sábado, 10 de abril de 2010

NÃO SE ILUDAM !


Foto Rádio Hertz, a quem agradecemos

Parece que os autarcas em geral, sobretudo os da circunstancial maioria, embandeiraram em arco com "retumbante sucesso" da decisão sobre a realização da festa em 2011 e da escolha do mordomo. Não se iludam ! Antes de mais, porque menos de duzentas pessoas, que ninguém escolheu, elegeu ou de qualquer outra forma seleccionou para tal tarefa, não representam, nem perto nem de longe, a opinião maioritária dos eleitores do concelho. Depois, porque não estando em causa a competência, humildade, dedicação, eficácia e honestidade de João Victal, foi na verdade ele e só ele o grande triunfador da noite. Quaisquer que fossem os autarcas ou os hipotéticos concorrentes, ganharia sempre muito folgadamente. Não só pelas qualidades já acima apontadas, às quais cabe juntar um profundo conhecimento da Festa Grande, um bairrismo a toda a prova e um entranhado respeito pela sua autenticidade, mas também porque, em linguagem tomarense, "não faz sombra a ninguém".
Por outras palavras, Victal é um modesto funcionário subalterno do município, remunerado a 500 euros por mês. Infelizmente para ele e para todos nós, genuínos defensores da cidade e do concelho. Nestas condições, têm os senhores autarcas a certeza de que o mordomo não usará o seu lugar como trampolim para outras funções, circunstância a que juntam a enorme vantagem de lhe poderem dar ordens, a que ele, como funcionário, terá de obtemperar. Será, por conseguinte, na prática, exactamente o oposto daquilo que deveria ser -um "imperador", encarregado de levar a bom porto o "Império do Espírito Santo".
Deliberadamente ou não, foi isso que a actual maioria procurou conseguir e conseguiu -controlar estreitamente o mordomo com o pretexto de manter a tradição. Daí o rumor (buzz, como se diz agora) posto a circular, segundo o qual haveria outro candidato, (cujo nome era acrescentado), que tentaria seguramente alterar o usual figurino na festa. Desde há mais de 15 dias que tal hipótese era pura fantasia, por desistência do potencial candidato, mas o movimento popularucho continuou até ao próprio dia da efectiva escolha por aclamação.
Quer isto dizer, e é pena, que os tomarenses sentem um estranho frio na espinha logo que ouvem falar em mudanças, como neste caso. É pena, porque, quer queiram, quer não, a Festa dos Tabuleiros terá de mudar, profundamente e quanto antes. Ontem já não era nada cedo.
Mudar não significa alterar as características dos tabuleiros, dos trajes, ou do desfile. Significa apenas que é urgente transformar um quadrienal sorvedouro de fundos públicos numa fonte anual de riqueza. Impossível ? Já lá dizia o outro que impossível não é uma palavra portuguesa. Como de resto provaram os navegadores de 500, com fundos idos daqui. E se Carregueiros faz a festa todos os anos, que nos impede de tentar fazer outro tanto ? Dá trabalho ? Pois dá ! Mas vale largamente a pena, se for conduzida com competência, eficácia, honestidade e dedicação. E, claro, com João Victal como encarregado do cortejo e alguém por ele designado como responsável pelas ruas ornamentadas.
Assim haja audácia suficiente para ultrapassar esta apagada e vil tristeza, em prol de um futuro mais promissor para todos nós !

EXPRESSO - Suplemento Economia, 10/04/10, página 10

Aqueles que, após a leitura do escrito anterior, murmuraram que se trata de pura fantasia demagógica, farão o favor de ler com atenção esta segunda ilustração. Como podem ver, as autarquias mais dinâmicas e voltadas para o futuro já deixaram de estar à espera das transferências e outras benesses do governo (a nomeação de Miguel Relvas para secretário-geral do PSD e seu porta-voz, é vantajosa para Tomar, disse ontem um responsável local laranja...). Procuram, por todos os meios legais ao seu alcance, incentivar a criação de riqueza, condição sine qua non para incrementar o desenvolvimento local em todos os sectores. Não intuir isto é ser na verdade analfabeto político e económico.
Tomemos, uma vez mais, o caso de João Victal. Pago a 500 euros por mês, com todas as qualidades já demonstradas na prática, como se sentirá perante os seus superiores (tanto os nomeados, como os eleitos) que auferem 6 ou 7 vezes mais do que ele e raramente encestam, no campeonato autárquico de basquetebol ? Se, um dia, apesar do seu evidente tomarensismo, se cansar de tanta injustiça e resolver procurar outra vida, que faremos ? Iremos procurar outro honesto cidadão, para explorarmos as suas qualidades ? Continuaremos na curiosa política em que uns comem os figos e aos outros rebentam-lhes os beiços ?
Convinha ir pensando em tudo isto. Enquanto ainda não é demasiado tarde...


Entretanto, com o agravar da crise a nível local, o que se impõe é que cada eleitor responsável tenha a coragem de mostrar aos funcionários e/ou aos eleitos que ostensivamente erraram a sua vocação, este dístico que reproduzimos da página 27 da edição de Abril da Agenda Cultural da autarquia nabantina. Trata-se, sem a mínima dúvida, de uma exortação com toda a pertinência. Oxalá os visados a consigam entender e procedam em conformidade. Amen.

9 comentários:

Anónimo disse...

DOUTOR REBELO TAL COMO CÁ TAMBÉM NO BRAZIL HÁ MAMÕES: http://www.youtube.com/watch?v=G-SHAak_stc
CIDINHA CUNHA QUE MULHER DE CORAGEM.

O BURRO!

Anónimo disse...

Frequentemente leio neste blogue os mais rasgados encómios ao tomarense Sr. João Victal, agora eleito o Mordomo da Festa de 2011. Competência, dedicação, conhecimento, etc., etc. e, pelos vistos, merecedor de apoio e carinho popular. São exemplos cada vez mais raros em Portugal, na área da administração pública..

É aqui também dada a informação de que é funcionário da autarquia. Até aqui nada que nos espante, a não ser a circunstância de que, felizmente, ainda existem cidadãos com este perfil, reconhecido pelas comunidades..

Mas há um detalhe que me surpreende: o seu salário mensal, 500 euros, qualquer coisa equiparada ao mínimo nacional.

Porque haveria um cidadão, com aqueles raros atributos, de ter um salário mais substancial? Sim, porque haveria?...

Mas também se pode colocar a pergunta ao contrário: porque ganha tão pouco um funcionário autárquico com tão nobres qualidades?...

Podemos responder que o seu baixo salário corresponde rigorosamente às funções e cargo que desempenha, de acordo com o contrato laboral e outras cláusulas contratuais, em princípio iguais para todos.

E porque não responder que, a um funcionário com tão nobres atributos como servidor público, deviam corresponder funções e cargos de maior relevância, de acordo com o contrato laboral e outras cláusulas contratuais consignadas oficialmente?

Pela foto disponibilizada trata-se de um servidor público ainda jovem. Se eu fosse presidente da câmara gostaria de ter a trabalhar diretamente comigo pessoas com as qualidades que são atribuídas ao Sr. João Victal e, obviamente, compensado com as devidas retribuições em status e rendimentos. O povo do concelho talvez aplaudisse, ao contrário de tantos outros casos, que todos nós conhecemos pelo país.
"Não faz sombra a ninguém", parece ter sentido...

--------
Aproveito para informar que ontém, dia 10/4/2010, cerca de 6 dezenas de tomarenses da área metropolitana de Lisboa, ex-alunos da Escola Jacome Ratton, se juntaram pela vigéssima terceira vez, num Almoço Convívio na Coudelaria das Lezírias (perto de Porto Alto). Estavam presentes dois ou três que residem em Tomar.

Tudo o que se consumiu no Almoço é da lavra exclusiva da Coudelaria, um almoço biológico. Que grande almoço!! Garanto que se bebeu pouco, ninguém se excedeu, custou 20 euros, e o convívio terminou às 5 da tarde com canções bem cantadas, a solo e em coro, e ficou bem vincado o tomarensismo dos presentes. Mais não digo.

Anónimo disse...

SENHOR POSTADOR SAIBA QUE VITAL PARECE QUE GOSTA DE SER MORDOMO MAS SINCERAMENTE 500 EUROS É TÃO POUCO QUE O HOMEM DEVE TER OU RIQUEZA HERDADA OU OUTRAS FONTES MAIS AVANTAJADAS DE DINHEIRO EM CASA PROVINDAS POR EXEMPLO DA MULHER.
VEJA O VÍDEO COM A CIDINHA CUNHA E INSPIRE-SE HOMEM PORQUE ESTA NUNCA CHEGAVA A MORDOMO... QUER APOSTAR?

O BURRO!

Anónimo disse...

Sem dúvida, que joão Vital foi a melhor escolha, para mordomo da festa dos Tabuleiros, porque demonstrou seriedade e apresentou as devidas contas atempadamente, ao contrário de alguns que deveriam prestar contas ao concelho pela falta de seriedade e transparencia, mas que continuam na ribalta como nada fosse com eles e continuando a mercer lugares de destaque. Que concelho é este! vergonha, deveriam desaparecer para bem longe, mas não...

Anónimo disse...

Ninguem põe em causa a seriedade do Senhor João Vital... Seria talves bom, que não o fizessem um coitadinho, porque não oufer apenas um salário de 500€.

Anónimo disse...

A senhora que está na foto é o novo emplastro tomarense? Aqui há uns tempos atrás tinhamos o emplastro jerdineiro, agora temos o emplastro feminino dos IPT.

Foi a promesso de muita parra e pouca uva. E porquê? Se houvesse de facto UVA, haveria sumo. A questão é: Onde é que está o sumo? Não se consegue vislumbrar.

Ainda não se conseguiu perceber as diferenças de conteúdos das políticas dos IPT relativamente às que vão sendo executadas pelo grupo da sueca 3+2.

Quem tem projectos claros e coerentes torna-os públicos e defende-os com garra junto das populações.

Francamente, não é isso que se está a passar. É pena!

Anónimo disse...

Olha, olha, o BURRO está de volta. E parece que desta quer ser o burro da festa e arraçado de touro bravo parece querer entrar de rompante a marrar no recém nomeado mordomo. É dor de cotovelo ou será mesmo dor de burro?

Anónimo disse...

A senhora está lá muito bem, ela até é fotogenica, enfim a inveja fala mais alto!
Até porque com maneiras talvez a tirassem das garras do leão, porque acredito na senhora e acredito que as suas convicções são mais fortes que jogar à sueca...

Anónimo disse...

Ainda não consegui perceber quais as propostas dos IPT para o concelho de Tomar. Aguarda-se com paciência que tornem públicas as suas propostas em oposição às do executivo (PS+PSD).
Se é verdade que a política social da Câmara deixa muito a desejar, veja-se as vergonhas à volta das facturas da água e outras, onde é que estão as propostas da vereadora dos IPT na área social que foram apresentadas com alarido, embora nos parecesse que o estrondo era mais do tipo ALARDO.
O Luís Ferreira está a fazer mais como vereador que os outros todos juntos. Gostem ou não dele.
O trabalho do vereador Luís Ferreira é a prova do projecto que o PS tinha para a Câmara e, como diz o nosso camarada Hugo Cristovão, o trabalho do PS na autarquia é a prova de que o PS caminha serenamente para ganhar as próximas eleições autárquicas em Tomar. Quer gostem quer não.