terça-feira, 29 de setembro de 2009

O ESBANJAMENTO CONTINUA...


Deve ser sina daquela rua do casco antigo, que já foi da Calça Perra e depois se tornou de Pedro Dias. Alcouce da cidade até finais de 1962, as suas briosas profissionais vestiam de forma vistosa para a época, pois que a isso obrigava a sua função ganha-pão. Mais de quarenta anos volvidos, é agora a rua que querem tornar algo espampanante, instalando um pavimento bastante peculiar.
Bem sei que há múltiplas e variadas opções estéticas, e ainda bem! Outro tanto sucede com as formas de proteger e/ou valorizar o património, e ainda bem! Agora o que de todo não entendo é a escolha deliberada do esbanjamento de dinheiros para descaracterizar uma cidade cheia de história. A que propósito vêm aquelas caríssimas e espessas lages, numa rua humilde mas cheia de estilo, que nunca as teve? Para quê tanta grelha e tantas caixas de visita? Quem conhece e tem mundo, sabe bem que em lado algum se pode observar tamanha proliferação de tampas de toda a espécie no pavimento.
Há poucos meses, de forma corajosa e desinibida, o munícipe arquitecto José Lebre, cujas opções ideológicas estou longe de partilhar por inteiro, criticou asperamente a actual maioria autárquica, designadamente sobre o evidente abastardamento dos pavimentos urbanos da cidade antiga. Apesar disso, continuam os atentados ao bom senso. Apenas decidiram substituir o granito, que não é da zona, pelo calcáreo, que é. Está bem, mas longe de ser suficiente. Porque afinal qual é a intenção real? Uma ofensa à verdadeira pobreza? Um louvor à probreza de espírito? Mostrar dinheiro mal arrumado? Satisfazer tiques de novos-ricos? Caso não seja afinal nada de tudo isto, então porque não deixar as ruas (já não digo esta, para não estragar ainda mais fundos públicos, que tanta falta fazem alhures), como elas eram, com seixos rolados de ambos os lados e uma faixa central em cubos de calcáreo aparelhado? Custa assim tanto a perceber? Ou estamos outra vez com aquela mania do século passado, quando os prédios deixaram de ser caiados ou pintados de branco porque "o branco é a cor dos pobres"?
Cá por mim prefiro sempre um pobre com espírito a um pobre de espírito. E o leitor?

1 comentário:

Unknown disse...

Os resultados das legislativas em Tomar foram muito interessantes.

PS e PSD a descer !

CDS, BE e CDU (+MRPP votos enganados) a subir.

Ilacções para a eleição para a Câmara :

- Corvelo e Vitorino estão a valer menos que os respectivos partidos.

- A votação no CDS indicia que IVO Santos deverá ser eleito vereador

- O Engº Bruno Graça da CDU é o único candidato que além de fazer o pleno do seu partido irá buscar votos a todos os quadrantes politicos. Ao PS vai capatar no minimo entre 20 a 30% do seu eleitorado, ao BE poderá captar entre 30 a 40% e mesmo nos eleitorados mais conservadores poderá captar alguns votos não desprezáveis.

Não me supreenderia se conseguisse obter uma votação de 5000 votos.
Dará para ganhar ? É bem possivel face à dispersão dos votos.