segunda-feira, 7 de setembro de 2009

NOVA PROPOSTA DO PS/TOMAR

Foto Cidade de Tomar
Inesperadamente, quando estamos a um mês das autárquicas, o cabeça de lista do PS apresentou esta manhã a proposta de um "Centro Municipal de Protecção Civil", incluindo um novo quartel dos bombeiros e um "Centro de Apoio Logístico", integrado numa rede nacional que está a ser implementada desde 2006, mas cuja aprovação data de 2001, quando António Guterres era primeiro-ministro. Em declarações reproduzidas nos noticiários de hoje da Rádio Hertz, José Vitorino disse que o futuro equipamento, caso a câmara actual aceda a candidatar-se, deverá ser instalado na zona do Moínho Novo, junto ao IC3.
Quanto ao actual quartel de bombeiros, que ficaria devoluto caso o citado centro viesse a ser edificado, o cabeça de lista do PS indicou que seria ocupado por uma "Loja do Cidadão", de 1ª linha, com cerca de mil metros quadrados, ocupando toda a linha da frente do actual edifício. O restante poderia vir a ser aproveitado para fazer a ligação com o fórum romano, "embrião do futuro núcleo museológico da romanização".
De acordo com a mesma fonte, esta proposta do PS vai ser apresentada na reunião de câmara de amanhã, tudo levando a crer, de acordo com fontes ouvidas por Tomar a dianteira, que será rejeitada. Com efeito, o facto de José Vitorino ter decidido apresentar publicamente a proposta, antes de o fazer no local próprio, não colheu grande simpatia por banda da maioria PSD. Para mais, o candidato socialista aproveitou o ensejo para acusar a actual maioria PSD de ter feito tudo o que estava ao seu alcance para que o CDOS se fosse embora. Por outras palavras, segundo Vitorino, a responsabilidade pela perda de mais um serviço do estado, não é das estruturas distritais do PS, mas sim da actual maioria PSD, que ousou insistir no pagamento das dívidas referentes a vencimentos, rendas, água e luz, tudo no valor de cerca de 600 mil euros, pelo que estava mesmo a pedi-las. Em termos comparativos, temos aqui uma argumentação infeliz, do mesmo tipo daquela segundo a qual as mulheres são violadas porque andam mesmo a pedi-las, pela maneira com se vestem e se comportam.
É, todavia, muito hábil esta jogada política dos socialistas locais. Após quase quatro anos de manifesto apagamento, durante os quais nunca apresentaram qualquer proposta susceptível de poder vir a contribuir para a ultrapassagem das evidentes dificuldades do concelho, que são anteriores à actual crise, e vão persistir para além dela, resolveram tirar agora um coelho da cartola. E um coelho bastante problemático para o PSD. Com efeito, se os social-democratas votarem favoravelmente a proposta do PS, esta candidatura vangloriar-se-á de "marcar a agenda local". Se, pelo contrário, a mesma for rejeitada, será dito que mais uma vez se vê quem são realmente os coveiros da cidade e do concelho. Se protelarem a decisão, serão acusados de indecisão e de manifesta má-vontade, já evidenciada bastas vezes anteriormente.
É a política local das fintas, das rasteiras e do jogo para empatar e iludir os espectadores. Na nossa tosca opinião. Mas estaremos sozinhos? Na noite de 11 de Outubro logo saberemos. Se não for antes.

13 comentários:

Anónimo disse...

O Dr.Ivo Santos já tinha alertado para este problema há algumas semanas atrás,tendo feito inclusive declarações públicas sobre a matéria,no entanto parece que ninguem achou o assunto relevante!Mas eis que o PS entra ao barulho e agora sim este tornou-se um assunto relevante e prioritário!Como diria esse mestre da politica de seu nome António Guterres:"É a vida!"

Anónimo disse...

Bem tenta o PS limpar-se de toda a porcaria que de forma sectária e eivada da partidarite aguda que os caracteriza a tentar desmistificar uma realidade, que é o facto de roubarem a Tomar mais um serviço relevante e de âmbito regional.
Também foi evidente a incapacidade do Corvelo para lidar com este assunto.
Mas essa, de segundo o Vitorino, não se reclamar a divida, não lembra ao diabo. É o PS no seu melhor, com a demagogia na sua plenitude.
Enfim, Corvelo e Vitorino, beem podem ser as duas faces da mesma moeda, do tal centrão, incompetente e demagógico.

Anónimo disse...

Sabem que o PS com a ânsia de se candidatar a muitas freguesias (15) incorporou nas listas das freguesias rurais mercenários de Tomar que não tem nada a ver com esssas freguesias ?

É escandaloso para um partido da dimensão do PS !

Anónimo disse...

Os debates na Radio Hertz para as freguesias estão a correr muito mal aos candidatos do PSD, o que é revelador da falta de comfiança e de liderança das suas hostes.

No debate da Pedreira o Candidato da CDU cilindrou o do PSD.

Nos debates da Alviobeira e Beselga os candidatos do PSD revelaram-se muito mal preparados e nervosos.

E o debate da freguesia da Junceira, o Américo Pereira dos Ipt simplesmente esmagou o candidato do PSD que não disse duas para a caixa. É desolador o PSD que tem tido bons autarcas na Junceira apresentar um candidato deste nível.

Isto tb está a correr mal para o PSD nas freguesias. A liderança frouxa que tem está a ter reflexos imediatos na equipa.

Anónimo disse...

O Povo não faz mais nada, ansioso para ouvir os bacocos das freguesias.
Não perco tempo com essas miudezas!
E a maioria das pessoas também não!

O Sábio

Anónimo disse...

o Partido dito Socialista de Tomar é especialista na criação de factos políticos para se fazer notar e para propaganda pura e dura, sem qualquer despudor, sem sentido de efectiva responsabilidade e sem o necessário senso da realidade.

Felizmente que o povo não é tão estúpido para se deixar enganar por estes lampejos eleitoralistas de ocasião e bem sabe da ineficiência do trabalho político destes ditos socialistas nestes anos de hegemónica governação do Paulino Paiva.

Anónimo disse...

Até parece que estão admirados! Jogo sujo é com o Luis Ferreira! Não foi assim que ele ganhou a concelhia?

Anónimo disse...

Naõ se preocupem que o povo eleitor também não.
Quem é esse LF?
O seguro de vida do PSD.
Com este no PS qualquer ganha no PSD.
É a vida, uns ganham eleições outros fazem "politica" .....
Assim continua Tomar.

Anónimo disse...

Nas listas para as freguesias,as meninas que vão em 3º lugar, algumas com 19 anos, dizem que só querem lá ficar pelos 200 euros mensais, porque estão desempregadas, porque de resto não percebem nada.
Este é um ganda País. Antes o 25/4 havia emprego e nas Juntas de Freguesia era por amor à camisola, não receniam tusto.

Anónimo disse...

Esta é uma jogada política que apenas visa entalar o PSD.
Uma proposta avulso, desenquadrada das necessidades do concelho, da Região e da Política Nacional.
Não se pode alterar assim uma estrutura de bombeiros de um momento para o outro sem considerar as necessidades reais do concelho.
Façam primeiro um plano de Desenvolvimento para o concelho, integrado na política regional e nacional, onde integrem uma proposta de reorganização total dos bombeiros, que têm muitos problemas, bem como o concelho.

Anónimo disse...

o partido dito socialista de tomar pretende agora branquear a actuação do mesmo partido dito socialista distrital que "deviou" uma infra-estrutura da protecção civil para Almeirim, que é governada por um cacique dessa formação partidária, num joguinho de interesses digno dos sicilianos,

em época de eleições esse "desvio" branqueia-se com medidas demagógicas, em cima da hora e do joelho pelos oportunistas que dirigem actualmente o partido dito socialista em Tomar,

uma vergonha!

e querem estas criaturas ser governo em Tomar,

livra! vade rectro!!!!!!!

Um bacoco de aldeia disse...

"O Povo não faz mais nada, ansioso para ouvir os bacocos das freguesias.
Não perco tempo com essas miudezas!
E a maioria das pessoas também não!

O Sábio"

Estou à vários minutos a tentar encontrar as palavra certas para responder a este comentário sem ter que insultar o auto intitulado Sábio. Porque considerar que qualquer pessoa pelo facto de viver numa pequena aldeia é inferior intelectualmente a alguém que vive numa cidade é no mínimo repugnante.

Anónimo disse...

Estás feito. Portugal é uma grande aldeia,e têm visão de rato: os olhos brilham muito, mas vêem pouco.