segunda-feira, 26 de abril de 2010

URBANISMO TOMARENSE

Aqui temos, numa perspectiva menos habitual, o aspecto actual da zona recentemente urbanizada em redor da Igreja de Santa Maria dos Olivais. Que opinião têm os nossos leitores ?
Um êxito ? Um desastre ? Um resultado mediano ? Dinheiro mal gasto ? Teria sido melhor reabilitar o mercado ?

9 comentários:

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

TERIA SIDO MELHOR REABILITAR O MERCADO, DE FORMA A TORNÁ-LO UM ESPAÇO MODERNO E UMA REFERÊNCIA DO PASSADO ( as maiúsculas visam só destacar a ideia).

Ideia que não é minha, está num artigo do "Público" de hoje, de Marisa Soares, com o título "mercados municipais devem ser preservados mesmo sem comércio".

E cito este passo que me parece muito interessante:

"Os grandes estabelecimentos comerciais mudaram as regras do jogo no que toca ao comércio urbano, sendo de antever nos anos futuros diferentes cenários para os mercados muncipais. Por isso, é urgente preservar estes espaços, se não pela sua vertente de comércio, pelo seu «valor patrimonial», defende o investigador sobre comércio urbano João Barreta".

O artigo chama a atenção para a urgência de olhar estes espaços com muita responsabilidade e criatividade.

Além disso é um espaço de muitas memórias, de muitas relações, não só entre os habitantes da cidade, mas de todo o concelho e extensas áreas à volta.

É um tema interessante.

Como tomarense, penso que este espaço não deve ser entregue aos "bandidos".

Anónimo disse...

Um desastre!
Uma desflorestação e impermeabilização quase total do espaço em redor do tempo que contribuirá para uma degradação maior do mesmo.

Anónimo disse...

mutatifiConsidero que o trabalho levado a cabo naquele espaço está espectacular, proporcionando até uma excelente visão visto do ar. Parabéns à opção tomada e a quem a defendeu.
O Mercado Municipal não tem viabilidade e por isso quaisquer obras ali realizadas é como atyirar dinheiro aos peixes do rio. Um Forum, tal como está pensado, com lojas de marcas conceituadas e uma zona de restauração como deve ser, transformará aquele lugar num ponto de convergência dos tomarense e não só.
Acho que o actual aspecto da envolvente da Igreja de Santa Maria e o Forum e seus anexos constituirão um todo e não tenho dúvida que formarão um belo exemplo da moderna arquitectura.

Anónimo disse...

Considero que o trabalho levado a cabo naquele espaço está espectacular, proporcionando até uma excelente visão visto do ar. Parabéns à opção tomada e a quem a defendeu.
O Mercado Municipal não tem viabilidade e por isso quaisquer obras ali realizadas é como atyirar dinheiro aos peixes do rio. Um Forum, tal como está pensado, com lojas de marcas conceituadas e uma zona de restauração como deve ser, transformará aquele lugar num ponto de convergência dos tomarense e não só.
Acho que o actual aspecto da envolvente da Igreja de Santa Maria e o Forum e seus anexos constituirão um todo e não tenho dúvida que formarão um belo exemplo da moderna arquitectura.

Anónimo disse...

Já agora este anónimo podia terminar assim:

"Volta Paiva estás perdoado! Fazes falta para acabares com o resto!
Vamos homenagear-te no próximo 10 de Junho pelo brilhante trabalho realizado em Tomar e no QREN!"

Valha-nos Santo Aquino!!!!!

Realmente com mentes destas não há luz no fundo do túnel, aliás, nem há túnel .... foi penhorado para pagar as dívidas!!!!!

Vivam os "bandidos"!!!

Anónimo disse...

Tomar necessita de acompanhar o desenvolvimento, mas libertar-se de decisões como no urbanismo do tipo modernices á lá Paiva, que ainda não acabaram. As cidades não podem perder a sua memória, Tomar tem sido nos últimos anos abastardada e muito prejudicada, mas a câmara e assembleia municipal, não servem para defender os interesses do concelho, não temos qualquer hipótese cada vez será pior e então com esta coligação de interesses pessoais do psd e ps. O mercado tal como em muitas cidades pode ser preservado melhorado e servir a cidade, mas para isso será necessário ver as várias experiências e sem preconceitos escolher a melhor e podem ser várias. Ou o tal Fórum como em Aveiro ou um mercado tradicional como em Loulé ou em Barcelona, que ainda esta semana era dado como um excelente exemplo, ou no centro de Madrid, não devemos ter receio de copiar, mas copiar o melhor e com seriedade estudar, projectar e executar, mas temo ser pedir muito para os autarcas de Tomar.

Anónimo disse...

se o mui caro Sebastião Barros baixasse em dois centímetros o horizonte superior da fotografia, resvés o cocuruto da Torre Sineira (não aparecendo, lá no fundo, aqueles deprimidos exemplos de arquitectura, com risco de desenhador, da Rua Professor de Andrade…), em beneficio do seu rodapé, onde, presumivelmente, apareceria o Rio Nabão em todo o seu esplendor de espelho de água, a fotografia bastar-se-ia, até, num belíssimo postal… desta cidade tão mal tratada!...


detraço

Anónimo disse...

O MEFRCADO MUNICIPAL DEVE SER REQUALIFICADO. O mercado de Tomar não dá prejuizo nenhum, mas as receitas tardam em serem aplicadas na sua requalificação. Estão à espera que a ASAE o encerre, para destruirem a única coisa que não precisa do orçamento da Câmara, pois tem receitas próprias. Para confirmar basta falar com os fiscais da Câmara, de serviço no mercado.

Anónimo disse...

"O MERCADO MUNICIPAL DEVE SER REQUALIFICADO. O mercado de Tomar não dá prejuizo nenhum, mas as receitas tardam em serem aplicadas na sua requalificação. Estão à espera que a ASAE o encerre, para destruirem a única coisa que não precisa do orçamento da Câmara, pois tem receitas próprias. Para confirmar basta falar com os fiscais da Câmara, de serviço no mercado.
"

É a continuação da política do Eng.Paiva. Deitar abaixo o que está velho (e ameaça cair) para fazer algo no lugar. Algo despropositado, aberrante e incaracterístico.
Façamos a conta às saloiadas que herdamos dos mandatos Paiva (e as que estão na gaveta à espera de uma oportunidade...) e poderemos verificar que este homem foi o verdadeiro assassino da cidade do Nabão. E mais do que roubar-lhe o futuro, roubou-lhe a alma e a identidade.

MM