sábado, 12 de setembro de 2009

É TUDO PROPAGANDA, MAS...

É tudo propaganda, mas não é só propaganda. Se repararmos bem nestes dois suportes publicitários, erguidos na Rotunda dos Estaus, sobressai logo aquela ideia "o meu é maior có teu" (estamos a falar dos painéis, claro). Há depois uma intrincada baralhada política -o candidato mais à direita é o que está mais à esquerda, embora do lado direito do painel. Ainda que o outro candidato seja igualmente de centro-direita, apesar de figurar do lado esquerdo do seu painel. E o candidato do PS, teoricamente o mais à esquerda dos três, aparece-nos no painel à direita destes dois e do "Chegou a hora da verdade" da tia Manuela. Terá chegado mesmo? Ou é só para impressionar o pessoal?

Quer tenha ou não chegado a hora da verdade, o PSD/Tomar é que demonstra saber da poda como ninguém. Mandou colocar dois suportes publicitários como este, ali na zona do Flecheiro. Uma excelente maneira de fazer propaganda à sua gestão autárquica, à custa dos contribuintes. Sem contar que, se calhar, a empresa responsável pelo trabalho é capaz de ser a mesma que afixa os do PSD. Se é, percebe-se que o preço final possa ser mais em conta para aquele partido político. Mas estamos apenas no campo das hipóteses.
Quanto ao conteúdo do painel, é extremamente curioso, para quem tenha a paciência de o examinar em detalhe.(Clicar sobre a fotografia, para ampliar) Vejamos. "O projecto Polis vai continuar -Flecheiro 3ª fase". Quando? Nada consta. Deve ser quando tiverem desaparecido os dois conjuntos de barracas que estão junto ao rio...
À esquerda da projectada escola (na parte superior direita do painel), vê-se um mastodonte a cinzento. Trata-se de quê? Edifício público ou privado? Para habitação, comércio ou serviços? Nada consta, igualmente, o que é bastante estranho. Todas as outras construções, existentes ou previstas, estão devidamente identificadas. Simples esquecimento? Ou estão outra vez a tentar camuflar, enquanto for possível, mais um monstro do mesmo tipo do paredão inter-pontes?
A oposição que temos tido, sobretudo os três senhores vereadores, é que nos podiam informar cabalmente, posto que devem ter visto o projecto antes da sua discussão e aprovação. Mas é provavelmente um excesso de trabalho para eles. Sem contar que, quando se faz parte do primeiro círculo do poder local, não convém dar muitio confiança à populaça. Ou estaremos enganados? Ficamos aguardando.
A outro nível, muito mais baixo e próximo da realidade quotidiana, mais precisamente na área dos que criam riqueza e pagam impostos, para que outros, mais acima, possam gastar sem nada produzirem, temos mais um comerciante da cidade velha que decidiu fechar a porta. Educado, decidiu informar os seus clientes que continua a poder servi-los no seu estabelecimento em Fátima. Ou seja: Aqui fechou, certamente porque "não dava", mas em Fátima vai tudo bem. Não admira. Trata-se de um santuário, no qual desde meados do século passado se dá o milagre da criação de riqueza, além de outros. Por isso o concelho de Ourém, que já foi dos mais pobres do país, é agora o segundo mais importante do distrito de Santarém. E está cheio de vontade de se passar para o de Leiria. Outra gente, outros hábitos, outras maneiras de ver. A 20 quilómetros daqui...mas tão longe no tempo. Nem sequer tiveram direito ao programa Polis, está o leitor a ver! A falta que faz um presidente Paiva!

22 comentários:

Anónimo disse...

"...mastodonte a cinzento..."? Não sabe o que é? Neste caso (do Flecheiro) o Sr. José da Costa poderia explicar o que acertou com o Fernando. Mas noutros casos, calaram-se (inexplicavelmente)algumas vozes que focaram coisas bem mais graves! Porque nunca mais se falou no MASTODONTE do "Ervilha" na Rua da Fábrica da Fiação? Porque as perguntas de um artigo do Serraventoso nunca tiveram resposta?
Porquê?
IMBECIS DE MEMÓRIA CURTA!

Anónimo disse...

Também na Corredoura, o Reinolar, do Alcobia, ex-presidente ACITOFEBA, fechou as portas. Deixou os electrodomésticos, entregou a chave ao senhorio, não coseguiu o trespasse.
Há muito mais lojas para fechar.

Anónimo disse...

O Rebelo não sabe que quando o Polis foi aprovado, os Vereadores eram outros.
E devia saber que os Vereadores IpT se pronunciaram em reunião do executivo contra a solução preconizada para o Flecheiro, faca à situação das familias ciganas.
Mas, que fazer?
Quando se trata dos IpT, para o Rebelo é só o deita abaixo.

Anónimo disse...

Como era de esperar o Sr. Dr. Rebelo não viu o cartaz dos Independentes por Tomar.
Como não pode dizer mal, ignora.
É esta a isenção deste Senhor, que é só basófias e que nunca fez nada por Tomar.
Mas enfim, apesar de toda esta oposição e maledicência, estou convencido que Pedro Marques será o próximo Presidente, mesmo contra a vontade do Rebelo.

Sebastião Barros disse...

Lá se perderam mais umas ricas ocasiôes de estar calado e de esperar para ver. Como no poker.
Não se trata de saber quem eram ou deixaram de ser os vereadores, ou se votaram assim ou assado. O que se pretende são duas pequenas informações: O TAL MASTODONTE É O QUÊ, AFINAL? Aquilo é para continuar quando?
Quanto ao resto, para não ser demasiado incorrecto, limito-me a citar uma das frases-traves do jornalismo - OS FACTOS SÃO SAGRADOS; A OPINIÃO É LIVRE.

Sebastião Barros disse...

Para não misturar alhos com bugalhos, passo agora ao "basófias" e "nunca fez nada por Tomar". Tem toda a razão, cara criatura! Nunca fiz nada por Tomar porque os outros têm feito tudo, graças a Deus. Por isso estamos tão bem! Mas ainda assim, quando tiver tempo, indague, POR EXEMPLO, junto dos milhares que acompanhei nas visitas GRATUITAS ao Convento. Eles lhe dirão.
Termino com uma pergunta cruel: Admitindo que, como você vomitou, nunca fiz nada por Tomar, O QUE É QUE TOMAR, OU OS TOMARENSES AINDA VIVOS, JÁ FIZERAM POR MIM?

Sebastião Barros disse...

Outro comentário ainda, referente a outro sector.
Lembra-se aos estimados leitores que "Tomar a dianteira" é um blogue privado e sem subsídios (que nunca pediu, nunca pedirá e nunca aceitará). Não se trata de forma alguma da água dos SMAS, que sai mal se abre a torneira (salvo acidente!) A escrita é algo mais complicado, que nem sempre brota espontaneamente. Tem dias e horas!
Segundo julgo, só gente pouco dada às letras é que não sabe que é assim. Estamos em Tomar...

Anónimo disse...

Demasiada preocupação com os cartazes. São uma forma de comunicação, mas há outras mais importantes, como os jornais e as rádios.
Os jornais ainda trazem análises e artigos de opinião. O Templário está, neste aspecto, melhor que o Cidade de Tomar. O Templário conseguiu muito boas colaborações.
As rádio estão mal. Sem análises, só com pequenos factos. Não têm qualquer análise da campanha para a Asssembleia da República. Muito futebol e pouca uva.

Anónimo disse...

"Muito futebol e pouca uva."

Concordo a 100%.

Com poucas palavras fica tudo dito.

Anónimo disse...

Pergunta o Sr. Rebelo:

"O QUE É QUE TOMAR, OU OS TOMARENSES AINDA VIVOS, JÁ FIZERAM POR MIM?"

Tomar deu-lhe emprego (trabalho não sei).

O que fizeram por si os Tomarenses ainda vivos? Existe um padeiro tomarense que se levanta às 3 da manhã para amassar o pão que você come, um carteito tomarense que lhe leva o correio, etc...
Que quer você que os Tomarenses façam mais por si?

Existem outros tomarenses (ainda vivos)que lêm o seu blog, mas que começam a ficar fartos de tanta parvoíce, e dentro em pouco deixem de o ler.

Anónimo disse...

Do PSD lemos que "Tomar não pode parar". E o agora Presidente de Câmara a olhar para a Fonte Cibernética que há muito tempo se encontra parada.
"Tomar em primeiro lugar". Em primeiro lugar, só se for a seguir aos outros: Abrantes, Barquinha, Constância, Torres Novas, Entroncamento, Ourém, Ferreira do Zêzere, têm obra realizada, e Tomar? Têm somente um Paival com Relvas implementadas. É a vida, diria o outro.

Sebastião Barros disse...

Para 11:37

Vossemecê consegue elaborar aquilo que bem se pode chamar "raciocínios manuelinos" Passo a tentar demonstrar."Tomar deu-lhe emprego (trabalho não sei)". Quem lhe disse? Sempre fui contratado pelo Ministério da educação, em concursos públicos. Que eu saiba o Ministério da Educação ainda é em Lisboa. Quanto ao padeiro e ao carteiro, devo dizer-lhe que não fazem nada por mim, nem para mim. Limitam-se a ganhar a vida, executando as tarefas que os respectivos patrões lhes atribuem. E que eu ajudo a pagar. Só isso. Que é totalmente diferente daquilo que você garatujou.
Sobre o blogue, digo-lhe como o outro -nem te seguro nem te empurro. Escrevo por gosto e para não perder o hábito de pensar. Ter mais ou menos leitores, é-me absolutamente indiferente. E então se você acha que escrevo "tanta parvoíce", não seja masoquista. O melhor será dar corda aos sapatos, ou calçar os patins quanto antes. Ontem já era tarde!

Anónimo disse...

"O QUE É QUE TOMAR FEZ POR MIM!!!"
Realmente, ó 'Bastião, tens-te em muito boa conta, ou melhor, o teu narcisismo exagerado vem à tona com uma facilidade...
Tens um umbigo muito grande, ó 'Bastião! Se calhar querias uma medalha de comendador! Essa foi para o dr. João Mendes Godinho, esse sim, que fez e deixou obra assinalável em prol da terra e de muitos dos seus habitantes. Deves achar-te uma sumidade! Cá para mim tiveste falta de atenção em pequeno e ainda não conseguiste ultrapassar isso. E se não o conseguiste até agora já não vais lá!
Modera-te ó pateta, e limita-te a passear essa pança bem untada com a reforma que os que se levantam a "horas impróprias" te garantem com o seu trabalho. Eu sou um deles e não me arrependo!!! Pelo menos tenho o gozo de assistir às tuas patacuadas e rir-me com elas, já que nesta terra pouco há que nos faça sorrir.

Não te esqueças de eliminar este comentário.

Anónimo disse...

ESCLARECIMENTO A UM COMENTADOR ANTERIOR

Quando afirma que o sr. Rebelo é só deitar abaixo quando se trata dos IpT's é porque, como é do conhecimento da cidade toda, o dr. Pedro Marques está à frente desse movimento de cidadãos, e o sr. Rebelo tem uma malapata com PM que vem do tempo em que foi corrido da câmara "por andar a dar milho aos pombos".

TENHO DITO

Anónimo disse...

Você paga, é verdade.

Mas, mesmo você querendo e podendo pagar, se não existissem pessoas a querer fazer esses trabalhos(o padeiro, o carteiro, o homem que recolhe o lixo, entre tantos outros): você teria de comer o seu dinheiro com manteiga (em vez de pão com manteiga), não receberia correspondencia, viveria numa cidade atulhada de lixo.

Você paga, e eles não??? Eles também pagam!!! Pagam impostos, que, servem para pagar entre muitas outras coisas, o seu ordenado e a sua reforma.
Eles constituiram as suas familias aqui, têm filhos, filhos esses que estão na escola, escola essa que precisa de professores.

Mas que história é essa, de ser contratado por Lisboa? Sim, as gestões são em Lisboa, mas a vaga de trabalho está em Tomar. A necessidade desse emprego criaram-no os tomarenses, que têm filhos em Tomar e que se inscrevem na escola em Tomar.

Sem nos darmos conta, fazemos todos uns pelos outros, todos os dias. E não é mais que a nossa obrigação. Mas existem pessoas que o têm mais presente que outras.

Limitei-me a responder à sua pergunta, sobre o que Tomar e os Tomarenses fizeram e fazem por si:
FAZEM TUDO.

Não é mais que a sua obrigação fazer alguma coisa também.
E fazer alguma coisa não passa só pela politica, em cargos de protagonismo (que é o que você gostaria).

Você não identifica, e tão bem, tantas áreas tão mal cuidadas em Tomar? Porque não se voluntaria para as cuidar? Faz doer as costas e suja as mãos, não é?!

Anónimo disse...

Você é como uma criança, que não se pode deixar sozinha por muito tempo.

De quando em quando tem de levar um puxão de orelhas para deixar de fazer (escrever) patetices.

Ou prefere ficar aqui a falar sozinho? Uma coisa seria certa: você e os seus multipos pseudónimos estariam sempre de acordo convosco mesmos.

Oh que paraíso...

Anónimo disse...

(o comentário anterior é para o Sr. Rebelo)

Sebastião Barros disse...

Muito obrigado pelos amáveis comentários, que honram sobremaneira a inteligência em geral e a tomarense em particular. Como não adianta gastar cera com ruins defuntos, nem falar para surdos ou escrever para cegos, fico-me por aqui. Também para dar tempo ao cavalheiro(ou senhora?) dos espaços mal cuidados para calçar as luvas, pegar no carro de mão e no sacho e começar a trabalhar, em vez de andar a perguntar aos outros porque não o fazem. Nunca ouviu dizer que quem tem boca não manda soprar? Percebeu? Se calhar não.

Anónimo disse...

Para a TENHO DITO:

Você tome providências homem! Manifestamente a zurrapa não lhe cai nada bem. Tanto assim é que manifestamente esssa cabeça já está caquéctica -repete sempre essa parvoíce da câmara, que você tem a lata de escrever que "é do conhecimento de toda cidade". Pergunto eu: Como é que a cidade toda pode ter conhecimento de algo que não aconteceu?
Bebedeiras mal educadas, é o que é. Deve ser do vinho de má qualidade.
Nota final: Podia continuar a remover os seus excrementos, como até aqui. Não o faço que que você possa continuar a deleitar-se com tão belo eflúvio (você nem sabe o que é, mas pronto, não adianta pedir a um porco para ser asseado).

Anónimo disse...

Já tinhamos suspeitado que trabalhar duro não deveria ser consigo não.

Você é mais dado à má lingua, ao bota abaixo. Disso já temos cá muito.

Quanto à minha sugestão de fazer qualquer coisinha pela terra, é com conhecimento de causa.

Sou elemento produtivo da sociedade, faço por merecer o que ganho no final do mês. E nos meus tempos livres arranco umas ervinhas sim, por isso sei que faz doer as costas.
Mas trabalhar como sacho também regula a glicémia,faz emagrecer, dá saúde: por isso o recomendo.

Mas se você acha que só pode ser util a Tomar, num poleiro à sua medida...

Anónimo disse...

A verdade é só uma: o Ex.mo Senhor Doutor António Francisco Rebelo tem uma grande malapata com o Dr. Pedro Marques e faz tudo para o menorizar, desvalorizar, mas fá-lo com alguma mestria, porque sabe que assim a mensagem (negativa) passa melhor.

Claro que bvai dizer que não senhor, que até considera o Pedro, etc., etc., etc.

Mas lá bem no fundo e para o Sr. Dr. António Rebelo:
Pedro Jamais!!!!!!!!!

Sebastião Barros disse...

Para anónimo das 21:33

Você na verdade, se não descende de habitantes de Palermo (os palermitas), imita muito bem. Não sei se já terá reparado, mas na sua ânsia de demonstrar, contra toda a evidência, que pretendo evitar a eleição de Pedro Marques, apenas está a prejudicar o candidato e quem o acompanha. Porque, ao contrário da família, os amigos escolhem-se. E quem tem amigos como você... Ou nunca ouviu o provérbio "Diz-me com quem andas; dir-te-ei quem és"? Olhe que os leitores do blogue não são todos do seu nível intelectual. E ainda bem!
Tenha uma noite tranquila.