quinta-feira, 23 de julho de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL





Redacção de Tomar a dianteira Colaboração CLIPNETO

As imagens são esclarecedoras. Enquanto O TEMPLÁRIO faz manchete com as contas da Festa dos Tabuleiros de 2003 e o drama dos trabalhadores da Freitas Lopes, os dois semanários que mais publicidade receberam da autarquia tomarense durante os últimos doze meses, pelo menos, veiculam programas de manifesta campanha eleitoral do PSD. O MIRANTE vai até um pouco mais longe. Numa entrevista de página inteira (pág. 31) faz, entre outras, esta magnífica pergunta: "Vai continuar a ser candidato à Assembleia Municipal de Tomar por uma questão de obrigação partidária, ou porque continua muito ligado à sua terra?" "Continuo ligado e sinto orgulho e vaidade pessoal em ser presidente da Assembleia Municipal de Tomar, o cargo público que mais gosto de exercer", respondeu Relvas. Realmente tem-se notado, acrescentamos nós. Tem sido exactamente como se cá tivesse nascido, ou se cá vivesse realmente, desde que está na Assembleia da República.
Na página 30, o mesmo MIRANTE ocupa dois terços com mais uma foto de Relvas, desta vez cumprimentando Vasco Cunha, e uma notícia intitulada "Miguel Relvas repete liderança da lista PSD de Santarém às legislativas", quando na manchete, igualmente com fotografia, o texto é um tudo nada diferente: "Miguel Relvas acredita que vai ser confirmado como cabeça de lista no círculo de Santarém "Um grande partido como o PSD distingue-se dos outros por aceitar a pluralidade e a divergência", diz em entrevista. Pois pois! A vida está cada vez mais difícil. Tanto para os jornais e jornalistas, como para os políticos.
Razão tem a nossa conterrânea Emília Francisco, moradora nas Algarvias. Quando O MIRANTE lhe perguntou o que achava do elevado número de candidatos à câmara de Tomar, foi extremamente clara e sucinta: "Ainda não decidi em quem vou votar. Acho que isto não devia ser assim. Deviam de ser menos candidatos e os que se apresentam a votos deviam ter mais competência. Não só aqui como noutras câmaras e governo. Os políticos têm que ter mais consciência por quem vota neles e os mete lá." Teria a senhora lido anteriormente a entrevista de Miguel Relvas, ou só a de Carlos Carrão?
Enquanto isto, CIDADE DE TOMAR, além da manchete, aborda igualmente os problemas da Freitas Lopes. Ainda na primeira página página , anuncia a candidatura de José Lebre pelos independentes "Tomar em primeiro lugar", bem como a provável candidatura de Ivo Santos pelo CDS. Nas páginas interiores desesenvolve o tema da manchete e o donativo camarário à comissão da festa dos tabuleiros de 2003, desta vez de 78 mil euros, o que, somado ao antecedente, mostra um prejuízo total de 200 mil euros (40 mil contos). Foi realmente o que se pode chamar uma festa rija e rica!
Quanto ao TEMPLÁRIO, para além da questão do donativo forçado para a festa, inclui uma curiosa notícia que tem por título "Cenas insólitas de um casamento" Aconteceu na igreja de S. João e vale a pena ler. Igualmente a não perder o artigo de opinião de Isabel Miliciano, sobre as falsas promessas dos políticos, que são quase sempre do mesmo tipo, e também a muito saborosa crónica desse gentleman tomarense chamado Luís Pedrosa Graça. Desta vez com um sabor especial -o autor está visivelmente a treinar-se no envio de flechas envenenadas, tudo da maneira mais diplomática possível. Força Luís Maria! Eles merecem! E nós, leitores, também!

8 comentários:

Anónimo disse...

EH pá o Madureira paga muita coisa. Teve azar nas contas, pois era de esperar, pois nunca dirigiu nada na vida dele. Paicência.
Mas já agora, oh Sr. Rebelo tente saber quanto já gastou a Câmara com uma empresa designada "Juste Realce", amigos do Dr. Ivo para fazerem brochuras e livros de duvidosa qualidade!
Tente saber... Talvez o candidato do CDS tenha uma boa explicação para dar a esse respeito, é que isto serem só uns a comerem é que não. Pobre Câmara se alguma vez tivesse um presidente como o sr. Santos, apesar de ele ter desgosto de não o ser.
Pobre câmara com tanta chulagem.
ÕH Justo Realce lá se vai o vosso santo padroeiro! Até que enfim!

O Justo encolhido

Anónimo disse...

"Após um ano e meio de ausência das lides políticas e sociais, o ex-presidente da Câmara Municipal de Tomar e actual Presidente da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Centro, António Paiva, regressou aos Paços do Concelho de Tomar para assistir a apresentação dos planos de regeneração urbana, um investimento calculado em 15 milhões. Três dias antes, António Paiva foi anunciado como mandatário da campanha do PSD para as próximas autárquicas. Um apoio de peso para Corvêlo de Sousa".

IM Mirante

Resta saber se é um apoio de peso se uma pedra no sapato para Corvelo. Da fama não se livra: PRESIDENTE NA SOMBRA!
Mania de chamarem-lhe presidente da daquelea coisa. Ele é vogal de uma comissão, onde têm assento cinco pessoas. Ele é apenas VOGAL De referir que os outros 4 são PS's.
Deve estar farto de lá estar e lembrou-se desta.
Só que hoje já ninguém o leva a sério!

Tenho dito

Anónimo disse...

Gostava que me explicassem do que Manela Ferreira Leite está à espera de correr com o Relvas nas listas de deputados. Já viram que o gajo paprece um cahopo agarrado ao brinquedo?
De Tomar a sua terra? É preciso ter lata!!!!!!
Chicos espertos!

Anónimo disse...

O PPD/PSD está muito activo.
Agora que o Ivo concorre pelo CDS para compensar o quanto antes foi poupado agora é malhado forte e feio.
Só agora é que descobriram seus cobardes de merda? Ou quando era do vosso partido era proibido atacar?

Anónimo disse...

Nao foi atacado, mas foi empurrado a força toda nas listas, e pelo que ele mesmo disse, ninguem lhe ligava nem falava, pois sabiam muito bem que queria era ser presidente de camara, so ali andava para dar nas vistas e nao para trabalhar para a equipa, dai o gabinete no edificio da camara, da mais nas vistas, e so quem nao quis ver, serviu-se bem do lugar para os negocios que montou e mantem.


OISMI

Desta vez é o JOJO de Paialvo, nao e independente nem imprevisivel.

Anónimo disse...

AO PRIMEIRO COMENTADOR

Em resposta à primeira frase do seu comentário apraz-me dizer que é falso. O sr. Madureira não paga nada! Nós é vamos pagar por ele!

Anónimo disse...

É pá, ó Rebelo, ha malta muito preocupada com a forte possibilidade de deixarem de receber o dinheirinho da avença mensal que têm com a Sr.ª Câmara.

Soma a isso alguns ódios justos ou realçados, e acrescente no fim a falta de trabalho que (não) têm na autarquia... e dá nisto.

Ainda os havemos de ver a dar palmadinhas nas costas ou beijinhos nas costas de quem agora ainda é oposição.

Foi assim no passado, será assim no futuro.

Anónimo disse...

Mais uns cobres que os totós dos franceses, alemães e ingleses, principais pagantes da chularia em que se converteu a CE, vão mandar para os chulos cá do sítio esbanjarem como já se viu até agora. Mais umas continhas particulares a engrossar à pala da derrapagem das obras. Mais uns patos bravos a sacar à conta das obras e, vai daí, mais uns ajustezitos para as próximas artárquicas...

É só saúde...é um espectáculo...!!!