quarta-feira, 21 de abril de 2010

ASSIM VAI O PÂNTANO

Mete dó ver certas coisas por essa cidade fora. No final da semana passada houve uma chuvada mais violenta e foi o que se viu. Neste local caiu um veículo, devido a obras mal arremangadas. Veio-se então a saber que a autarquia não tem piquetes de urgência. Sempre fica mais barato. 48 horas depois vieram tapar o buraco. Mal. Em vez de descobrirem a laje do colector antigo e assentá-la novamente com cimento, limitaram-se a encher. Foi mais rápido. Mas se houver nova bátega, lá teremos outra vez o buraco. Já aconteceu na mesma rua, cá ao cimo. O que vale é que em Maio as bátegas de água são raras.

Taparam o buraco tão à pressa, tão a despachar, que nem se lembraram de levar os sinais, antes colocados no cruzamento com a Rua Infantaria 15. Já hoje é 4ª feira e o espectáculo é este. Para os moradores não incomoda nada. Já estão habituados a coisas assim. Os que vêm de fora é que se lixam. Neste caso nem chegam a saber se é sentido proibido ou se podem avançar. Mais uma maravilha nabantina.

Importante mesmo é melhorar as condições de trabalho dos senhores autarcas e funcionários. Sobretudo dos últimos. Somos, que se saiba, a única cidade com centro histórico onde qualquer obra de recuperação obriga a instalar umas quantas caixas no exterior. À mercê dos vândalos e da curiosidade doentia. Principais beneficiários, os funcionários encarregados da leitura dos contadores, na verdade uma tarefa exigente, árdua, cansativa, extenuante mesmo. E que exige boa embocadura e melhor estômago.
Dado que, como bem viu Camões há 500 anos, "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", um dia destes vai-se a coligação laranja rosada e vá de acabar com as caixas e caixinhas exteriores, que são uma desgraça em termos estéticos. Vale uma aposta ?

Onde a autarquia mandou fazer um excelente trabalho foi nos terrenos anexos ao antigo estádio, agora campo de treinos mal amanhado. Colocar ali um redil, ainda por cima laranja, foi uma autêntica jogada de mestres. Agora só falta instalar os dois rebanhos -o de extrema-esquerda e o de centro-direita. Os pastores já lá estão, ao fundo à esquerda, a aguardar o que há-de vir. E relvas há por ali com fartura. O ideal para rebanhos de gado manso e pachola.

12 comentários:

Anónimo disse...

Assim vai o pântano:

Vereador Luis Ferreira no Facebook «Não posso ficar a ver o Convento de Sta. Iria cair...Não podemos!»

« Quanto ao Convento de Santa Iria a solução definitiva passa, como o PS já propôs, por ser ...feita uma concessão por 25 ou 30 anos, em que o concessionario execute um projecto de recuperação para a criação de uma unidade hoteleira. No entanto sendo essa uma solução definitiva, mais e melhores ideias são bem vindas. »

Podia-se perguntar que raio de terra é esta onde uma solução definitiva passa por uma concessão de 25/30 anos. As concessões não são provisórias?

F.M.

Anónimo disse...

Pergunta - O que é que os outros concelhos do país têm a mais ?...

- Resposta: Pelos vistos empreendedorismo.

«
A cidade algarvia de Portimão vai receber uma fábrica da Porsche. A unidade industrial contratada pela marca para desenvolver o modelo de competição Panamera S pretende instalar a base do projecto industrial no Autódromo Internacional do Algarve, revelou à Lusa o presidente da Câmara de Portimão.

O autarca Manuel da Luz, que assina na sexta feira o acordo com a subsidiária da italiana N.Technology em Portugal e com o Autódromo Internacional do Algarve, declarou que a empresa «está disposta a investir imediatamente entre três e quatro milhões de euros na instalação da fábrica», cuja construção arranca em Maio.

O acordo prevê que a unidade fabril labore entre 2011 e 2026 no parque tecnológico do circuito, na Mexilhoeira Grande, criando 25 postos de trabalho directos, os quais, segundo o autarca, «poderão chegar à meia centena a curto prazo, conforme o desenvolvimento do projecto».

Além da fábrica, a empresa vai também instalar no lote com 3.700 metros quadrados, a sede da equipa de competição, o departamento comercial e uma escola de pilotagem.

Do autódromo, a N.Technology espera poder contar com boxes permanentes, áreas de Paddock, camarotes VIP e 15 dias de pista por ano para testes, desenvolvimento de produto e para a escola de pilotagem.

O envolvimento da N.Technology no desenvolvimento da versão de competição do Panamera S é uma estreia para o construtor alemão, que pela primeira vez delega na engenharia de terceiros a transformação de um modelo da casa Porsche em carro de competição.

De acordo com um comunicado da empresa, está a ser preparada em Itália uma primeira versão do Panamera S adaptada aos regulamentos do campeonato Superstars International Series. O carro será testado no circuito de Portimão, na véspera do arranque da etapa realizada no Algarve a 22 e 23 de Maio. Ao volante vai estar o piloto português João Barbosa, vencedor da edição deste ano das «24 Horas de Daytona» e contratado pelos italianos para participar no projecto.

As expectativas do autarca em relação ao papel da empresa italiana no desenvolvimento do cluster automóvel no concelho são elevadas, especialmente devido ao historial de sucesso.

Já desenvolveu modelos de competição de turismo, rali e GT, tais como o Alfa Romeo 156 Super 2000, o Fiat Grande Punto Rally Abarth Super 2000 e o Ferrari 575 GTC, todos líderes nas competições em que participaram./p>/p>/p>
»

http://www.tvi24.iol.pt/empresas/porsche--portimao-fabrica-automovel-panamera-s-agencia-financeira/1153189-1728.html

Anónimo disse...

E não só. Outros concelhos têm mais visão e bom senso que os tomarenses.
A visão tomarense não é de pato-bravo, que ainda voa alto, mas sim de rato: os olhos brilham muito, mas vêem pouco.
Para os Conventos de Cristo, Sta. Iria e outros, em Tomar só se vislumbram hóteis,pousadas e similares, a 25 ou 30 anos. Já agora porque não eternamente, como em África ou na América Latina ?
O PS, mesmo a nível nacional, passa a vida a fazer concessões materiais e morais. Mário Soares, o tal que disse que "iríamos para a Europa de tamancos, e vinhamos de Mercedes", hoje, diz já estar arrependido em ter assinado a adesão à CEE. Ainda vai ter muito que se arrepender, porque o capitalismo do avental tem de transformar Portugal numa colónia, para isso há que desvalorizar os monumentos, a História de Tomar e de Portugal, com comcocessões a longo prazo.
Nos pântanos, quanto mais se esbraceja mais depressa se afunda. Para saír do pântano é preciso inteligência racional e emocional, coisa que os portugueses não têm

Anónimo disse...

O União de Tomar acabou

Se calhar por causa de mais uma multa das Finanças e só não não mais porque neste país também as acções inspectivas acontecem devagar ou devagarinho, acabou o União de Tomar.
Se calhar por causa das penhoras, que lhe atormentavam a vida.
Estão na rua os cartazes que no âmbito das comemorações dos 96 anos do UFCIT, anunciam a homenagem a uma equipa da década de 70. Trata-se de uma acção a que a Câmara dá 3000 euros em notas e ainda cede gratuitamente o Cine-Teatro, mais uma série de benesses em géneros, representando mais de cinco mil euros - mil continhos...
Não, o apoio não é ao União de Tomar, é aos Veteranos do União de Tomar, por isso está resolvido o problema: o UFCIT fica com as dívidas, as ilegalidades e as penhoras, os Veteranos (mais antigos, logo mais experientes...) recebem os apoios, o que só acontece - vejam lá bem o azar dos Veteranos - porque o União não pode receber.
Portanto dia 1 de Maio, no Cine-Teatro e no Hotel dos Templários, a Câmara (quer dizer nós) pagamos para que haja palmas não para o União de Tomar (por causa da penhora) mas para os Veteranos do União de Tomar, que são cumpridores e podem ser apoiados porque não têm dívidas às finanças...
Pântano????? Qual quê

Anónimo disse...

AO PRIMEIRO COMENTADOR

Tratando-se do vereador Luis Ferreira, você está a exigir muito...

ana disse...

tenho de concordar. mas é a triste realidade, e cada vez se mais pessoas a ir para o desemprego porque as empresas não os conseguem manter, e outras pessoas a sair para procurar trabalho fora do conselho.

Anónimo disse...

A Câmara em tribunal com a bragaparques a exigir mais 9 milhões e tal de euros e o fim do "magnífico" contrato do parque de estacionamento atrás da Câmara, bem como do estacionamento tarifado (o tal dos lugares pagos e tudo o que é estacionamento da cidade).

Pesada herança deixou o Barão da Trofa, sim senhor!

Uma gestão exemplar, só cagança que deixou muita merdança!

E recompensa com três mil euros de reforma e um bom emprego no Aquino Rodrigues/Mota, de Ourém.

Tudo por uma vida dedicada ao serviço da república e a bem do nosso povo!

Vivó!!!!!!!!

Funiculi disse...

Onde está a exigência da Câmara de Tomar ao rigor na utilização das verbas que são despendidas?
Tanto se tem falado aqui no União de Tomar e da secção de futebol juvenil, mas é somente uma e não diferentes modalidades desportivas.
Também é de esperar que os apoios juvenis não sejam encaminhados para os seniores. Ou será que isso nunca se passou?
Quem paga a água e a energia da dita Casa Amarela onde se encontra a lavandaria? E na Sala de Reuniões que se encontra no Estádio Municipal? E o bar que andam lá a fazer é para quem? Para serem vendidas bebidas alcoólicas?
E quem paga aos funcionários camarários? É evidente que somos todos nós ou não será isto verdade?
Não será isso tudo uns bons subsídios que a Câmara dá ao Clube? E esses o fisco não os pode ir buscar.

Anónimo disse...

Senhor Professor António Rebelo, mesmo aqueles que não conhecem pessoalmente V. Exa. ficam a saber, após lerem os seus comentários a propósito da delicada situação que se vive no concelho, que se trata de pessoa com elevada formação. Goste-se ou não do modo como se manifesta, ninguém poderá negar-lhe conhecimento e coragem. Ao ponto, digamos, de reconhecer, entretanto, que o estádio municipal, considerado um dos mais bonitos do País, orgulho dos tomarenses antigos e de quem nele teve o privilégio de jogar, deu lugar a um "campo de treinos mal amanhado".
Já agora, se não estou enganado, a iniciativa da homenagem à equipa do U. Tomar campeã nacional na época de 73-74 não é da actual direcção do clube, mas de uma comissão de amigos. São coisas diferentes. Gerir o clube é mais difícil...
Respeitosamente,
Um tomarense, amigo de Tomar.

Anónimo disse...

A União de Tomar, é bem o reflexo daquilo que se está a passar com a maioria das empresas do concelho, para não falar do país, incluindo o Município de Tomar.
Esta crise agora mais assentuada, ela já está instalada à decadas. Contudo viveram-se tempos de muito desperdicio,com as verbas atribuídas e sem quasquer fiscalização, não fazendo aquilo para que eram destinadas e por conseguinte a modernização que haveria de ser feita não o foi, dando agora origem às falências constantes.
Apesar do mau estar instalado, não deixam alguns de continuar a ter grandes merdomias, até parece que foram ou são muito produtivos.
Quando se fala numa aposentação de três mil euros a um dos responsáveis pela falência do Município é uma vergonha. Além disso o Diário da República refer a proveniencia do IPT, é falso, porque no momento actual ninguém se aposenta com a sua idade, mas foi a forma que encontraram para omitir, já que da política (CMT), apenas fez dez anos, sendo necessário doze. Poderão daqui tirar várias ilações, mas uma coisa é certa há aqui algo menos sério neste processo.

Anónimo disse...

Há algo menos sério num processo de aposentação? O aposentado não tinha os anos na autarquia necessários?
O que é ue diz o Ministério Público?
O que é que diz a Caixa Geral de Aposentações?
O que é que diz o Ministério das Finanças?
O que é que dizem o Parlamento e os deputados eleitos pelo Distrito?
Há que esclarecer o assunto e actuar em conformidade.

Anónimo disse...

Está bem de ver que "Aquele-que-não-deve-ser-nomeado" - António "Valdemort" Paiva - foi aposentado por invalidez. E não terá sido na parte física pois o homem, tal como o outro Mago do Mal - José "Sauron" Sócrates - até gosta de correr uma mini-maratonas.