segunda-feira, 28 de setembro de 2009

JOSÉ LEBRE APRESENTA PROJECTO INOVADOR




José Lebre, cabeça de lista do Movimento Tomar em primeiro lugar, convocou a imprensa e alguns amigos para apresentar um projecto inovador, a implantar no mouchão da antiga fábrica de fiação, entre o actual Parque de Campismo e o Açude de Pedra. O citado empreendimento, se alguma vez chegar a ser implementado, englobará o Museu dos Tabuleiros, unidades hoteleiras, restaurantes, zonas verdes, as actuais hortas, um anfiteatro ao ar livre e uma via para bicicletas. Na respectiva memória descritiva e justificativa, pode ler-se, designadamente, que "Tomar vive na sombra do Conveno, olhando para cima, "vendo passar" quem para aí vai. Há muito que o povo de Tomar e o Convento vivem de costas voltadas. O que se passa lá em cima é lá com eles, o que se passa cá em baixo algumas vezes é connosco. Ou seja, nunca a populações de Tomar tiveram voz activa ou capacidade para determinar o que quer que fosse em relação ao Convento. Nunca quem manda lá em cima se preocupou em saber se a relação com a cidade é a relação certa e de interesse comum.
A crise recente em que mergulhámos fez com que nos apercebêssemos que o filão é tangente à cidade. Passa ao lado mas não entra..."
Ainda de acordo com José Lebre, o referido projecto é bastante ambicioso em termos de investimentos iniciais, podendo vir a ser levado à prática por uma entidade pública, por um consórcio misto, ou por privados. Em qualquer dos casos, deverá ser projectado por um arquitecto de renome internacional, tendo sido mencionado o nome de Souto Moura.
Com esta sua ideia, representada em "croquis" na ilustração supra, José Lebre reforça sua posição como elemento de um dos dois grupos de candidatos -o dos realistas, que têm em conta o actual contexto e apresentam propostas a ele adequadas. Há depois o grupo dos tradicionalistas, que no essencial voltam a apresentar as mesmas propostas de há quatro anos, e finalmente uma força política cujas bucólicas, poéticas e sonhadoras ideias são habituais, tanto a nível local como nacional. Cremos que os nossos pacientes leitores não terão qualquer dificuldade em identificar os integrantes de cada categoria. De qualquer modo, falamos naturalmente do estado actual das coisas em termos de compita eleitoral autárquica. Daqui até ao dia 11 muita coisa poderá ainda acontecer...

Sem comentários: