quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL


COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO
"Fátima ganha importância no concelho de Ourém com a vitória de Paulo Fonseca", titula O MIRANTE desta semana. Nas páginas interiores o mesmo semanário acrescenta que o jovem socialista vencedor decidiu criar na câmara um pelouro só para Fátima. Medida muito oportuna e inteligente. Não só porque o santuário mariano é a maior fonte de receitas do concelho, mas também -e sobretudo- porque o presidente socialista recém-eleito já percebeu que, lá como cá, ou há milagres, ou vamos ter pela frente dias bem sombrios.
Ainda em O MIRANTE, uma referência à cobertura de amianto da ardida Tipografia Nabão, a qual, diz a senhora delegada de saúde de Tomar, "não põe em causa a saúde pública". Pois não, acrescentamos nós. Os dirigentes da União Europeia gastaram milhões a mandar retirar o amianto da sua sede e proibiram o uso de tal matéria, certamente só para se entreterem. E os especialistas que alertaram e alertam para o facto de os filamentos de tais placas provocarem amiantose ou asbestose, que é o mesmo que cancro do pulmão, devem estar só a divertir-se, brincando com os cidadãos.
Não mandem retirar quanto antes as placas citadas, mais as do mercado, da Escola Santa Maria do Olival, da Escola Gualdim Pais, etc., e depois queixem-se que o serviço nacional de saúde não vale grande coisa.
O TEMPLÁRIO faz manchete com a situação financeira da câmara de Tomar, colocando em manchete "Inspecção arrasa contas". Na página dois, desenvolve e fundamenta largamente o tema, utilizando até excertos do que aqui já foi escrito sobre o mesmo assunto. (Obrigado Isabel ! Obrigado José Gaio !) Igualmente na primeira página, noticia-se "Impasse na Junta de Freguesia de S. João Baptista", "Conto do Vigário na Beselga" e "Mandato "ambicioso" em Ferreira do Zêzere".
Sobre o impasse em S. João Baptista, assunto também já aqui anteriormente referido, Tomar a dianteira pode adiantar que por enquanto continua a não haver acordo, existindo no entanto condições para ultrapassar o problema criado pelos partidos da coligação camarária. Segundo a nossa fonte, o presidente eleito está disposto a ceder dois lugares dos cinco, sendo um deles executivo. Resta aguardar o resultado de nova reunião preparatória ocorrida esta noite.
Na página 28 do mesmo semanário, uma pequena peça de elevado gabarito, que pedimos licença para transcrever na íntegra. Por cima de uma fotografia a preto e branco com o comboio turístico frente à capela de S. Gregório, pode ler-se: ""Senhores visitantes, bem vindos a Tomar. À nossa direita temos um monumento classificado, a capela de S. Gregório. Ao lado temos uns sanitários públicos abandonados onde mora um homem. Esta nova atracção turística começou há dois anos e está classificada como património da desumanidade." Sem mais comentários...mas com lágrimas.
CIDADE DE TOMAR, como sempre mais pacato e convencional, puxou para a primeira página desta semana "Moradores circulam pelo carreiro da via férrea", com uma fotografia da estrada nacional recentemente alvo de obras, mas que continua sem passeios. Os moradores em questão são os da Borda da Estrada, S. Lourenço e Carvalhos de Figueiredo, todas na freguesia urbana de S. João Baptista. Há também uma notícia sobre a estação de caminho de ferro, intitulada "A modernidade com mau aspecto".
Com tais visões críticas, que são justíssimas, os senhores jornalistas que se vão pondo a pau. Se os visados resolvem seguir o exemplo do ilustre vereador da cultura, não tardarão a ser apodados de velhos com dor de cotovelo usando retórica balofa. Tudo sem qualquer fundamentação. Olhem que a nova inquisição já vem a caminho. Quem vos avisa vosso amigo é !

4 comentários:

Anónimo disse...

António Paiva vai mesmo avançar para a Presidência do IPT após intensos acordos com a escola de tecnologia. Paiva garante a maioria dos votos e vai conseguir ser presidente de tão prestigiada instituição. Eugénio Almeida e o seu padrinho Pires da Silva andam irritadíssimos com o fascto e j´s trataram de calar a escola do professor Luís Merca.

Pensamentos soltos disse...

Segunda vaga Paivista, este homem forma o segundo assalto.

Frei Gualdim disse...

1. Então o homem já não vai para o Grupo Lena? Ou será que só vai para o Grupo Lena se não conseguir a Presidência do IPT?

2. Já agora alguém me explica porque é que de repente perdeu o apoio dos municípios PSD que o elegeram para a CCDR-Centro/PORegional do Centro? Pelo que sei o PSD continua com a maioria dos municípios da zona?

3. Será que tal não tem a ver com uma postura demasiado arrogante que levou a que mesmo os seus correliogionários laranjas se tenham vindo a afastar das suas teses?

Anónimo disse...

FREI GUALDIM - REPRISE

Esqueceu-se de salientar aqui o facto de ele se ter vinculado ao PSD imediatamente antes das eleições. este facto assume relevância perante a sua exposição nos pontos 2 e 3