quinta-feira, 9 de julho de 2009

ACTUALIDADES NABANTINAS

É o perigo da divulgação antecipada dos programas eleitorais! Mal os arautos do Bloco de Esquerda disseram ao Cidade de Tomar que tencionavam implementar o turísmo pedagógico (como se o turismo não fosse todo pedagógico), a actual maioria autárquica, sempre atenta ao evoluir do progresso, não perdeu tempo. Providenciou logo, no sentido de desenvolver uma Horta Pedagógica. Ali junto à Ponte do Flecheiro, onde abundam os lugares de estacionamento e escasseiam os carros. Conforme mostra a fotografia, em terrenos profundos de aluvião e com a quantidade de esterco que por aí há, as plantas medram a olhos vistos. Valha-nos isso, que a crise continua!
Gente fina é outra coisa! Mesmo se Mozart era mais calça justa que calça perra, está bem achado sim senhor! E com o cardápio em alemão (clique em cima da foto p.f., para ampliar) ainda é mais requintado. Mesmo se na época do ilustre músico, na corte de Viena, como em todas as outras, a língua culta era o francês. Mas pronto! De qualquer maneira, razão tinha o outro: Petits maqueraux au meunier não têm o mesmo sabor dos jaquinzinhos albardados, embora se trate do mesmo produto, preparado da mesma maneira. Vidas...

Podem acusar a autarquia de muita coisa, umas vezes com inteira justiça, outras nem tanto. A vida política tem dessas coisas. É-se remunerado para exercer mandatos que também incluem uma parte de "Muro das Lamentações". E então numa terra que até tem uma sinagoga e uma igreja que é cópia do Santo Sepulcro...
Neste caso, os competentes serviços camarários andaram bem. Se algum condutor, ou mesmo algum ciclista ou peão, tocados pelo álcool ou não, foram contra a parede, vindos da travessa em velocidade inadequada, não vão poder reclamar. O sinal está lá, para todos os efeitos tidos por convenientes. Só tem um pequeno óbice: os sinais só são válidos quando idenficados nas costas com a sigla da entidade responsável e a data da decisão. Acontece que, neste caso, como é evidente, não se consegue ver nenhuma dessas marcas. E não pensem que houve malandrice de quem virou o sinal. É mesmo assim, conforme poderão verificar no local, na Rua de Pedro Dias, junto ao Palácio dos Calçaperra, agora dos Tasso Figueiredo.



41 comentários:

Anónimo disse...

Os sinais de trânsito são válidos desde que estejam em conformidade com o Regulamento de Sinalização do Trânsito no que respeita a formas, cores, dimensões, símbolos e inscrições. (Decreto Regulamentar 22-A/98 de 1 de Outubro)

Nos termos do art.º 6º do Código da Estrada, os sinais de trânsito são afixados em regulamento onde se especificam as formas, cores, inscrições, símbolos e dimensões, bem como os respectivos significados e sistemas de colocação.

Do Regulamento de Sinalização do Trânsito nada consta quanto a eventuais inscrições de números no verso dos sinais de trânsito.

Assim, a validade dos referidos sinais, bem como das informações, proibições ou obrigações que transmitem, não está condicionada à inscrição nos mesmos da referência de qualquer número de cadastro que lhes tenha sido atribuído pela entidade gestora da via e responsável pela sinalização.

Todavia só a entidade gestora da via tem competência para a sinalizar, não sendo permitido aos particulares fazê-lo: a colocação de sinais de trânsito por pessoas que não tenham legitimidade para tal é proibida pelo art.º 3º do Regulamento de Sinalização do Trânsito, sendo punível com coima de 250 a 1250 €. Por isso, a única vantagem de existir um tal selo será a de indiciar que o sinal terá sido colocado por quem tem competência para tal.

Anónimo disse...

"Os sinais de trânsito são válidos desde que..."

O anónimo está a infringir a língua portuguesa, mas não é o único, porque agora é moda!!!!

Que se há-de fazer?

Como dizia o cantor místico, só se for f.........r!!!!!!!

Rui Ferreira disse...

Obrigado pela chamada de atenção! Só é pena que não tenha proposto a correcção à construção da frase!

Quanto à "validade" da sinalização viária, nomeadamente a sua validação por parte da autarquia, parece-me que terá sempre que existir um edital ou outra forma administrativa que oficialize a sua origem.

Suponha-se que um agente da autoridade multa alguém, com base numa "infração" a sinalização pirata?

Olhe que já aconteceu! Os Governos Civis são por vezes abordados para resolverem coisas dessas!
Ao que parece, e falo de ouvido, se não tiver letrinhas, o sôr condutor pode recorrer da multa!

Anónimo disse...

O anónimo, por menor esforço, trancreveu o português das entidades oficias que elaboraram a resposta.

(E não me parece nada que se esteja a infringir a língua portuguesa, quando muito as suas regras e, quanto a mim, nem isso. Deixe lá o cantor em paz...)

Sr Rui Ferreira.

A autarquia não tem competência para sinalizar vias nacionais.
A sinalização que classifica como "pirata" é punível por Lei com coimas.
Se não tiver letrinhas e fôr legal paga a multinha e para a próxima tem mais atenção.

Cumprimentos a todos e em especial ao crítico literário.

Anónimo disse...

Olha o que eu estranho.

Dinheiros que a CMT vai receber no âmbito deste programa.

O que é que eu estranho? Que o PS ainda não tenha vindo dizer das maravilhas da sua governação e dos seus bebefícios para Tomar.

Será que o Luís Ferreira está distraído?

Anónimo disse...

Ah!

Senhor crítico literário, peço desculpa, mas como neste país parece andar tudo bêbado, porventura serão mais bebefícios que benefícios.

Enfim, lapsos.

Anónimo disse...

Qual crítico literário?

DESDE é um advérbio de tempo que impropriamente usam como de lugar.

E, para alguns comentaristas radiofónicos parece ser uma questão mais de pedantice saloia que outra coisa..

Quando eles dizem que estão a falar DESDE o lugar x, só apetece mesmo responder à letra e não recepcionar (sei que é receber!) mais a sua mensagem!

Finalmente quanto a sinais de trânsito a verdade, verdadinha, é que a Senhora Câmara comprou uns milhares deles por atacado e tem de os espalhar o mais possível.

Pena que se tenha esquecido de adquirir os necessários às indicações dos lugares e lugarejos pelas nossa freguesias e, quem não conhece, ande às aranhas até conseguir o rumo que lhe interessa.

Enfim ... gasta-se na farinha e poupa-se no farelo!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Sr Crítico literário

"desde que" é preposição equivalente a "uma vez que".

Anónimo disse...

Já agora.

Acredita mesmo que a Câmara tenha comprado sinais por atacado?

500 stops
400 curvas à direita
650 proíbido estacionar

Está a gozar com a minha cara?

Anónimo disse...

O Luis Ferreira já havia abordado essa questão em Artigo que publicou no Jornal "O Cidade de Tomar" em Abril.

Pode, no entanto ser lido, aqui.

O numero dois do Vitorino raramente deixa alguma coisa sem abordar.

Mas eu, se fosse a ele, apostava mais na táctica da manuel Azeda o leite: o silêncio, que é de oiro!

Rodrigo Castro disse...

Quando por aqui comentava à uns tempos atrás, feliz e contente da vida por ter encontrado um blog que tratava da vida do concelho, nunca me tinha passado pela cabeça que o respectivo blogue fosse apenas instrumento para que certas e determinadas pessoas aqui da "urbe", como gostam de lhe chamar, se exibissem na estreita passerelle que a internet proporciona, numa tentativa desenfreada de alcançar algum protagonismo que nunca lhes foi dado. Não me espanta: pessoas reformadas cujo objectivo de vida consiste em vaguear pela rua a tirar fotos para criticar iniciativas de um restaurante PRIVADO ou para criticar a colocação de um sinal de trânsito que, como deve ser óbvio a quem tenha 2 palmos de testa, só está naquele estado porque algum vândalo assim o colocou, são pessoas mesquinhas, descontentes com tudo e críticas para com os outros porque nunca conseguiram encontrar a sua verdadeira paz interior e realizar-se pessoalmente.

Continuem a criticar sem limites o concelho, sem apresentar propostas alternativas. Quer dizer, afirmam que as têm, mas apenas relativas à cidade. Mostrar as mesmas, está quieto.

Baixa categoria. Este blog é o reflexo da sociedade de Tomar.

Rodrigo Castro

Anónimo disse...

Não, o Luís Ferreira referiu-se a outra coisa.

Mas se querem saber o que realmente preocupa o Luís Ferreira vão ao Twitter e procurem por LuisTomar e encontrarão a preocupação de hoje: "E Tomar ainda é no ribatejo?"

Rui Ferreira disse...

Sr. Rodrigo Castro, desculpe mas não concordo consigo!

Este, ou quaisquer outros blogues, são "emanações" dos seus autores!

Entenda um blogue, como um jornal cujo conteúdo editorial os leitores apenas podem controlar tecendo comentários.

A mim não me repugna que o António Rebelo "fiscalize" sinais e barrocos ou teça considerandos sobre a macroeconomia aplicada à microrealidade nabantina!

Deixá-lo...Sugiro-lhe uma volta por blogues como:

http://forumobidos.blogspot.com/

e outros por esse país fora, onde cidadãos se afadigam, em nome das mais diversas motivações, a expôr, denunciar, opinar, refilar, etc., sobre as coisas que os rodeiam!

Ah! e de facto PODE ser uma passerelle.
Acho que até os macacos são vaidosos!

Unknown disse...

Boa noite.

Há coisas que não percebo.

O Dr. António Rebelo foi professor uma data de anos. Aposentou-se. Em que é que isso diminiu a sua capacidade cívica.
Gritam "Vai trabalhar" e o engraçado é que é isso que o homem se propõe fazer.

"Mas utiliza o blogue para...", e o que é que estavam à espera. Que vos fizessem a papinha toda? Que vos pusessem a comidinha na mesa, vos dessem à boca e lavassem os pratos e talheres. É óbvio que se o homem tem, pois afirma ter, um projecto para Tomar acham que ele deve focar os bons aspectos da governação e ir calmamente mandando mails ao PC a pedir para corrigir o que acha errado?
Cá para mim aquilo que querem não é que os outros vão trabalhar, querem que os outros trabalhem por vocês! Sim que isto de ter ideias dá trabalho.

Não gostam do blogue e têm bom remédio. Apaguem as referências a ele nas vossas máquimas e esqueçam que existe.

Eu discordo algumas vezes com o autor.

Como entendo que as caixas de comentários são como as cartas ao director dos outros "media" deixo aqui aquilo que penso serem as minhas razões. Para que ele saiba e para que outros saibam que não é só ele a pensar nessas questões e que pode haver soluções alternativas. Mas raramente vejo aqui alguém a fazer discurso alternativo. É o bota-abaixo completo!

E, caro Rodrigo, se é baixa categoria e é o reflexo da sociedade de Tomar explique o que é que fez, até hoje, por Tomar ou para Tomar.

Se tem ideias, e parece que sim, porque não avança, porque não se chega para a frente?

Porque não me chegou eu? Porque acho que não tenho competências para tal. E porque não estou para os aturar, porque quem vos ouvir falar não vos leva presos mas quanto ao que fazem é uma outra história.

Sabem algumas pessoas que lêem o que aqui escrevo que não sou partidário da força política apoiada pelo Dr. Rebelo, ficam a saber que não o apoio em todas as propostas que aqui faz e que dificilmente voto nele, se se apresentar às eleições, mas reconheço que tem uma virtude e qualidade que não vejo em vós.

Deu-se ao trabalho de aprender a montar um blogue, e depois chamam-lhe velho e reformado como se isso fosse peste, mandam-no trabalhar quando isso é o que ele se propõe fazer quando podia estar calmamente a gozar a sua aposentadoria, acusam-no de não ter ideias ou de as ter apenas para a cidade e não para as freguesias, mas apenas porque foi honesto e o confessou, seriam vocês capazes do mesmo?

E agora descanso, porque vocês não merecem mais e eu quero ir ver o jogo de hóquei.

A seguir vem um de vós que de tão inteligente se achar apenas me vai apodar de melga.

Fiquem bem e pensem, custa um bocado mas quando virem que conseguem vão ver que ficam contentes. Os primeiros resultados não são grande coisas mas com preserverança pode ser que aproveite alguma coisa.

Apenas outra coisa.

Destaque-se a ombridade do Sr Rodrigo Castro, pelo menos põe o nome por baixo como fazem as pessoas honradas.

Rodrigo Castro disse...

Caro senhor Alfredo, tenho 21 anos. Já tinha referido isso anteriormente, num outro post. Mas é perfeitamente natural que lhe tenha passado ao lado. Como deve perceber, não quero chegar a lugar nenhum porque nem sequer tenho maturidade para me gerir a mim próprio em certas situações.

Apenas fiz uma crítica saudável daquilo que realmente acho. Gosto de política. Gosto mesmo. Daí que acompanhe com especial interesse tudo o que diz respeito à mesma. E dou valor ao que o senhor Rebelo faz. Contudo, não vi ainda uma única palavra, frase, qualquer coisinha que fosse, a dizer bem do actual executivo. Também não gosto do perfil do senhor Corvêlo: parece-me óbvio que todas as pessoas sabem que é um homem digno, coerente, mas com imensa falta de pulso para liderar seja o que for. Contudo, o PSD já fez coisas boas na nossa cidade. E seria de um enorme fair-play dizê-lo aqui. Mostrava uma imparcialidade que seria de louvar, nos tempos que correm.
E olhe que não sou laranja.

Quanto à questão de colocar aqui o meu nome, também já lhe tinha dito num comentário anterior que, sendo novo e interessado por estas vidas, gosto de aprender com os mais velhos - e mais sábios. Daí que lhe tenha proposto um café para ter uma amigável conversa consigo. Não respondeu. Paciência.

Cumprimentos,

Rodrigo Castro.

Unknown disse...

Sr Rodrigo.
O objecto da política são as pessoas e se as despreza tanto que acha que este blogue reflecte a sociedade tomarense porque é de baixa categoria não me parece que goste de política, talvez de politiquice.

Quanto ao café para o qual me convidou sinto muito não ter reparado e não ter dado resposta.

De resto convém notar uma diferença fundamental entre um blogue e um jornal. O jornal e o jornalista estão sujeitos a apertadas regras deontológicas que levam alguns jornalistas a entenderem que nem devem votar para que isso não prejudique a sua isenção. O blogue não é jornalismo. O blogue é opinião. No jornal a opinião costuma ser do colunista e para equilibrar o jornal costuma ter um leque que cubra as diversas tendências. A RTP tem Marcelo Ribeiro de Sousa e António Vitorino como equilibrio. Se este blogue tem Rebelo o equilibrio será o Nabantia, ou outros como o "Algures Aqui" ou o "Vamos por Aqui". Não se estando contente com esse estado de coisas, regista-se uma conta no Google e abre-se um blogue no Blogger ou, para poupar tráfego internacional, usa-se o sistema do SAPO que é nacional e dizem que muito bom.

O que me irrita é que é prática, quase sistemática nas caixas de comentários dos blogues de Tomar, e refiro-me a esses porque são os que mais me interessam, é a constante falta de carácter, do abuso do anonimato, da tentativa de achincalhamento dos adversários, da boçalidade, da tentativa de degradação da imagem do opositor, do uso da mais descarada mentira e do comportamento indigno de pessoas com o mínimo de educação e de civilidade. Enfim, da falta de coragem de pôr o nome no que escreveram e com isso assumirem as responsabilidades que alguem lhes queira assacar.

Discordo do autor do blogue quando ele diz, e aqui já o escreveu por mais do que uma vez, que a Liberdade nos foi dada de bandeja, contudo acho que tem razão quando questiona as razões porque muitos vêm aqui despejar aquilo que não têm coragem de denunciar, preto no branco, no gabinete do Ministério Público, porque essa Liberdade nos consente hoje que tenhamos o direito a ter opinião e a exigir justiça e punição para os prevaricadores.
É fácil acusar sem prova, é fácil mentir, é fácil reproduzir umas quantas balelas mas é difícil usar os direitos que temos, de forma digna e responsável, porque nos obriga a pensar, a ter consciência e atitude crítica, enfim, a ser inteligentes.

Para terminar.

As pessoas inteligentes discutem ideias. As pessoas medianas discutem factos. As outras discutem a vida das outras.

Anónimo disse...

Grande nível !

Uma candidatura muito forte.

Ontem em grande forma , com o salão da Junta de Sª Maria cheio, o Engº Bruno Graça anunciou a sua candidatura pela CDU à Câmara Municipal de Tomar .

Este sim transmite dinâmica, coerência, ambição, vontade de servir a causa pública. E o objectivo é ganhar a Câmara, e um mau resultado eleger menos de 2 vereadores !

Vão ter que contar com o Bruno na corrida !

Anónimo disse...

O Ivo ir contra o partido? Nem se lhe pusessem um pelotão de fuzilamento a frente. O homem é mais teimoso que o Paiva. Também não acho que ele valha 3500 votos, mas o que vale em termos de eleitorado dava para meter um vereador.

Já agora questões que nunca ninguém coloca e que alterariam tudo:

- o que é feito da sondagem do PSD em que confrontavam Corvelo, Carrão e Ivo? Porque é que nunca foram revelados os resultados/conclusões da sondagem? Quem tem medo de revelar os resultados de algo que encomendou? Nem sequer no seio da concelhia revelaram os resultados?

Pois, não convem não é. O Povo já se esqueceu disso.

Mas tenham cuidado. Pode ser que alguém saiba e revele esses resultados. Escusam de os ir modificar à pressa que não vale a pena.

Aguardemos

Anónimo disse...

A CDU elege em Tomar 2 vereadores, pois claro está. E o BE mais outros 2. E a Senhora de Fátima apareceu na Cova de Iria, como toda a gente sabe.

Continuem a vangloriarem-se uns aos outros, e não olhem para o que se está a passar em Ourém ou em Torres Novas, que crescem a olhos nunca vistos.

Anónimo disse...

Exactamente 30 anos de alternância PSD ou PS é o que tem conduzido.

Há que mudar de rumo senão corremos o risco do concelho ser apenas uma residencial de idosos.

O concelho precisa de um bom safanão ! Não vamos querer mais do mesmo.

Anónimo disse...

"Há que mudar de rumo senão corremos o risco do concelho ser apenas uma residencial de idosos."

Para gerir isso há o Papa Seco e os seus associados, porque a velhice (dos outros) é que está a dar!!!!!!

Rui Ferreira disse...

Pois faz muito bem o Prof. Bruno em candidatar-se à autarquia!
Novas propostas e sã discussão são sempre bem vindas.
Vai ser um Verão em cheio.

p.s.
a melhor sobremesa que há, continua a ser a salada de frutas.

Tomar que vá pensando nisso!

Anónimo disse...

Volta Vitorino, estás perdoado.

Com tamanha corja de malfeitores, até voto em ti para Presidente.

Livra-nos de pedófilos, corruptos, prepotentes de dupla família(Aveiro e Tomar) e de arrivistas sectários de direit e esquerda.

Livra-nos dessa gente e dá uma oportunidade a Tomar de se afirmar: POR FAVOR!

Anónimo disse...

Eia... tanta gente a desarriscar-se dos partidos para formar listas de independentes...

O que lhes correu mal? Já não têm "fé"... na ideologia, ou nunca tiveram ideologia nenhuma que não fosse a subserviência canina para aceder a um tachito, a um interessezito? Contem lá todas as vossas más acções na política, todos os actos oportunistas que cometeram, quantas militantes honestos deitaram abaixo?

Trambolhos que têm andado na política à pala dos partidos e julgavam que as benesses que auferiram duravam para sempre. Expliquem lá porque se chatearam com os partidos? Não me digam que foi o fulano tal que vos lixou num golpezito qualquer na formação das listas? Não me digam uma coisa dessas?! Ao menos dessem-lhe um lugarzito aqui e ali...

Até o "orelhas de burro" do PS, Narciso Miranda, vai agora numa de independente porque o povinho anda arrasca e implora-lhe para que volte...

Por todo o país nascem listas de independentes. Nunca se viu tal coisa! Ah democracia, democracia, finalmente as pessoas querem participar!

Mentirosos! Vocês estiveram-se sempre tramando para os partidos, para o país e para a democracia. Por todo o país florescem independentes, quase sempre chateadíssimos por os partidos os não colocarem num lugar de acesso ao poderzito.

Vão pentear macacos! Os eleitores vão dar-lhes a respectiva resposta.

Pois agora é que é a hora dos partidos se afirmarem se souberem e forem capazes de informar as populações porque se desarriscaram.

Anónimo disse...

O que é que a política terá a ver com um rapaz "honesto" que é um craneo a matemática?

Anónimo disse...

A zurraria é ensurdecedora!

Anónimo disse...

está a ruir o castelo de interesses PSD
o relvas deve perder o lugar de deputado para ... o carrão;
o independente paulino faz as listas com quem e como quer,

saíu a graça, saíu a isabel, o delgado afastou-se, o ivo está de saída, nas olalhas o presidente da Junta esgueirou-se para os xuxas, a direita ataca pelos flancos,

só problemas!

e ... o silêncio é total,

que mais irá acontecer?!

Rodrigo Castrro disse...

viragem à esquerda em Tomar ?

Com o actual panorama não se vislumbra outra hipótese.

Anónimo disse...

TACHO! TACHO! TACHO!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rodrigo Castro disse...

Enfim, insultos fáceis por detrás do anonimato qualquer imbecil os faz.

Não carrego por trás, mas mesmo que carregasse não era da sua conta.

Se quer falar de sexualidade, ganhe TOMATES para assinar os comentários que faz com o seu nome real. Talvez quando os tiver entre as pernas possa saber algo mais da matéria.

Anónimo disse...

Isto é que estão aqui duas encomendas!

O responsável do blog anda ocupado com a lista a que decidiu aderir como cabeça de lista e o blog está a dar nisto.

Não confirmo, mas segredaram-me que AR vai encabeçar a lista de que faz parte o "Cabeças". Não adianto mais. Deixo isso para AR.

Anónimo disse...

Rebelo, tu que te consideras tão sublime fica a conhecer que te enganaram com a história de liderares o movimento dos independentes 2. Parece que quem te convidou não é para levar a sério e que o quase teu vizinho JL é que quer ser o primeiro. Sei mais coisas mas fico-me por aqui por enquanto. Investiga. Acredita que é como te estou a dizer.

Um socialista que te preza.

Rui Ferreira disse...

Caro Rodrigo Castro

Boa resposta!

Anónimo disse...

O "dono" do blogue ou está de férias ou em reflexão. Em qualquer dos casos merece descansar depois de quase 300 posts no ano corrente (seis meses e meio) é obra! Sugiro que, no fim de 2009, seleccione os 100 melhores e os edite numa pequena brochura e ofereça um exemplar à Biblioteca Municipal. Para que conste.

Entretanto, e para entreter os leitores mais virados para as questões culturais, especialmente aquele ou aqueles que defendem uma Escola de Artes para Tomar (e que se desenrasquem a ler francês), e que devia estar neste momento no Festival de Avignon em turismo cultural (refiro-me, claro está, ao Engº. Bruno), a estabelecer contactos, a contactar com novas experiências, saber o quê e como, etc., etc., sugiro a leitura

deste artigo do "Le Monde" sobre Teatro, a propósito do citado prestigiado Festival.

As economias da sua reforma podiam ser gastas nestas viagens para bem dessa iniciativa e de Tomar.

Anónimo disse...

O Link falhou:

www.lemonde.fr/opinions/article/2009/07/10/il-faut-un-retour-a-brecht-non-a-une-scene-ghettoisee-par-gerard-noiriel_1217509_3232.html

Talvez o Sr. Caiano Silvestre possa ajudar.

Anónimo disse...

Ao chegar a Velho

Em tchegando a velho,
Um homa é uma merda
Já nem lhe vale quem o herda
Perde o vigor, perde a posse
Mal mija, dá-lhe a tosse
Encarrapatam-se-lhe as orelhas
Mal vê, po’trás das sobrancelhas
A um homa mirram-se-lhe os parentes
Ós poucos caem-lhe os dentes
Já nem tchega c’o escarro à pilheira
Malhar: nem na eira, nem na feira

Em tchegando a velho,
Um homa fica ca alma vazia
À falta de alma, sobra sabedoria
Mas, no sendo mais senhor do seu nariz,
Já ninguém faz caso do que ele diz.

Da Arca Velha

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vamos lá tentar o link

Anónimo disse...

Obrigado Sr. Caiano.

Estou mesmo tchegando a velho.

Unknown disse...

De nada.
A primeira vez também me deu um erro de "not found", devia haver um problema qualquer.

E velhos são os que pensam velho, o que de todo, não parece ser o caso.

A propósito.

Bastante interessante o artigo.