segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ASSIM É QUE QUEREM AVANÇAR ?

Quem nasceu pra lagartixa, nunca chega a jacaré.
Ditado popular brasileiro

Noticiou a comunicação social nacional que a câmara de Óbidos investiu 600 mil euros (120 mil contos) para atrair visitantes de 1 de Dezembro a 2 de Janeiro. Em declarações à televisão, o presidente da autarquia disse que esperam 150 mil visitantes. Tantos como os que visitam o Convento de Cristo durante um ano. E Óbidos, sendo muito bonita, não é Património da Humanidade. Nem tem monumentos administrados pelo IGESPAR.
Fazendo as rudimentares contas de merceeiro, 150.ooo visitantes x 5 euros, que é quanto se costuma desembolsar logo à entrada, dá a bonita soma de 750.ooo euros. Mais 150 mil que o investimento inicial. Nada mau para um mês. Belíssimo empate de capital, por conseguinte.
Entretanto, aqui por Tomar temos a habitual iluminaçãozinha, este ano um bocadinho mais vistosa, a também usual música ambiente, uns fracos divertimentos para crianças na Corredoura, para os quais a autarquia avançou com o fabuloso subsídio de 6250 euros, salvo erro...e viva o velho ! Os tempos estão complicados e o dia de amanhã ainda ninguém o viu. Pobretes mas alegretes, em suma ! Grande terra é Tomar. Para quem vem de fora, como para quem cá é obrigado a morar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde António Rebelo,

Pois é! Mas convem sublinhar que este resultado não aparece por acaso. É fruto dum trabalho que tem vindo a ser levado a cabo, visando colocar Óbidos no mapa. Por isso criaram um centero de estágio para alta competição onde, como todos sabem, é agora usual a selecção portuguesa de futebol estagiar. Querem melhor publicidade, melhor visibilidade?
Por cá o que é que se fez? Destruiu-se o já débil parque desportivo para o substituir por quê? Nem valer a pena resipar o assunto!
Em Óbidos, contrariamente ao que se passa em Tomar, a autarquia faz tudo para captar turistas, sem olhar a extratos sociais ou económicos. Por cá o que é que se faz? Nem valer a pena perder tempo com isso.

DE FREIBURG A GAIA

Freiburg, na Alemanha, é a capital da Floresta Negra e uma das cidades mais visitadas do país. Todos os dias é montado um mercado de frutas e legumes frescos á volta da sua catedral gótica. Nós por cá o que é que temos? Um mercado municipal cuja decrepitude até doi, votado à indiferença pela autarquia, com a finalidade de provocar o seu encerramento. Já me foi confidenciado que há gente na Câmara Municipal de Tomar desertinha que o tecto abata.
Enfim...diferenças! Cada um tem o que merece.

Durante o primeiro trimestre do corrente ano, o doutor Luis Filipe Meneses, presidente da câmara de Gaia, viu concretizado um objectivo que há muito perseguia: a abertura de um parque municipal para autocaravanas que, segundo os autocaravanistas que já por lá passaram - e foram muitos, mesmo muitos - vai tornar-se a muito breve trecho, um espaço de referência a nível europeu.
Apetece dizer, se olharmos ao que se tem passado por cá, que das duas uma: ou o senhor Meneses não percebe nada das tendências do mercado do turismo e anda a esbanjar dinheiro onde não deve e devia era pôr os olhos em Tomar, ou...

Mas não é tudo! Em Óbidos projectam-se e levam-se a cabo eventos com princípio meio e fim, a que se junta uma competente promoção e os resultados aparecem naturalmente. Por cá vamos tendo 2 ou 3 manifestações envergonhadas, feitas para os autóctones e a que sobretudo falta criatividade...
Enfim...é o que temos!
Mas o que temos realmente é um grande umbigo, pois não perdemos oportunidade para inchar como pavões com coisas de nada, demonstrando falta de bom-senso e visão das coisas...