sexta-feira, 11 de setembro de 2009

OUTRAS TERRAS, OUTROS COSTUMES...

Revista TABU/SOL de 11/09/09, página 24




Revista TABU/SOL de 11/09/09, página 27

Nestas adoráveis margens nabantinas, cujos ilustres habitantes tão generosamente me têm permitido viver no seu nobre território, é o que sabemos. No Convento de Cristo, Património da Humanidade, apesar das entradas a cinco euros, não há visitas guiadas. Os cinco euros apenas dão direito a percorrer o monumento por conta própria. Quando algum tomarense tem a ousadia de criticar tal situação, apresentando-a como um sério obstáculo a um turismo de qualidade, é imediatamente apodado de invejoso, ressabiado, rancoroso, má-língua, e outros epítetos muito característicos da nobreza da terra.
Além de insultarem o mal educado, lá vão aproveitando para dizer que não foram contratados para acompanhar visitas, que nunca receberam formação para isso, que é proibido por lei, que os guias oficiais iriam logo apresentar queixa... E assim vamos tendo mais de trinta funcionários, na sua maior parte com um dia-a-dia realmente descansado. É só ir vendo passar os turistas...
Felizmente, em Mafra parece ser outro país, conforme se pode ler nas ilustrações supra. Apesar de reformado há muito, o senhor Gil Magens vai guiando visitas ao Convento na paz do Senhor. E não lhe caem os parentes na lama, por causa disso. Havia de ser aqui em Tomar ! A primeira vez que olhasse para a cara de alguns funcionários, nunca mais arranjava coragem para recomeçar.
Afinal, bem diz o povo -"A morte tem sempre uma desculpa." É por isso que morremos todos, mais tarde ou mais cedo. Incluindo o turismo em Tomar, se continuarmos assim.

4 comentários:

Pensamentos soltos disse...

Esta não lembrava ao menino jesus, estão abertas propostas a um novo guia do convento, além de ordenado compactivel com a actividade, fica hospedado com alojamento de rei até fazer 80 anos pelo menos( se la chegar), só dá direito a um morador, pode não haver verba para mais.QUEREM APOSTAR QUE HÁ CANDIDATOS?Era de gritos.

Anónimo disse...

Compactível?
Não será compactável?
Ou será compatível?

Pensamentos soltos disse...

Compatível,assim está correto, é certo que não escrevo todos os dias, e para mais há palavras que só de ano a ano, por isso estes erros, mas o importante é e será sempre a mensagem, todos nós temos uma capacidade de assimilar o que está escrito embora tenha alguns erros, por isso a sua atenção. Agradeço.

Anónimo disse...

Não tem de quê. Foi apenas uma graça sem intuito depreciativo!