terça-feira, 10 de novembro de 2009

TUDOS ISTO EXISTE, TUDO ISTO É TRISTE...

1 - Procurando honrar o seu compromisso de informar cabalmente os leitores, a direcção do TEMPLÁRIO decidiu publicar, na edição electrónica, o site no qual é possível consultar os nomes, categorias, funções e vencimentos de todos os funcionários da autarquia tomarense. Analisando esses dados com tempo, conclui-se sem grande dificuldade que abundam as anomalias, designadamente em termos remuneratórios. Há, por exemplo, licenciados e pelo menos um mestrado a ganharem menos de mil euros mensais, enquanto outros, que nunca frequentaram o ensino superior, auferem quase o dobro. Há igualmente coveiros a 600 euros e bombeiros a 1.ooo euros, vá-se lá saber porquê. É o conhecido problema das promoções automáticas por antiguidade. Dantes, alegava-se que a experiência era um valor importante, que convinha reconhecer em termos de retribuição. Agora que a experiência praticamente já não serve para grande coisa, tendo em conta a quase imediata obsolência dos conhecimentos adquiridos, porquê continuar a promover por antiguidade ?
2 - Ao publicar a citada morada electrónica, estava O TEMPLÁRIO certamente longe de pensar que iria abrir uma caixa de Pandora. Mas foi exactamente o que sucedeu. Como mostra a ilustração supra, o próprio director daquele semanário aparece como funcionário municipal, auferindo 1.384 € até 31 de Dezembro de 2oo8, e 1424 € a partir daí, como Técnico Superior. Podia lá ser ?! O director de um semanário local pago pela autarquia como técnico superior ?!
Feito o contacto, José Gaio foi extremamente franco. Disse-nos ser realmente funcionário municipal, mas encontrar-se na situação de licença de longa duração, naturalmente sem vencimento, a contar de 2001. Podemos portanto concluir que os funcionários autárquicos da secção de pessoal, têm tido tanto que fazer, que ao cabo de oito anos ainda não arranjaram tempo disponível para anotar devidamente o processo individual do agora director do TEMPLÁRIO. Ou então o responsável pela elaboração da listagem que está na internet distraíu-se seriamente, pois o citado documento comporta duas colunas para esse efeito. Uma refere "Situação de Mobilidade", outra "Situação de Mobilidade Geral". Em nenhuma delas há qualquer referência à actual situação do conhecido jornalista. Porquê ?
E não venham dizer que se trata de lapso sem qualquer importância. Por uma lado a estranha situação poderia ter comprometido gravemente a credibilidade do director do TEMPLÁRIO, porque um jornalista livre, é uma coisa; um jornalista estipendiado pela autarquia, é outra -totalmente diferente. E oito anos é muito tempo ! Por outro lado, o bem conhecido jardineiro Amândio, agora emigrante ne Irlanda (?), também ainda figura na referida listagem, sem qualquer anotação particular. Com que intenção ?
3 - Estávamos nisto, quando o senhor vereador Luís Ferreira resolveu incluir no seu blogue "vamos por aqui" cinco frases que passamos a transcrever com muito gosto, e naturalmente com a devida vénia. Ei-las: "A secretária executiva do Médio Tejo ganha 4433 euros/mês. É o quadro mais bem pago da administração autárquica do Médio Tejo. Há bons quadros, bem remunerados, não eleitos, na administração autárquica. Durante quanto tempo conseguiremos manter este nível de remunerações ? Só em Tomar temos uma centena de funcionários com menos de 500 euros..."
Comungando das preocupações de Luís Ferreira, aproveitamos para acrescentar as seguintes perguntas: 1 - Além de assegurar alguns lugares lautamente remunerados, para que serve realmente a Comunidade do Médio Tejo ? 2 - Que serviços presta à comunidade dos pagadores de impostos, que involuntariamente a financia ? 3 - Quem escolheu/nomeou/selecccionou a tal secretária ? 4 - Como foi escolhida ? 5 - Quem decidiu o seu vencimento ?
Em política, não há nada mais venenoso que a insinuação e as meias palavras. Quando teremos o gosto de conhecer toda a verdade ? Para quando a lista de todos os eleitos do concelho, com as respectivas remunerações e restantes alcavalas ? Os vereadores ainda têm direito a um Opel para cada um, em regime de leasing, para uso total e com gasolina paga, ou é coisa do passado ? E como estamos de despesas de telemóvel ? Haverá possibilidade de conhecer os montantes pagos pela autarquia ?
Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão, diz o povo. Pois pelo menos que haja informação !

3 comentários:

Anónimo disse...

Já agora aproveito e acrescento:
Para que serve a Comunidade do Médio Tejo? Relvas já disse que é uma farsa! Para que serve a delegação de turismo do Médio Tejo e até mesmo a entidade de turismo com ese bonito nome, dirigida por Rosa do Céu e seus acólicos, um deles cá de Tomar, Manel Faria. Para que serve? Quanto dinheiro gastam? Telemóveis, carros... etc...!
Isto está bonito está!?!

Anónimo disse...

Discorde-se ou não o facto é que a Secretária Executiva da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo foi designada por quem tem o poder executivo e sancionada pela Assembleia deliberativa.

Quanto ao seu vencimento, questionável é certo, foi também proposto pelo executivo da Comunidade e, depois de alguma controvérsia, sancionado pela Assembleia deliberativa.

Portanto, tudo legal e nos conformes, como é de pleno conhecimento do Sr. Vereador dos Bombeiros (agora algo incendiário!) que era, à data dos factos atrás descritos membro eleito da Assembleia deliberativa.

E esta, ein?!!!!!!!

Frei Gualdim disse...

Para que serve a CMT? ou seja aComunidade Médio Tejo e não confundir com a outra CMT que também muita gente questiona...
A Comunidade Médio Tejo serve para pagar a acólitos e outros emprateleirados.
Com este exemplo teme-se a regionalização que está a ser cozinhada em lojas de aventais!