domingo, 25 de abril de 2010

ASSIM VAI O PÂNTANO

Foi inconclusiva a reunião dos dirigentes do União com os autarcas. Nem uns nem outros conseguiram encontrar uma maneira legal, isenta de futuras complicações, para ajudar o clube a ultrapassar as suas actuais dificuldades. Na verdade, o momento é particularmente sensível para os eleitos, visto que um ex-autarca algarvio foi há pouco condenado a ano e meio de prisão, com pena suspensa, por auxílio irregular ao Farense. Neste contexto, fui convidado pela Rádio Hertz para apresentar os meus pontos de vista, o que conto fazer sem papas na língua, mas com ponderação e isenção, amanhã, segunda-feira, a partir das 9 da noite. Antes pareceu-me adequado apresentar estas imagens.
Na primeira, a designada Casa Amarela, que a autarquia requalificou recentemente e entregou ao União, sem qualquer contrapartida. É a lavandaria do clube, que não paga renda, nem água nem luz.


No edifício administrativo do Parque de Campismo Municipal, o União continua a ocupar duas salas com vários caixotes e outros objectos, que se presume sejam o arquivo do clube, no todo ou em parte. Instados a abandonarem essas duas dependências, por cuja ocupação também não pagam nem renda nem energia, os actuais dirigentes rubronegros sempre a tal se recusaram, pois tentam usar a actual situação como pressão para obterem outro local a ceder gratuitamente pela autarquia.

Esse local era em princípio esta cave, de cerca de 400 metros quadrados, conseguida por António Paiva junto do empreiteiro do prédio, quando ainda não se previa a reabertura do Parque de Campismo no mesmo local onde antes funcionou. Acontece que o prédio ainda não está licenciado, mas a cave já foi cedida à autarquia, uma vez que o terreno onde está implantada foi obtido a baixo custo, exclusivamente para uso municipal. Caso a cave venha a ser cedida a particulares, os antigos proprietários tencionam, claro está, reivindicar novo preço para o terreno cedido.

Entretanto, os gritantes problemas do União não se resumem à falta de instalações, de receitas de bilheteira ou de verbas para satisfazer 115 mil euros de dívidas ao fisco. Consistem igualmente na constante falta de respeito pelas leis do país.
A fotografia foi tirado hoje e mostra um bar e publicidade a bebidas alcoólicas, durante treinos e jogos de menores de idade, o que é proibido e punível pela legislação em vigor. Para que não digam que sou mais um coveiro do União de Tomar, permito-me citar Moita Flores, presidente da câmara de Santarém, pelo PSD, que não será certamente inimigo do clube nabantino: "Vivemos num país de bêbados. Vivemos num país com muitos milhares de alcoólicos. Um país que cultua o vinho e bebidas como exigência da afirmação pessoal, do espaço de festa e de encontro. O álcool é o maior assassino português." (Francisco Moita Flores - Correio da Manhã)
Gostaria de vir a saber um dia destes que o seu filho, ou outro familiar, é um alcoólico ? Acha bem que, ao arrepio das leis, ele veja publicidade a bebidas alcoólicas e/ou gente a beber cerveja, durante os seus treinos e/ou jogos ?Pensa que as desgraças só acontecem aos familiares dos outros ?
É tudo muito bonito, desde que se mantenha a cabeça fria e o bom senso. Caso contrário...

António Rebelo

4 comentários:

Anónimo disse...

Para completar a listagem de espaços cedidos/ocupados sem o União pagar qualquer renda, água ou luz, junte se faz favor à sua lista, o espaço na Alameda Um de Março, junto às antigas instalações da PJ, mais a zona do estádio que no projecto seria o bar mas foi transformado em posto médico do União, mais a zona edificada que serviria para hangar das canoas, mas que está a servir para sede/sala de petiscos dos directores do União.
Depois ainda lhe podia juntar uns lugares de estacionamento no parque da zona desportiva, mais a guarda do autocarro na FAI.
Adicione a montagem e desmontagem da Festa da Cerveja (em honra de são alcóolico), a Feira de Santa Iria, mais umas cedências de transporte, às vezes em autocarros que a Cãmara aluga, mais umas cedências de instalações à borla, como no próximo sábado o cine teatro e finalmente uns donativos pela "porta do cavalo" como os três mil euros para o jantar de Veteranos.
Imagine que a Cãmara ajudava...

Anónimo disse...

Não, a CMTomar não apoia o União. Aliás nunca o apoiou.

Anónimo disse...

Sr. António Rebelo

Os seus constantes ataques ao União de Tomar, por repetitivos, começam a roçar a perseguição, quando não a paranóia. Não está aqui em causa a justeza de algumas considerações. Mas aquilo que o senhor se farta de "lançar ao vento" já toda a gente sabe de ginjeira. Por isso, quem leia os seus sucessivos derrames sobre o clube há-de pensar que se calhar por detrás de tudo estará uma vendetta pessoal???!!!

Anónimo disse...

A propósito, o Vitorino Becerra já desapareceu de cena?
Sendo a situação concreta de destruição do Convento de Santa Iria do seu pelouro, o homem não tem uma palavra a dizer?
É o senhor Luís Ferreira o porta voz de todos os pelouros entregues ao Ps?
E o Psd, quem é afinal o porta voz desta gente minúscula que formalmente são designados de vereadores?
A verdade verdadinha é que alguém resolveu um imbróglio, e até um problema financeiro, aos antigos donos do convento. Com dinheiros públicos, é verdade. E os tomarenses?
E os tomarenses? Os tomarenses são mansos. Gostam que lhes cantem histórias da carochinha, histórias do D. Gualdim? Histórias da Santa Iria? E adoram o Espiriro Santo, talvez na crença secreta de que um dia a Maria, a dita mãe de Jesus, lhes ensine o truque da Virgem.
Bem podem ewsperar sentados.
Para o efeito não contam com o Nandito Corvelo.