domingo, 6 de setembro de 2009

FESTA DOS TABULEIROS ANTES DE 1950

A FESTA GRANDE DE TOMAR, ANTES DE 1950, VISTA POR DUAS INGLESAS
Para os nossos leitores mais jovens e/ou para aqueles que aqui não nasceram nem cresceram, necessário se torna informar que a Festa dos Tabuleiros, ou Festa Grande de Tomar, cuja próxima edição terá lugar em 2011, salvo qualquer imprevisto, procura manter o formato que foi adoptado em 1950. Dirigida pelo então director da Fábrica de Fiação e erudito etnólogo, Eng. João Manuel dos Santos Simões, data de então a relativa mas obrigatória uniformidade básica dos tabuleiros e dos trajes. Anteriores a 1950, existem apenas algumas fotografias a preto e branco, de qualidade rudimentar. É, por isso, importante o testemunho presencial de duas ilustres turistas inglesas, Ann Bridge, esposa do embaixador britânico em Lisboa, arqueóloga e botânica amadora, e Susan Lowndes, especialista da história e da arquitectura do nosso país. A viagem de ambas através de Portugal ocorreu em 1948. Antes, por conseguinte, da Festa dos Tabuleiros de 1950, com as raparigas da fábrica tendo como ajudantes os soldados do 15.
As duas visitantes britânicas começaram por visitar o Convento, que descrevem em detalhe (página 177 do livro anteriormente indicado). Dado que seria fastidioso reproduzir aqui todo o texto, contentamo-nos com dois detalhes: 1 - "É necessário recordar que os guias têm de ser pressionados para mostrarem todo o conjunto, pois é de grandes dimensões." 2 - "O pequeno claustro de Santa Bárbara, próximo do claustro do Hospital (mais propriamente da Hospedaria), tem entrada pelo primeiro piso, sendo bem visível a assustadora e grotesca janela manuelina na extremidade ocidental da nave."
Vincada assim a extrema aversão ao manuelino de Tomar, convém ler o que escreveram sobre a Festa dos Tabuleiros, a que terão assistido, embora o não mencionem, por ser uma descrição muito mais amável. "Aproximadamente de cinco em cinco anos, ou sempre que há posses para isso, acontece a mais notável de todas estas procissões, a famosa Festa dos Tabuleiros, de Tomar. Os tabuleiros são pirâmides ou torres extremamente elaboradas, feitas de canas enfiadas em grandes pães frescos e profusamente decoradas com flores de papel, e as bonitas raparigas de Tomar transportam-nos em procissão sobre as cabeças, sendo cada uma delas apoiada por um pretendente, que as ajuda para que o tabuleiro não caia. Atrás delas, seguem os elementos do clero, que misteriosamente transportam coroas de prata sobre almofadas pretas; contudo, esses elementos estão presentes apenas para conferir uma aprovação cristã ao que é obviamente uma tradição muito mais antiga. Na verdade, os romanos quando chegaram à Lusitânia descobriram que esta procissão de Tomar já era um costume instituído. Atrás dos membros do clero segue uma banda de metais e depois, o mais surpreendente, vários bois castrados, com os cornos enfeitados e grinaldas sobre as cabeças. Estes animais são posteriormente mortos, não numa cerimónia, mas no matadouro municipal, e a sua carne, bem como o pão dos tabuleiros, são distribuídos gratuitamente a todos aqueles que o solicitem: de modo a que os pobres da terra possam beneficiar de um enorme festim de carne."
Era assim algures antes de 1950, mas há coisas que nunca mudam. Os guias do Convento, por exemplo.

25 comentários:

Anónimo disse...

Tema desactualizado e pouco escaldante para o momento.
Queremos saber é do Freeport, e demais roubalheira nacional, local e regional... Por exemplo o "blogueiro" que diga dos próximos candidatos "ao tacho" em Tomar, quantos já estão reformados.

Anónimo disse...

Apoiado!
Para a CMT, para a AM e para as Juntas de Freguesia.

Anónimo disse...

Também apoio, e pergunto: haverá dinastia em algum Junta de Freguesia? E a composição das listas com as mulheres dos candidatos , para depois desistirem e darem o lugar aos maridos?

Anónimo disse...

bem, essa dos guias mostra bem o recalcamento do blogueiro em ter levado tampa quando queria tachos na direcção do convento. É a vida, senhor Rebelo.

Anónimo disse...

Os porcos, pelo menos os alentejanos, só pensam na bolota.
Da mesma forma, há tomarenses que politicamente não parecem ser grande coisa; mas em calúnias são ultracompetentes. Têm sempre uma caluniazita disponível para qualquer situação. Abençoada gente, que tanto tem contribuído para o progresso desta terra e para o bem-estar das suas gentes.

Sebastião Barros disse...

Agradecemos naturalmente todas as sugestões, reiterando que quem escolhe os temas a tratar aqui são, naturalmente, os responsáveis pelo blogue. Aproveitamos igualmente para lembrar que não somos nenhum serviço policial de investigação, nem serviço encarregado de inquéritos. Quem está interessado em assuntos reservados deverá seguir a velha máxima segundo a qual "quem tem boca não manda soprar". Entendido?

Sebastião Barros disse...

Para 3:38

É o que eu digo. Há horas felizes e outras que nem tanto.O que se pretendeu dizer em relação ao Convento, é do conhecimento geral. Em 60 anos a situação piorou. Naquele tempo, os 4 funcionários que havia nem sempre podiam mostrar todo o monumento porque uma parte estava ocupada pelo seminário, outra pelo hospital militar, outra pela GNR, outra pelo RI 15 e outra pelo posto rádio militar. Agora que está todo devoluto, não há ninguém para fazer visitas guiadas sem marcação. Apesar de lá haver 30 e tantos funcionários. E de as entradas custarem 5 euros/pessoa, quando há 60 anos eram gratuitas.
Como vê, a sua bosta-dedução está perfeitamente deslocada neste contexto. Deve ter sido da hora avançada...

Anónimo disse...

Luis Ferreira no Twitter. Lembrei-me agora de um slogan para a cdu: vota bruno graca, que é p ior que uma carraça. E quem é a alternativa ao PSD? Geração Tomar!.

Para mim uma boa razão para NUNCA votar PdS. O sectarismo, a intolerância e a falta de chá bem expressa neste comentário do Sr. Luis Ferreira, ao arrepio daquilo que nos quer fazer crer neste período eleitoral. Para quem (PdS) anda sempre a dizer que a CDU (e o PCP) faz do PdS o seu principal inimigo sabendo que o que tem sido dito, e justamente, que o principal inimigo é a política de direita que o PdS tem feito, não está mal. Revela a verdadeira face de quem se aboleta naquele partido.

Uma belíssima razão para não votar PdS.

Anónimo disse...

E agora fico esperando que Hugo Cristovão venha "explicar" esta absoluta falta de educação e de respeito por um adversário político, no caso por um inimigo político.

Anónimo disse...

Via a República dos Sempre em Festa!

Abaixo o cepticismo!

Via a Festa!

Anónimo disse...

Talvez não seja a mesma mas como falaram em Festa...

Viva a Festa e a Escola e o Passeio TT!!!

Anónimo disse...

Eu acredito que o SR. Rebelo fizesse alguma coisa de útil pelo e no convento. É da terra, sente as coisas da terra à sua maneira, é certo, e possui alguns conhecimentos de História que lhe dariam rectaguarda para desenvolver algum trabalho.
Mas o cargo é também político e aí talvez o sr. Rebelo tenha alguns anticorpos que em nada favoreceriam as suas aspirações e o seu desempenho.
De qualquer forma, julgo que o primeiro surpreendido com a adversidade sEria o próprio, já que a direcção em tal cargo exige trabalho em equipa, e não me parece que o sr. Rebelo goste de transigir. Acho-o demasiado individualista, um pouco narcisista até, para rabalhar em equipa.

O FANTASMA DAS CUECAS ROTAS

Anónimo disse...

O Luis Ferreira e o Hugo Cristovão estão em pânico. Só assim é que se compreende os ataques infantis e desajustados ao Bruno Graça.

Já perceberam que o Bruno vai ter mais votos que o Vitorino.

Anónimo disse...

Tb concordo . Nas freguesias urbanas de Stª Maria e S. João vai ser gritante. O bruno arrisca-se a ser o candidato mais votado nestas 2 freguesias.

E também nas freguesias de Madalena, Paialvo, Pedreira e Carregueiros !

Vamos ter muitas supresas nestas eleições.

Anónimo disse...

Sabem que o PS com a ânsia de se candidatar a muitas freguesias (15) incorporou nas listas das freguesias rurais mercenários de Tomar que não tem nada a ver com esssas freguesias ?

É escandaloso para um partido da dimensão do PS !

Anónimo disse...

oh se vai!

a competencia e o bem querer fazer, ainda diz alguma coisa a quem VOTA!
....e espera, obra que valha, ao concelho de Tomar!



à espreita

Anónimo disse...

claro que, oh se vai, refere-se ao Bruno ganhar....

à espreita

Anónimo disse...

Não duvido que o Bruno tenha uma votação superior ao Vitorino e Pedro Marques e arrisca-se a eleger um 2º vereador.

Anónimo disse...

PSD - 2
CDU - 2
PS - 1
Ipt - 1
CDS - 1

Anónimo disse...

Ao comentador de 7 de Setembro de 2009 às 18:55.

Aqui em Santa Cita podemos não ter muita coisa, e de facto não temos, temos porém uma em que suplantamos Vossa Excelência, educação.

A nossa Associação com vários anos de serviço em prol de Santa Cita e consequentemente em prol de Tomar deveria merecer-lhe um pouco mais de respeito.

Anónimo disse...

Ao nível das freguesias os Ipt vão concerteza conquistar 2 juntas :

Junceira e S. João

e O PS manter as que tem e conquistar as Olalhas

Anónimo disse...

Os debates na Radio Hertz para as freguesias estão a correr muito mal aos candidatos do PSD, o que é revelador da falta de comfiança e de liderança das suas hostes.

No debate da Pedreira o Candidato da CDU cilindrou o do PSD.

Nos debates da Alviobeira e Beselga os candidatos do PSD revelaram-se muito mal preparados e nervosos.

E o debate da freguesia da Junceira, o Américo Pereira dos Ipt simplesmente esmagou o candidato do PSD que não disse duas para a caixa. É desolador o PSD que tem tido bons autarcas na Junceira apresentar um candidato deste nível.

Isto tb está a correr mal para o PSD nas freguesias. A liderança frouxa que tem está a ter reflexos imediatos na equipa.

Anónimo disse...

PS - 4
PSD - 1
CDU - 2

Anónimo disse...

Não há nada mais perigoso, tanto na política como na vida em geral, do que confundir os desejos pessoais com a realidade envolvente.

Anónimo disse...

O PSD não tem grande organização. Mas o PS com o Uguinho e o Luizinho não passa pois a maioria percebe a falta de tudo que eles têm. O Vitorino não passa pois falta-lhe credibilidade é até conhecido por não ter nada a acrescentar a Tomar.
Quando se fala do Bruno é outra coisa tem conteudo e obra. Quanto ao PM é bom rapaz mas os seus interesses são outros.
Tomar tem o futuro assegurado. Vai continuar na mesma como diz o cartaz, não pode parar. Já está assim.