas isso não é suficiente para validar tal atribuição arbitrária. O mesmo acontece com o alegado forum, que se calhar nunca foi forum nenhum e nem sequer é de origem romana. Continuam a faltar as tais provas irrefutáveis. Que jamais foram vistas ou referidas com preecisão.
Por outro lado, que facto ou factos novos permitiram e /ou sustentam a nova promoção, desta vez de "forum romano de Sellium" a "Cidade Romana de Sellium"? Por enquanto é coisa que nenhum tomarense em seu perfeito juízo sabe o que é ou onde fica...
Ainda assim, a maioria PSD, certamente orientada pelo anterior treinador, nem parece ter hesitado -482 mil euros (pelo menos e por enquanto) para edificar mais um "elefante branco"(ver fotografia na página 2 de CIDADE DE TOMAR) que tudo indica que nem para a própria alimentação conseguirá fundos com a venda das futuras entradas. Se forem pagas...
O outro grande investimento parece ter tudo a ver com a "Cidade Romana de Sellium". São 9 milhões de euros para o "Hotel Pelourinho", no actual prédio das Mouzinhas, propriedade de José Cristóvão, do Hotel dos Templários, que já em tempos foi ampliado com fundos da então Comunidade Europeia. Quem sabe, sabe!
Sem qualquer relação com o tema anterior, O TEMPLÁRIO, que a ele parece não ter tido acesso, dedica a segunda página aos assaltos no Agroal, justamente na margem que pertence ao concelho de Tomar. Já é azar! O mesmo semanário noticia mais adiante a morte anunciada da Cooperativa Nabância, que deixa uma dívida de 500 mil euros ao INH. A habitual boa gestão tomarense, para a qual haverá excelentes justificações. Com0 sempre...
Há igualmente referências às sessões realizadas durante a semana pelos IpT e pelo PSD. Aqueles para apresentar o seu projecto cultural (já referido em detalhe aqui no blogue). Estes para apresentarem os candidatos e pedirem maioria absoluta. "Para continuar a concretizar projectos", diz o CIDADE de TOMAR. E que projectos, dizemos nós.
Por falar em projectos, o Bloco de Esquerda não poupou nas ideias. O seu projecto, na página 12 de CIDADE DE TOMAR, parece aquela embaixada que D. Manuel I enviou ao Papa. Não tem rinoceronte, mas abundam os futuros elefantes brancos, zebras sem riscas e carneiros de 5 patas: "Cultura e ambiente, Cultura, conhecimento e educação, Cultura e criação artística, Cultura e desporto, Cultura e encontro de culturas, Cultura e juventude, Cultura e património, Cultura, promoção e turismo, Cultura e tradição." Numa página inteira, cuja leitura atenta se recomenda, há de tudo para todos os gostos. Até algumas coisas com viabilidade. Falta é realismo e adaptação ao contexto português e tomarense ACTUAL. Em todo o caso, se os IpT cuidavam que iam deixar os eleitores de boca aberta, com tantas propostas originais, desiludam-se. Acabam de ser largamente ultrapassados pela malta do Bloco. E ainda a campanha eleitoral nem sequer começou! Quando começar vai ser bonito, vai!

17 comentários:

Arre Burro... Que amanhã é sábado disse...

O Templário não teve acesso a esta importante informação, se é mesmo importante, isto talvez porque escrevemos que duvidamos das obras de milhões em tempo de eleições.
Julgo que também não se perde nada, porque continua a tendência de anunicar obras para encher o olho. Pois, pois, com festas e bolos se enganam os tolos.
Curiosamente esse desenho do Forum já foi publicado no Templário há mais de três anos. Sempre em ano de eleições. É uma tendência.
O importante é termos obra, quanto ao futuro das pessoas logo se vê. A crise não precoupa estes senhores, dos milhões... É pena que as políticas não se preocupem mais com as pessoas!
Talvez um dia seja tarde para arrepiar caminho!
Depois das obras da zona envolvente do Convento e da Mata que venha o tal Forum!!!
E como diz o cego: "A ver vamos"

O Ardina disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Olha, olha... Não comentavam em blogues e aí estão eles... Sempre atentos ao que se diz e ao que se escreve... É pena que as políticas não se preocupem com as pessoas? Deixe-me adivinhar... A senhora preocupa-se, é? Escreveram que duvidam de obras em tempos de eleições e, agora, mais ainda, uma vez que TOMAR está EM PRIMEIRO LUGAR...

Anónimo disse...

Para uma jornalista, a senhora dá alguns erros... anunicar?! precoupa?! Nem perdeu o tempo a reler o texto, quanto mais a cuidar da vida dos tomarenses... tenha dó de nós!

Anónimo disse...

E zero referências ao facto de no mesmo dia a Câmara (de maioria PSD)ter celebrado um protocolo com o construtor Joaquim Ferreira e o PSD anunciar Joaquim Ferreira como seu candidato à Junta de Freguesia de Além da Ribeira.
Devo ser eu que sou embirrante, pois se mais ninguém estranha...
Não estranha as ilegalidades (perdão, falta de tornar legal) da obra em causa, nem os incumprimentos vários (legais e fiscais, pelo menos) do futuro destinatário da obra.
Esta investigação dava pano para mangas... Tinha que levar em conta Câmara Municipal de Tomar, Governo Civil de Santarém, União de Tomar, Diamecom, Afrizal, Joviquadro. As contas do União de Tomar escondem tantos segredos, que a revelação dos nomes exigida por Correia Leal não esclarecem. Não é aí que está o buzílis...

Sebastião Barros disse...

Desembuche, criatura! Escreva-nos lá qual é o busilis e onde está! Mas acompanhe com provas provadas, está bem? De calúnias e insinuações veiculadas por anónimos estamos todos fartos.

Anónimo disse...

«Curiosamente esse desenho do Forum já foi publicado no Templário há mais de três anos. Sempre em ano de eleições. É uma tendência»

Oh dona Isabel, só para tirar dúvidas... que camisola vestia a senhora há três anos? Já não era do PSD? Avive-me a memória...

Anónimo disse...

Os critérios que o Templário atribui às notícias não se entendem... Aliás, basta olhar para o site do Templario e ver as "últimas horas": Tudo notícias baseadas noutros órgãos de comunicação social... Correio da Manhã, SIC, TSF, Rádio Hertz... ups, perdão, na agência Lusa, peço desculpa... A notícia de que Ivo Santos era candidato pelo CDS foi tirada da Lusa...

Um jovem anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

acho ridículo removerem todos os comentários que aqui deixo.

Anónimo disse...

Ó Belita, ainda continuas a ter pesadelos por causa do Manuel Faria?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

E estes ultimos 5 comentários ofensivos e caluniosos, contra uma 3ª pessoa que não é o Dr Rebelo, não tem tanta pressa em os eliminar, porquê?

Porque os comentários sobre a sua pessoa, e sobre o seu pedantismo em comparar os provincianos de Tomar com os ilustres Parisienses, não duraram nem uma hora no blog!

Sebastião Barros disse...

Para anónimo das 23:44

Lá estamos nós outra vez com os lamentáveis e asquerosos processos de intenção, que tanto agradavam ao camarada Estaline. Será que tal tendência já vem inscrita no código genético de alguns habitantes destas bandas?
Sobre a atempada ou tardia remoção de comentários caluniosos, somos forçados a fazer como a actual câmara com a "varredura" -apesar de cada vez haver mais detritos, nem sempre há varredores disponíveis para os limpar. A solução ideal seria conspurcarem menos. Mas isso...
Falando sobre pedantismo, havendo liberdade de opinião, cada um diz o que lhe parece. O que não quer dizer que tenha razão.Regra geral quem vem com essa litania de pedantismo e humildade ainda não assimilou bem a época em que estamos, onde todos procuram falar de igual para igual e alguns antigos "senhores" se sentem feridos na sua auto-proclamada pertença a uma camada social que já nem sequer existe, a não ser nas cabecitas dessa gente. Costumam sentar-se ali pela esplanada do Paraíso, a discorrer banalidades entre si.