terça-feira, 17 de novembro de 2009

ESTÃO BEM UNS PARA OS OUTROS

Estarei se calhar a ver mal. Se for o caso, os leitores e os visados farão o favor de se manifestar.
Há dois dias, Luís Ferreira escreveu no seu blogue "A partir de 1 de Março de 2010 Tomar tem 850 anos de idade. A velhinha Templária vai estar em Festa 2 anos..." Fiquei naturalmente preocupado, estive para responder, voltei a ponderar, resolvi calar-me.
Ontem ao chegar à biblioteca antiga, para onde fora convidado pelos IpT, soube que no 1º andar daquele edifício decorrera uma reunião de Miguel Relvas com os líderes dos agrupamentos políticos representados na assembleia municipal. Uma sede para a comissão da festa dos tabuleiros, a convocatória, a fazer pelo presidente da câmara, para a escolha do mordomo da próxima festa, a realizar em 2011, bem como a implementação de um museu virtual dos tabuleiros, eis os tópicos debatidos.
Perante isto, sem querer atacar ou sequer beliscar quem quer que seja, não posso deixar de manifestar a minha perplexidade. Então, não há debandada da população ? Desemprego ? Dificuldades de tesouraria muito sérias no município ? Eleitores que têm de dormir com o chapéu aberto quando chove ? Prédios antigos que ameaçam ruína em plena cidade antiga ? Gente que passa mal ? Aumento dos pedidos de ajuda à Caritas local ? Aumento para quase o dobro dos pedidos de rendimento mínimo ? Um cidadão a viver nuns sanitários públicos ? A cidade cada vez mais porca ? A evidente falta de manutenção de alguns espaços verdes de responsabilidade municipal ? A falta de pessoal especializado na mata dos sete montes ? O incrível estado de ruína do mercado municipal ? As dificuldades cada vez mais graves do comércio local ?
E perante tudo isto e muito mais, que se omite para não alongar, PSD, PS, Miguel Relvas, Luís Ferreira e Corvêlo de Sousa, todos mandatados pela população para cuidarem o melhor que souberem da cidade e do concelho, acham que as comemorações dos 850 anos do início da construção do castelo, em Março próximo, e a festa dos tabuleiros de 2o11, são realmente as prioridades do momento ?
Não sou frequentador de missas, não ando a bater com a mão no peito, nem costumo invocar o santo nome em vão. Neste caso porém, não posso deixar de implorar, bem do fundo do coração de tomarense nado e criado aqui, amante da sua terra -Valha-nos Deus !!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia António Rebelo,

Então não deu já para perceber que esta gente da câmara em vez de governar andam há muito tempo a brincar às casinhas?

Anónimo disse...

Isto será uma festa constante neste mandato.
Pobre Tomar. Como bem diz, os problemas que a câmara deveria atacar e resolver, são coisas para as quais os actuais autarcas, não estão virados. Dá muito trabalho e será necessário dinheiro. Centro histórico deserto e a cair, falta de limpeza, falta de iluminação na cidade e concelho, falta de saneamento, falta de investimento na indústria e comércio, feiras e mercados do século passado, são coisas menores para os autarcas de Tomar.

Anónimo disse...

É uma pena que percam tempo com disparates.

A Festa dos Tabuleiros e as evocações históricas do Concelho podem não ser a principal questão, mas que o seu desenvolvimento é de grande relevo para o futuro de todos nós, disso ninguém duvide.