domingo, 19 de julho de 2009

NO HORIZONTE DO PROGRESSO?!?!


A recente sessão solene sobre a qual já aqui escrevemos (ver "Mais aselhices...") foi amplamente anunciada com um cartaz encimado por "Tomar no Horizonte do progresso". Trata-se, no nosso entendimento, de publicidade abusiva, porque não respeitadora da verdade dos factos.
Que vemos no citado suporte publicitário, além do texto? Em cima, a silhueta do castelo, em baixo, o perfil dos lagares da Levada. Exactamente os dois grandes temas actuais da autarquia que nos governa.
Sobre o conjunto Castelo/Convento, prepara-se a autarquia para mandar executar projectos desadequados e fora de tempo, com já referimos igualmente. Quanto aos ansiados museus da Levada (fundição, electricidade, moagem), estamos claramente perante um paquiderme incapaz de andar, tal é o seu peso.
O único elemento quase novo que foi apresentado na tal sessão solene -a Rede de Mosteiros Património da Humanidade- carece em absoluto, pelo menos no estado actual, de parceiros credíveis. Com a liderança do empreendimento a cargo da Câmara de Tomar, que nem a sua terra sabe administrar convenientemente, conforme vem demonstrando todos os dias, não prevemos grandes sucessos. Pelo contrário.
Resta-nos pois, como esperança de melhores dias, o "Programa integrado de valorização urbana". Infelizmente para todos nós, tudo indica que também aqui estamos a ser enganados. De acordo com informações recolhidas por Tomar a dianteira, o referido programa foi elaborado pela CEDRU em 2001, muito antes da crise e das suas consequências. Estão portanto a tentar impingir-nos roupa para o frio, que teria sido muito útil quando estávamos no Polo Norte. Agora, que já estamos em plena floresta equatorial, faz-nos cá um jeito que nem queiram saber!

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está um comentador anónimo exemplar: "Ignorante este Rebelo e estúpido...". A facilidade e naturalidade como define assim quem ousa ter opinião e dá-la publicamente, só pode ser oriunda de uma pessoa de grande saber e culto da cidadania. Bem haja Tomar que tem no seu convívio tais cidadões...

Sebastião Barros disse...

O LABREGO NARCISO ESTÁ DE VOLTA!

O comentário que abria a série e que o seu autor publicou em duplicado, certamente para dar mais nas vistas (se calhar até está também no blogue do Templário...) foi eliminado por excessivamente fétido, e por isso susceptível de propagar a gripe porcina. Porque roncar, dizem os especialistas, é um dos principais sintomas da mesma.

Temos portanto o SELF MADE MAN, aliás SPECIAL ONE, aliás MEGA MASSA PRO, de regresso e com os habituais alardes despropositados. Que desapareça quanto antes são os nossos sinceros votos.

Anónimo disse...

Bertold Brecht (1898-1956)

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo."