sexta-feira, 4 de setembro de 2009

AUTO-ESTIMA E ALERGIA


É geralmente sabido, por essa Europa fora, que somos um povo assaz peculiar. Além de comermos sardinhas assadas, temos um curioso exclusivo -em nenhum outro país do mundo existem dois partidos social-democratas, um dos quais cada vez mais à direita. Não espantará, por isso, que numa pequena cidade como a nossa, que todavia se julga, pela boca de alguns responsáveis, um boa cidade média, haja duas candidaturas independentes e um total de sete forças concorrentes à autarquia. Se em relação aos dois grupos de independentes há mais dois exemplos -Amadora e Marvão- sete candidaturas julgamos ser caso único. Os jornalistas de Lisboa é que ainda não deram relevo ao assunto, que Tomar ainda fica fora de mão e costuma receber mal os profissionais da informação. E sem os conhecidos entraves legais, como por exemplo a necesidade de apresentar cerca de mil e novecentas assinaturas de proponentes, para cada lista de independentes, é muito provável que tivéssemos bem mais de 7.
Tudo isto porque a situação política local é de nítido desalento, conforme já aqui foi referido, o que aliado à tradicional carência de auto-estima e nítida alergia ao progresso e às necessárias alianças negociadas, determina desconfiança em relação a todos os candidatos. Daqui resulta igualmente que, em geral e neste momento, o eleitorado pode ser dividido em dois grandes grupos: 1 -os que já sabem em quem vão votar, mas não sabem porquê; 2 -os que não têm vontade nenhuma de ir votar, por considerarem que não há escolha.
Porque consideramos que é um dever cívico e uma obrigação de todos os democratas exercer o direito de voto, decidimos contribuir, na modesta medida das nossas capacidades, para o desvanecimento da presente nuvem de morosidade e descrença, que assola a cidade e o concelho.
De acordo ! Nenhum dos candidatos beneficia, pelo menos para já, de um consenso largamente maioritário. Uns por isto, outros por aquilo, todos parecem igualmengte longe do candidato ideal, que obviamente só existirá nalgumas cabeças, mais dadas a estas coisas da política. O que não significa de modo algum que os concorrentes em presença não tenham qualidades. Bem vistas as coisas, é muito provável que se conseguisse constituir uma boa câmara com os sete. O obstáculo é que todos eles se consideram galos para a mesma capoeira, pelo que haverá sempre seis que estarão a mais. Porque assim é, no sentido de ajudar os nossos concidadãos a decidir qual o seu voto, aqui vão as duas principais qualidades que até agora conseguimos detectar em cada um dos candidatos (por ordem alfabética do último nome):
António Godinho (BE) - Imaginação e poesia ecológica
Bruno Graça (CDU) - Organização e persistência
José Lebre (TPL) - Frontalidade e autoridade
Pedro Marques (IpT) - Experiência e peso específico
Ivo Santos (CDS) - Dinamismo e coragem
Corvelo de Sousa (PSD) - Sensibilidade e diplomacia
Becerra Vitorino (PS) - Elegância e Convencimento

Munidos destes primeiros elementos, das declarações dos próprios, dos respectivos programas e das campanhas eleitorais que aí vêm, dispõem os eleitores de abundante material de estudo aprofundado, antes de introduzirem o voto na urna, no dia 11 de Outubro próximo. Depois não digam que não tentámos ajudar!


26 comentários:

Pensamentos soltos disse...

Querem que telefone a SIC?

Anónimo disse...

Arrogância a sua, pensar que pode dividir o eleitorado em essas 2 categorias.

Cá vem uma vez mais o Dr Rebelo brindar-nos com a sua clarividência.

Olhe: fale por si, e não por todos.

Anónimo disse...

Não consegue contemplar uma terceira categoria:

a dos que sabem em quem vão votar, e que sabem porquê?

Ou pensa que somos todos uma massa amorfa, pronta para ser trabalhada pela sua mente iluminada?

Anónimo disse...

Há mais categorias:
-os que não votam, por que não querem saber;
- os que não votam, sabem muito e bem de política, mas não votam por que se respeitam e têm aspirações responsáeis,
-os que votam, são responsáveis por todoa esta decadência, e coniventes com ela, mas não querem saber:
- ou porque dela tiram proveito;
- ou porque querem fazer parte da maioria amorfa, convencendo-se que são eles os responsáveis - são-no, pela decadência.

Votem, ajudem os que vos manipulam a enriquecer.
Ver o povo a ser enganado dá gozo.

Anónimo disse...

Muito teclar, e pouco trabalhar.

Anónimo disse...

VISITANDO O SITE DO PS - O MELHOR DE TODOS DIGA-SE - FIQUEI SURPRESA.
O HUGO COSTA SABEM ONDE TRABALHA? VEJAM O MÉRITO DO RAPAZ... "Coordenador do Gabinete de Controlo de Gestão da FDTI (Fundação para o Desenvolvimentos das Tecnologias da Informação)"... ISTO NÃO VOS CHEIRA A TACHO?
COM CERTEZA QUE SIM... ALIÁS ESTE, ANABELA FREITAS, HUGO CRISTOVÃO E LUÍS FERREIRA SÃO QUATRO CARREIRISTAS E CARTEIRISTAS SEM PROFISSÃO. A VERDADE DOS FACTOS É DURA MAS PARA OS CHUCHAS DÓI AINDA MAIS... APRENDEM QUOTIDIANAMENTE COM O PINÓQUIO DO SÓCRATES QUE PARA MIM É O MAIOR MENTIROSO POLÍTICO PORTUGUÊS NO ACTIVO DESDE O 25 DE ABRIL. MANUEL ALEGRE CHAMOU-LHE MENTIROSO... NA COISA DO DIPLOMA DE CURSO MENTIU... NO FREEPORT MENTIU... O QUE NÃO QUEREM VER MAIS?
EM BREVE O PINÓQUIO E OS SEUS CHUCHAS VÊM CÁ PARAR A BAIXO QUANDO PERDER AS ELEIÇÕES E SOUBERMOS A VERDADE - QUE VEM SEMPRE À TONA - NO CASO DO DIPLOMA E NO CASO FREEPORT.

Anónimo disse...

Tenha vergonha antes de acusar as pessoas. O Rapaz sempre trabalhou honestamente.

Anónimo disse...

Gente imunda...que utiliza os blogues.

Vergonha!

Anónimo disse...

Caro Rebelo, cá estou eu à hora do costume, acabadinho de chegar da festa da Serra, para lhe agradecer, muito solenemente, a fulcral ajuda que me deu na definição do meu sentido de voto. Acrescento até que, se não fosse sua excelência, provavelmente o cartão de eleitor já teria sido rasgado, queimado, reciclado, qualquer outra coisa que não a que se destina. O meu profundo obrigado.

Post Scriptum: Hugo Costa estudou, tirou um curso, trabalha honestamente enquanto desempenha, com vontade e convicção, um papel político activo na JS e no PS local. Maldita má língua que tenta destruir todos os nossos (nabantinos) bons quadros formados.

Como diz o outro, dor de coto...

Anónimo disse...

Depois de passar os olhos pelos pasquins Tomarenses acompanhado de mais um porto(se calhar ja estou embriagado mas... )agradeço ao Dr. rebelo por ser o meio de comunicação Tomarense mais imparcial!Felicito-o por isso e que continue assim...Saúde!

Anónimo disse...

Esqueci-me de dizer que ainda não decidi o meu voto e que vou estar atento a este blog para optar...vai um brinde?

Curioso disse...

Os berbicachos do Largo do Pelourinho!

É aprovado um financiamento com fundos comunitários de milhões para um hotel que só poderá ser feito se não cumprir o plano de salvaguarda do núcleo histórico. O financiamento é baseado no “Villa Sicó - Programa de Valorização Económica dos Espaços da Romanização” ?!?!?

É autorizada a demolição de um prédio sem o parecer do IGESPAR. As obras causam danos no prédio vizinho com um buraco de dimensões assinaláveis. O técnico responsável pela obra deu de frosques. Está ali um imbróglio por resolver.

As obras eternizam-se tal como em várias ruas do centro histórico causando incómodos a todos e uma grande salas de visitas para Tomar.

Podia ser diferente? Podia mas não era a mesma coisa...

Anónimo disse...

Tó, vê-se que continuas a não perdoar ao PM ter corrido contigo da câmara! Não tanto pelo que deixaste de ganhar, mas mais pela porrada que levaste no ego...

Não te esqueças de eliminar mais este meu comentário, que, julgo, não irás estranhar pois foi escrito às 12:05 horas...

Sebastião Barros disse...

Continuo é a achar estranha a sua obstinação na difusão de uma mentira sem ponta por onde se lhe pegue. Porque será que você não quer falar com o António Alexandre, que sabe a história toda? Ou você vai tentando espalhar a mentira para ver se me leva a contar a verdade? Então é que você diria que eu estava a prejudicar o PM. A não ser que você seja o MAAF e o seu estilo inimitável de fabricar factos políticos em benefício pessoal...

Anónimo disse...

NÃO É INVEJA NÃO PORQUE EU VIVO MELHOR QUE VOCÊS TODOS... É A REALIDADE DOS FACTOS (E A VONTADE DE ME DIVERTIR) POIS EU TAMBÉM TIREI O CURSO E FUI MAIS LONGE, TRANSPIREI MUITO E CHEGUEI ONDE CHEGUEI SEM FAVORES POR ISSO CONSIDERO ESTE TIPO UM DOS QUATRO CHUCHAS DO PS TOMAR. E NÃO É EXEMPLO PARA A JUVENTUDE.
E NÃO ME FAÇAM ESCREVER DOS OUTROS TRÊS SUFRÍVEIS POLÍTICOS PORQUE É MAIS DO MESMO. PERGUNTO EU: HUGO COSTA PARA ALÉM DE SABER O QUE É O ÍNDICE PE PREÇOS NO CONSUMIDOR OU NO PRODUOR... SABERÁ ELE E O GORDO DO CRISTOVÃO O PREÇO MÉDIO DE UM PACOTE DE LEITE UHT, MEIO-GORDO, POR EXEMPLO? JÁ ALGUMA VEZ VERGARAM A MOLA A CAPINAR? OU GOSTAM MAIS DE CHÁ? É SABEREM O QUE É A VIDA E.... NEM PRECISAM IR À TROPA!
ENTÃO E SÓCRATES É MENTIROSO OU NÃO? SILVA PEREIRA VAI SER OUVIDO DEPOIS DAS ELEIÇÕES? COMO DIZ MEDINA CARREIRA... ESTES TRASTES QUE GOVERNAM O PAÍS SE LÁ CONTINUAREM VÃO LEVÁ-LO À BANCA ROTA! E O PSD TAMBÉM NÃO SE LIVRA. OLHEM O GRANDE TRAPASSEIRO DO DIAS LOUREIRO! USOU O TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS PARA ENRIQUECER. TRASTES. SÉRIO SÉRIO SOU EU E O P8 E MAIS SE O PM O MANDOU EMBORA FOI PORQUE P8 JÁ ESTAVA A SER DEMASIADO ESPERTO PARA ELE.

Anónimo disse...

estejam aentos à campanha dos IPM (ex-IpT).

vão arrasar, meus!

Anónimo disse...

"Tenha vergonha antes de acusar as pessoas. O Rapaz sempre trabalhou honestamente."

OH SEU GRANDE MICROCÉFALO CLARO QUE O RAPAZ COMO BANCÁRIO TRABALHOU HONESTAMENTE E ATÉ TRABALHOU A MAIS COMO TRABALHAM TODOS OS ESCRAVOS BANCÁRIOS DAÍ QUE LHE DESSEM O TACHO PARA SE DEDICAR AO PARTIDO MAS ELE É DEMASIADAMENTE LIMITADO TECNICAMENTE E BUÉ DA FEIO PARA ISSO PREFIRO O GORDO DO TÓ REBELO, O SABEDOR.

Anónimo disse...

Tomar, cidade turística, capital do concelho de Tomar, brevemente promovido a freguesia de Torres Novas. A Câmara tem feito tudo para dinamizar a cidade e mostrá-la ao mundo. Vale a pema visitar o contro histórico onde em algumas rua está reproduzido o ambiente da pequena vila que era na Idade Média. Falo da rua dos Moínhos e da Sinagoga, esta no trolo onde fica a Casa das Ratas. Isto sim, é que é realismo. Ainda se queixam que a câmara não faz nada...

Anónimo disse...

Troço, não trolo...

Anónimo disse...

O Rebelo que nos diga onde encontrou a autoridade do Lebre e a coragem do Ivo ou até a sensibilidade (demos por ela no caso das obras do Centro Histórico !!!) do Corvelo.
Toda a análise do Rebelo é como de costume, enviezada e tendenciosa.

Sebastião Barros disse...

Para 1:31

Respondo-lhe da melhor vontade, porque afinal a democracia é isto mesmo; uma sociedade em diálogo livre e permanente.
Conforme já referi diversas vezes, no meu entender há horas menos próprias par escrever. A pessoa está cansada, por vezes até um pouco bebida, e vai daí escreve o que pode e não o que não sabe, deixando-se até resvalar para a calúnia gratuita.
A título de exemplo, aquela frase "Toda a análise do Rebelo é, como de costume, enviesada e tendenciosa", era perfeitamente evitável. Afinal, refere-se a quem a escreveu na mensagem original e não a quem nela é mencionado. E significa o seguinte: "O gajo (ou pior ainda) escreve bem. Muito eu gostava de escrever assim. Como não posso, dou-lhe mais umas facadas, para ver se ele desiste, ou pelo menos perde a fama que tem na urbe."
Passando agora às explicações.Antes de mais um pequeno esclarecimento: tudo quanto escrevo é, naturalmente, resultado de uma longa experiência e de múltiplas leituras, mas não posso detalhar as bases das análises que tento fazer, para evitar que os textos sejam demasiado longos. No caso presente: 1 - Detectei a autoridade do Lebre quando ele era vereador da câmara AD, presidida por Amândio Murta, e eu deputado municipal (como se diz agora) pelo PS. 2 - A coragem do Ivo foi evidente quando levou até ao fim a decisão de mudar o mercado ambulante das sextas-feiras, apesar de ameaçado de morte.3 - A sensibilidade de Corvêlo de Sousa, notei-a no seu sofrimento íntimo (afinal conversamos como amigos há mais de 50 anos...)por ser forçado, para honrar a palavra dada, a prosseguir a política do seu antecessor, com a qual em múltiplos aspectos não concorda.
Conclusão: lá perdeu vossemecê mais uma belíssima ocasião de se abster. É mais um exemplo flagrante de que "as cadelas apressadas parem cachorros cegos".

Anónimo disse...

Oh Rebelo,mas você é mesmo um caso anedótico...

Vê o que queremos dizer, quando afirmamos que você não aceita bem opiniões que contestem a sua?
E não nos referimos a apagar os comentários! Aqui está bem clara, a boa recepção à critica do anónimo da 1:31!

(Adianto já que não sou esse anónimo)

Ele não está a caluniar a sua pessoa, está a fazer uma crítica ao seu artigo!!!

Critica esta, com a qual, eu também concordo! E muitos mais, provavelmente!!!

Então, no seu pseudo-artigo, você resolve atribuir 2 características a cada candidato, ousando dizer que com isso pretende ajudar a clarificar as nossas pobres mentes?

É claro que é uma análise pobre. Muito pobre. E muitissimo tendenciosa. E pretenciosa.

E nada esclarecedora.
Quando um leitor lhe pede explicações, e chama a atenção para a falta de qualidade do seu artigo, você toma esta crítica como uma ofensa pessoal. E então começa por lhe lançar uma ofensa a esse senhor...

Que engraçado! Então você pensa mesmo, ao ponto de o afirmar com todas as letras, que escreve bem?
Lamento a desilusão...normalzito, é o que você escreve. E a sua falta de capacidade de argumentação ressalta.

Note-se a sua enorme capacidade de argumentação:

("Passando agora às explicações.Antes de mais um pequeno esclarecimento: tudo quanto escrevo é, naturalmente, resultado de uma longa experiência e de múltiplas leituras, mas não posso detalhar as bases das análises que tento fazer, para evitar que os textos sejam demasiado longos.")

Isto é mesmo de politiquilhozinho barato:depois do ataque, mas antes de qualquer explicação, trata de cuspir uma espécie de curriculo, para que fique bem notório que você tem uma mente erudita, logo o produto da sua mente estará acima de qualquer crítica.

Acredita realmente que o que você escreve, pelo simples facto de resultar da sua experiência e da re-combinação das suas múliplas leituras, estará acertadissímo???

Isso é o que você gostaria que acontecesse, mas infelizmente não é verdade.
Seria bom para todos nós, que você nos brindasse com uma boa escrita, com uns artigos com uns bons alicerces. Mas ainda não.

Nas suas explicações adianta logo que não pode detalhar as bases das análises.
Se não as pode detalhar, então não as faça!

Bom, mas por fim lá vomitou alguns argumentos:

("Detectei a autoridade do Lebre quando ele era vereador da câmara AD, presidida por Amândio Murta, e eu deputado municipal (como se diz agora) pelo PS.")

Quanto à autoridade do Lebre, ficamos sem perceber à mesma. Detectou-a, mas não específica como.
(Obrigou-o a levar-lhe o café e as pantufas todos os días ao ecritório? Ordenou-lhe que fosse lavar os lavabos publicos? Obrigou-o a arrancar todas as ervas que crescem entre a calçada da cidade? )

Passamos ao 2º argumento:

("A coragem do Ivo foi evidente quando levou até ao fim a decisão de mudar o mercado ambulante das sextas-feiras, apesar de ameaçado de morte.")

Se para si se trata de coragem, para mim trata-se de autoritarismo.
Ameaças de morte recebem todas as noites o pessoal que trabalha nas urgências do Hospital, por parte de vários ciganos embriagados que lá chegam.


("A sensibilidade de Corvêlo de Sousa, notei-a no seu sofrimento íntimo (afinal conversamos como amigos há mais de 50 anos...)por ser forçado, para honrar a palavra dada, a prosseguir a política do seu antecessor, com a qual em múltiplos aspectos não concorda.")

Eu podería dar outro nome a isto: em vez de sensibilidade, falta de personalidade.
Adianto já que não me parece correcto, por parte do Rebelo, andar a expor conversas intimas que teve com o actual Presidente da Câmara.

Rebelo, você é que não para de perder boas ocasiões para ficar calado.

Você não se dá conta do seu discurso balofo?
Da falta de conteúdo dos seus argumentos?
Está realmente convencido que escreve bem?

Sebastião Barros disse...

Para uma criatura desconhecida em 10:15

Não sei onde é que você foi desencantar essa de que eu ofendi o meu contraditor. O que se torna ainda mais estranho ao verificar-se que, em relação a outros temas, apresentou exemplos. Não muito correctos, mas exemplos.
Quanto ao resto, a sua opinião a meu respeito vale exactamente o mesmo que a minha sobre a sua pessoa. Com uma diferença importante -eu dou a cara!
Confesso que fiquei sem saber quais são os seus argumentos para justificar a opinião que diz ter de mim e da minha escrita. Assim como também ignoro qual a sua real bagagem cultural. Aquela do pretensioso com C deu-me um indício, mas não chega.
Só mais uma achega, pois é bem sabido que não adianta remar contra a maré (para não dizer outra coisa, com cera e defuntos): Quem é que lhe disse que eu revelei conversas íntimas com Corvêlo de Sousa ou com qualquer outra pessoa? Onde é que foi ler isso?
Olhe que "Dos gostos e das cores, não adianta discutir".

Anónimo disse...

O Lebre é um autoritário e um convencido e se lhe derem asas não passará de um ditadorzito.
A sensibilidade que o Rebelo diz o Corvelo ter, não é nem mais nem menos que o reflexo de ele ter sido o capacho e um pau mandado do Paiva. É um oncapaz, não decide, nem deixa que as coisas andem e normalmente não analisa os dossiers a fundo, cometendo demasiados erros. É superficial.
Quanto ao Ivo o que se lhe reconhece é a capacidade de pisar quem quer que seja para atingir os seus fins, neste caso o poder.Não é de confiança, trairá com facilidade. O narcisismo é sem duvida a sua principal caracteristica.

Anónimo disse...

Só uma candidatura se apresenta com trabalho feito, no decurso dos últimos 4 anos:o PS.

Se duvidam consultem o site tomar.psdigital.org e comprovem.

Um apoiante do arquitecto Vitotino

Anónimo disse...

PS, quadrilha de caloteiros.