quarta-feira, 28 de abril de 2010

A RESPOSTA QUE ERA PREVISÍVEL

Pelo menos em Tomar, muitos cidadãos ficaram algo surpreendidos, preocupados e até atordoados com a presente turbulência económica. Manifestamente, não acreditaram no que aqui temos vindo a escrever desde há meses, pelo que o súbito agravamento da situação económica os apanhou desprevenidos. E no entanto... Quantas vezes aqui foi dito que o pior ainda estava e está para vir ? Quantas vezes aqui se escreveu que a situação económica é extremamente grave ? Quantas mensagens aqui foram publicadas a aconselhar moderação nos gastos, tanto para a autarquia como para os particulares ? Tudo debalde, devemos reconhecer.
Tudo debalde porque, se em termos culturais o país é nitidamente mais terceiro-mundista do que europeu, na área da economia então batemos records de analfabetismo funcional. Pura e simplesmente, a esmagadora maioria dos eleitores não consegue perceber o que lhes dizem durante as campanhas eleitorais, qualquer que seja o conteúdo da mensagem. Não espanta, por isso, que tanto a nível nacional como regional ou local, seja extremamente fácil e corriqueiro intrujar os cidadãos, com a certeza de que estes nunca reclamarão. Daqui resulta a curiosa política nabantina, que já dura há anos -Autarcas eleitos por uma maioria de ignorantes, passam a considerar-se muito acima dos seus concidadãos, conquanto não tenham qualquer ideia substantiva para o futuro da cidade e/ou do concelho.
Assumidas as funções, passam a mentir por acção ou omissão com a mesma facilidade com que mudam de camisa. Entram na prática da política do faz de conta, ao mesmo tempo que se vão tentando apropriar das ideias alheias. Com as raras cabeças pensantes claramente na retranca, obstinam-se numa pretensa indiferença, ao mesmo tempo que vão anunciando iniciativas cuja pertinência nem sempre é evidente.
Não há muito tempo, Corvêlo de Sousa mostrou-se optimista em relação à situação financeira da autarquia. Declarou na Rádio Hertz que a dívida global do município corresponde a um ano de receitas. Estando por saber a que receitas se referiu -as efectivamente arrecadadas, ou as inscritas num orçamento algo criativo em termos contabilísticos- resta-nos situá-las entre os 32 milhões do realismo e os 57 milhões da tal criatividade. Pouca coisa ? A dívida de 87 milhões, que praticamente asfixia a Câmara de Santarém, é muito superior ? Pois é. Mas o município escalabitano tem mais do dobro do eleitorado tomarense, pelo que a nossa dívida de quase 40 milhões é bem mais grave e pesada do que parece. Apesar do truques de maquilhagem.
Dirão alguns eternos intrujados que a câmara ainda recentemente pagou a quase todos os seus fornecedores. Pagou sim senhor. Com dinheiro pedido à banca para esse efeito. Acham isso natural ? Pensem um bocadinho. Se para pagar aos fornecedores é necessário recorrer à banca, que não empresta de borla, onde irão os nossos brilhantes autarcas no futuro desencantar fundos para pagar à banca as somas em dívida, mais os respectivos encargos, que agora vão subir bastante ?
Porque será que resolveram avançar com mais um projecto estilo Paiva -o da Rotunda com mais um horrível paredão- em vez de terminarem as obras do Largo do Pelourinho, o saneamento da Rua do Teatro, da Rua Aurora Macedo, dos dois troços da Rua Joaquim Jacinto, da Rua Infantaria 15, etc ? Que os levará a manter o triste espectáculo dos buracos no alcatrão à volta do Soldado desconhecido ? Quais as razões que determinam o evidente adiamento das obras de requalificação junto ao Castelo e ao Convento ? As previstas para a Mata eram de um montante próximo do milhão de euros, afinal ficam-se por pouco mais de 200 mil. Porquê ?
Disse bem Lincoln: É possível enganar toda a gente durante um certo tempo, mas é impossível enganar a todos durante toda a vida. Governo e autarcas chegaram ao fim das respectivas passadeiras. Ainda conseguem enganar alguns eleitores, que pelo menos em Tomar continuam a ser a maioria, mas os mercados acabam de dar a resposta que era prevísivel: Deixem-se de mentiras e de brincadeiras. Governem como deve ser, que é para isso que vos pagam. Ou então dêem lugar a outros que saibam pelo menos o b a bá da arte.
Face a esta resposta abrupta, no que a Tomar diz respeito, se com alguma felicidade à mistura, a circunstancial coligação conseguir sobreviver até às próximas eleições (hipótese que continuamos a considerar fantasista), todos os seus membros estarão então mais queimados do que o carvão. Cá se fazem, cá se pagam !

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia António Rebelo,

Como já deve ter concluído, parece haver da parte da Câmara Municipal um propósito bem definido e delineado de oferecer aos que visitam a nossa cidade o pior cenário possível, por forma a inculcar nessas pessoas a ideia de uma terra suja, feia e que recebe mal os que optam por cá passar. Não existe nenhuma entrada de Tomar a que se possa "tirar o chapéu".
Quem entra pela Av. Nuno Álvares Pereira depara-se com aquele cenário degradante e inqualificável do acampamento cigano.
Quem entra pelo lado da estrada de Coimbra tem de se bater com um piso mais parecido com uma estrada bombardeada a que se somam os passeios escalavrados, demonstrativos do mais desleixado abandono.
Quem entra pelo lado da estrada de Leiria depara-se com a obra incompleta do largo do Pelourinho, bem como aqueles imcompreensíveis separadores e mini-rotunda, herança da gestão de Pedro Marques, quando qualquer cabeça com um pouco de bom-senso, percebe que uma única rotunda e demarcações pintadas no solo, feitas com pés e cabeça, fariam muito melhor figura.
Quem entra em Tomar pelo lado da estrada das Algarvias não pode deixar de reparar no péssimo estado das bermas, verdadeiro perigo para quem conduz, dado o declive acentuado da estrada, mas também pela falta de condições de segurança para quem percorre a pé a distância que separa a cidade das urbanizações existentes na Senhora dos Anjos e Algarvias.
Quem, somente por engano, se atrever a entrar em Tomar pela estrada do convento depara-se com uma situação em que conseguir chegar cá abaixo com a viatura intacta é uma questão de lotaria em que a percentagem de 50/50 pode ou não jogar a seu favor. Desde muros caídos, vegetação que há muito invadiu o espaço quer para peões quer para trânsito automóvel, mais vegetação que cresce desordenadamente e impede a vista panorâmica da cidade, até sinais de derrocada eminente do piso, tudo se conjuga para transformar uma simples passagem numa aventura radical.
Quem entrar em Tomar, vindo do IC3 através do nó de Valdonas pensará certamente, se nunca cá esteve, e dadas as características da estrada, que Tomar não deve passar de uma aldeiazita patusca. Desde a estreiteza da estrada, passando pela ausência de bermas e passeios para peões que são obrigados a andar na via, a segurança que aquela via transmite é pura e simplesmente nula!

E assim vamos de vento em popa nesta cidade paulina á beira rio mal tratada....

Anónimo disse...

Infelizmente, brincar com os números tem resultado.
Infelizmente, chutar o lixo para baixo do tapete, escondendo a real situação das finanças da autarquia, tem dado vitória nas eleições.
Infelizmente, pintar o futuro com cores garridas, apresentando sonhos e utopias tem-se revelado meio caminho para o sucesso.

A demagogia não é penalizada.
E nós, pobres mortais, mais ou menos acomodados, mais ou menos conformados, queremos continuar a acreditar. Mesmo contra todos os sinais contrários, queremos continuar a acreditar. Sobretudo nas pessoas que julgamos conhecer. Mas o pior é que essas mesmas pessoas acreditam nas mentiras que dizem. E de tanto as repetir até as julgam verdades.
Afinal a incompetência triunfa em todos os níveis.

Infelizmente!

MM

Anónimo disse...

ANEDOTA...SEXUAL...

Um dia um casalito de namorados resolver casar-se! Nunca tinham feito sexo pré-matrimonial. O mais longe que tinham ido foram uns beijitos envergonhados.
Na noite de núpcias, chegados ao qurto, despiram-se de costas um para o outro, sentaram-se na cama cada um do seu lado, até que ela quebrou o silêncio e disse:
- Querido, tenho uma coisa para te confessar!
- O que é, minha querida?
- Sabes...sabes...é para te dizer uma cois que se calhar tu não vais gostar. É que eu tenho umas maminhas muito pequeninas!
- Ah sim, querida? Pequeninas como?
- Oh, assim como de uma menina de 8 anos!!! Vais continuar a gostar de mim?
- Claro querida! Mas sabes, eu também tenho uma coisa para te confessar!
- O que é? O que é?
- É que eu tenho uma pilinha como um menino recém-nascido...
- Ah sim? Então como é???
- Olha...mede 47 centímetros e pesa dois quilos e setecentas...

Anónimo disse...

Que grande gaita!

Parece a do Fisco na visão dos contribuintes!