sexta-feira, 16 de abril de 2010

MISERICÓRDIA DE TOMAR: MUDANÇAS EM PERSPECTIVA ?


Conforme aqui referimos oportunamente (ver Discórdia na Santa Misericórdia, de 18 de Março deste ano), os últimos tempos na Santa Casa da Rua da Graça terão sido tudo menos pacatos ou consensuais. Falou-se e fala-se de gestão menos ortodoxa, de apego ao poder, de vantagens pessoais, de compadrios, etc. etc. Já mais recentemente, o irmão Sérgio Martins publicou n'O TEMPLÁRIO (podíamos usar o modo perifrástico = publicou nalguma imprensa nabantina, mas seria "tomarensês") uma peça na qual avança que a situação global da Misericórdia só foi positiva devido às sucessivas doações.
Perante isto, sabido como é que há movimentações tendentes a alterar a relação de forças naquela irmandade, Tomar a dianteira está em condições de afirmar que a actual equipa liderante, dirigida pelo irmão Fernando de Jesus, não tenciona voltar a apresentar a sua candidatura. Sabemos igualmente que neste momento o irmão com mais apoios internos para liderar uma futura candidatura é António Alexandre, ex-vereador PS da Câmara de Tomar, actualmente aposentado e responsável local da empresa Águas do Centro. Será ele o futuro provedor ? Aguardemos a respectiva eleição interna.

8 comentários:

Anónimo disse...

Esta aquisição pode ser vantajosa para a Misericórdia, que passa a ter água da origem!!!!!!

E levem também o Diamantino ou o Zé Vidal para compor o ramalhete com vinho de qualidade!!!!

Ou para ser ainda melhor venha o outro Jesus, o Jorge que Tomar ganha a Liga .... das Misericórdias!!!!!!

Anónimo disse...

Com esta mudança de líder, irá alterar alguma coisa naquela associação? Temo que não. Os irmãos podres continuarão a ser ostracizados e preteridos.

Anónimo disse...

Meus caros numa primeira reacção ao primeiro ”toque” porque alguns amigos me alertaram para a vossa noticia, tenho de vos dizer, se fossem brincar com outras coisas era bem melhor, por estas e outras, Tomar está como está, tratam os problemas sérios sem seriedade, ninguém é levado a sério e se alguns se tiverem alguma dignidade, nem saem á rua onde vocês teimam em andar.
Desconhecem totalmente a Misericórdia, mas não é sobre isso que venho falar, dizem existir problemas onde não existem, não é por um ou dois, terem opiniões diferentes, que a instituição tem os problemas que dizem, mas como disse não é sobre isso, mas sobre o envolvimento do meu nome na noticia.
Sou efectivamente irmão da Misericórdia e desde á muitos anos participo, nas suas Assembleias Gerais, para me informar e acompanhar das suas acções.
Nas ultimas eleições a convite do actual Provedor integrei na qualidade suplente os seus órgãos. De resto tenho apoiado em anteriores mandatos pelo conhecimento pessoal que tenho das suas qualidades mérito e dedicação á instituição, obra realizada pela Mesa e pelo Provedor, de que de resto é publico e notório somos efectivamente Amigos.
Assim tenho não só de esclarecer que não sou pré candidato a nada, nem ao lugar de Provedor, questão que nunca a mim, ou por mim foi colocada, pois está bem ocupado e eu apoiarei eventual sua recandidatura, pois em minha opinião, pelo conhecimento que tenho da obra realizada e dos projectos em curso, que o Senhor Fernando Jesus é a pessoa certa no lugar certo.
Se Tomar fosse uma outra terra, com outra gente, também seria uma outra e melhor terra, mas é nesta em que vivemos e eu até nasci.
Por isso algumas vezes digo que na Madeira se dá banana, nos Açores ananás, e em Tomar, inveja e má língua. E é disto que se trata e passamos nós os anos a ver os outros concelhos a andar para a frente e nós para trás.
António Alexandre

Anónimo disse...

Nada disso: o candidato é o doutorzeco do Congresso da Sopa. Esse é que é o candidato a provedor.

Anónimo disse...

Está enganado!

O futuro provedor é o Sr. Dr. Arq. José Victorino, com o apoio do PS e do avental!

Anónimo disse...

Um dos grandes responsáveis por Tomar estar como está é o António Alexandre. Ele abriu as portas ao oportunismo político em Tomar, e bloqueou possibilidades de desenvolvimento do concelho.
António Alexandre não vê problemas na Misericórdia, apesar de conhecer o relatório do Definitório (Conselho Fiscal) que aprsenta os problemas financeiros. Ele ouviu o Provedor Fernando Jesus a pedir apoio para reestruturar a Misericórdia. Ele não tem competência para entender a gestão da Santa Casa, por isso tem de se limtar a dizer que são dois us três que avisam dos problemas que ela atravessa, é o popularucho habitual. Depois da influência nefasta que António Alexandre teve na vida do concelho têla-á agora na Misericórdia ? Tem razão quamdo diz que se Tomar tivesse outra gente, diferente dele, teria melhor futuro.
António Alexandre é o tomarense genuíno, e um dos maiores responsáveis pela decadência de Tomar e pelo aumento do descrédito do desacreditado socialismo.

Anónimo disse...

Para o anónimo de 18 Abril as 16,36.
Meu caro estou fora e até pouco interessado em me “misturar” em certas coisas, embora realmente tenha tido em tempos alguma influencia como você sabe e diz, esse tempo acabou e ao contrário de alguns, como deve ser o seu caso, fui eu próprio que escolhi sair, embora ande por ai, ou seja, estou aqui.
Não tive nem tenho a pretensão de alguns, embora aceite que nem sempre essa imagem passe, mas é a vida.
No entanto olhando para trás realizei algumas coisas de que eu me orgulho, embora evidentemente gosta-se de tudo ter sido muito melhor para Tomar confesso, mas esse é outro assunto, que merecerá ser analisado seriamente, não aqui e desta forma.
Os anos passaram, mas tenho ainda algumas memórias do que se passou nos últimos vinte anos de política em Tomar e a distancia das coisas, dá agora uma imagem clara das coisas e até das pessoas, um dia falarei disso, se eu tiver tempo e entender útil.
Por agora faço os chamados serviços mínimos de cidadania (com uma ou duas pequenas excepções), mesmo as crónicas semanais que mantive na rádio durante alguns anos, pararam desde Junho do ano passado, também ai por opção própria.
Talvez fosse interessante você saber hoje a minha opinião sobre esse tempo, as pessoas e as coisas, que levaram á situação actual, mas pelos vistos nem coloca isso como interessante, pois faz o fato, usa o e não cuida mesmo saber se lhe fica bem, só a sua opinião conta, assim nunca será um popularucho, como eu sou, mas um sabe tudo, essa é também uma das nossas grandes diferenças que temos.
Para além de eu assinar as minhas posições e você usar o anonimato.
Agradeço me deixem viver na paz dos meus Amigos Família.

António Alexandre

Anónimo disse...

O António Alexandre tem todo o direito de viver na paz dos seus Amigos e Família, mas é pena que não tenha lutado para que também os cidadãos do concelho possam viver na mesma paz. Foi no seu tempo na CMT que tomar sofreu um Plano contra a Pobreza. Foi no seu tempo na CMT que as empresas começaram a fechar. O Concelho hoje tem imensos problesmas e miséria por causa da política que foi seguida pelos socialistas no seu tempo na CMT, sem esquecer o paivismo. Seria bom, como alvitra, conhecer as suas opiniões sobre esses tempos, as pessoas e os factos. Desafio-o a fazer. Explique porque é que está pouco interessado em se "misturar" em certas coisas: que coisas?
É cómodo falar de barriga cheia, quando há muitos com a barriga vazia. É o socialismo.