sexta-feira, 30 de abril de 2010

NÃO SE ASSUSTEM TOMARENSES !!!

Foto 1 - Sector reservado às mulheres no Muro das lamentações em Jerusalém

Foto 2 - Muro das lamentações em Jerusalém. Duas crentes judaicas deixam o seu lamento

Foto 3 - Pedestal onde estava o busto do industrial tomarense Manuel Mendes Godinho, vendo-se ao fundo parte do novo Muro das lamentações.

Foto 4 - O Muro das lamentações tomarense, vendo-se as três frestas, duas delas ainda com a madeira de cofragem.

NÃO SE ASSUSTEM TOMARENSES !!! MAS MEXAM-SE QUANTO ANTES !!!

Já muito causticados por uma crise que ninguém entende, nunca mais acaba, e para a qual nem os melhores especialistas encontraram ainda uma solução capaz, os tomarenses ficam ainda mais assustados quando olham para as obras em curso na Rotunda Alves Redol. E o caso não é para menos, pois salvo no que toca à destruição da fonte cibernética, ninguém percebe o que está a ser feito ali junto à moagem. O próprio Manuel Mendes Godinho, cujo espírito por ali paira desde a segunda metade do século XIX, cansou-se de ver tanto disparate e deu à sola (Foto 3).
Mal informados, os eleitores locais vão arranjado toda a espécie de explicações para aquele muro. A tal ponto que um dirigente laranja local já nos asseverou que se trata do primeiro resultado em termos de obras do acordo PS/PSD, a coligação 3+2. De um lado temos a zona do socialismo real, do outro o mundo livre. Como era em Berlim. De um lado o cu, do outro a ligação. Como é em Tomar.
Fiel ao seu lema "Os meios de saber e a coragem para o dizer", Tomar a dianteira foi longe mas conseguiu encontrar uma explicação racional para o que estão a fazer entre a rotunda e a moagem.
Como é do conhecimento geral, há em Jerusalém o Muro das lamentações (Foto 1), lugar sagrado para os judeus, pois é tudo o que resta do Templo de Salomão, referido na bíblia. A milenar parede do templo está dividida em dois sectores, um para cada sexo. Os assim-assim são forçados a optar. Em ambos os sectores, os crentes lamentam-se, fazem as suas orações e deixam mensagens, naturalmente com lamentos e pedidos, nas juntas dos blocos de pedra (Foto 2).
Numa jogada turística de largo alcance e com um futuro risonho, a autarquia tomarense resolveu mandar edificar junto à rotunda uma réplica tomarense do Muro das lamentações, bem entendido com as inovações ditadas pela experiência. (Foto 4) Assim, não haverá qualquer separação sectorial por sexos. Todos os eleitores vão poder aproximar-se do Muro. Bastará subir um bocadinho. Na mesma linha, as mensagens com lamentos e/ou pedidos também não serão metidas nas juntas, até porque a tomarense edição do muro é em betão pronto. Atenta às necessidades dos eleitores e, sobretudo, dos turistas, a nossa maioria autárquica exigiu dos projectistas três frestas para pedidos e lamentos -Uma para lamentações de direita, outra para lamentações de esquerda, outra ainda para lamentações maiores, de outro nível e de centro. (Foto 4). Vai ser um verdadeiro corropio de locais, nacionais e estrangeiros ! Só judeus serão milhões !
Finalmente, o quinteto laranja rosado (ou será rosa alaranjado ?) acertou ! Tomar teve durante muitos anos uma Comissão Regional de Turismo dos Templários, Floresta Central e Albufeitas. Uma vez concluída esta obra magnífica da rotunda, o futuro organismo regional de promoção turística terá por título Turismo dos Templários, do Muro e da Fresta Central. Pois então ! Como as raparigas novas, claro está !

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia António Rebelo,

Parabéns pelo humor com que obsequia este novo paredão! Eu, na primeira vez que lá passei julguei que o edil tivesse acabado de comprar parte do Muro de Berlim e o tivesse transplantado para aquele local.
Mas não há dúvida! Dadas as características que Tomar adquiriu nos últimos tempos, não poderia ter acontecido coisa melhor que a criação dum local onde os infelizes habitantes deste povoado possam carpir as suas mágoas. Apenas uma dúvida: haverá lugares cativos?

Anónimo disse...

Em tempos Tomar tentava defender o seu património agora esconde e desleixa. Mas a música continua. De fugir é pior ainda do que se diz por aqui.

aldeõesbravos disse...

Pronto, os tão ilustres tomarenses já tem onde se lamentar, agora façam favor de pegar nas imagens do post e ver como se faz.

Anónimo disse...

Será que o Muro vai ter comprimento suficiente para pessoas de todos os sexos? É que eu não quero cá misturas!!!
Olhóoooo!!!

Anónimo disse...

Como sempre, não se cuida do que existe e constrói-se novo...
Em vez de recuperar dos urinóis da cidade, constrói-se um mega muro para o pessoal aliviar a bexiga. E ainda falta mais de um ano para a Festa dos Tabuleiros, provavelmente a prova de fogo daquele mega urinol público, com escoamento directo para o rio...