quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DE IGUAL PARA IGUAL


António Rebelo
Que não haja confusões! Na fotografia supra, sou eu a ler os comentários do blogue, na minha sala de estar. Falando agora de igual para igual, começo por adiantar que se trata sempre do mesmo amável contraditor que, uma de duas, ou está de serviço (e nesse caso os meus respeitos), ou os problemas de consciência acarretam-lhe insónias (e nesta eventualidade um conselho -vá ao médico quanto antes). Sim, que isto de escrever sempre cerca das seis da matina não está ao alcance de qualquer alma.
Dito isto, resolvi responder-lhe por uma questão de respeito pelos outros leitores e, igualmente, pela sua evidente perspicobisbilhocácia (não vá ao dicionário, que não está lá). Na verdade, não leio só o Le Monde. Pode acrecentar o El País, L'Express, Nouvel Observateur e o NYT (suponho que saiba de que se trata) uma vez por semana. Além do Público, do DN e dos jornais locais e regionais. Que quer! Habituei-me a andar tão bem informado quanto possível.
Por outro lado, tenho igualmente o hábito lamentável (que pelos vistos também lhe desagrada) de viajar por esse mundo fora. Desde o Butão, onde todavia o rei não se "abotoa", até Moscovo, onde mesmo as raparigas morenas são todas russas, passando pela Península do Labrador, terra dos labregos, pela Patagónia, pátria dos pategos e por Palermo onde todos os habitantes são palermitas e exportam bastante para cá, já conheci de tudo. Até em Portugal, onde desde os cagaréus de Aveiro aos saloios da Malveira, passando pelos bimbos da Beira Baixa e os otários da Ota, também estamos bem aviados, graças a Deus.
Toda esta introdução para assinalar que os seus textos, sobretudo o segundo, são realmente brilhantes. Como sempre! E aquela sua conclusão segundo a qual não posso ser fino porque aprendi a nadar à saída do esgoto do matadouro, é um verdadeiro achado. Difícil como raciocínio, e por isso só ao alcance das grandes cabeçorras como a sua, mas excelente ainda assim. Esquece-se que Jacques Delors, o melhor presidente da Comissão que a Europa já teve, nem sequer frequentou quaisquer estudos superiores. Ou que Jesus Cristo, ao que dizem, nasceu numa mangedoura. Mas que importância tem isso? Segundo os seus luminosos raciocínios, a realidade social é estática. Quem nasceu pobre, é pobre toda a vida. Quem faz cichi na cama quando é pequeno, está condenado a fazer o mesmo para o resto da vida. Tenha cuidado criatura. A arranjar conclusões dessas, você cansa demasiado a sua excelente mona. E ainda acaba por sofrer algum AVC, o que seria pena, pois lá perderíamos mais uma inteligêngia fora de série. Amen!
Posso estar enganado. Mas desconfio bem que vossemecê está na situação daqueles médicos que só estudaram medicina e que por isso, segundo Gentil Martins, nem médicos chegam a ser. Oxalá me engane!
Saudações cordiais e trate de começar a dormir como deve ser. Olhe a sua saúde!

29 comentários:

Anónimo disse...

Oh Doutor Rebelo agora o senhor exagerou mesmo.
Sabe que lhe dou tanto valor a si como ao meu vizinho Libério que se levanta às 5 da manhã para trabalhar na construção civil.
Como sabe e se não sabe eu ensino-lhe: Stuart Mill foi a mente mais brilhante do seu tempo fruto de uma educação rígida imposta pelo seu pai. Estudou, estudou, estudou... sem férias pois faziam mal. Acrescentou à ciência económica aquilo que o senhor nunca conseguiu.
O senhor dá a cara por isso tem mais responsabilidades do que quem é mero anónimo por isso se quer ser respeitado então dê-se ao respeito e ignore estes tipos que só o querem tirar do sério. Deve ser muito difícil andarmos no tempo e não termos conseguido ser isto ou aquilo mas é assim mesmo. Resigne-se... homem.
Se quiser continuar a denegrir a sua imagem continue com as suas palavras e fotos estéreis senão tire umas férias pois ainda tem um AVC mesmo.
Fique em paz... homem... fique em paz!

Anónimo disse...

Contrariamente ao anónimo anterior, que li, acho que se deu a um trabalho ao qual eu não me dava, responder a chapados idiotas é sempre perigoso, até porque, sem nos darmos conta, no arrastam para o seu nível e aí nos ganham em experiência.

Gabo-lhe pois a pachorra e gostei tanto do estilo do escrito que me levanto para o saudar.

joaoh disse...

Para quê permitir este tipo de comentários... Para fazer um post? Últimamente os srs nada mais fazem que comentar comentários. Uma perda de tempo para todos. A chapelada seria simplesmente apagar o comentário ao idiota que o fez.

Anónimo disse...

E o Jonal da MMG?

Embora eu não goste nada do Jornal apresentado pelo senhora na TVI, considero que em plena campanha eleitoral um caso desta natureza é um golpe sério no funcionamento da já frágil Democracia em Portugal.

As televisões, mesmo as privadas, trabalham com licença do Estado e os accionistas sejam eles quem for devem respeitar as Leis Portuguesas e ter em conta o interesse público. E o interesse público deseja pluralismo na informação e não um jornal único repartido pelos vários órgãos de informação.

Espero bem que o Governo nem directa nem indirectamente tenha nada a ver com o assunto, pois de outro modo todo o processo eleitoral ficará inquinado e levantam-se as mais fortes suspeitas sobre as eleições que se avizinham.

O primeiro ministro devia dar o exemplo e criticar o Conselho de Administração que gere a TVI. Pode pensar-se que estamos a resvalar para um regime muito pouco transparente em que vale tudo.

Ou será que irá passar a ser necessário pedir observadores da ONU e da UE para fiscalizar as eleições em Portugal?

Anónimo disse...

a)do portal Sapo pode retirar-se:

“A direcção de Informação da TVI demitiu-se esta quinta-feira, apurou o JN. João Maia Abreu, Manuela Moura Guedes e Mário Moura, director e subdirectores de Informação apresentaram demissão em bloco na sequência das dificuldades apresentadas pela administração ao regresso do "Jornal Nacional". “

b)do jornal Sol on line, respiga-se de seguida:

“Uma investigação da equipa de Manuela Moura Guedes sobre o caso Freeport, visando o primeiro-ministro, José Sócrates, ia marcar o regresso do Jornal Nacional, amanhã.
Ao SOL, Manuela Moura Guedes disse que «nada fazia adivinhar este desfecho».
A TVI fez uma promoção do telejornal de sexta-feira à noite da TVI, com imagens polémicas de Sócrates e Marinho Pinto, o bastonário dos Advogados, mas o spot nunca foi para o ar.
Após a saída de José Eduardo Moniz para a vice-presidência da Ongoing Media, a direcção de informação ficou nas mãos de João Maia Abreu, antigo correspondente da estação de televisão em Bruxelas.
Na direcção da informação manteve-se Mário Moura, como director-adjunto, e Manuela Moura Guedes, enquanto subdirectora.
Além da direcção de informação, pediram demissão todos os chefes de redacção da TVI, em solidariedade, soube o SOL.
Manuela Moura Guedes foi afastada dos ecrãs há cinco anos, depois de os espanhóis da Prisa terem comprado a TVI. Voltou em Maio do ano passado para apresentar o Jornal Nacional de sexta-feira.
Durante este ano , foram várias as polémicas à volta do jornal liderado pela mulher de José Eduardo Moniz, que foi director-geral da TVI (onde esteve 11 anos) até ao passado mês de Agosto.
O caso Freeport , que envolve José Sócrates num alegado favorecimento, fez estalar o verniz com o Governo. Sócrates avançou mesmo com um processo contra a estação televisiva em Março. Um mês depois, aconteceu o contrário.
Outro episódio que deu que falar aconteceu com o bastonário dos Advogados, Marinho Pinto.
Ainda hoje, Manuela Moura fez declarações polémicas a vários jornais, lançando críticas em todas as direcções. Ao DN, por exemplo, a jornalista disse «só se fossem muito estúpidos é que me tiravam do ar».”

comenta-se:

e assim, mulheres e homens deste cantinho, crentes no que ouvimos, felizes pelo que nos fazem, demos graças por termos tais almas que tão bem nos enganam;

estes xuxialistas são do melhor!
com xuxas destas os psd´s não são precisos para nada!

volta Sarmentão, estás perdoado!... ao pé deste PS (Pinto de Sobrenome), eras um verdadeiro anjinho!...

assim, viva a BARAFUNDA, viva a LARGUEZA DE MANIFESTAÇÃO!
ABAIXO O TERROR DOS ADULTERINOS BROCHES DA MORAL!


mikil bakkunini

Anónimo disse...

A candidatura da CDU a Tomar já tem um site : www.mudarorumo.co.cc

Anónimo disse...

Os informáticos da candidatura da CDU que vejam lá essa coisa! Não está a funcionar nada bem !Antes, funciona muito mal, ou não funciona mesmo! Espera-se que seja só o site, que não os candidatos! De quem, muitos, esperam muito!
Fase experimental?

Anónimo disse...

Afinal parace que o Jornal Nacional da TVI irá recomeçar na próxima semana. Mas em vez de apresentado pela Manuela "Boca Grande", será apresentado pela Fernanda "Namorada do 1º" Câncio.
G'anda Nóia!

Jacinto Leite Capelo Rego ! disse...

Olá, Sebas ! Tenho que te dizer que estou bastante chateado contigo. Comparar o indivíduo que te anda a insultar comigo, eu, o primeiro e iinimitável, o que te mandava e mandará postas de pescada às 6 da matina, é inqualificável.

Peço que não nos confundas. Eu não tenho podido cumprir o tal ritual diário porque estive de férias em zonas Rebelas, ups, rurais. Mas agora estou de volta ! :)

Anónimo disse...

Será que esta gente ainda não percebeu que aquela gente da TVI, que se auto-intitula de jornalista, apenas quer controlar o poder. Há demasiadas ligações económicas e políticas dos envolvidos.
Parecem certos jornais cá do burgo.

Tomarense adoptado

EEBE disse...

"trás as tuas tropas contigo, e vem para o batalhão ! Precisamos de mais tropas para a revolução !"

- Não quero fama nem glória, dá-me só uma t-shirt de Che Guevara !

EXTREMA ESQUERDA TMR 2300 !

Anónimo disse...

Jorge Ferreira escreve que se gastaram milhões na cibernética. Que milhões? A cibernética ficou em 100.000 euros. Isto são milhões? Só de cêntimos! Ai os números não são o forte do Jorge Ferreira nem as letras basta ver o processo de candidatura à AM. Aquilo é uma cambada de incompetentes que nem sabem quanto custa um pacote de leite UHT.

Anónimo disse...

Esse Jorge Ferreira tá cá na terra à menos tempo do que teve o Paiva. Um gajo do Partido Nova Democracia (ahahah) chiba-se logo todo do que é.

Anónimo disse...

a fonte "pimba" Paulino Paivão custou cerca de CEM MIL CONTOS!

por isso havia que lhe chamasse "fonte centenária"

Anónimo disse...

«a fonte "pimba" Paulino Paivão custou cerca de CEM MIL CONTOS!

por isso havia que lhe chamasse "fonte centenária"»

O SENHOR É UM PATETA A FONTE 100.000 CONTOS, EHEHEH!
A FONTE NÃO CUSTOU NADA POIS QUEM A PAGOU FOI A UNIÃO EUROPEIA. O QUE SE ACORDOU FOI A CÂMARA GARANTIR A SUA MANUTENÇÃO E ESTAMOS A VER O RESULTADO. EM SÍNTESE ESTA FONTE RESUME O ACTUAL MOMENTO DO PSD TOMAR... UMA LÁSTIMA.

PUMP IRON :-)

Pensamentos soltos disse...

Pachorra não lhe falta Sr Rebelo, mas é a vida, havia um ditado que dizia; "quem não quer ser lobo não lhe vista a péle" ou "quem anda a chuva molha-se" isto para dizer que, nem a dormir "estamos" descansados, mas o que queria receber louros? Não pode, é a prata da casa e é com ela que se tem que viver, mas há coisas curiosas. Existe imagine-se como dizia o outro no seu post,alguem que curiosamente levanta-se ás 5 horas da matina para trabalhar, tudo correto se não tivesse a pachorra de acordar com cabeça para dizer em blog o que sonhou de noite, incrivel, pessoas com nivel como não se vê em lado nenhum (eu não conheço ).

Anónimo disse...

eu serei um pateta educado, bem formado e informado o Sr.

PUMP IRON :-) mostra ser um ignorante, cheios de pretensiosismo e ptipo paternalista,

a verdade é que os TOMARENSES acabaram por pagar o devaneio do barão da Trofa, que teve o apoio dos seus vereadores PSD e do PS de então!

infelizmente o tanque custou mesmo CEM MIL CONTOS! comparticipados por fundos europeus,

sabe qual o exacto valor da comparticipação? e a que juros foi contratado o empréstimo da restante parte não elegível?

sabe quanto custou a rotunda dos bombeiros?

fico a aguardar as preciosas informações!

obrigado

Anónimo disse...

A fonte cibernética custou cerca de 80 mil contos, pelo que me lembro.

Se foi pago pela UE ou apenas pelos Tugas, não sei, nem me parece relevante.

A fonte do dinheiro não atenua o facto de ter sido tão mal gasto.

Anónimo disse...

E ainda terão de ser gastos uns 20 mil contos para deitar o tanque abaixo, e recuperar o tabuleiro.

Devolvam a antiga forma á rotunda, Já!!!

Anónimo disse...

20 mil contos dão para comprar uma casa, é verdade.

e 80 mil contos dariam para comprar 4 casas.

Mas na nossa autarquia, esses 80 mil contos não compraram uma nem 4 casas, compraram uma fonte dotada com tecnologia de ponta, para salpicar uns repuchos manhosos.

Portanto, não tenha dúvidas que deitar aquele tanque abaixo vai custar algo parecido a 20 mil contos: não pelo custo real da operação, mas pela má gestão que quase sempre acompanha este tipo de obras.

Por acaso sabe quanto custou cada passadeira/lomba em frente ao IPT?
Dava para uma entrada da compra de uma casa...

De certeza que seria possível fazer igual e mais barato.

Anónimo disse...

"De certeza que seria possível fazer igual e mais barato."

QUANDO FOR PRESIDENTE DA CÂMARA TRATAREI DE DAR UMA VOLTA À AUTARQUIA E COLOCAR AS COISAS EM ORDEM... NEM LOMBAS... NEM FONTES CIBERNÉTICAS... NEM ATRASADOS A GERIREM OS DINHEIROS PÚBLICOS.

PUMP IRON :-)

Anónimo disse...

Ok, voto em si!

Anónimo disse...

Cem, cento e cinquenta, oitenta, serão agora o que menos interessa! Mas que terão sido milhões deitados ao rio lá isso foram! Já está!
Relevante sim, para quem pare um pouquito e pense, é a questão, de um suposto iluminado, narcisista e ego centrista ter conseguido, em dez anos de pleno poder, desbaratar dinheiro, estragar a cidade e o concelho e, qual rei, ser necessário talvez, vir a criança e dizer: mas, o Paivão da Trofa que quis ser “rei de Tomar” foi um verdadeiro bluff, um estragadão e esbanjador dos dinheiros públicos. Ia NU!
E ninguém via!

Anónimo disse...

Ao fim do dia de ontem podemos fazer um balanço objectivo da suspensão do Jornal Nacional. Uma decisão que, recordo, foi justificada pela administração da TVI por razões económicas, as quais uma parte significativa do país eleitoraleiro preferiu ignorar.

Financeiramente:
1. A Impresa, rival da Prisa, foi a principal beneficiada com a decisão. As suas acções no mercado de capitais registaram ontem, depois da notícia da suspensão, uma valorização de 10%.
2. A decisão da Prisa foi penalizada pelo mercado: a Media Capital perdeu 15% do seu valor.
3. A Ongoing, onde pontifica o marido de Manuela Moura Guedes e ex-director-geral da TVI, saiu a ganhar duplamente com a suspensão do Jornal Nacional: directamente, porque encaixou o seu quinhão de valor na subida da Impresa, onde detêm uma fatia considerável; indirectamente, por sair fragilizado um dos seus objectivos.

Politicamente:
4. O PSD, partido que concorre contra o PS de José Sócrates, foi o beneficiado, politicamente, com a suspensão do referido jornal.
5. O PS e o Governo foram os mais prejudicados com a decisão de suspender o jornal televisivo que lhes era mais crítico.

E um balanço subjectivo?
1. Os comentaristas (que eu li) ficaram-se a debater os aspectos irracionais do caso e, alguns, muito alegremente, quiseram fazer pender para o Governo a responsabilidade de uma decisão que objectivamente só prejudica este. Compreendam-nos: foram possuídos pel’A Verdade.
2. Ninguém se lembrou de Pina Moura e da sua recente aproximação ao PSD.
3. Ninguém quis seguir a pista do dinheiro. O JN foi a (tímida) excepção.

Pergunta:
1. Se a suspensão tivesse origem no Governo, o dia tinha sido diferente?
Sim. Tal significaria que a TVI obtinha algum tipo de vantagem do Governo, como uma promessa de licença, favores nalgum negócio ou empreendimento, ou outro. O mercado de capitais recompensaria a acção, na perspectiva de que o valor da Prisa subiria por força dessa vantagem. As acções da Prisa subiam e as do grupo rival provavelmente desciam, na proporção.

Cenário:
O caro leitor dirige 1 empresa cotada em bolsa, depois de ter saído o director-geral. Este saiu há 1 mês para um grupo rival, que quer comprar e controlar a sua empresa. Deixou na sua empresa a mulher, num cargo de chefia onde tem acesso a informação classificada. Você:
1. despede-a na primeira ocasião;
2. deixa-a ficar, correndo o risco de passar informação ao seu ameaçador rival.

http://pauloquerido.pt/economia/ao-fim-do-dia-de-ontem-balanco-objectivo-da-suspensao-do-jornal-nacional/

Anónimo disse...

A fonte Cibernética(?) foi paga um terço pela UE, outro terço pelo Estado, e outro terço pela autarquia. Está escrito. Todo este dinheiro saiu dos nossos impostos. Os portugueses não controlam a aplicação dos impostos, ao contrário dos povos mais desenvolvidos. O nosso dinheiro foi mal aplicado, como sempre, ontem, hoje e amanhã.

O telejornal da Manuela Moura Guedes era visto, semanalmente, por um milhão e quatrocentas mil pessoas. A sua forma incomodava, mas alertava para os reais problemas do País.
A ORDEM PARA A CALAR VEIO DE ESPANHA, A POTÊNCIA COLONIZADORA DE PORTUGAL.

Em Tomar também tem havido tentativas de calar, na comunicação social local, vozes muito lúcidas, mas incómodas, e o que fizeram os tomarenses? Nada! Comem, e calam. Não têm moral para falar da TVI, ou de outra situação semelhante.

Anónimo disse...

A que vozes lucidas se refere?

Anónimo disse...

Procurem, que encontrarão.

Anónimo disse...

Preferia que me ajudasse.

Anónimo disse...

T'ás bonito Tó, junto do muro, de risco ao meio. Também te fizeram a estrela na barriga? Não? É porque não deve der jeito. Estás mais gordo que um texugo. o cinto atrás está mais alto que à frente quase um palmo relativamente ao chão. Experimenta trabalhar qua abates um bocado.