sexta-feira, 24 de julho de 2009

MAU TEMPO NOS LARANJAIS

Foto Carlos Garcia

Vai agreste, muito agreste, o Verão nalguns laranjais do país. Nas regiões de Vila Real e de Santarém corre-se mesmo o risco de vir a ser uma desgraça. Para alguns, claro! Na área que mais nos diz respeito, a de Santarém, Miguel Relvas nunca esteve assim tanto na corda bamba. De uma assentada, MF Leite deu-lhe três apertos mitrais, que o terão deixado a respirar com alguma dificuldade, bem como ao seu amigo dilecto PP Coelho. Segundo o semanário SOL, na edição de hoje (pág. 9), a presidente do PSD afirmou que 1 - Pretende mais qualidade, alguma renovação, mais eficiência e mais coesão no grupo parlamentar; 2 - A ordenação dos candidatos a deputados, bem como os respectivos critérios, são da sua exclusiva competência; 3 - Todas a listas serão previamente reformuladas por ordem alfabética, mesmo as que indicaram já claramente o cabeça de lista preferido, como é o caso de Vila Real e de Santarém. Nestas condições, o posicionamento de Miguel Relvas só será debatido quando se chegar à letra M, o que poderá ser já tarde de mais. E adeus liderança distrital de facto.
Político astuto e muito experiente, Relvas há muito que percebeu de que lado sopra o vento, a partir do fim da corrida em que apostou no cavalo errado. Por isso desencadeou uma campanha de promoção jornalística, à qual nos referimos detalhadamente ontem (ver análise da imprensa local e regional). Perante o até agora manifesto insucesso da sua iniciativa, houve mesmo quem nos tenha dado a entender que até já terá havido contactos com Bruxelas, hipótese plausível, pelo menos a julgar pela fotografia, que todavia é de 2003. De qualquer forma, concluiram, a resposta terá sido evasiva, como quase sempre acontece a partir de certo nível.
Vamos ter um novo líder no laranjal tomarense e distrital? É o que ainda não conseguimos apurar. Mas já falta pouco. E já não era sem tempo, contrapõem outros.

3 comentários:

Anónimo disse...

O que se exige a "jovens" políticos como M.Relvas,depois de terem tido cargos de topo num partido grande como o PSD, é que não queiram estar no topo sempre à boleia, em funções de meros comissários que manobram aqui e manobram acolá só para assegurarem o controle de pessoas e estruturas para lhes assegurem lugarzinhos garantidos lá no topo da hierarquia.

Porque não ambiciona candidatar-se à presidência da CMTomar?

Fogem das provas de fogo, que são, por exemplo, candidaturas a autarquias porque estão desligados das pessoas e dos seus problemas. Apenas querem marcar presença e ter o pessoal na mão e gozarem de prestígio e importância que não merecem. As fugas do PSD local para outras candidaturas são fruto desse manobrismo a tocar as raias do caciquismo.

Não me admira nada que esteja a pedir socorro a Durão Barroso.

Anónimo disse...

Mostra-se chocado com o facto de MR aparecer esta semana em grande destaque em dois jornais mas nao o choca o facto do outro semanario local estar povoado de artigos de opiniao de membros do tpl com direito a repetição no blogue deste movimento? Será legitimo?

Anónimo disse...

Isto da política é como fraldas de bebé, mudam-se sempre pela mesma razão