terça-feira, 1 de setembro de 2009

O TEMPO NUNCA VOLTA PARA TRÁS


António Rebelo
Já o ano passado tentei , pelos vistos sem grande resultado, explicar o drama do comércio na cidade antiga, particularmente na Corredoura (ver série de dez artigos "Tentar perceber a crise", de Novembro de 2008). Li agora no blogue do CDS, http://www.saberdecidir-ivosantos.blogspot.com/ , que o candidato se encontrou com representantes da ACITOFEBA, a quem assegurou que abriria um debate sobre a hipotética reabertura ao trânsito daquela rua. Compreendo a posição do Ivo, que precisa de votos. Não entendo a da ACITOFEBA, cujos sócios manifestamente continuam a não aceitar o presente e a recusar o futuro.
Como também já referi, o drama da cidade e do concelho tem como causa importante, quiçá até principal, o facto de a maior parte dos residentes, em vez de caminharem tranquilamente rumo ao futuro, encarando o novo com serenidade e determinação, continuarem a olhar para o passado de modo doentio, o que os impede de o compreenderem.
Sucintamente, a crise do comércio tradicional da Corredoura e em toda a Rua Direita, tem a sua origem na mudança do mercado, das traseiras da Câmara, onde funcionou durante séculos, para o local onde agora está. Foi há 59 anos. Mas o pessoal ainda não aceitou tal mudança lá bem no seu íntimo. Tal como os ferradores que existiam nas entradas da cidade desapareceram com o fim da tracção animal, também os estabelecimentos dos dois eixos tradicionais -Norte-Sul e Nascente-Poente- nunca mais recuperaram da machadada que foi a mudança dos fluxos humanos, provocada pela deslocação do mercado.
Uma importante população dependente dos militares (Regimento de Infantaria, Fanfarra, Banda de Música, Quartel General, Hospital Militar, Posto Rádio, Farmácia Militar), com recursos importantes e certos, mas sem vias de comunicação nem meios de transporte individuais; tudo isso constituiu, durante mais alguns anos, importante paliativo, tal como as farturas do post-25 de Abril. Depois foi o desastre. O militares e respectivas famílias foram-se, porque as forças armadas sofreram consideráveis reduções; as farturas acabaram; as estradas melhoraram bastante e os automóveis passaram a ser coisa comum. Só os comerciantes da cidade velha, cuja cultura lhes não permite ver mais longe, continuam aguardando que o tempo volte para trás, como no velho e conhecido fado.
Em vez de se preocuparem com originalidade, qualidade, quantidade, preços, atendimento e marketing, continuam com as ideias surgidas imediatamente após a início da crise local: se houvesse trânsito na Corredoura, se os turístas viessem cá abaixo, se a Câmara fizesse animação na rua. Estão completamnente equivocados. E quanto mais tarde o reconhecerem, pior será. O trânsito não tem qualquer hipótese razoável de vir a ser restabelecido, designadamente por causa das esplanadas e porque não é essa a tendência actual. Repare-se que haverá ainda este mês o "dia europeu sem carros" pelo que, incrementar o trânsito automóvel na cidade antiga, iria ao arrepio do progresso. E depois, o tão desejado restabelecimento do trânsito automóvel não passa de um pretexto falacioso para tentar dissimular incapacidades pessoais várias. Afinal, os automóveis circulam normalmente na Rua Direita da Várzea Grande e não consta que os comerciantes aí instalados estejam a ganhar fortunas. Ou estarão? O trânsito automóvel tem as costas largas, bem como uma grande vantagem para os incapazes -nem ouve nem se manifesta.
Tolerância, abertura de espírito e capacidade de adaptação à mudança permanente, PRECISAM-SE! COM URGÊNCIA!

51 comentários:

Anónimo disse...

Dr. António Rebelo,
Permita-me que discorde totalmente da sua opinião.O problema foi criado e agora tem que ser resolvido.Não moro na zona, não sou comerciante na zona.Por ventura a razão forte que me liga ao local seja o facto de ser tomarense e ter nascido no Hospital Distrital de Tomar.Há...também não sou do CDS e não vou votar no Ivo!
Mas nesta questão estou de acordo com ele. Dizer-se como se houve amiúde, que em todas as grandes cidades europeias esse foi o caminho é um profundo disparate, quanto mais não seja, pelo simples facto, de não podermos comparar o que não tem comparação. Se bem repararmos continua a circular-se em toda a zona histórica, com a excepção da Corredoura. Aqueles que decidiram fechá-la, com os resultados catastróficos que se conhecem hoje, não deveriam reparar tamanho erro? Nunca como hoje fez tanto sentido abrir de novo a Corredoura. Ajudaria os comerciantes da zona e também os cofres da autarquia que talvez passasse a ter o parque de estacionamento atrás da Câmara sempre mais compostozito. Tenham coragem e ponham a cidade a funcionar...

Frei Gualdim disse...

Reabrir o trânsito às carroças não é sinal de progresso. A Corredoura precisa de deixar de ser um oásis peadonal na cidade. Outras artérias na zona histórica deveriam seguir o exemplo.
Foi pena que o princípe A.Paiva que tanto visita essas cidades europeias não tenha ido mais longe.

joaoh disse...

Duvido que tenha algo a ver com o fecho da Corredoura. A cidade há muito que se mudou para a Alameda e limítrofes. A crise de Tomar é a de perda de residentes, de serviços e de poder de compra, de não instalação de novo emprego duradouro, mas essa é a crise do País. Se houve catástrofe foi no arrastar das obras, porque a crise instalou-se logo a seguir, permitindo arranjar um bode expiatório.

Anónimo disse...

Bom dia.
Completamente de acordo e com mais uma: a da incapacidade dos comerciantes da zona de atraírem clientela. Qualquer boa loja do Entroncamento/Torres Novas ptratica preços mais baixos que o comércio dessa zona. A preconizada reabertura ao trânsito não resolverá nada pois esse mão é o problema. Apenas vai sobrecarregar, com os custos das obras, os exauridos cofres municipais.

Em tempo.

O blogue do CDS tem o URL http://www.ivosantos-saberdecidir.blogspot.com e não o que foi indicado na nota.

Anónimo disse...

Não foi só nas grandes cidades europeias (e mundiais) que foram encerrados os centros históricos ao trânsito, foram também nas pequenas, veja-se, Troy, Vichy, Salsburg, e outras. O mesmo acontece m Portugal.
Só em Tomar é que não se vê a realidade.
Reabrir a Corredoura ao trânsito não vai resolver nada. O problema é mais vasto, é de desenvolvimento do concelho e de reorganização total da parte antiga da cidade.
Os tomarenses é que estão fora da realidade.

Anónimo disse...

Para 10:04

Francamente não o entendo. Abrir novamente a Corredoura ao trânsito, para arranjar clientes para o parque atrás da câmara? Qual seria a diferença? Que impede agora os eventuais clientes de lá chegarem através da Rua do Pé da Costa ou da do Dr. Sousa? O trânsito na Corredoura seria bom para os comerciantes porquê? Os clientes ficariam com o carro à porta enquanto faziam compras? Iriam pô-lo no parque de estacionamento? Mas isso sempre puderam fazer. E nada nem ninguém os impede. A não ser talvez os preços.
Continuo portanto convencido, apesar do que escreveu, de que não faz qualquer sentido reabrir a Corredoura aos automóveis.

António Rebelo

Anónimo disse...

O problema da Corredoura não tem a ver com o trânsito ou não trânsito automóvel. Isso é o que os comerciantes queriam para poder estacionar o carrinho ao pé da porta. Alegam eles que sem trânsito na rua não há clientes porque não podem estacionar ali. Falso, completamente falso! Pois se a quase totalidade dos lugares eram ocupados pelos senhores proprietários das lojas!
A questão de fundo prende-se com o tipo de comércio que ali existe e que nos tempos que correm não cativa pessoas. Uma zona pedonal deve comtemplar principalmente restauração, lojas de pronto-a-vestir, pastelarias, lojas modernas, atraentes, esplanadas coloridas. Não lojas de ferro-velho, seguradoras, lojas dos trezentos e de bric-à-brac baratucho, de electrodomésticos com bilhas de gás à porta como já vi. A maioria das loja que por lá se mantêm são vetustas, bafientas.
Transforma-se o comércio da rua e verão o que é uma artéria viva, vivida e vibrante.

Infelizmente a ACITOFEBA é gerida por gente que apersar de não ser idosa comporta-se como tal, tal a falta de ideias e o apego ao "status quo" defendido pelos fossilizados comerciantes...

O FANTASMA DAS CUECAS ROTAS

Anónimo disse...

Este fantasma, apesar das cuecas rotas, tem as melhores ideias. Subscrevo na totalidade.
O que deve ser reformulado é o comércio que ali existe, feio, porco e mau. Com algumas excepções.
Ainda uma noite destas passei pela corredoura, e aquilo estava cheio de pessoas a passear. As lojas "espertas" estavam abertas e com gente, a fazer tilintar o dinheiro nas caixas registadoras. Acho que não é preciso dizer mais nada.
Aquilo estava cheio e não havia nada para ver. Agora imaginem como seria se houvesse. Como no primeiro mandato do Paiva, com o Festival Sete Sois, Sete Luas e o Fringe, altura em que se viam milhares de pessoas no centro histórico. Mas costumava muito dinheiro e o Pavão deixou escapar estas actividades, que outros agradeceram e aproveitaram, como foi o caso de Santo Tirso.
E nós ficamos com o quê para oferecer? Um comércio de porcaria, caro demais, e umas ruas que parecem ter sido importadas do Iraque. Além disso, ainda presenteamos os nossos visitantes com caixotes do lixo a transbordar como é o caso da rua Pedro Dias. Uma vergonha!
E claro, também é preciso implementar segurança na zona. Os polícias passam de carro e só param para chatear os bares. E se eles andassem a pé e passassem em todo lado para que todos os vissem.
Talvez assim não víssemos tráfico de Droga em plena Corredoura, ou deixassem de aparecer montras partidas.
Vão mas é trabalhar em prol do desenvolvimento e deixem-se de ideias retrógradas!

AS

Anónimo disse...

ACITOFEBA não tem qualquer credibilidade. Já teve, hoje nem consegue eleger uma Direcçao nem defender os interesses de ninguém.
O parque de estacionamento atrás da CMT é mais do que caro, e de difícil saída.
A fonte cibernética e os parques de estacionamento em Tomar são um elogio à idiotice.

Anónimo disse...

Tráfego de droga na Corredoura?
Não pode ser. Os tomarenses são tão puros, são o povo eleito de Deus. Tomar é tão linda. Isso é um ataque à religião tradicional dos tomaresnses. Em Tomar não há miséris, só felicidade. Os miseráveis não são de Tomar, são vietcongs.

Anónimo disse...

Para os mais distraídos recorde-se que em Coimbra fecharam ao trânsito as principais artérias centrais - Rua Ferreira Borges e Rua Visconde da Luz.

No início os comerciantes torceram o nariz!

Passaram vários anos, discute-se agora a colocação de coberturas sobre essas artérias para proteger os peões e criar uma espécie de centro comercial aberto.

De retomar o trânsito regular ninguém mais falou.

Aqui em Tomar a Corredoura e até grande parte do Centro Histórico podem estar encerrados ao trânsito regular e serem zonas predominantemente pedonais.

O problema tem a ver com o estacionamento, isso sim.

Actualmente existem: o recinto do Mercado Municipal, a Várzea Grande, o Parque Santa Iria, (mais inacessível) o Parque Subterrâneo T e o problemático Parque Subterrâneo junto à Rua da Fábrica.

O recinto do Mercado precisa de mais indicações de parque de estacionamento (principalmente entrada), o de Santa Iria, idem (principalmente ser permitida a entrada junto à Ponte Nova, que já teve em tempos), o da Várzea Grande, idem (e deixá-lo estar "anárquico", mais uns tempos); dos dois Subterrâneos - o T solucionar a embrulhada com a Braga Parques, fazer um protocolo com os comerciantes para "dar" tempo de estacionamento aos fregueses das lojas estudar outra entrada/saída; o da R. da Fábrica ACABÁ-LO de uma vez por todas, que ainda não é seguro!.

Fica a faltar fazer o parque na subida da Rua de Leiria à esquerda, onde cabem muitos veículos e há ainda a rentabilizar imensos lugares dispersos e desaproveitados pela Cidade Velha.

Assim não é preciso mexer na Corredoura (só para mudar o piso e a decoração!!!!!!), nem nas ruas do Centro Histórico (recolocar o piso antigo e dificultar circulação regular de veículos).

Pensem nisto tudo e vamos discutir!!!!!!
Com seriedade, não à la Paivão Paulino!!!!!!!!!

Obrigado.

Anónimo disse...

Tráfego de droga?

E eu é que sou chinês?

Anónimo disse...

Não só a fonte cibernética e os parques de estacionamento são um elogio à idiotice, toda vida em Tomar é um hino à idiotice.

O Imperador romano Marco Aurélio rezava todas as manhãs:"Prepara-te minha alma porque vais encontrar um idiota".

O Imperador deve ter estagiado em Tomar.

Anónimo disse...

Londres como grande capital europeia que é, não retirou o trânsito das zonas comerciais.
O trânsito traz movimento e atrai clientes, principalmente os mais apressados.
A colocação de parquimetros, controla o estacionamento e as pessoas não se importam de pagar tarifa.
A saída de serviços da zona histórica da cidade, normal em qualquer cidade, leva a que menos pessoas por ali circulem diáriamente, ressentindo-se no comércio, que apenas fica a funcionar para quem ali se desloca de propósito.
Nestes casos seria bom repensar o que se pode fazer para compensar a saida dos serviços daquela zona e atrair de novo essas pessoas de novo para ali.

Anónimo disse...

E porque não um (ou dois) "park & ride" em Tomar?

Anónimo disse...

Você não conhece Londres.
Nas zonas históricas, como a Old Town, só em horas muito específicas é permitida a circulação, tal como cá.
Reabrir a corredoura ao tânsito seria uma parvíce que não resolveria coisa nenhuma.

Anónimo disse...

O único sítio onde os compradores andam de carro é nos drive-inns. Para isso vão ao McDonnald.
Quem quer fazer compras no centro de Tomar não vai de carro à porta da loja. Deixa o carro na Várzea Grnde e desloca-se a pé até ao Centro. E só não se desloca mais porque os passeios são curtos e os carros são muitos (nomeadamente na rua da Infantaria 15).

Saber decidir disse...

Obrigado por terem abordado a questão da Corredoura. Constato que a nossa candidatura continua a fazer a agenda em Tomar

A Corredoura e o seu funcionamento enquanto principal artéria da cidade velha é não só um tema difícil e quase sempre discutido de modo apaixonado, como terreno por onde poucos se arricam a ir. Relembro que tudo começou com uma boa ideia do António Paiva, que teve vários problemas e vicissitudes, logo desde o começo, com a questão do pavimento e materiais escolhidos, passando pela questão da iluminação ao nível do solo que nunca funcionou devidamente, terminando na questão do Regulamento do Núcleo Histórico, entre outros.

Não me furto à dscussão desta matéria e sobre a mesma tenho diferentes ideias, que se completam mutuamente. Assim, tento-me colocar na pele dos moradores, dos lojistas e dos visitantes/turistas.

Os moradores agradecem o silêncio de uma rua sem carros, mas condenam a falta de segurança provocada por não haver circulação de pessoas e viaturas à noite. E têm razão. A hipótese de câmaras de vigilância nesta via esbarra em condicionalismos legais, embora sejam norma em qualquer cidade do centro da Europa, com a nossa dimensão e património. Acresce que alguns moradores ficam sem acesso 24/24 horas às suas residências, o que é uma clara limitação. Já aconteceu o cenário anedótico de alguns serem multados... Imagine-se o que acontece com pessoas de idade e/ou com problemas de mobilidade.

Quanto aos lojistas a primeiraideia é a de que nunca estão satisfeitos. E talvez seja impossível agradar a todos. Mas que o encerramento provocou a partida das agências bancárias e de algumas farmácias é um facto. Contudo, continua o cenário de não existirem lojas na Corredoura, com uma dimensão interessante, para vender ou alugar. A um preço razoável e de acordo com a nossa realidade, acrescento. A questão do emparcelamento e das dificuldade que existe da aplicação do Regulamento já citado, tornam este cenário de investimento e de criação de novos negócios numa questão burocrática. Muitos falam demasiado porque não conhecem a realidade. Ou seja e resumindo, algo de anormal se passa. As rendas são altissimas; os proprietários colocam as lojas com rendas impensáveis e acabamos por ter N edificios devolutos. Para estes, que empregam, criam riqueza, investem em Tomar muito ou pouco não interessa, acho que a circulação apenas de ligeiros, sem estacionamento, num horário entre as 9 horas e as 19, seria algo de positivo. E reparem que alguns ramos de negócio nunca se instalarão aí pela razão desta ser uma artéria só pedonal. Existem imensos casos no mundo, que todos conheçemos e que poderia trazer para a discussão, quando e no cenário que quiserem

Os visitantes / turistas são muito poucos, mesmo muito poucos em Tomar. E sobretudo não gostam das ruas da cidade velha por estarem continuamente por terminar em termos de obras, por verem os bancos da Praça da República e da Corredoura sem verniz, as floreiras em mau estado, as ruas com lixo, as paredes urinadas, iluminação muito deficitária, mau servço nos restaurantes e bares (há restauranetes onde, por exemplo, ninguem fala Inglês), etc. Esse é o verdadeiro problema. De formação e mentalidades. Existir uma rua ou mais com trânsito condicionado e esplanadas é pacifico. As pessoas gostam de ver e ser vistas. Veja-se o café Santa Iria por exemplo.

É esta a minha opinião. Discutível eu sei, mas estou pronto para a discussão.


Ivo Santos

Anónimo disse...

É bom saber que alguns candidatos andam por aí (pelas ruas da cidade) e também por aqui (nestes blogues onde se trocam ideias).


AA

Anónimo disse...

estou baralhado, mas então o Ivo não fez parte do executivo que deliberou fechar a corredoura e pavimentá-la de forma cretina, construir a fonte cibernética, destruir a zona envolvente do estádio e, ultimamente, destruir os plátanos ao pé da igreja de Santa Maria? Arrependeu-se, muito bem. Podia era tê-lo feito a tempo que tinha poupado muitos milhares à Autarquia e poupado a cidade à destruição de parte da sua beleza. Há pessoas que realmente têm memórias curtas e que flutuam ao sabor dos seus interesses. O que não pode é agora esquecer-se que fez realmente parte dos coveiros de Tomar e que não basta mudar de partido é também preciso ter algum decoro e saber que os erros não se apagam quando vestimos uma camisola de outra cor.

Anónimo disse...

Meu caro Ivo Santos felicito-o por vir a terreiro e ter dado a cara, apesar de discordar da sua posição.

Não foi o António Paiva quem teve a ideia de fechar a Corredoura. Já em 1990 tinha havido um debate público na Nabantina, sobre a presidência do Carlos Carvalheiro. O assunto foi muito debatido na Comunicação social, quando esta discutia os assuntos importantes, antes da era Relvas-Paiva.

Não é a sua candidatura quem faz a agenda política, estes problemas já há muito que são discutidos, e se não o fossem em campanha eleitoral estávamos mal.

O ponto forte da sua candidatura é a preocupação com a reorganização económica do concelho. O debate sobre a Corredoura retira-lhe força.
Mais nenhum candidato falou da reorganização económica de Tomar.

Saudações democráticas.

SAMURAI

Anónimo disse...

Li com muita atenção o texto do sr. Ivo Santos, porque dada a sua condição de candidato e ex-autarca, é de esperar substãncia nas suas reflexões.
Aponta maleitas ao estado actual da principal artéria da zona histórica. Todos sabemos que a Corredoura é a montra da zona histórica, e todos os males que lhe reconheçamos são o espelho do que se passa um pouco por toda aquela zona. A iluminação de solo, por exemplo. Só tem que procurar a reposta dentro dos muros da câmara, porque o caso é endémico. Tem a ver com manutenção que é descurada, ou que simplesmente não existe, senão repare-se no caso da iluminação de solo na ponte que o eng. Paiva mandou colocar a ligar o Mouchão à zona do campo de futebol. Naquele caso a iluminação durou o que tinha de durar. Não houve arranjo. Não houve manutenção de qualquer espécie. Não basta criar infraestruturas. Há que mantê-las, e isso não tem sido feito.

Depois, reporta-se o sr. Ivo Santos à vivências das famílias (poucas) que ainda resistem e vivem na Corredoura. É certo que o silêncio da noite sabe bem. Mas pensa o sr. Ivo que há silêncio na noite da Corredoura pelo facto de já não circularem carros por lá? Ou está mal informado ou redondamente enganado nas suas suposições. À hora de ponta da saída dos bares aquilo mais parece as docas lisboetas - salvaguardadas as devidas proporções - tal o barulho e desmandos vários que impunemente por ali se cometem. As paredes aparecem urinadas porquê? Acha que é ao meio-dia que alguém faz aquilo? Acha que é material orgânico de uma só pessoa? Pergunte às pessoas que lá vivem, por exemplo e desde já peço desculpa por apontar o nome de uma delas, o sr. Nogueira! Pergunte-lhe e terá um quadro da realidade. Colocar câmaras de vigilância é simplesmente ridículo numa terra destas que não passa duma aldeola quando comparada com as tais urbes europeias onde de facto existe "movida". E se o remédio é o policiamento - que eu defendo - porque não optar por essa solução? Com a mesma acutilância com que vislumbram durante o dia um incauto morador em transgressão e o multam, também os agentes da PSP podem patrulhar a zona nas horas "de brasa" nocturnas, ou não é essa a sua função? O serviço de segurança pública não deve ser feito 24 sobre 24 horas?

Quanto ao estado degradante com que se apresenta a Corredoura, com prédios e sobretudo lojas devolutas, concordo com o sr. Ivo Santos que em nada contribuem para o aspecto cativante que aquela artéria deve exibir. É conhecida a sofreguidão dos senhorios por rendas fora de qualquer racionalidade. É comum dizer-se que a crise deve ser combatida com o empenho de todos. Ao que parece os senhores proprietários estão fora do baralho. Mas não devem estar! E como tal devem descer à terra e reconhecer que se todos queremos que a economia arranque também eles devem participar suavizando o valor das rendas. A sua irredutibilidade é má política, e para tal também existe remédio. Nesse aspecto a câmara tem de ter uma palavra a dizer. Um espaço "eternizadamente" devoluto deve ser sujeito a imposto acrescido gradualmente à medida que o tempo passa.

O exemplo vivo e inequívoco do que deve ser a Corredoura está à vista de todos no pequeno troço entre o Café Paraíso e a Praça da República, desde que a proprietária da pizzaria ousou investir naquele espaço. Criou esplanadas que em conjunto com as do paraíso e do restaurante Tabuleiro, conferem àquele espaço uma atmosfera completamente diferente. Mas, e há sempre um "mas", é também naquele pequeno troço da rua que está um dos piores exemplos do que a Corredoura não deve ser: o edifício da antiga agência do BES.

O FANTASMA DAS CUECAS ROTAS

Anónimo disse...

O AA também anda por aí, pelas ruas da cidade a namorar os candidatos.
Ele também queria ser candidato. Qualquer partido servia. desde que dêem tacho.
Mas já é uma bandeira esfarapada, com culpas na situação a que chegou Tomar. Ele é um dos pais da crise.

Anónimo disse...

SEGUNDA INTERVENÇÃO

No primeiro comentário bastei-me na contraposição às afirmações do sr. Ivo Santos. Fui moderado "comme il faut", até me dei como coincidente com algumas das suas dissertações, mas reservei-me para nova intervenção de cariz diferente. Passo a explicar.

Compreendo as "preocupações" do sr. Ivo Santos com a cidade, muito oportunas agora, dada a sua mudança de "clube", mas que para quem tenha dois dedos de testa e um centímetro de inteligência, percebe-se desde logo que não passam de lágrimas de crocodilo, ou não tenha o sr. Ivo Santos assinado por baixo todas as decisões camarárias que conduziram à descaracterização selvagem da cidade. Vem agora o sr. Ivo Santos, em nome da caça ao voto, carpir mágoas por culpas próprias.
Julguei-o mais inteligente, politicamente falando, pois se não tem coragem de dar a cara por actos passados cometidos por si e pelo executivo PSD da Câmara, mais valia deixar-se estar calado. Se queria demonstrar seriedade política devia, em devido tempo e se não concordava com certas obras e medidas tomadas, ter feito eco público dia sua posição. Não venmha agora, qual Madalena arrependida, sacudir a "caspa dos ombros", e apresentar-se como um regenerador...
Resta-me apenas dizer, para concluir, que sei perfeitamente os motivos que o levaram a sair do PSD por agora. É que eles não quiseram dar-lhe o cargo que V.Exa queria...

O FANTASMA DAS CUECAS ROTAS

Anónimo disse...

Oh "fantasminha" és uma anedota.
Sabes porque que é que o Ivo saiu do PSD? Sabes, sabes... tu só sabes é teclar nos blogues, pois tens o dia todo por tua conta.
Tá visto que não fazes nenhum, nem opiniões de jeito tens.
Se calhar devias era ter aproveitado melhor as oportunidades que te deram. És um ingrato! Vai mas é trabalhar!

Anónimo disse...

Agora o Ivo é como os Independentes. O Ivo já deliberava antes de ser vereador, e tudo o que aconteceia era por causa dele. Não, o Ivo não era então vereador. Só a partir de 2001. Actualizem-se. Essa decisão da Corredoura já tinha sido tomada.

Anónimo disse...

Pelos vistos toquei na ferida!

O FANTASMA DAS CUECAS ROTAS

Saber decidir disse...

Pela consideração que este blogue merece à candidatura "Saber Decidir", e também por nenhum jornalista ter estado presente na reunião camarária desta manhã,apresento a minha declaração de voto a propósito da proposta apresentada pelos vereadores Independentes por Tomar, referente ao Mercado Municipal.

"Este importante assunto mereceu já, da minha parte, tomadas de posição públicas, desde 2005, sempre na defesa do interesse público municipal.

Assim, escrevi, no semanário Cidade de Tomar, na edição de 9 de Setembro de 2005, e passo a citar “(…) que o investimento necessário para edificar um novo Mercado é elevado, sendo que as receitas arrecadadas pelo município provenientes de contratos de arrendamento de talhos e bancas de diversos tipos são extremamente diminutos, rondando os 400 mil euros/ano, incluindo já os cerca de 40 mil euros obtidos da cobrança de terrado aos vendedores ambulantes(…). Saibam também que o novo Mercado terá um custo mínimo estimado de 4 milhões de euros. Um novo Mercado Municipal digno de Tomar, amplo, moderno, actual, dotado de todas as infra-estruturas fundamentais a um projecto deste tipo é o que todos desejamos. Importa analisar, estudar, planear, discutir, reunir consensos. Será uma opção fulcral na política autárquica tomarense. Precisamos de verbas para fazer face à construção do espaço e depois para a sua manutenção – não queremos que os nossos filhos herdem os “elefantes brancos” que nós tivemos que herdar! Mas iremos conseguir.”

Em Abril de 2008, em entrevista ao mesmo semanário, apontei como primeiro objectivo do meu desempenho como Vereador com o Pelouro do Mercado e Feiras concretizar as obras necessárias ao funcionamento do Mercado Municipal, nomeadamente dando resposta às questões prementes relacionadas com os sanitários públicos, dos balneários para os funcionários da autarquia que aí exercem funções, e paralelamente, abrindo um procedimento de consulta visando a aquisição de balcões/montras frigoríficas para os espaços de venda de peixe. Tudo imperativos legais

Tudo foi elaborado e desenvolvido. Existe processo, projecto, medições e orçamento para concretizar o que foi anunciado.

Não consegui que a maioria que integrei, concretizasse o trabalho que desenvolvi.

Paralelamente, decorreu e ainda decorre o processo denominado Fórum que condiciona a decisão política por parte do Ex.mo Senhor Presidente.

Fomos chamando a atenção para o problema sério que existe no Mercado Municipal. Foi sendo adiada uma decisão de intervenção que preconizávamos, em tudo semelhante à que agora é proposta pelos Vereadores Independentes por Tomar.

Concordo com o preconizado nos pontos 1, 2 e 3, pelo que votaria favoravelmente tais propostas caso fossem apresentadas a discussão, ponto por ponto. Por ser da opinião que o ponto 4, tal como nos é apresentado, condicionará a acção e as opções do futuro Executivo Municipal, que será eleito no próximo dia 11 de Outubro, optei pela abstenção.

Por último, denuncio a arrogância com que o Partido Socialista tem tratado esta matéria, manifestada desta vez na publicação no seu site de candidatura de uma declaração de Voto, Contra, sobre o presente assunto, antes mesmo da proposta ser discutida e tomarmos deliberação. Não está presente o seu vereador, o que compreendemos pelo motivo invocado. O mesmo não se fez substituir pelo eleito imediatamente a seguir, José Vitorino, o que é facto inédito neste mandato. Seria interessante escutar a sua fundamentação. Os Vereadores Independentes por Tomar apresentam propostas em tudo idênticas das apresentadas até aqui pelo Partido Socialista. Fica uma transcrição da Declaração de Voto, que o não chegou a ser: “Porque não quer o Partido Socialista ficar refém de mais uma decisão tomada por outros, quando em Outubro vencer o embate eleitoral,
Votamos CONTRA a presente proposta.”

Tomar, 25 de Agosto de 2009.

As restantes Propostas, Declarações para Acta e Declarações de Voto poderão ser lidas no blogue da Candidatura ivosantos-saberdecidir.blogspot.com

Anónimo disse...

…ih, ih, ih, sinhôlas i sinhôles, cumo dizel-se pol aqui ,min alima continuali palva, e tantlo e tantlo!

Min gostále Colledoula sin callos, habia dito onte e continuale dizêle huje.

Num sêle cumu xinôle Ivlo qui paléce vêle, e só, cando sêlle boom pla êlle, e fazêlle elle pallecêlle cumo elle gostalle, implotante di melda, di melda ó qualdado, qui xêlálle millhóle du piólli!

Xinhôle Paiblão da Tlofa ella bom, agolla nom, palla xinôle Ivlo…

Palla min, xinhôle Paiblão da Tlofa, nuncla telle sido bom palla Tomale. Xó palla elle!

Polquee estlagou, coislas muitas in Tomale, e non vêllem-se todlas inda!...

Palques palla callos, entellados e cum juiz à pelna, num plestalle, e têlle estlagado o dinhêllo di todos,estlagadão!
Fonti cibinética,nunca funcionalli, num plestalle, e têlle estlagado o dinhêllo di todos,estlagadão!
Fichali palqui di camplismo pol bilrra di mininu, num plestalle, e têlle estlagado o dinhêllo di todos,estlagadão!
Complal casas bélhas plá câmala, num plestalle, e têlle estlagado o dinhêllo di todos,estlagadão!

E plontos num digum mais, polque pode elle ficalle cum billra e fulioso e batelle cum cabeça na pallêde e podêlle paltil pallêde, qui num tim culpa ninhum.


Ma min num sabêle, só tentali pensali cum sensum.


Kom bom Xom

Anónimo disse...

A ausência do vereador do PS foi devidamente justificada e a posição do PS muito acertiva, em termos de denúncia dos oportunismos de Ivo Santos e de Pedro Marques.

O que já não se via há alguns anos era uma reunião, de lana caprina, demorar 3 dias a ser realizada.

O desnorte é total e claramente aquela GENTE ESTÁ ALI A MAIS!

Vamos, o quanto antes, pô-los a andar.

Jovens da Geração Tomar

Anónimo disse...

APOIADO!

Vamos correr com o PSD e o PS do executivo da Câmara, já chega de bafio e bafientos!!!!!!

A hora da libertação destes especimens está próxima!

Geração POR TOMAR! SEMPRE!

Anónimo disse...

Há ausências muito oportunas! Estratégicas mesmo!

Hoje o da dita Geração faltou à reunião do executivo da Câmara!

Mas a declaração de voto contra já estava no site há uns dias!!!!!!

Interessante!

Anónimo disse...

Em resumo: o esterco do PS está de acordo com os mafiosos do PSD para a extinção do Mercado Municipal, e o resto é conversa.

Anónimo disse...

Doutor Rebelo é possível saber a sua opinião sobre o candidato Dr. Ivo Santos?
- Tem feito uma bela pré-campanha;
- Conseguiu trazer o Dr. Portas que gosta muito de Tomar;
- Tem muito trabalho feito basta olhar para o seu trajecto no seu site;
- Parece ser um homem de consensos;
- Gosta de Tomar ao que parece;
- É jovem, com ideias novas e é de outra geração.
- A enfermeira Maria Augusta deu-lhe o seu apoio pois sei que ela dá verdadeiro valor a quem o tem;
- Será que o Dr. Ivo Santos é uma certeza ou um mais um aldrabão da nossa praça?
Gostaria de saber se o Doutor Rebelo tem opinião sobre estas minhas reflecções.
Não sou o Dr. Ivo Santos e nem penso votar nele mas até lá pode ser que mude a linha da minha cruz.

Sebastião Barros disse...

Aviso aos participantes de Tomar a dianteira:

Acabo de eliminar um comentário sobre o movimento Tomar em primeiro lugar que tinha o meu nome abusivamente. Para obstar a novas tentativas do mesmo tipo, esclareço que doravante só devem ser considerados da minha autoria os textos ou comentários com António Rebelo e Sebastião Barros.Em simultâneo.
Muito obrigado.

Anónimo disse...

Aos Jovens da Geração Tomar.

Assertivo assim se escreve em Português.

Anónimo disse...

O Vereador do PS tem uma justificação perfeitamente plausível e já está no site do PS desde as 13H00.

O mesmo não se pode dizer da razão pela qual uma reunião de Câmara que começou há uma semana, só hoje tenha terminado.

É mesmo um FIM DE LINHA!

Sebastião Barros disse...

Para anónimo em 21:32

Tenho boas relações com todos os candidatos e fui colega de trabalho de Ivo Santos. Quando considerar oportuno, tenciono dar a minha opinião sobre cada uma das candidaturas e esclarecer como irei votar. Por enquanto, seria prematuro, porquanto "os andores" ainda nem sequer sairam da igreja.
Fico-lhe agradecido por manifestar o seu interesse pelas minhas opiniões.
António Rebelo

Anónimo disse...

O vereador esteve normalmente no seu local de trabalho esta manhã aí até às 9h30!

Anónimo disse...

Justificação (!) plausível (!):

"Nota:
O Vereador do PS, Carlos Silva, não esteve presente por motivos de falecimento de madrinha de casamento, na Meia Via, hoje pelas 7H30, para onde se teve que deslocar para dar apoio à sua família. Tal facto inviabilizou qualquer substituição atempada. Não deixa no entanto, o PS, de frisar a sua posição sobre esta matéria."

Anónimo disse...

Fico a aguardar pelas suas análises aos candidatos e suas candidaturas.
Obrigado Doutor Rebelo e agora vamos ver e ouvir o Dr. Medina Carreira na TV.

Anónimo disse...

Ó cobardolas: o Carlos Silva foi ao trabalho, depois foi à Câmara dar informação de que tinha de ir para a Meia Via e foi dar apoio à família.

Já que és um imbecil e não percebes que a vida não é só política e há quem tenha vida para além dos disparates.

Anónimo disse...

Sr. António Rebelo, o seu comentário foi de muito mau gosto! Não esperávamos isto de si.

TOMAR EM PRIMEIRO LUGAR

Anónimo disse...

O que ganhará um imbecil, se é que tem categoria para isso, em andar a escrever em nome de um e a responder em nome de outro?

Pobres patetas.

Que merda de sorte a de Tomar!

Sebastião Barros disse...

Para TOMAR EM PRIMEIRO LUGAR:

Se o comentário das 22:06 é realmente vosso, o que não acredito, peço-vos que tenham a bondade de ler a mensagem das 21:47.

Anónimo disse...

ó carlos silva, pá!

os teus procuradores xuxas são uma m.......a!

nem sequer sabem justificar o que não tem justificação!

gostam mais de ti (enquanto lhes fizeres o frete!) do que tu próprio!

cachopada!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O Maluquinho das contagens das fotografias voltou.

Imaginem quem tem mais fotos publicadas?

CORVELO DE SOUSA, claro está!

Anónimo disse...

Doutor Rebelo é possível saber a sua opinião sobre o candidato Dr. Ivo Santos?
- Tem feito uma bela pré-campanha;
- Conseguiu trazer o Dr. Portas que gosta muito de Tomar;
- Tem muito trabalho feito basta olhar para o seu trajecto no blogue;
- Parece ser um homem de consensos;
- Gosta de Tomar ao que parece;
- É jovem, com ideias novas e é de outra geração;
- A enfermeira Maria Augusta deu-lhe o seu apoio pois sei que ela dá verdadeiro valor a quem o tem;
- Será que o Dr. Ivo Santos é uma certeza ou um mais um aldrabão da nossa praça?
Gostaria de saber se o Doutor Rebelo tem opinião sobre estas minhas reflexões.
Não sou o Dr. Ivo Santos e nem penso votar nele mas até lá pode ser que mude a linha da minha cruz.

SÓ ESTOU A CORRIGIR UM ERRO ORTOGRÁFICO MEU QUE NINGUÉM DETECTOU «reflecções»... ENFIM. ESTOU SÓ NESTA LUTA. AMÉN.

Anónimo disse...

Não sei se o dr. Ivo Santos toca piano e fala francês! Se não cumpre a primeira ainda vá que não vá! Mas se de facto não sabe falar francês penso de que não é candidato credível para esta nobre terra.

António Rebelo

Anónimo disse...

O simples facto de alguém se dar ao trabalho de vir às 6:56 publicar um comentário "assinado" com o nome de outrém indicia a necessidade urgente do seu internamento psiquiátrico.

Foi esta gentalha que fez de Tomar a merda que hoje se vê.

Sebastião Barros disse...

Os nossos agradecimentos ao comentarista das 8:09. Teve a bondade de nos poupar tempo e trabalho. E conseguiu dizer o essencial, em poucas mas certeiras palavras.

Tomar a dianteira