terça-feira, 15 de setembro de 2009

DEMOCRACIA, ELEIÇÕES E ILUSÕES - 2

Vimos anteriormente, em "Democracia, eleições e ilusões", que abster-se de votar é realmente uma atitude confortável mas condenável, uma vez que pode conduzir a resultados inesperados, pois as percentagens são calculadas em relação aos boletins de voto entrados nas urnas, e não ao total de eleitores.
Os portugueses com capacidade eleitoral que geralmente se abstêm, alegam desinteresse, incompreensão, inutilidade, e por aí adiante. Qualquer que seja a sua situação, leitora ou leitor, saiba que não é o único nesse caso, nem lá perto. Em recente artigo de opinião, o Prof. João César das Neves referia que os portugueses "Nas eleições menores, votam com o coração. Europeias e referendos é onde as razões ideológicas e de simpatia prevalecem e a abstenção e pequenos partidos sobem, porque o jogo é a feijões." Foi o que ocorreu recentemente, como já foi dito, mas de acordo com o mesmo analista "Não é provável que isto aconteça nas legislativas, onde a escolha é a sério. Aí todos se deixam de análises e doutrinas e votam com o bolso. É a isto que se chama "voto útil", escolhendo não quem governa melhor ou defende a ideologia preferida, mas o que menos estragos fará ao interesse particular. Por isso é que desta vez as coisas estão tão tensas e incertas: os eleitores acham que qualquer dos governos plausíveis fará bastante estrago."
Como se tal clima social pouco habitual não bastasse, a seguir virão as autárquicas, quaisquer que sejam os resultados das legislativas. César das Neves é peremptório: "Para além destes métodos de voto [com a cabeça, com o nariz, com o coração ou com o bolso], só existe mais um. Nas autárquicas fora dos grandes centros, as pessoas não votam com o nariz, a cabeça, o coração ou o bolso, mas com as tripas. Aí as lutas são renhidas e as paixões intensas, pois todos se conhecem e amam ou odeiam com ardor. Por isso é que as autárquicas são as únicas eleições a sério em Portugal, em que a verdadeira democracia ainda tem hipóteses." (Voto de tripas e coração, João César das Neves, naohaalmocosgratis@fcee.ucp.pt )
Agora só falta o ilustre professor universiário descobrir que aqui nas margens nabantinas há sete candidaturas em liça. E ainda está você, cara leitora, caro leitor, a pensar abster-se?! Vá mas é preparando a cabeça, o bolso, o coração, o nariz e as tripas e faça-se ao encapelado oceano eleitoral português, sem hesitações e sem medo. Afinal até já fomos um povo de grandes navegadores. (Onde isso já vai!)

1 comentário:

Frei Gualdim disse...

Esta conversa dá-me voltas às tripas...