quinta-feira, 8 de abril de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA DESTA SEMANA

Esta semana, como habitualmente, O TEMPLÁRIO apresenta uma primeira página bastante variada e de opção "tabloid": "Ela quer ser Miss Facebook, INEM mandou-me chamar um táxi, Turistas não têm onde fazer chici, Tomarense relata como se livrou da tuberculose e Oficinas assaltadas". Na página 2, notícia com foto sobre a merecida homenagem a Luís Carlos Santos, uma das principais "traves" da Festa Grande de Tomar. Mais um sinal do agudizar da crise, na página 4: "Escola de línguas em risco de fechar a meio do ano lectivo". Por falta de alunos, acrescenta. "Quinta do Adro para exploração turística -Câmara de Ferreira lança concurso". No corpo da notícia refere-se que o imóvel, com 16 quartos, será cedido gratuitamente, mediante certas condições. Quando se sabe que a Câmara de Tomar pretende milhão e meio de euros, pela cedência definitiva do ex-Convento de Santa Iria, nota-se que qualquer coisa não bate certo. Um dos municípios está certamente equivocado. Qual será ? "Faz falta em Tomar um investimento que crie postos de trabalho", refere um pequeno empresário local, na página 15. Seguem-se duas páginas ilustradas sobre a procissão da Aleluia, em Cem Soldos, antes conhecida pela "Matança dos Judeus". Fecha com a habitual secção "Pelourinho", na qual, entre outros temas, esclarece que a "notícia" da semana anterior sobre a mudança da estátua de Gualdim Pais, era a mentira do dia 1 da Abril.

"Centro de dia de S. Pedro de Tomar inaugurado sem apoios" e "Jovem parte braço e queixa-se de falta de assistência do INEM" são os únicos títulos referentes a Tomar da 1ª página d'O MIRANTE. Nas páginas interiores, destaque para a 8: "Utentes do mercado municipal de Tomar queixam-se de novo acesso através de escada".
De sustância parece-nos ser a leitura do CIDADE DE TOMAR. Logo em manchete, confirma aquilo que ontem aqui escrevemos sobre a Festa dos Tabuleiros. Se os nossos autarcas não andam a brincar com os cidadãos, pelo menos parece: "Festa dos Tabuleiros sem sede própria, com material guardado numa garagem particular". E depois querem candidatar a festa a Património Imaterial da Humanidade ? Carregueiros é uma pequena freguesia suburbana, que faz a sua festa dos tabuleiros todos os anos e tem sede própria para guardar o material. A Câmara anda à espera de quê ? Nas páginas 6 e 7 uma entrevista a Hugo Cristóvão, líder do PS local e membro da Assembleia Municipal. Seria demasiado fácil explorar todas as pistas trilhadas por Cristóvão. Por cortesia, limitamo-nos a abordar três tópicos: a previsível situação daqui a três anos, uma contradição insanável e o projecto PS.
"Queremos chegar às próximas autárquicas mais fortes..." diz Cristóvão. Trata-se, na nossa tosca opinião, de um mero desejo quimérico. Pelo contrário, tudo aponta no sentido de lá chegarem, todos os integrantes da actual e circunstancial maioria, mais queimados que o carvão. Se outros motivos não houvesse, e há de sobra, bastaria o previsível agravamento da crise, até uma situação face à qual o momento presente poderá ser considerado de alguma euforia consumista.
Diz Cristóvão, noutro passo, que os mandatos de António Paiva foram talvez os piores do post-25 de Abril. Sendo assim, sabido como é que Corvelo de Sousa e parceiros se limitam a aplicar as mesmas receitas de Paiva, e que este continua como treinador, conjuntamente com Relvas, como compaginar tal situação com a brilhante coligação ?
Num outro ponto da entrevista, o líder socialista insiste no projecto do PS. Trata-se, obviamente, de um vício de linguagem. Na verdade, como já aqui foi referido por diversas vezes, e nunca desmentido, nem rosas nem laranjas têm sequer qualquer coisa parecida com um projecto. Limitam-se a alinhar umas obras e umas eventuais mudanças, sem nunca mencionarem a respectiva articulação, real utilidade, posição no conjunto, ou financiamento. Simples lérias, portanto. Para quando a verdade, toda a verdade e nada mais que a verdade ? Já vai sendo tempo.
Ainda em CIDADE DE TOMAR, a ler sem falta, na página 3, "Processo de revisão do PDM causa embaraço administrativo". Aí se fica a saber que há evidentes atritos entre a maioria PSD e José Vitorino, designadamente sobre a revisão do PDM. Subentende-se igualmente que os IpT continuam a ser considerados pela circunstancial maioria como simples ornamentos, e que há na autarquia serviços que não funcionam minimamente. É a chamada situação caótica, que costuma preceder as tragédias políticas, do tipo governo de Santana Lopes. Oxalá pelo menos alguns dos componentes da tal maioria consigam ver quanto antes o aspecto trágico-cómico da situação...

8 comentários:

Anónimo disse...

DOUTOR REBELO COMO IMAGINA O DUPLO-QUEIXO E A MENINA ODEIAM-NO:
1.º PORQUE PENSA LIVREMENTE;
2.º PORQUE NÃO ESTÁ DO LADO DELES;
3.º PORQUE TEVE PROFISSÃO E É TECNICAMENTE COMPETENTE;
4.º PORQUE NÃO VIVE NA E DA CHAFURDISSE DA POLÍTICA LOCAL;
5.º PORQUE É INTELIGENTE;
6.º PORQUE TEM CARÁCTER;
7.º PORQUE NÃO É UM REACCIONÁRIO;
8.º PORQUE SABE LIDAR COM A CRÍTICA;
9.º PORQUE É SÁBIO E POR FIM
10.º PORQUE É DOUTORADO.

O BURRO!














Ç

Anónimo disse...

O Burro é mesmo burro.
Ele acha que o vereador e o líder do PS odeiam o Rebelo.
Eu pelo o contrário acho que eles devem gostar muito dele. Se não fosse ele, mais ninguém falava deles.

Anónimo disse...

""Queremos chegar às próximas autárquicas mais fortes..." diz Cristóvão. Trata-se, na nossa tosca opinião, de um mero desejo quimérico. Pelo contrário, tudo aponta no sentido de lá chegarem, todos os integrantes da actual e circunstancial maioria, mais queimados que o carvão."

Ó Dr. Rebelo, então onde está a contradição disso? Não se vê tão clarinho o que vai pela cabeça do Cristóvão? Tornar o PS mais forte passa por queimar os dois que tem na câmara, e o que não será difícil, e chegar-se ele à frente nas próximas!
Finalmente o rapaz mostra as garras!

Sebastião Barros disse...

Para 12:01

A contradição principal não é essa, mas a outra: Apoiar um executivo que segue à risca as pisadas e as instruções de António Paiva, de quem se diz, por outro lado, que terá sído o pior presidente desde o 25 de Abril...
Quanto à sua interpretação das coisas, como qualquer um de nós Cristóvão terá qualidades e defeitos; nunca constou, porém, que admirasse Maquiavel.

Anónimo disse...

Anda sempre a queixar-se dos jornais o Cristóvão, mas afinal deram-lhe duas páginas!
O gajo é um bocado pedante, mas vai dai é capaz de ser o que ainda é menos daquela gente, comparado com os vereadores é de certeza. Mas ainda não percebeu que mesmo que seja ele o candidato, o PSD com lutas ou sem lutas internas vai sempre ganhar as próximas eleições. Se mais não for têm o Pedro Marques para o garantir.
E depois os tomarenses não votam em miúdos.

Anónimo disse...

O PS foi fino ao estabelecer este acordo na Câmara. E foi-o com tal oportunidade que pode fazer e dizer o que bem lhe apetecer, acusar e achincalhar o parceiro, que está de mãos atadas. E perto do final do mandato pode romper o acordo e acusar o PSD de mau da fita.

Exploraram bem o desespero do Sr. Relvas, dando-lhe aquele lugar na Ass. Municipal, o que ele mais queria, pois, estava mesmo fora da carroça...

Chama-se a isto boa tática política. Está (o PS) no poder, aproveita dele o que pode aproveitar e os do PSD terão sempre de bater a bolinha baixa.

Negar isto e argumentar com a falta de um programa comum, e de não terem informado os eleitores na campanha eleitoral, é revelador, no mínimo, de muita ingenuidade...

O mérito tem que ser reconhecido a quem o merece. O PS local foi esperto, aproveitou as divisões, etc..

E o PS é que é burro?!

Imaginemos que o PSD teria os independentes como parceiro.

E o PS é que é burro?!

Anónimo disse...

Parece ter razão, sob um ponto de vista partidário e de interesse de grupo e, principalmente, de pessoas, que ficaram resolvidos.

Mas o grande problema está na resolução dos graves problemas do Município de Tomar que a (indi) gestão do Barão da Trofa e seus sucessores criou, desenvolveu e agravou.

Agora caiu o telhado do Convento de Santa Iria a culminar essa errada e erática (indi) gestão.

O símbolo do despesismo, do novoriquismo petulante e do embuste - tanque xibernético -está já entaipado e vai ser parcialmente destruído.

O passivo do Município aumentou uns milhões de euros, a estagnação é visível.

Mas, claro, a estratégia pessoal de uma clique dita socialista vai de vento em popa!

Ganham alguns, perdem os outros, que são a maioria dos contribuintes do Concelho de Tomar!

Aliás, sempre os do costume!

E os burros somos nós todos!

Claro que os inteligentes (xico-espertos) são os dirigentes políticos dos partido!

Tomar e Portugal sempre no seu melhor!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Este BURRO é um asno.
Não tinha emigrado para Miranda do Douro? Será que foi corrido pelas pilecas da irmandade?