quarta-feira, 22 de julho de 2009

TABULEIROS, DÍVIDAS E VINHO TINTO


Fotos de Carlos Garcia

Redacção de Tomar a dianteira
Afinal, a deliberação camarária, ontem aprovada por unanimidade, que autoriza a doação à Comissão da Festa dos Tabuleiros de 2003 da soma de 78.631 euros, para pagamento de dívidas, pode muito bem não ser o último acto deste longo drama nabantino. Mais um. Tomar a dianteira está em condições de avançar que, num documento intitulado "Certificação de Contas (Festa dos Tabuleiros 2003)", O TOC subscritor incluiu, designadamente, esta frase: "A Comissão de Festas da altura, deverá emitir uma declaração em como será esta, e apenas esta, a dívida pendente de encerramento de contas." E, noutra passagem: "Dado que se encontram ao longo de todas estas pastas diversos documentos não aceites fiscalmente, sugiro que a Câmara Municipal de Tomar continue a tratar destas dívidas como até aqui..."
Face a estes e a outros condicionalismos constantes do supracitado documento, os vereadores Independentes por Tomar votaram favoravelmente a deliberação, mas acompanhada de uma declaração de voto na qual fazem recomendações à Câmara. Pretendem os eleitos IpT que o referido técnico oficial "proceda junto dos fornecedores a uma circulação de saldos", e que identifique claramente todos os documentos não aceites fiscalmente.
Fiel ao seu lema "Os meios de saber e a coragem para o dizer", Tomar a dianteira contactou outras fontes idóneas, que sob reserva de total confidencialidade nos confiaram a parte mais desagradável do drama: vários dos mencionados "documentos não aceites fiscalmente", referidos no relatório do TOC, são simplesmente pedaços de toalhas de papel, com nódoas de vinho tinto e reconhecimentos de dívida, subscritos pelo mordomo da festa de 2003. Nem mais, nem menos.
Os cidadãos pagadores de impostos têm direito à verdade, toda a verdade, designadamente nos termos do artigo 5º da Lei 46/2007. Assim sendo, qualquer cidadão pode solicitar a consulta e eventual fotocópia das pastas com as contas da Festa de 2003. Aqui fica a indicação. Nós já fizemos a nossa parte. Outros que façam outro tanto.
Os negritos são de Tomar a dianteira.

13 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Rebelo obrigada pelo momento de grande risada que me proporcionou com este excelente texto, com extractos do tal dito documento.
Nõa consigo entender a razão pela qual a Câmara protege o Madureira.
Porque como diz o povo, tanto é ladrão o que vai à vinha como o que fica à porta.
Nem Eça de Queiroz retratava esta situação de uma forma tão hilariante.
Porque protege a Câmara o Madureira, deve ser por causa da porra das eleições.
Isto é demasiado mau para ser verdade.
A Câmara e o Madureira têm que ser responsabilizados politicamente por esta bagunçada.
OH sr. Corvelo então onde está a sua ética? a legalidade que tanto defende no desgraçado que construiu um muro a 20 centimetos do local?
Pois é para esses o sr. é muito legalista, mas para os amigos é conivente. Vá-se embora!
Demitam-se! E Já!

ISM

Anónimo disse...

"A maioria dos leitores de O MIRANTE que participaram no inquérito semanal, disponível em www.omirante.pt, acreditam que as candidaturas independentes podem levar mais pessoas a votar. Enquanto 28,47 por cento não tem essa perspectiva".

IN O MIRANTE

Acautelem-se os partidos políticos porque a fazer fé no MIRANTE, Os Independentes em Tomar podem fazer sérios estragos. E Deus queira que sim!!!!

Anónimo disse...

Os "recibos" em toalhas de papel com nóduas de vinho tinto porventura poderão ser alguns da Casa Matreno. Será verdade?

Anónimo disse...

Sr. Dr. António Rebelo

Deve ter lido mal.

Não é circulação, mas sim circularização de documentos.

No aspecto contabilístico faz a sua diferença!

Um último apontamento: se V. Ex.cia tivesse sido notificado pelo Tribunal para pagar à Norbrindes uns milhares de euros, como foram umas dezenas de tomarenses - alguns deles porque fizeram parte de comissões e nelas até trabalharam com desinteresse e em prol da Festa - queria ver a sua posição neste caso.

Fale com o Sr. Dr. Luís Maria da Graça, ou com o Sr. Dr. Bento Batista, ou com o Sr. Luis Santos, ou com o Sr. Eng. Perfeito, ou com o Sr. João Victal e ausculte a sua opinião sobre esta decisão da Câmara e transmita-a aqui.

Muito obrigado.

Sebastião Barros disse...

Para anónimo das 10:39:

Vai-me desculpar mas li perfeitamente. Acontece, todavia que, nesta como noutras questões, continuo a respeitar as normas. Ora em matéria de português, a norma são os dicionários, nos quais não consta "circularização". Agora se me explicarem o que pretendem dizer EM PORTUGUÊS com semelhante palavrão, terei todo o gosto em corrigir.
Quanto respeitáveis cidadãos que menciona, que me merecem respeito consideração e amizade, julgo saber quais as suas opiniões sobre a Festa Grande de Tomar. Tal c omo sei a de Nini Ferreira e João dos Santos Simões, que conheci bem e ouvi.
Trabalhar em prol da festa devia ser um dever de cidadania e não uma ocasião para dar nas vistas, ou para ganhar dinheiro. Várias vezes convidado pela nela colaborar, sempre recusei por discordar da forma como é organizada, com os resultados que estão à vista ... dos bolsos dos contribuintes.

António Rebelo

Anónimo disse...

Façam o que fizerem, dando as voltas que derem, com a camuflagem que entenderem, o caldinho está feito. A câmara vai limpar as nódoas do "colega" Madureira e mais nada...!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Quando o comentário, apesar da forma muito civilizada como é colocado, não agrada ao Sr. Dr. António Rebelo, pumba, REMOVE-SE para o lixo.

Isto é que vai aqui uma DemUcracia!!!!!!!!

E queria Vosselência ser Presidenteda Cãmara!?

Irra!!!!!!1!!!!!!!!

Anónimo disse...

Pois já cá tinha ficado a pista,... continue e ainda vai descobrir quem dorme com quem, e quem não dorme com quem devia, e como se organizam feiras, feirinhas, mercados e fóruns, parques T e outros quês, que é como quem disse a grande vigarice!

Sebastião Barros disse...

Confessamos não lobrigar de que se queixam afinal alguns dos nossos leitores de determinada tendência ideológica, posto que: 1 - Só lê o que escrevemos quem digita e/ou clica Tomar a dianteira. Trata-se, por conseguinte,de um acto reflectido; 2 - Somos um blogue inteiramente privado, sem qualquer auxílio proveniente dos cofres do estado, o que desde logo retira a quem quer que seja qualquer legitimidade para tentar meter o nariz onde ninguém o chama; 3 - Quem define a agenda e a linha editorial são os fundadores do blogue, pelo que, naquilo que lhes pertence a 100%, podem agir como melhor entenderem; 4 - Essa coisa de lutar pela igualdade mas ir fazendo como se houvesse uns mais iguais do que outros, bem como autoproclamados cidadãos de casta superior, porque garantida por determinada superestrutura ideológica, foi chão que já deu uvas. E então nas margens nabantinas, nem se fala. Que alguém vos proteja a tempo se um dia os cães se soltarem! Quem vos avisa...

Anónimo disse...

iMAGENS DE LABREGÕES ALCOLIZADOS EXCELENTE EXEMPLO PARA A CIDADE E EXPLENDIDO EXEMPLO DE CENSURA. REALMENTE DEMOCRACIA SÓ DE BANANAS...PERDÃO...DE BEBADOS!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.