segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ESCLARECIMENTO

Éramos o único blogue tomarense de acesso totalmente livre para qualquer internauta. A partir de hoje deixa de ser assim. Só aceitaremos comentários devidamente identificados, os quais só serão visíveis após leitura. Regredimos assim 35 anos, mas a isso fomos forçados. Interbroncos, micro-aprendizes de Maquiavel, aspirantes a caciquelhos e respectivos homens de mão, desde o início que tentavam transformar este espaço, em mictório, ejaculatório, vomitório ou defecatório, consoante os dias e as horas. A técnica é conhecida -de cada vez que alguém retira um esqueleto do armário, o melhor é arranjar imediatamente uma manobra de diversão. No caso presente, maioria e oposição, coligados de facto desde há vários anos, em vez de nos esclarecerem sobre a dívida real da câmara, a situação da estalagem e do Convento de Santa Iria, ou a terceira fase do Polis, entre vários outros assuntos, têm providenciado no sentido de atacar quem escreve, e mesmo tudo o que mexe. Até que esta tarde caiu a gota que fez transbordar o copo.
Quando aqui se esclareceu que Manuel Alegre aceitara fazer campanha ao lado de Sócrates, desde que tal lhe seja pedido, alguém que de homo sapiens só parece ter a designação genérica, foi lesto no comentário -"É um Alegre vira-casacas". Chamar uma coisa dessas a um homem com mais de 45 anos de actividade política em prol da liberdade, fundador e militante do PS deste então, só porque aceitou fazer campanha ao lado do actual secretário-geral do partido, é algo que só pode ofender os tomarenses inteligentes e que está muito para além da nossa modesta capacidade de entendimento e de tolerância.
Mais grave ainda: Os tais interbroncos, micro-aprendizes, aspirantes a caciquelhos e respectivos homens de mão, entre os quais sabemos que há vários candidatos, além de já terem provocado o desaparecimento do "Condado do Flecheiro", e motivado a moderação de comentários em todos os outros, incluindo o do TEMPLÁRIO, desde há pouco tempo, ainda tiveram a distinta lata de afirmar que, aqui em "Tomar a dianteira" nos considerávamos superiores aos outros mortais. Pois muito bem, senhores da sombra e do escuro. Agora identifiquem-se e vamos lá então debater de igual para igual, cara-a-cara, ideia contra ideia. Estão realmente interessados, ou o vosso edifício intelectual não é afinal assim tão robusto? O povo, sempre ele, com a sua experiência milenar, há muito que afirma ser mais rápido apanhar um aldrabão que um coxo. Concordam ou nem tanto assim?

6 comentários:

Luis Ferreira disse...

Estimado Dr.Rebelo.

Apesar de por algumas vezes ter sido por si, simpaticamente criticado, não deixo de ter de consigo concordar.

Sofri, eu próprio, do mesmo problema no meu blogue pessoal.
Nesta nossa terra, que não desisto de querer ajudar "a pôr na ordem", democráticamente leia-se e entenda-se, continuam a existir algumas, poucas, almas que se dedicam à mais antiga das artes: a do alto do seu anonimato, tentarem por todos os meios amedrontarem os espíritos livres, mesmo que não muitas vezes justos.

Assim sofri, por diversas vezes, despudorados ataques, normalmente surgidos dos que, em cada momento, ía vencendo, algumas vezes com votos e muitas mais vezes, com argumentos.

Infelizmente o Dr.Rebelo parece ter chegado também há mesma conclusão.

Não lamente, nem se penhore pelo facto de continuar a ter opinião, a escrevê-la, mesmo que, para mim, isso possa também ser doloroso.

Sei que não serve de nada, porque a sua experiência de vida já lhe terá ensinado muito mais do que eu próprio augurei, até hoje, apreender, mas deixe-me que o invecte a continuar, a dizer , sempre de forma LIVRE, o que lhe vai na alma.

É dessa têmpera que se fazem os SOCIALISTAS. E, embora sem cartão, continuo a considerar eu um socialista.

Creia que, esperando eu vir a ser eleito e a exercer responsabilidades, efectivas, na autarquia no próximo mandato, promoverei esta DEMOCRACIA VIRTUAL, para que não só os "trolhas desta vida" tenham a ela direito.

Um bem haja

Luis Ferreira
(E desculpe lá a hora tardia, mas cheguei agora dos meus afazeres políticos)

Unknown disse...

Parabéns.
Finalmente uma medida tendente a higienizar o espaço.

Não faltarão agora as acusações de censura a uma medida que é mera questão de higiene.

Frei Gualdim disse...

Liberdade amordaçada

Criar limites.
Parece que esta é a única forma de fazer deste espaço um local de seriedade.
Infelizmente prova-se que somos incapazes de viver em total democracia. Precisamos de amarras, de policias, de opressão. De censura.
O Homem é de facto um animal estranho. Gosta de morder a mão que lhe dá de comer.
E triste é constactar que afinal Paulo Portas é capaz de ter razão quando advoga um polícia atrás de cada ladrão.

No entanto constato que Tomar precisa de uma "parede" onde possam ser grafitados os vómitos que nos roiem as entranhas. E que parecem ser muitos.

joaoh disse...

Aleluia! A moderação existe até nas assembleias presenciais, porque é que aqui teria que ser diferente?

Jorge Ferreira disse...

Dr. Rebelo,

Saúdo solidariamente a sua decisão. Apesar de alguns comentários que aqui eram publicados mostrarem como é ténue a linha que separa a natureza humana da natureza puramente selvagem e nessa medida um bom case study para a antropologia, a sociologia e a veterinária, respirar-se-á melhor por aqui, sem dúvida. No Tomar Partido sempre assumi claramente que escolho os comentários que publico ou não.

Cumprimentos

Jorge Ferreira

Pensamentos soltos disse...

O meu avô assim dizia; "na cama que fizeres nela te ádes deitar".Infelizmente os tempos mudam e outros são forçados a mudar, este é o caso, quem quiser ser digno tem que se dignificar.