terça-feira, 29 de setembro de 2009

FOTOS E CASOS

Perdida a 50 quilómetros de Florença e outros tantos de Pisa, a meia hora da estação de caminho de ferro mais próxima, S. Gimignano, uma pequena cidade de 7 mil habitantes, é Património da Humanidade e vive basicamente do turismo, do comércio e da agricultura. Mas os seus autarcas sabem fazer o necessário para cativar os visitantes. Além de boa sinalização turística e da total proibição do trânsito automóvel na parte antiga, colocaram um pouco por todo o lado avisos obrigando os moradores com cães a recolherem imediatamente os respectivos presentes, sob pena de pesadas coimas... Até parece que estamos em Tomar!



Já aqui se escreveu criticando os penicos suspensos da Tomarónia, contemporâneas réplicas dos famosos jardins suspensos da Babilónia. Na altura houve quem discordasse, alegando que eram muito bonitos. Lá isso eram! O pior é que os nossos autarcas só gostam de obras novas, vá lá saber-se porquê. Manutenção, conservação, cuidados permanentes, nem parecem saber o que isso é. Fará algum sentido ou dará algum prestígio, expor penicos suspensos com plantas secas, visivelmente por falta de atempada rega? E depois irritam-se quando alguém diz que os autarcas governantes são uma ganda seca?!

Se outros méritos não tivessem, as eleições autárquicas teriam pelo menos o de obrigar o alcaide a apresentar serviço. Neste caso mandando limpar uma parte da margem do rio, o que se aplaude com muito gosto. Pena é que as eleições sejam só de quatro em quatro anos, e que nos intervalos das corridas de cavalos...


Sem comentários: