quarta-feira, 8 de abril de 2009

OUTRAS LATITUDES, OUTRAS ATITUDES

Aspecto de um trecho da Grande Muralha da China


Os visitantes na Cidade Proíbida

A Praça Tien An Men
António Rebelo

Tendo em conta o agravamento da crise e o facto des estarmos agora nas tradicionais Férias da Páscoa, resolvemos retomar a nossa série de viagens "Outras latitudes, outras atitudes". Desta vez decidimos publicar algumas imagens da China. Antes de mais, porque é um dos raros países que ainda resiste à crise, com um crescimento anual da ordem dos 6%. Depois, porque sendo o estado chinês de longe o maior credor dos USA, se resolverem começar a vender no mercado internacional parte dos títulos do tesouro americanos, vamos todos por água abaixo. Finalmente, porque enquanto os chineses, confrontados com o facto de não respeitarem a ortodoxia comunista, respondem geralmente que "Não interessa a cor do gato; o importante é que cace ratos", aqui em Tomar não é bem assim, como passamos a explicar.
A contas com uma situação de crise até agora desconhecida, alguns "tomarenseiros", por iniciativa própria ou a mando de terceiros, começaram a difundir, na opinião pública e na reduzida blogosfera tomarense, a ideia de uma coligação eleitoral de esquerda unida. Sucede que, assim à primeira vista a ideia até é sedutora, porque potencialmente ganhadora, considerando que se o PSD congrega de facto toda a direita, só uma resposta unida lhe poderá fazer face em igualdade de circunstâncias. Estava-se nisto, quando anónimos geralmente bem informados revelaram a outra vertente da coligação. Segundo eles, essa frente de esquerda só poderia ganhar se liderada pelo Eng. Bruno, há 23 anos presidente da direcção da Gualdim Pais, deputado municipal da CDU, ex-UDP e "candidato natural da esquerda". Ficamos assim a saber que na China Comunista "pouco importa a cor do gato, desde que cace ratos". Aqui nas margens do Nabão, pelo contrário, há pessoas que até já sabem muito bem qual a cor do gato que melhor caça ratos, apesar de ele até à data só ainda ter caçado subsídios. É por estas e por outras do mesmo calibre que vai ser muito difícil sairmos da cepa torta. Se conseguirmos sair...
E passamos às fotografias. A primeira dá uma muito pálida ideia da Grande Muralha da China, que tem mais de três mil quilómetros de extensão, doze metros de altura e cinco de largo. Uma parte dela, onde foi tirada a fotografia, fica bastante perto de Pequim, a capital do país. É a única obra humana visível do espaço, segundo informações dos astronautas americanos.
A segunda foto foi tirada no interior da Cidade Proibida, o antigo Palácio Real, em Pequim, num dia normal de visita. Reparem na densidade de visitantes, que têm à disposição, mediante pagamento, visitas guiadas com guia, ou por mp3, em 14 línguas diferentes, incluindo o português. É quase como aqui no Convento. Quase...
A última foto mostra uma pequena parte da Praça Tien An Men, em Pequim, a maior do mundo, com cerca de 15 vezes o tamanho da nossa Várzea Grande. Ao fundo a fotografia oficial de "Grande Timoneiro", antes Mao Tsé Tung, actualmente Mau Zé Dong. Até o nome os ocidentais foram obrigados a corrigir... É o que dá passar da escrita ideográfica para a fonética.
Amanhã haverá mais.

12 comentários:

Anónimo disse...

MAS O BRUNO GRAÇA É ENGENHEIRO EM QUÊ? O HOMEM NEM ESTÁ INSCRITO NA ORDEM POIS SÓ É ENGENHEIRO QUEM EXERCE A PROFIISÃO AJUSTADA À SUA LICENCIATURA! NEM O SÓCRATES O É! E MUITO MENOS O MANUEL FARIA!
TANTO GRAXISTA QUE POR AQUI CIRCULA. EU SOU QUASE PÓS-DOUTORADO E TENHO QUE LER TANTO LIXO SALVAS É CLARO... AS CRÓNICAS DO TÓ QUE MUITO ME ANIMAM A CONTINUAR O MEU FITO: SER DEPUTADO MUNICIPAL EM TOMAR NA PRÓXIMA LEGISLATURA!

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

OH PÁ NÃO ESCREVAM SOBRE O BRUNO GRAÇA QUE O SENHOR NÃO VALE NADA! FIDALGOS SÓ TIVEMOS UM E MAIS NENHUM.

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

MAS O BRUNO GRAÇA É ENGENHEIRO EM QUÊ? O HOMEM NEM ESTÁ INSCRITO NA ORDEM POIS SÓ É ENGENHEIRO QUEM EXERCE A PROFISSÃO AJUSTADA À SUA LICENCIATURA E VICE-VERSA! NEM O SÓCRATES O É! E MUITO MENOS O MANUEL FARIA!
TANTO GRAXISTA QUE POR AQUI CIRCULA. EU SOU QUASE PÓS-DOUTORADO E TENHO QUE LER TANTO LIXO SALVAS É CLARO... AS CRÓNICAS DO TÓ QUE MUITO ME ANIMAM A CONTINUAR O MEU FITO: SER DEPUTADO MUNICIPAL EM TOMAR NA PRÓXIMA LEGISLATURA!
OH PÁ NÃO ESCREVAM SOBRE O BRUNO GRAÇA QUE O SENHOR NÃO VALE NADA! FIDALGOS SÓ TIVEMOS UM E MAIS NENHUM. E MAIS O BRUNO GRAÇA É FEIO PARA CAR... VAI LÁ VAI!

SELF MADE MAN!

Anónimo disse...

Pois é a questão que se coloca é a seguinte :

Vamos ser pragmáticos, dos candidatos posicionados qual é mais capaz ?

Corvelo - falta-lhe quase tudo
Pedro - o tal que tem interesses
Vitorino - bom rapaz mas pouco mais
Bruno - obra feita , boa capacidade,determinado

Evidentemente que a escolha só pode ser uma : o Bruno

Anónimo disse...

Eu não sou próximo da CDU mas concordo com o comentário anterior.
Dentro dos candidatos que se apresentam o Engº Bruno Graça é de longe o mais capaz.

Anónimo disse...

Ò Sebastião então diz-me lá tu como é que se sai da cepa torta ?

Anónimo disse...

Salvo melhor opinião, a questão na verdade não é bem essa, mas esta:
Sendo evidente que o "estado social europeu" não é viável por muito tempo em Portugal e que em Tomar nunca foi (Corvêlo acaba de confessar que não pagou à Bragaparques a tempo e a horas por falta de dinheiro, que só conseguiu agora "com um empréstimo para pagar dívidas"), quem é o candidato susceptível de apresentar uma ideia motora para Tomar que nos faça sair da crise, sem contar demasiado com o orçamento de estado? E depois vem ainda esta: O Eng. Bruno, que é indicutivelmente um homem sério mas sempre viveu à sombra do orçamento de estado, tanto na qualidade de cidadão, como na de dirigente associativo, será alguma vez capaz de trabalhar sem essa "bengala"? O capitalismo de estado é muito confortável e prático mas só enquanto houver contribuintes em qualidade e quantidade suficiente, e isso está a acabar.

Anónimo disse...

O pessoal do PC está a perder qualidades. Dantes conseguiam inculcar as ideias pretendidas sem que os cidadãos eleitores dessem por isso. Agora, de cada vez que aparece um a apoiar o Bruno, vem logo outro (ou será o mesmo?) a escrever que "eu não sou próximo da CDU, mas concordo com o comentário anterior; o Bruno é de longe o candidato mais capaz". E não saimos disto. "Candidato natural da esquerda", "de longe o candidato mais capaz", "um candidato que tem obra feita". Pois sendo assim, avancem com ele na CDU e boa sorte! Depois logo veremos se afinal era assim como diziam.

Anónimo disse...

É só continuar a ter a simpatia de ler com cuidado Tomar a dianteira que o Sebastião vai explicando tudo à medida que for achando que é conveniente. Na sociedade do conhecimento e da crise, o melhor capital são as ideias anti-crise, pelo que só convém apresentá-las no momento mais oportuno, e não como quem atira com pérolas aos porcos, com o devido respeito por quem nos lê. Por outras palavras: Precisam de ideias fecundas, portadoras de futuro? Pois arranjem-nas que daqui só levarão alguma coisa quando já for demasiado tarde em termos eleitorais.

Anónimo disse...

Então não queres contribuir para sair desta pasmaceira.

As tuas ideias deviam vir enquanto é tempo em termos eleitorais .

Ou preferes quanto pior melhor !

Sebastião Barros disse...

Prefiro saber primeiro o que pensam os outros, para poder aferir se as minhas ideias são ou não em primeira mão. Que isto das ideias é fácil sacar as dos outros. Pilotá-las depois é que é extremamente complicado. Com uma agravante: uma vez postas em prática, se resultam, são do próprio; caso contrário não prestavam para nada e o autor é um nharro.

Anónimo disse...

A malta vai lá é com a "Geração Tomar" dos candidato arquitecto.

Qual Bruno qual quê. Queremos é palhaços de "geração" e já agora de "berço".

Vai lá vai...