quinta-feira, 22 de abril de 2010

ASSIM VAI O PÂNTANO

Foto 1-Agora que os turistas começavam a habituar-se e a gostar das nabantinas casas de banho campestres e descapotáveis, que permitiam ir arejando enquanto se aliviavam, os nossos autarcas resolveram voltar à estaca zero.

Foto 2- Esta manhã um funcionário municipal andava muito ocupado a reabrir as portas, soldadas há tão pouco tempo. O que deixa supor que vai haver obras de beneficiação ainda antes de verão. Boa! Boa!

Foto 3 - Enquanto não se começam e acabam as obras de requalificação, foram colocados sanitários portáteis, ideia que se aplaude vivamente, pois o movimento de visitantes já é grande, apesar das entradas a 6 euros e sem direito a guia.

Foto 4 - À cautela, que como dizia o outro, isto é tudo gente séria, mas a verdade é que me roubaram a carteira, está tudo devidamente amarrado à árvore, não vá o diabo tecê-las. O pior é se vai árvore e tudo...
Quanto ao sanitário da esquerda, para deficientes, tem a porta amarrada e com cadeado. Disseram-nos que apenas para evitar que venha a ser usado por não-deficientes. A chave está no vendedor ambulante. Agora só falta uma informação na respectiva porta a dizer isso mesmo...


AFINAL SEMPRE VAI VALENDO A PENA...

Além das qualidades ontem aqui elencadas, os tomarenses em geral são também conformistas, derrotistas, pessimistas e fatalistas. Habituados à tradicional modorra local, quando aqui alertamos para algo que consideramos estar mal, chovem logo comentários do tipo "Vale bem a pena vale!", "Ninguém vos liga !", "E quem é que lê o Tomar a dianteira ?" "Para que santo andam vocês a rezar ?"
Estamos por isso contentes, mas sem qualquer triunfalismo pacóvio. A câmara reconheceu implicitamente ter procedido de forma precipitada e está agora a procurar remediar o problema criado. É uma decisão que só honra quem a tomou e da qual beneficiamos todos, directamente ou em termos de amor-próprio. No fim de contas, a democracia local é isto mesmo: Ouve-se ou lê-se o que dizem os eleitores e age-se em consequência, sem rancor nem sentimento de derrota. A vida não é um mero desafio de futebol.
Parabéns portanto à autarquia. Continuem por este novo caminho que vão bem. Na nossa tosca opinião... Afinal sempre vai valendo a pena criticar com correcção.

12 comentários:

Anónimo disse...

E o amigo acha que a câmara reabre os WC's porque lêem o seu blogue?

Presunção e água benta...

Anónimo disse...

Ou é da minha vista ou aí caga-se e mija-se inclinado...

Anónimo disse...

Boa tarde António Rebelo,

Até mesmo num pântano pode desabrochar a mais bela flor. Poderá não ser o caso. Depende da interpretação e do valor que cada um, fazendo disso juízo, lhe atribua.
Acabo de ler uma notícia que refere o protocolo assinado entre o Instituto Politécnico de Tomar e o Sport Lisboa e Benfica para o restauro do espólio do clube de Lisboa, com vista à criação do futuro museu daquele clube. Tratando-se como toda a gente sabe do maior clube português e um dos 8 maiores clubes do mundo, segundo estudo publicado pela FIFA, este acordo vem sem dúvida majorar a importância e o reconhecimento de qualidade de que o Departamento de Arte e Restauro do IPT goza.

Afinal nem tudo é mau em Tomar...

Sebastião Barros disse...

Para 14:33

Tem toda a razão, no caso da presunção e água benta. Mas além disso há também a prosápia e a basófia; já ouviu falar ?
É claro que a autarquia não deu o braço a torcer por ter lido Tomar a dianteira. Exactamente como nenhum responsável local admite ser nosso cliente habitual. Mas como fomos os primeiros a criticar o assunto...
E depois temos outros trunfos na manga. Este, por exemplo: Leu o caso dos pregos no tronco da cameleira ? Então vá lá ver agora e depois diga-nos alguma coisa...

Sebastião Barros disse...

Para 16:41

Nunca aqui se escreveu que em Tomar tudo é mau. O que se tem procurado transmitir é que se os autarcas, em termos estritamente políticos, estão muito abaixo dos mínimos olímpicos e por isso não prestam, os eleitores em geral são bem piores na mesma área. Vão às urnas sem saberem muito bem o que estão a fazer. E há cada vez mais gente a aproveitar-se disso. Pobre cidade ! Pobre concelho !

Anónimo disse...

Eis o profícuo labor do Ex.mo Vereador da Cultura.

E isto ainda é o vestibular, daqui a quatro anos vão ver os resultados.

De mansinho e de avental vai penetrando, primeiro estranha-se, depois entranha-se a cultura e o bem estar em tomar.

Via a República!

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 14H33:

Diga lá, então, se é correto ou não os autarcas lerem o blogue Tomar a Dianteira?

Pois não é verdade que é correto lerem-no? Como é correto dedicarem a mais elevada atenção às suas críticas e denúncias.

Acha que é por "presunção e água benta" que um tomarense dedica diariamente a sua atenção, de forma tão generosa e profícua, aos problemas da vida local?

Não será o caso, mas até parece que está incomodado quando o exercício da cidadania é feito com verticalidade e qualidade.

Incomoda-se com isso, ou é por força do hábito de vergar a espinha a que as necessidades da vida o obrigam? - ou por outras razões de carácter?

Anónimo disse...

Para os portugueses toda a análise crítica é dizer mal, por isso o País não sai do pântano. Vejam as televisões estrangeiras e vão ver o que é crítica e debate, e ninguém precisa de vir a terreiro dizer que no país tal, na região tal, ou na empresa tal nem tudo é mau. Barak Obama vai hoje criticar o sistema financeiro americano. Todo o mundo está à espera da sua crítica. Não digam que nos EUA não há bons bancos.
A Grécia continua a afundar a União Europeia e a arranjar problemas a Portugal, Espanha, Itália e Irlanda. Não digam que na UE todos os países são maus, porque não são. A análise crítica é necessária, menos nos cemitérios, onde a paz é total.
As análises deste blogg ou a da comunicação social são sempre consideradas pela autarquia, embora não o reconheçam claramente.
Entre nós, qualquer análise histórica, ou é considerada de "já foi há muitos anos",ou classificada de ressentimento. Toda a análise do regime salazarista/marcelista deve ser ressentimento porque, como os seus mentores não permitiam eleições livres, a oposição continua ressentida.
Deixem de ser pequenos, tornem-se grandes.

Pensamentos soltos disse...

Casas de banho portáteis la na entrada do castelo ou convento, será para atrair visitantes, e o resto da cidade para quando?
Se for para valer os 6 euros da visita ao menos isso...

Anónimo disse...

WC portáteis para quê?
Não é preciso esconder a merd...
A cidade é toda ela um cagatório público.

Anónimo disse...

Não é mau mais um protocolo, mas rejubilar com as taças do Benfica ... Uma crónica antiga: "Em casa do Avô, as Taças que ganhou na vela e no golfe eram limpas com solarine pela criada, única altura do serviço em que a menina tirava o avental branco da farda"... Não se podia ser um pouco mais ambicioso?

Anónimo disse...

Podiam inventar umas casas de banho "takeaway"...