segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O PAÍS QUE SOMOS E A INFORMAÇÃO QUE TEMOS


António Rebelo
Disse, na peça anterior, ter ficado banzado ao ler na imprensa que Sócrates e Ferreira Leite empataram, pois pensava que o actual primeiro-ministro ganhara folgadamente. Ontem à noite, os diversos jornais televisivos vieram confirmar que houve empate e que, por conseguinte, estava a ver mal as coisas. Até o papa dos comentadores, Marcelo Rebelo de Sousa, na sua análise semanal, reiterou e justificou o que já todos tínhamos lido e/ou ouvido -foi um empate, sem sombra de dúvida.
Sem sombra de dúvida? Pois nem tanto. Somos um país pequeno, com poucos jornais, poucos jornalistas/comentadores e poucos leitores/ouvintes realmente atentos. Basta que um ou dois dos chamados "profissionais alfa" se tenham "esquecido" de retirar os óculos partidários, neste caso as "lentes laranja", para que os outros sigam os alfas e sejamos confrontados com informação enviesada. Foi o que se passou, segundo tudo indica. Porque ninguém acredita que Sócrates tenha dado indicações, aos seus múltiplos assessores, no sentido de se evitar que a informação difundisse a ideia de que conseguiu uma vitória folgada, pois tal ideia poderia vir a desmobilizar o potencial eleitorado socialista. E daí...
A ilustração acima (clicar sobre ela para ampliar), difundida pelo Google mas só durante cerca de uma hora (depois foi retirada), não deixa margem para dúvidas. Consultada por telefone fixo imediatamente após o fim do debate, uma amostra representativa da população portuguesa com capacidade eleitoral proporcionou resultados incontroversos: À pergunta "quem ganhou o debate a que acaba de assistir" 45,6% responderam Sócrates, 30,2 Ferreira Leite e 24,2 ficaram-se pelo empate. Como se pode ver, os dois líderes estão muito afastados do chamado "empate técnico", difundido por outras sondagens, ou do empate visto pelos jornalistas/comentadores.
Nestas condições, uma pergunta não me sai da cabeça -porque será que esta peça esteve menos de uma hora visível no Google? É o país que somos e a informação que temos.

37 comentários:

Anónimo disse...

A imprensa quer levar a MFL ao colo. Mas não conseguirá.

Anónimo disse...

Já é antigo, mas é sempre interessante recuar no tempo, e ver através dos olhos de quem está fora da floresta:


http://www.lavanguardia.es/lv24h/20090516/53704074068.html

Anónimo disse...

http://www.lavanguardia.es/lv24h/20090516/53704074068.html

Anónimo disse...

Ainda bem que há mais gente a pensar assim. Pensava que estava sozinho. O Sócrates ganhou sem dúvida o debate.
E só tinha ouvido um opinador a dizê-lo claramente: o Mário Bettencourt Resende.
Parece-me que não são só os políticos que andam desfasados do país onde vivem. Os jornalistas e comentadores também. É um mundo do faz-de-conta e da manipulação.
Não sou PS, mas só por causa disto, em vez do voto em branco, marco cruz na rosa. Tudo menos a Manela!

Anónimo disse...

"Portugal parece resignado a su destino de balneario de Europa"

Vindo de um espanhol parece mais um insulto!

Anónimo disse...

Eu não decido o meu voto com base nos debates.

Eu voto com base no que vi e aconteceu ao longo destes 4 anos, que é bem mais revelador que um debate de uma hora.

E o que vi, ao longo destes 4 anos, é que o Sócrates é um aldrabão: comprou o diploma, é currupto (freeport), não faz politica para os portugueses, destroi a classe média.

A Manuela também não é boa peça.
Retrógrada, pouco comunicativa, sem propostas reais.

Na verdade são os 2 feitos da mesma massa.

Interessante é o Sócrates dizer-se de Esquerda... Se assim é, porque é que ele está mais próximo de fazer uma aliança parlamentar com o PSD (Direita) do que com a verdadeira Esquerda (PCP/BE)?
Mistérios...

O meu voto vai para a Esquerda real: PCP.

Anónimo disse...

Para 10:56

E é mesmo um insulto.
Que infelizmente está bem próximo da realidade.
Este insulto é o resultado das politicas dos ultimos 30 anos:

Investir sobre tudo em alcatroar Portugal, fazer boas auto-estradas para os Alemães virem cá rápido disfrutar das nossas boas praias.

Este insulto, fizeram-no os politicos que se convenceram que não podemos servir para mais nada, que para o turismo de praias e sol.

Anónimo disse...

Fantasma, não venhas para aqui dizer que é o que merecemos...

Anónimo disse...

O PCP não é a esquerda real.
É um partido irrealista que não sabe ser governo (como ficou comprovado em 74/75. Ficou retido no século passado e ainda não digeriu a evolução do mundo. Ao menos fosse um partido ecologista como na Alemanha...
Por outro lado votar no Bloco de Esquerda é dar legitimidade a um conjunto de contradições que vigoram no programa de governo desse partido e que se revelam irrealizáveis numa democracia de pleno direito que pertence à União Europeia.

Assim, a única Esquerda possível é o PS.

Anónimo disse...

Claro o bom xuxa obedece cegamente aos ensinamentos do Kim Hil Sócrates e por uma questão de fé vota nos ditos Socialistas.
Só pode, não é!?

Anónimo disse...

O PS de Sócrates não é Esquerda. Nem faz politicas de Esquerda.

Anónimo disse...

O Sócrates é bem mais um aprendiz de ditadorzinho.

É um lobo vestido com pele de cordeiro.

Anónimo disse...

Não é fé, é realismo.
O PS é o único partido que colocará algumas políticas de esquerda na agenda governativa.
Com o PSD aumentará o desemprego e diminuirão os apoios aos necessitados.

Anónimo disse...

Eu pergunto:

Qual é o interesse de saber quem ganhou o debate?
Por acaso estamos a tratar de um jogo de futebol?

Num debate como este, não se debateram os problemas, não se confrontaram propostas.

Foi pura troca de acusações.
Quem ganhou foi quem mostrou maior capacidade de retórica.

Conversa têm muita, todos os políticos, especialmente em tempo de eleições.

Quem ganhou o debate ou quem deixou de ganhar é uma questão que não interessa, mas que distrai o bastante.

Viva o futebol!

Anónimo disse...

Senhor Doutor António Rebelo, não deve mostrar-se tão convicto de que a opinião de V. Exa. é que está certa. Opiniões são opiniões, ditadas por pessoas. E o Senhor sabe, como diz o povo: "Cada cabeça sua sentença". O Senhor sabe, por acaso, quem foram as pessoas contactadas no inquérito? O problema deste País, é que cada um olha apenas para a camisola do seu clube. Como diz o leitor anterior, parece que estamos a falar de futebol. Muitas vezes, também estou a ver um jogo pela televisão e os comentários feitos pelo narrador parece que dizem respeito a outro. Na política, devíamos ser mais moderados, realistas, desapaixonados, vendo as coisas como elas são. Desculpe, mas com todo o respeito que merece,o Senhor Doutor parece não vive neste pequeno País...

Anónimo disse...

Para mim é óbvio:

PERDERAM OS 2.

E pior:

Andamos a perder todos há muitos anos.

Abram os olhos que ainda estamos a tempo.

Anónimo disse...

Quem não vive neste pequeno país é a Dra. Ferreira Leite.
A prestação dela na TV prova que circula no eixo Cascais-Lisboa-Londres e desconhece o país real. O país que sobrevive à custa do trabalho e com ordenados mínimos. O país que não pode ir ao cabeleireiro pintar o cabelo branco, nem ao dentista reparar os dentes estragados por alimentos ricos em açucares para enganar a pobreza. O país que não viaja porque não tem dinheiro para extravagâncias. O país que estuda com livros da acção social. Enfim, o país real.
MFL é mais uma reformada de luxo que pensa que agora, entre duas visitas dos netos, terá tempo para governar um país cheio de problemas.
Mas não vive neste país.

Sebastião Barros disse...

Para anónimo em 13:06

Para saber quem foram as pessoas contactadas e como foram contactadas, fará o favor de ler a ficha técnica do inquérito prévio, na parte de baixo da ilustração (clique nela para ampliar, se necessário).
Quanto ao debate, que se pode esperar de um líder da oposição que não consegue levar a melhor sobre um primeiro-ministro em funções, com o natural desgaste que isso implica?
Sobre futebol, façam-me um favor -nunca comparem um lagar de azeite com uma catedral. No futebol, ganhe quem ganhar, perca quem perder, a nossa vida continua exactamente como antes, pois não há qualquer relação entre uma coisa e outra, excepto para aquele mundo assaz particular de jogadores, treinadores, dirigentes... Na política a música é outra.Quando votamos estamos a tentar melhorar o nosso futuro colectivo, mesmo sem nos darmos conta disso.
No resto, respeito as opiniões alheias, mesmo as mais divergentes. Apenas peço reciprocidade.

Anónimo disse...

Para 13:19

Se nos explicar porque é que perderam os dois e andamos todos a perder, até somos capazes de concordar consigo. Agora assim a seco, não percebi patavina. Incapacidade minha, está claro.

Anónimo disse...

Para efeitos práticos, ganhe quem ganhar, a nossa vida real vai continuar na mesma: tal e qual como depois de um jogo de futebol.

A diferença será para os lideres dos partidos (dirigentes dos clubes), ministros (treinadores), deputados (jogadores).

Nós (as bolas continuaremos a levar os mesmos pontapés. Connosco continuarão a marcar os seus golos, a levar para a frente os seus interesses (que não são os nossos nem o do nosso País).

Afinal esta politica pode ser comparada ao futebol.

Anónimo disse...

Perderam os 2, porque nenhum dos 2 foi capaz de apresentar propostas.

Resumiram-se a um jogo infantil de insultos.

Para além das diferenças sobre o tema TGV, que diferenças substanciais concretizaram? Poucas ou nenhumas.

Perderam porque não aportaram nenhuma contribuição construtiva.
Perderam porque ficou nítido que a politica de ambos é idêntica.

Andamos a perder todos há muitos anos:só assim se justifica que o País esteja cada vez mais na cauda da Europa na agricultura, na educação, na industria.

E vemos Espanha aqui ao lado, a crescer.
E nós nem temos os problemas de água que Espanha tem!!!
Tinhamos mais trunfos, se não fosse o fado destes politicos manhosos que se agarrarm que nem umas carraças ao poder.

Anónimo disse...

Somos um país pequeno, com poucos jornais, poucos jornalistas/comentadores e poucos leitores/ouvintes realmente atentos. Basta que um ou dois dos chamados "profissionais alfa" se tenham "esquecido" de retirar os óculos partidários, neste caso as "lentes laranja".

Ganda tirada sôtor!
A mim parece-me que o sôtor também é um "alfista" igualzinho aos outros só que com óculos de cor diferente.
Na política nacional o sôtor ficou todo inchado porque o "Inginheiro" Sócrates ganhou o debate à Doutora Ferreira Leite.
Já dizia o outro "que a razão mesmo vencida não deixa de ser razão".
Já reparei que o sôtor é muito viajado, muito opinativo, muito interventivo....mas não deixa de ser vulgar.
Faz parte daqueles tótós que acredita que o Inginheiro é e será um homem novo depois do resultado das europeias.
Deixando de ser o arrogante e prepotente que era até aí.
Agora se esteve bem no debate? Esteve sim senhor só que quem tem andado a treinar a fintar a verdade (veja-se no caso da licenciatura, do numero de postos de trabalho a criar, do não aumento de impostos e do Freeport) consegue facilmente ser mais convincente que alguém que seja honesto.
Se o sotôr fosse mais novo, se calhar já não pensava assim se ainda tivesse que respirar o pó do giz e ser avaliado à la Lurdes Rodrigues... mas enfim o senhor saiu em bom tempo.
É claro que o sôtor tem o direito de votar em quem quiser e dizer os disparates que entender. Não pense é que isso faz mudar a nossa opinião do mundo. Mudamos é a opinião de si.
Já por cá o senhor tem uma carrada de óculos para por e tirar. Não consegue ver uma coisinha de bom naquilo que os Ipts fazem ou dizem. Vá lá sôtor, disfarce lá um bocadinho essa "dor de corno".
Já no PS é conforme acorda. Oh sotôr veja lá se não é tão bi-polar. Ou se é ou se não é.
Já com o CDS e os Tomar em Primeiro Lugar, é só mordomias mas descanse sôtor que se ambos tiverem 800 votos cada um, será um excelente resultado para ambos.
Mas pronto sôtor vá continuando a sonhar. Sonhe que o sonho é lindo acaba é a 11 de de Outubro até lá ....delire que faz bem ao ego.

Anónimo disse...

Nota-se que no seio dos jornalistas (comentadores, analistas, o que se quiser) paira um enorme receio pelo resultado eleitoral, pois, terá consequências no futuro profissional de muitos deles. A defesa do "empate" no dito debate, corresponde ao desejo de muitos jornalistas para que nada mude substancialmente no dia 27. É a comprovação de que o poder político e económico interfere, da esquerda à direita, nas redações dos media. De parte ficam aqueles que auferem honorários para defenderem, como missão, as suas cores partidárias, caso de MRSousa e AVitorino.

Sobre se Sócrates encarna nestas eleições a esquerda (uma esquerda realista para o Portugal concreto que somos nos dias de hoje), não tenho dúvidas: José Sócrates é a esquerda, e um voto de um eleitor de esquerda que ponha no cume das suas preocupações o país, o colectivo nacional e não apenas o seu mundo pessoal, esse voto só poderia ser dado a José Sócrates.
Talvez seja um idealista, mas nunca cimentei as minhas opções políticas à luz dos meus problemas e interesses pessoais.

Não é por acaso que toda a oposição, dos partidos à esquerda do PS à direita usam a mesma cartilha nas acusações a José Sócrates. Uma paradoxal aliança. Só não vê quem não quer mesmo ver: o incremento nas novas tecnologias, modernas indústrias, as reformas na saúde (veja-se como esquecem uma Min. Saúde fraca depois de fazerem saltar Correia de Campos, excelente ministro e como ridicularizavam Manuel Pinho que tinha o péssimo hábito de resolver bem no terreno os problemas, mas não andava com os sindicatos atrás....). Para não falar de apoios sociais. Nenhum Primeiro Ministro foi tão longe. Nenhum! Além disso tem uma vocação invulgar, neste mundo globalizado para se mover nas relações económicas e política de âmbito internacional.

É só abrir os olhos, pensando no colectivo: nós estamos mesmo na UE e é pura fantasia o que muitos apregoam por aí, como se estivéssemos na Rússia em 1917. A nossa esquerda ou é realista ou é louca.

Eu voto José Sócrates e tenho uma forte costeleta radical de esquerda de que nunca me libertarei. Mas sou de esquerda em Portugal para os portugueses.

Anónimo disse...

O Senhor Doutor António Rebelo, pessoa ilustre que merece todo o respeito, não percebeu ou fez que não percebeu o meu comentário das 13.06. É claro que a política é uma coisa muito séria. E é por isso mesmo que deve ser tratada de forma séria e responsável, impondo que se coloque o interesse geral acima dos interesses ou simpatias pessoais. A referência ao futebol serviu, apenas, para 'mostrar' que na maior parte das vezes nos deixamos conduzir pela clubite...

Anónimo disse...

Para o anónimodas 14:14

Que poético veja se recita essas palavras aos trabalhadores da Freitas Lopes, João Salvador e Platex para não dizer dos outros que a cada dia que passa ficam sem poder ganhar o pão fruto dos lirismos desta política de esquerda que lhe merecem tanta admiração.

Anónimo disse...

Vejam a clarividência espanhola, sobre o que a contece aqui na Provincia Lusitana:


http://www.lavanguardia.es/lv24h/20090516/53704074068.html

Anónimo disse...

Uma questão:

o anónimo das 14:14 é o Sr. Rebelo, não é?

Sebastião Barros disse...

Para anónimo em 16:06

Não senhor, não sou eu o anónimo das 14H14. Se fosse teria usado Sebastião Barros. Reconheço porém, com alegria, que se trata de um texto muito bem escrito e estruturado, difícil de rebater. Embora não concordando com tudo aquilo que lá se pode ler, também não me repugnaria subscrevê-lo, caso se tratasse de um apoio colectivo ao PS e ao seu secretário-geral. Exactamente como Manuel Alegre já aceitou fazer campanha ao lado de Sócrates, se isso lhe for pedido. É nos momentos difíceis que se conhecem os amigos verdadeiros.

Anónimo disse...

avançou a edição do SOL da passada sexta-feira, relativamente a Manuel Alegre:

"O histórico do PS decidiu entrar na campanha eleitoral,mas só irá aos distritos onde se candidatam os seus amigos políticos: António José Seguro, Alberto Martins e Maria de Belém. É o que se chama dar com uma mão e tirar com a outra..."

Anónimo disse...

Ai Rebelo que afinal não nos contas tudo...

Sebastião Barros disse...

Para 14:13

Vulgar, tótó, diz disparates, se tivesse que ser avaliado tinha outra opinião, uma carrada de óculos para tirar, contra os IpT,"dor de corno", bi-polar, é conforme acorda, delire que faz bem ao ego.
Li e reli tudo o que antecede e o resto que você escreveu, e ainda não percebi. Em resumo, não sendo eu candidato, nem eleito, nem titular de um cargo político, nem patrão, o que é que o levou a escrever tanto sobre um simples reformado como eu?
Se eu quisesse descer ao seu nível de escrita, naturalmente que estaria em nítida desvantagem, pois nunca consegui odiar ninguém com tanta intensidade como você demonstra odiar-me a mim. Mesmo assim, poderia responder-lhe simplesmente que a estação dos combóios fica a sul da cidade e a praça de touros a nascente, para os fins tidos por convenientes. Mas não irei por aí. Limito-me a dizer-lhe para arranjar paciência e muita tolerância, porque vêm aí dias muito difíceis. E quem escreve o que você escreveu não deve dormir nada bem. Só se for com comprimidos, o que não é nada saudável, como deve saber.
Só uma pergunta final: Depois do seu rol de insultos e de trivialidades, numa linguagem aproximada, o que é que mudou na grave crise nacional ou tomarense?
E já me esquecia: Não fui avaliado no tempo da Lurdinhas, mas fui-o no tempo da Manelinha, na altura em que ela era ministra da educação, proíbiu os professores de falarem aos jornalistas e instituiu o célebre exame de acesso ao 8º escalão, que Guterres teve coragem de atirar para o lixo.
Como dizem os galegos -"Sabe mais o diabo por ser velho do que por ser diabo."
Passe bem e tenha muita saúde!

Sebastião Barros disse...

No jornal da SIC da uma da tarde foi dito textualmente que Manuel Alegre aceitou fazer campanha ao lado de Sócrates, se lhe pedirem para o fazer. A notícia do SOL está, portanto, ultrapassada. Nestas coisas, como no resto, temos de ter sempre em conta que a realidade evolui constantemente, pelo que o que ontem era verdade, hoje pode já não ser, e assim sucessivamente.

Anónimo disse...

Ok, muito obrigado pela informação actualizada.

Mas o que ontem era verdade, hoje é verdade, e amanhã também o será: é que o Alegre é mais um vira casacas, troca tintas, cata-ventos.

Anónimo disse...

Vira de acordo com o vento mais favorável.

Anónimo disse...

Felizes os simples e os ignorantes, pois deles será o reino dos céus. Amen!

Anónimo disse...

Continue a rezar.

E vá a Fátima a pé.

Anónimo disse...

Portugal destinado a ser balneário da Europa,é o que todo o mundo pensa, até a Comissão Europeia.
Se os portugueses só pensam especializar-se em turismo e em praia, o que é que queriam?
Vindo de Espanha, uma potência turística, mas também industrial, e aqueles que dão de comer aos portugueses, tem mais significado. Só os portugueses não o entendem. Os portugueses são o único povo do mundo a quem o estudo da ONU atribuiu o grau zero da literacia, de falta de entendimento.