quinta-feira, 26 de novembro de 2009

BOAS NOTÍCIAS DO CONVENTO - 2

Sabedor de que a quase totalidade dos tomarenses adora o S. Não Te Rales, Tomar a dianteira subiu novamente à antiga Casa da Ordem, desta vez para dar parte da sua extrema preocupação com a eventual limpeza/lavagem da Janela do Capítulo, que a deixaria "toda branca como os sanitários", conforme aqui escreveu uma leitora. Fomos conversar com uma veneranda figura nossa conhecida, que habita no convento desde os anos trinta do século XVI. Conhece, portanto, muito bem a Janela, desde os tempos em que ela ainda era uma donzela, como pouco mais de vinte anos de idade.
Ao ouvir-nos contar o que se pretende fazer àquela obra-prima do manuelino, em termos de melhoramentos, a sua expressão foi a que a foto mostra e que dispensa qualquer comentário, julgamos nós.
Agradecemos a atenção, saímos e descemos a Calçada de S. Tiago muito mais serenos e reconciliados com os nossos conterrâneos. Afinal, os mais velhos ainda se apoquentam com os grandes problemas comunitários. Como por exemplo com o projectado atentado contra a integridade da Janela do Capítulo. Os outros é que continuam amorfos. Como costuma dizer um nosso conterrâneo, "Nunca vi um porco a tocar flauta, nem um pessegueiro a dar nêsperas."

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto é que é uma vida. Querem lavar a janela mas esta linda e extraordinária escultura é que está suja de cal.A respectiva limpeza não dá dinheiro, pois é ? Malandros !

Anónimo disse...

Bom dia. Peço imensa desculpa, mas gostaria de saber a localização exacta e o significado, se possível, da figura que nos é mostrada neste artigo "Boas notícias do Convento - 2". Obrigado