sábado, 17 de abril de 2010

MAIORIA AUTÁRQUICA À PROVA D'ÁGUA ?

Foto 1 - Apesar das obras recentes (Ou por causa delas ?), após a forte bátega de hoje, uma parte da Corredoura ficou transformada em piscina. E alguns comerciantes da zona é que asseguraram os necessários e urgentes desentupimentos de sargetas e outros sumidouros...

Foto 2 - Ao fundo Rua Aurora Macedo, o condutor deste veículo foi vítima de obras recentes, visivelmente mal acabadas. A água da chuva provocou a abertura de um buraco, seguida de abatimento de uma parte do piso.

Foto 3 - Na Levada, com ou sem novas obras de saneamento, o panorama é sempre o mesmo desde há dezenas de anos. Que ricos técnicos projectistas que nós temos ! Ou terá sido só falta de adequada limpeza ?

Foto 4 - Enquanto o vereador responsável, no seu fato de trabalho, fala ao telemóvel, dois bombeiros mostram serviço e um comerciante da zona, devidamente equipado com botas de borracha, vai procurando resolver o problema. Tudo como habitualmente...

Fotos Tomar a dianteira/AS

No tempo do serviço militar obrigatório e da guerra em África, dizia-se que só se ficava a conhecer bem um militar após a sua primeira prova de fogo -o baptismo de fogo. Os que também por lá andaram sabem bem de que estamos a falar. Da mesma forma, pode-se dizer que só se ficam a conhecer bem os autarcas da maioria após a primeira prova de fogo, neste caso de água.
Como os nossos usuais leitores bem sabem, parafraseando o saudoso cabo de forcados Manuel Faia, os autarcazitos até são bons, os gajos do tomar a dianteira é que é só má-língua. Dizem os portadores de óculos partidários laranja ou rosa. A miopia tem destas coisas.
Vai-se a ver e logo a primeira bátega de água mostrou quem diz a verdade aos cidadãos eleitores. Há mesmo falta de adequada manutenção da rede de sargetas e outros sumidouros; as recentes obras de saneamento e requalificação do piso, em vez de melhorarem, só vieram agravar a má situação anterior; não há pessoal camarário qualificado nem suficiente para assegurar de forma eficaz a limpeza urbana. Há, por conseguinte, funcionários a mais e trabalhadores a menos.
Quanto à tal maioria coligada, apenas estão interessados em mais um paredão, pretensamente anti-cheias, desta vez junto à moagem; nos arranjos e novos parques de estacionamento junto ao Castelo; na ligação ao Castelo através da Mata; na ajuda eventual ao União de Tomar; na "coltura" e no "tourismo" (sem qualquer ofensa cabeçal). Os eleitores que se lixem, (pensam eles à socapa) de preferência com lixa da mais grossa, pois como é sabido, convém tratá-los mal, para depois mais facilmente lhes sacar os votos, em virtude do velho e bem conhecido adágio "Quanto mais me bates, mais gosto de ti." Comprende-se esta atitude, ao mesmo tempo muito viril e displicente. Afinal os autarcas a tempo inteiro recebem mensalmente verdadeiras misérias, quando comparados com o Mexia. E a verdade é que, embora não fazendo grande coisa de forma acertada, mexem-se muito mais e melhor do que o Mexia. Aqui em Tomar, claro ! Na capital a música é outra.
De qualquer maneira, uma flagrante injustica, sem sombra de dúvida. E é assim que pretendem que a autarquia arranje, debata e implemente medidas tendentes a ultrapassar a crise ? Não queriam mais nada!!! Cada concelho só tem os autarcas que elegeu e que portanto merece.
À laia de conclusão, podemos dizer que esta inopinada bátega de água primaveril apenas veio confirmar aquilo que já sabíamos: Temos uma circunstancial maioria autárquica à prova de água, o que não supreende posto que sempre têm demonstrado serem impermeáveis às críticas e às sugestões. Há, porém, um óbice de monta -Conquanto impermeáveis e à prova de água, os senhores autarcas não são inoxidáveis. Gostariam de ser, (e alguns até assim se consideram), mas não são de forma alguma. Por isso, daqui até 2013, se lá conseguirem chegar unidos, a corrosão e a ferrugem terão cumprido a sua missão. Oxalá cá estejamos para assistir e comentar. Apostamos desde já que vai ser bem divertido.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro dr. Rebelo.
Estranhei ver só dois ou três bombeiros com o vereador de gravata e fato no meio da água...
Estranhei. Fiquei com apulga atrás da orelha e perguntei a alguém nos bombeiros, se tinham sido colocados de prevenção... Nada. Ninguém avisou ninguém!
Mau. Disse-me este responsável que havia o hábito ainda há pouco tempo de avisar o pessoal de que poderia ocorrer alguma chuva forte. Só para o pessoal estar prevenido já agora. Mas presentemente o vereador quero posso e mando, nada. Tudo ele faz, tudo eledecide!
Nem pessoal da limpeza nem pessoal das estradas, das obras?
Tb perguntei a um dos responsáveis da limpeza. Resposta identica: ninguem lhes disse nada ao contrário do que acontecia no ano passado.
É assim quando mudam as coisas e ficam piores.
Como diz a letra da música, para pior já basta assim...
Dia a dia se verifica que o PS entrou na camara para se afundar ainda mais.
Não só não fazem melhor do que o PSD fazia como até fazem pior.
Vão enterrar-se ambos os partidos e o vereador Ferreira é o coveiro.
Amém.

Anónimo disse...

Mas o vereador não esteve lá como lhe competia?
E os bombeiros não estiveram lá, como lhes competia?
E ao final do dia as equipas da limpeza não estiveram a limpar como lhes competia?
E as fontes que foram consultadas percebem alguma coisa de bombeiros ou de protecção civil, para saberem o que é ou deve ser feito?
Parece-me que andam por aí imitações à casimiro...

Anónimo disse...

Ao ler a noticia ficamos a saber que o duplo queixo voltou a meter água.
As fotografias são prova disso!

Anónimo disse...

O desejo de alguns dizerem mal do vereador Luis Ferreira é tanto, que nem se apercebem do ridículo que é estarem sempre a falar dele.

O senhor lá vai fazendo o que lhe compete. Não será o mais simpático dos tomarense, é certo. Não trata da melhor forma os adversários, especialmente os internos dentro do PS, também é certo. mas se está é porque está ao telemóvel, se não estivesse era porque não tinha aparecido.

Não há mais nada para criticar em Tomar?
Ele acaso é o Presidente de alguma coisa em Tomar?

Anónimo disse...

Ó Dois-Queixos, pára de falar de ti mesmo na terceira pessoa.

Anónimo disse...

Já passei pela rua e vi o buraco! Não é maior que o da Câmara! E que tal se deixassem ficar tal como está até ao fim do Verão? Dizia-se aos turistas que tinha sido uma bomba rebentada pelos terroristas mas que a gente os tinha apanhado todos e afogado no rio.
Quanto aos transeuntes e moradores que se lixem. Os que queiram andar por ali de pópó têm de se convencer que a cidade destruída (nova designação que substitui o termo velha) é só para peões.

Anónimo disse...

A prova de água ou à prova de raio que os parta. Alguma coisa correu muito mal. E as obras da Aurora Macedo terem colapsado prova várias coisas, em especial que a fiscalização da camara é inexistente. Atenção aos devaneios de alguns tipos que navegam por lá. E em 6 meses é quase impossivel fazer pior. Não vão aguentar porque não tem estofo.