sexta-feira, 27 de novembro de 2009

UMA VERGONHA É A FALTA DE MANUTENÇÃO !

Numa altura em que já se fazem testes, naturalmente pagos principescamente, soit disant para determinar a melhor forma de lavar/limpar a Janela do Capítulo, choca tanta insensibilidade, tanta ganância, tanta inércia. Mesmo ao lado, na mesmíssima nave manuelina, este arbusto está ali há anos. E continua a medrar sem entraves. Compreende-se. Dizer a dois funcionários para pegarem numa escada e resolverem a situação anómala num quarto de hora, não dá prestígio, não dá dinheiro, nem eventuais benesses por baixo da mesa. Mas era bonito e mostraria empenhamento e dedicação pelo serviço público, uma causa nobre, custeada por todos nós, os que pagamos impostos e tão mal servidos somos.
Quanto à Janela, deixa-na em sossego. Limitem-se a retirar-lhe as ervitas e alguns detritos trazidos ou provenientes das aves.O resto é reles pretensão de tecnocratas, mal formados em humanidades. Quem gostaria que lhe limpassem/lavassem o rosto, de modo a perder a cor e as marcas da provecta idade ? São apreciadores da Dona Lili Caneças ? Nós não. Gostamos mais do que é natural... Recordam-se da velha publicidade televisiva "Um preto de cabeleira loira não é natural" ? Outros tempos. Outros costumes.

3 comentários:

Ana disse...

Segundo ouvi disseram que nao podem ir arrancar as ervas de qualquer maneira senão podem estragar, se é verdade ou nao, não sei...

Sebastião Barros disse...

Olhe Ana, diz-se por aí tanta asneira, que mais uma menos uma, pouca diferença faz. Naturalmente que tudo deve ser feito com cuidado e com qualidade. O que não significa de modo algum que para tudo seja necessário recorrer a técnicos especialistas e/ou a técnicas ditas de ponta. Alguém pensará seriamente que a Janela do Capítulo nunca foi limpa até aos nossos dias ? Claro que foi e muitas vezes, em quinhentos anos de existência. Está degradada ? Absolutamente nada. Apenas lá faltam as duas imagens, que alguém aproveitou para "limpar", algures nos tempos passados.
Podemos portanto dizer que essa lengalenga de não se poderem limpar os monumentos ou outras obras de arte de qualquer maneira, visa fins menos honestos. E apenas tem razão num aspecto -não será realmente nada indicado arrancar arbustos à picareta, quer estejam na janela, num portal ou numa parede. Há métodos mais suaves e eficazes...Não lhe parece ?

Sebastião Barros disse...

Além do já escrito acima, convém acrescentar que ninguém está contra a limpeza e a manutenção dos monumentos, sempre que tal seja necessário. O que está por demonstrar no caso da Janela. O protesto é contra a ideia peregrina de limpar/lavar com areia projectada (jacto de areia)não só a janela mas toda a construção manuelina.O facto de as empresas especializadas em restauro e recuperação de monumentos precisarem de trabalho, não é justificação suficiente para consentir num autêntico atentado contra o património, ainda por cima pago por todos nós contribuintes. Quem tiver dúvidas a tal respeito, fará o favor de ir visitar os exteriores da Torre de Belém, dos Jerónimos e do Convento de Mafra, que já foram submetidos à tal lavagem a jacto de areia. Pela cor, parece que foram feitos a semana passada !