sexta-feira, 2 de abril de 2010

NESTA TERRA QUE É A NOSSA...

Nesta terra que é a nossa há coisas que levam a pensar sermos administrados por pândegos (para usar um vocábulo muito ao gosto de certo vereador...). É o caso desta sinalização, na Praceta Raul Lopes, para quem venha da Estrada da Serra. Uma vez que é obrigatório (conforme documenta a foto) virar à direita, aquela chapa a indicar a biblioteca para a esquerda, serve para quê ? É só para ornamentar ? Ou pretende-se que os automobilistas levantem vôo ?


O desejo de protagonismo, a que alguns chamam "penacho" e outros vaidade, pelos vistos faz parte do património genético de algumas famílias nabantinas. Praça de Touros José Salvador, Rua Rui Salvador. Afinal tanto um como o outro salvaram o quê ? Que acção ou acções extraordinárias levaram a cabo ? De que actos de heroísmo são credores ? Numa altura em que, na Assembleia da República, os deputados se preparam para votar uma lei proibindo a atribuição de nomes de pessoas vivas a artérias ou construções, nós em Tomar pimba ! Somos realmente uns pândegos !

Houve um tempo em que a comida, melhor dizendo, o peixe orçamental, chegava para todos e ainda sobrava. As aves indígenas comiam à fartazana, as aves de arribação medravam a olhos vistos, e mesmo assim o viveiro era algo quantitativamente extraordinário. Esse tempo já foi. Agora andamos todos aflitos com a falta de peixe orçamental, e até mesmo com as importações de Bruxelas. (Que de qualquer modo vão acabar em 2o13. O mais tardar...) As aves de arribação mais precavidas, desde há muito que perceberam ser melhor demandar outras paragens, mais clementes e pródigas. Houve, porém, duas excepções. Algumas aves do Boquilobo resolveram excursionar e alimentar-se por aqui. Tudo correu bem até que os gulosos corvos marinhos, vindos da Escandinávia, também descobriram o piscoso Nabão. Habituados a orçamentos bem mais rigorosos e a invernos longos que não perdoam, mais habilidosos e rápidos, foi um ver se te avias. Praticamente, só escaparam os peixes cuja envergadura era incomportável para as goelas destes transitórios caçadores alógenos. Dizimada assim a maior parte da fauna piscícola, foram-se, sem sequer agradecerem. Foi então que voltaram as aves do Boquilobo, algumas de penacho, como a garça da foto. Só que agora as coisas já não estão nada fáceis, seja para quem for, em termos de peixe orçamental. Reparem na pobre ave. Concentrada, tensa, pronta a bicar o primeiro exemplar que aparecer. Até parece um dos nossos autarcas à procura de ideias fecundas para ultrapassar a malvada desta crise que não há meio de acabar. Ou será de verbas, para poder mostrar mais algumas obras de utilidade mais do que duvidosa ? Que saudades dos tempos das vacas gordas e do peixe orçamental em abundância ! Ó tempo volta pra trás ?

9 comentários:

Anónimo disse...

As situações são diversas.

Quanto ao nome da Praça, foi o Sr. José Salvador quem pagou o seu arranjo profundo, que até nem foi tão barato assim.
E como o Sr. faleceu está tudo certo.
Aliás é assunto privado.

Quanto ao nome da Rua, foi o Sr. Presidente da Câmara quem apresentou a proposta há poucos meses atrás, que foi aprovada e logo o Sr. Presidente escolheu a rua e mandou colocar a placa, antes que o homenageado deixasse o reino dos vivos.

Mas, não teve a mesma actuação em relação a mais deliberações, também aprovadas por unanimidade, de atribuição dos nomes de ilustres FALECIDOS - os Srs. Manuel Carlos Oliveira, Mário Guerreiro, Reis Santos, Luis Bonet, Vasco Pena Monteiro - a artérias desta cidade.

Realmente a lentidão e indecisão que caracterizam a Câmara e o seu Presidente têm, por vezes, excepções!!!!!

Pena serem tão poucas e em assuntos pouco ou nada relevantes!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Camarada Rebelo,
Jaa estamos habituados a que os forasteiros venham explorar esta nossa terra. E como noos deixamos e até gostamos...
Geninha

aldeõesbravos disse...

já chegou a "azeitona" a camara, aleluia aleluia

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Para quando a atribuição a ruas, avenidas, centros comerciais e estádio do nome do excelso Paulino Paiva, nome que nenhum tomarense deve esquecer...por motivos mais que óbvios!!!

Anónimo disse...

A Ponte do Flecheiro deveria ter o nome de António Paiva. Pois foi a sua teimosia que prevaleceu contra tudo e contra todos. Essa é a obra que ele deixou aos tomarenses, uma ponte com piores condições que a que dista a 100m e com 40 anos de construção.
Enfim.

Anónimo disse...

O crime de injúria está previsto e tipificado no Código Penal (Artigo 181-1): “quem injuriar outra pessoa, imputando-lhe factos, mesmo sob a forma de suspeita, ou dirigindo-lhe palavras ofensivas da sua honra e consideração, é punido com pena de prisão até 3 meses ou com pena de multa até 120 dias”. São elementos constitutivos do crime de injúria a ofensa concretizada através da imputação de facto ofensivo da honra de outrem, ou por meio de formulação de um juízo lesivo da honra de uma pessoa, condutas levadas a cabo através da imputação directa de factos desonrosos como é o caso do comentário feito ao sr. arquitecto e aqui publicado com a conivência do ou dos responsáveis deste Blog.

Sebastião Barros disse...

Se têm vontade de gastar paciência e dinheiro, avancem ! A sede do blogue é onde se encontra o servidor. Neste caso em Cupertino, Califórnia, USA. Por outro lado, o comentário em causa não pode ofender quem quer que seja, porque não há nele qualquer nome. Em terceiro lugar e para concluir, como é óbvio, os administradores do blogue não podem ser confundidos com os directores de jornais, sendo que até para estes a jurisprudência já estabelece que não podem ser responsabilizados pelos escritos dos leitores, que neste caso nem se sabe quem possam ser...

Anónimo disse...

Ora aí está uma bela discussão jurídica extremamente interessante. O Arquitecto que Paiva/Corvelo querem que volte, não é o que dizem ser, mas sim apenas um infiltrado dos interesses estratégicos do Paiva, que ainda não desistiu de mandar na Camara.

Estou certo no entanto, que o outro Arquitecto que por lá esta como responsável político e arqui-inimigo de Paiva, não deixara instalar o Lobo no galinheiro.

Vai ser interessante ver quem consegue ganhar a parada.