domingo, 13 de setembro de 2009

PSD NACIONAL E PSD LOCAL

António Rebelo
Fiquei banzado! Apesar de não gostar muito de Sócrates, assisti ao debate de ontem, porque tenciono votar no próximo dia 27. No final não tinha dúvidas -Sócrates vencera e vencera folgadamente. Até cheguei a ter pena de MFL, nalgumas fases mais duras. Pois esta manhã, tanto o PÚBLICO como o DIÁRIO DE NOTÍCIAS, os dois jornais de referência, proclamavam que, afinal, fora um empate. E os vários comentadores, citados por ambos os periódicos, afinavam pelo mesmo diapasão. Teremos todos visto o mesmo debate? As atitudes terão o mesmo significado em todo o país e para todos? As palavras cobrirão o mesmo campo semântico, qualquer que seja a região? É demasiado difícil retirar os óculos partidários? Ou será um caso evidente da chamada filosofia galega, segundo a qual "Deus é bom, mas o Diabo também não é mau" ?
Vitória nítida de Sócrates, ou alegado empate, o que na verdade mais me interessou foram os ataques de MFL à actual política keynesiana do governo PS. (Para quem anda longe destas coisas da economia, é favor digitar J. M. KEYNES no google e ler com atenção). Isto porque a presidente do PSD tem realmente razão, ao dizer que o país está de tal forma endividado que não permite ao governo lançar-se nos altos vôos do aeroporto e/ou do TGV, mas Sócrates também dispõe de excelentes argumentos na área económica, entre os quais avultam a criação de emprego, o "efeito de arrasto" e a célebre frase "quando a construção anda, tudo anda". A estes podemos acrescentar o aspecto político, que o actual primeiro-ministro teve a habilidade de condensar numa pergunta assassina: "Quer que o futuro terminal português do TGV seja em Badajoz, ou em Lisboa?"
Perguntarão alguns dos simpáticos leitores, (que gostam tanto de mim como os árabes de carne de porco), que tem tudo isso a ver com Tomar? Apenas isto -Manuela Ferreira Leite reprova a José Sócrates, a nível nacional, a sua política de obras públicas. Até já chegou a dizer que só servem para dar emprego a ucranianos, moldavos e outros. Mas nas margens do Nabão, a maioria PSD continua a implementar exactamente a mesma política keynesiana dos últimos 12 anos -pavilhões, parques de estacionamento, requalificações, paredões, etc. etc. E até já anunciou os museus da Levada, a ligação Cidade/Convento, pela Mata, o arranjo da Cerrada dos cães e a 3ª fase do Flecheiro. Com uma agravante: Sócrates sempre poderá alegar que está a contribuir para a criação de emprego e para a edificação de infraestruturas essenciais. Paiva e Corvêlo de Sousa nem isso poderão dizer, pois as grandes empresas de construção não são de Tomar, nem contratam cá ninguém, enquanto que as obras levadas a cabo não criam riqueza, significam mais encargos e são perfeitamente supérfluas em termos de prioridades. Exemplos? Havia alguma necessidade real de requalificar o Mouchão? A Várzea Pequena? A velha ponte de madeira? De escavacar o estádio, transformando-o num campo de treinos sem balneários? De fazer aquele paredão anticheias, que só ocorrem uma vez em cada 25 anos, na pior das hipóteses?
No meu tosco entendimento, é em função das respostas a estas e outras perguntas do mesmo estilo, que os tomarenses vão ter de votar em 11 de Outubro. A não ser que achem que vai tudo bem e que "Deus Nosso Senhor tem lá muito para nos dar".

28 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Rebelo, a mesma crítica que é colocada à MFL,pode ser feita a você:

Já disse o que acha que não deve ser feito em Tomar. Mas ainda não disse o que DEVE SER FEITO.

Como economista, deveria ter sugestões interessantes. Ora venham elas.

Anónimo disse...

O Relvas anda a fazer acmpanha contra a Mnauela ferreira Leite.
O gajo quer que a velha perca, para a fazer cair no congresso, esperançado que o seu pedrinho pasos coelho, um dos adnminsitradores da resistejo (tudo serve para sacar dinheiro)vença as eleições no partido.
Pobre país.
O Moita Flores fex-lhe o jeito de condecorar Sócrates nesta altura.
O Mirante desanca no Pacheco Pereira
e até o Jaime dos Casais marca cerimónia do lançamento do Centro Escolar à mesma hora que a Manela vem a Tomar. Isto é simplemsnte porco. O Relvas no seu melhor.
Quem não o conheça que o compre!
Oportunista e chuleco da politica!

Anónimo disse...

O Relvas pôde até influenciar muita gente durante muito tempo, mas o seu poder chegou ao fim!
Voto Ferreira Leite: reve coragem de correr com a chulagem!

Anónimo disse...

O Rebelo, se tivesses que andar a comer massa para pagares aos chulos das Finanças, os parcos tostões que ganhas com suor, não falavas assim do Sócrates.
Puta que o pariu e ao seu governo.
37 mil pequenas empresas fecharam.
temos o gasóleo mais caro da europa.
a electricidade mais cara da europa.
O iva mais alto da europa.
E muita gentinha reformada com mais 3.000 euros mès.
Puta que os pariu.
Se tivesses que levar com a ASAE - os terroristas que perseguem quem trabalha, não falavas assim, oh Rebelo.
Ainda tenho esperança que muita malta que fala de barriga cheia,
ainda se veja na iminência de comer batas cozidas sem conduto!

Manuela ao poder, e já!

Anónimo disse...

PSD e PSD, desde há muitos anos que se vão governando e alem disso a dizer coisas e fazer outras que acabam sempre em tacho de alguns, esta é que é a tal verdade. No caso do Sr Sócrates, eu chamava-lhe copião, será que foi sempre assim?A asneira maior da sua governação foi precisamente copiar o que a Srª Leite fez mas que guardava para se lançar no futuro, caso ganhe é claro. Teve azar e o povo também, afinal acabam cúmplices dos mesmos argumentos, ela fêz e ele executou.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 15:51,

Mas a Manuela ou o Sócrates vão dar ao mesmo...

PSD e PS revesam-se: ora os fodo eu, ora os fodes tu.
E assim andamos há mais de 30 anos.

Assim não vamos a lado nenhum.

Anónimo disse...

"fêz" era para ser entre aspas, porque fazer não é com ela, o acento é a diferença

Anónimo disse...

Fazer não costuma ser com os politicos.

Quem quer fazer alguma coisa, nem pensa em politica: é perder tempo, 99% são trapaceiros e aldrabões

Sebastião Barros disse...

Para anónimo em 15:40

Depois de 11 de Outubro prometo pensar no assunto.

Anónimo disse...

Há apenas duas coisas a que ninguém escapa na vida -pagar impostos e morrer.

Anónimo disse...

Rebelo, você está fora da realidade.
A Manuela Ferreira Leite não é contra o TGV, um projecto europeu, defendido pelo Pr. da Comissão Europeia, Durão Barroso.
A Manuela Ferreira Leite não quer é que o TGV passe por Madrid. Recentemente o General Loureiro dos Santos escreveu no jornal Público um artigo a criticar a passagem do TGV por Madrid. Também há espanhóis que contestam a passagem do TGV pela capital de Castela. O problema é mais complexo do que o povo e algumas elites portuguesas pensam, e não se limita a questões económico-financeiras.
É significativo que os jornais espanhóis de hoje tenham dado grande destaque às declarações da líder do PSD, quando disse: "Não quero os espanhóis na política portuguesa". Está aqui uma prova de que as mulheres são sempre mais responsáveis e corajosas do que os homens.
A questão levantada por Sócrates: TGV em Lisboa ou Badajoz é manipulação da opinião pública.
A Manuela levou o Sócrates às cordas, a seguir derrotará os espanhóis e os seus apoiantes.
Estes assunto deviam ser discutidos em Tomar. Tudo o que se relacionou e relaciona com Espanha passa por aqui. Levantai-vos condenados da terra. Lembrem-se que foi de Tomar que as tropas portuguesas saíram para Aljubarrota, sabem de onde?
VIVA PORTUGAL, LIVRE E INDEPENDENTE.

UM MEMBRO DA ALA DOS NAMORADOS

Anónimo disse...

O Relvas anda a fazer acmpanha contra a Mnauela ferreira Leite.
O gajo quer que a velha perca, para a fazer cair no congresso, esperançado que o seu pedrinho pasos coelho, um dos adnminsitradores da resistejo (tudo serve para sacar dinheiro)vença as eleições no partido.
Pobre país.
O Moita Flores fex-lhe o jeito de condecorar Sócrates nesta altura.
O Mirante desanca no Pacheco Pereira
e até o Jaime dos Casais marca cerimónia do lançamento do Centro Escolar à mesma hora que a Manela vem a Tomar. Isto é simplemsnte porco. O Relvas no seu melhor.
Quem não o conheça que o compre!
Oportunista e chuleco da politica!

Anónimo disse...

EU VOTO MFL. E TU ? Continuarás a ser enganado, estropiado, encraulicado pelas políticas(?) socialistas ?

PPD / PSD

Anónimo disse...

Para não continuar a ser enganado, estropiado, encraulicado pelas políticas(?) socialistas e social-democraticas, eu VOTO PCP.

templario disse...

José Sócrates simboliza neste momento a luta contra os que querem (MAIS UMA VEZ) inverter o rumo da História, contra os que lutam para preservar a casta, a ordem - e até a linhagem...

O PASSADO ou o FUTURO - é a escolha.

Anónimo disse...

Qual rumo da História?
Os Templários vieram construir o castelo de Tomar para travar mouros e castelhanos.
José Sócrates, o da "Espanha!Espanha!Espanha!" não conseguirá inverter o rumo da História porque outras forças mais altas não deixarão. Quem manda em Portugal são outros, tudo o mais é para o povo.
Gostei da Ala dos Namorados, e do elogio que faz às mulheres. Ainda hà Homens na terra.

Padeira de Tomar

Anónimo disse...

Apoiado.
Por isso é que os sociais democratas que têm votado Paiva irão votar Sócrates.

Anónimo disse...

Tu é que sabes do que falas, Padeira de Tomar.

Somos governados por todos, menos por nós mesmos.

Mas acho que nas próximas legislativas, vão haver surpresas... lá levaremos com um dos de sempre, mas estarão mais fraquitos.

Pensamentos soltos disse...

Não sei não tenho duvidas que alguma coisa mude, afinal são políticos isto diz tudo.Sobre o que a Manuela disse, tem uma certa razão, mas a culpa continua a ser de nós mesmos, para que serve o tratado de lisboa, sabem para quê?. Pois é, a nossa identidade continua em risco e a culpa é da política portuguêsa que quer ter sem ter trabalho, mas isto paga-se, e aí entramos nós povo.

Pensamentos soltos disse...

"Não sei não tenho duvidas que alguma coisa mude"
Devia-se ler, - Não sei, tenho duvidas que alguma coisa mude"
A diferença que faz uma virgula...

Anónimo disse...

Sr. Dr. António Rebelo

Parabéns! Parabéns!

Mais um (dos poucos) a denunciar a política de novo riquismo bacoco e balofo de Paulino Paiva (PAVÃO) que esturricou o dinheiro do Município nas obras que muito bem enumera.

Alguém disse que a criatura ficava na história de Tomar e, concedeu que não sabia em que página.

Pois, a página será negra, tão negra como o futuro da terra Tomarense.

E a criatura ainda continua na sombra a mandar, perante um Corvêlo dócil, esmagado por oito anos de política eucalíptica do "chefão" (secou tudo à volta) e com um Perfeito e uma Rosário no Executivo e um Monteiro na Assembleia e a tríade Vicente/Sandra/Figueiredo nos SMAS

Esta criatura fica a dever imenso, imenso, imenso a todos nós e ainda continua a viver à mesa do orçamento, escolhido pelo bloco central e pago pelos do costume - os que pagam impostos!

Por quanto mais tempo?!

Anónimo disse...

Desta vez concordo em absoluto com o Dr. Rebelo, subscrevo na íntegra o seu artigo.
Parabéns.

Anónimo disse...

Pois eu não concordo.

É certo que existiram escolhas muito mal feitas: as obras do estadio (que deveria ter sido construido noutra zona), do parque de estacionamento subterrâneo, fonte cibernética, etc.

Mas não se encaixa na mesma categoria as obras relacionadas com a preservação e valorização do património histórico.
Essas obras não são um capricho.

Anónimo disse...

Mas qual preservação e valorização do Centro Histórico é que a criatura e os seus "projectistas" fizeram?

Népia, nada, zero.

Mais valia terem ficado quietos, porque não estragavam e não endividavam o município.

Cambada de luminares novos ricos!

Anónimo disse...

Primeiro endividou o município, depois pôs-se ao fresco para um cargo bem remunerado a 80 km de distãncia.
Agora só falta os que ficaram virem dizer que não têm nada a ver com a governação deste senhor promovido a gestor público pelos serviços feitos...
e ainda há quem acredite!

Anónimo disse...

Alguém quer adiantar um número para a dívida da câmara de Tomar?
É só escolher entre 30 e 40 milhões de euros.

Anónimo disse...

Ó 12:28

Upa! Upa! E o que não figura na contabilidade oficial? Calhando, 50 carradas não andaria muito longe da verdade...

Anónimo disse...

Vai lá vai! Então a gestão do Paiva era tão boa, tão profissional!!!
Ainda dá para pagar os roubos do Madureira que agora retribui com propaganda ao PSD no pasquim, e o concelho que se lixe! Esses gajos deviam ser pendurados nos plátanos do Mouchão, curiosamente dos poucos que o africander poupou ao abate selvagem.