domingo, 4 de abril de 2010

FORÇA VICENTE ! - A PAIXÃO E A RAZÃO



Recebemos o comentário que acima se reproduz, tendo decidido separá-lo, para posterior publicação mais destacada. Tanto bastou para que houvesse novo comentário, desta vez antecedido de interrogações. Seguem-se as nossas reflexões sobre o tema.
Há na língua portuguesa uma frase feita, bem mais profunda do que à primeira leitura possa parecer. Ei-la: "Quem o feio ama, bonito lhe parece." Alargando o campo de acção, passeamos sem dificuldade pela clubite, pela bairrite e pela partidarite, por exemplo. Tudo posições respeitáveis, mas raramente razoáveis, uma vez que "regra geral, a paixão é inimiga da razão". Tal como não adianta pedir a um daltónico que contemple e explique uma paleta matizada, também é tempo perdido solicitar a um apaixonado que repare nos defeitos da sua amada.
Estes considerandos para chegar à paixão partidária, ou partidarite, que aqui apodamos em geral de "óculos partidários". E óculos partidários porque impedem uma visão imparcial e correcta da realidade envolvente, sem a qual todos os projectos vão inevitavelmente por água abaixo, uma vez que, partindo de falsas premissas, só por mero acaso se poderá chegar a conclusões verdadeiras, ou a planos adaptados à situação real. A actual e desastrosa situação local aí está para provar o que afirmamos. Dizer que os turistas vão ao Covento mas não vêm à cidade, e depois decidir melhorar, alargar e construir novos parques de estacionamento junto ao castelo, é realmente genial ! Mais ou menos como despejar gasolina num fogo para o apagar...
Neste caso, o autor do comentário que nos foi enviado, pensamos que por paixão partidária, partiu do princípio de que aqui tínhamos ofendido Luís Vicente. Nada mais afastado da verdade. Desde há muitos anos que um dos administradores deste blogue tem mantido e continua a manter com Luís Vicente (como de resto com todos os outros autarcas, enquanto cidadãos) um relacionamento cordial e isento de reservas mentais de qualquer espécie. Isto não significa, claro está, que enquanto político ele ou eles estejam acima de quaisquer críticas. Há, porém, que saber ler o que aqui se escreve. Todos os cidadãos, nossos conterrâneos ou não, nos merecem igual respeito, têm direito a igual dignidade e total respeito pela sua vida privada e/ou profissional. Já na área da política, estão sujeitos às inclemências da crítica, como acontece em qualquer democracia digna desse nome. "Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele."
Nunca aqui escrevemos, nem tencionamos escrever, sobre Luís Vicente cidadão tomarense, Luís Vicente engenheiro, Luís Vicente filho, marido, pai, avô, empregado, patrão, adepto desportivo, crente ou ateu, fiel desta ou daquela religião. Apenas temos criticado, e continuaremos a fazê-lo, aquilo que nos parece a péssima gestão dos SMAS, que ao impôr-nos preços e taxas nada em conta está na origem de muitas saídas do concelho, até por parte de alguns industriais. Trata-se, por conseguinte, de crítica de estrito âmbito político, neste caso a um administrador de um serviço público, que nem sequer foi eleito, mas nomeado por exclusivas razões partidárias. Não temos, assim, ao contrário do que se aconselha no comentário reproduzido, de pedir perdão, desculpa ou o que seja. Vicente continuará a cumprir aquilo que ele pensa ser um serviço de cidadania, ou partidário, enquanto que nós persistiremos naquilo que julgamos ser a nossa obrigação como cidadão-eleitor-pagador-de-impostos-e-das-injustas-taxas-impostas-pelos-SMAS, a que Vicente preside. E depois continuaremos a conversar cordialmente, quando nos encontrarmos. Não é assim Vicente ?
Como muito bem diz o povo, "quem tem calos não deve meter-se em apertos". Se Vicente e/ou os seus companheiros partidários não gostam de ser criticados, têm um excelente remédio -saiam da política. No caso presente até se pode acrescentar, julgamos nós: o concelho agradece.
Quanto ao tema da reportagem da revista do EXPRESSO, força Vicente ! Tomar a dianteira deseja-te as maiores felicidades e facilidades, com a mesma franqueza com que amiúde te tem criticado, unicamente pela tua acção enquanto responsável político no PSD e nos SMAS. Oxalá consigas não só manter, mas até aumentar quanto mais melhor os postos de trabalho, na unidade industrial que pelos vistos administras com honestidade e competência. É de muita gente como tu que a cidade, o concelho e o país precisam, como nós de pão para a boca. Uma coisa é o blábláblá, outra o saber dizer, outra ainda o saber fazer e, no final, saber vender. Tu, pelo que consta, sabes. Continua na senda do sucesso por quanto mais anos melhor. Para ti e para nós todos.

6 comentários:

Anónimo disse...

NÃO CONHEÇO NADA MAS NADA QUE ESTE SENHOR VICENTE TENHA FEITO NA VIDA POR MÉRITO INTELECTUAL E PARA SER NOTÍCIA NUM SEMANÁRIO DESTES MAS É A VIDA DE QUEM É POLÍTICO. ESTAS NOTÍCIAS NÁO APARECEM POR ALGUM ACASO POIS NÃO ESQUEÇAM QUE RELVAS MOVE-SE NO EXPRESSO E NA SIC E PASSOS COELHO TAMBÉM. SÃO TRÊS (CALMA QUE O PAIVA VIRÁ A SEGUIR)QUE NUNCA SOUBEREM FAZER DA VIDA POLÍTICA PROFISSÃO MAS GARANTIRAM QUE A VIDA POLÍTICA OS COMPENSASSE COM LUGARES EM CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO. LI O CV DE PASSOS COELHO E É DUMA VERGONHA ATROZ. SE O DE SÓCRATES ERA VAZIO O DE PC É RICO EM CARGOS. É ESTE TIPO QUE QUEREMOS PARA PRIMEIRO-MINISTRO?
SENHOR VICENTE SE ESTIVESSE CALADO E TRABALHASSE FAZIA-LHE E FAZIA-NOS MELHOR. TRABALHE OU TENTE TRABALHAR FORA DE TOMAR POIS O SENHOR E OS SEUS COMPARSAS TÊM FEITO MUITO MAL A TOMAR.
CORROBORO NA ÍNTEGRA TUDO O QUE O DOUTOR REBELO TEM ESCRITO SOBRE O O SENHOR VICENTE.

O BURRO!

Sebastião Barros disse...

Tomar a dianteira não é, nem deseja vir a ser, lugar para travar lutas de índole pessoal, do tipo comadres desavindas, que pouco ou nada têm a ver com a política local. Quem tiver pulgas desse tipo que faça o favor de as ir coçar para outro lado. Teremos muito gosto em publicar qualquer comentário com referências cáusticas a outros cidadãos, desde que em linguagem aceitável, devidamente identificado, e enviado para lidiarrebelo@gmail.com Em todos os outros casos as opiniões de índole pessoal serão eliminadas. Farão o favor de ir vomitar a bilis alhures, se tiverem onde.Muito agradecidos.

Anónimo disse...

Vamos fazer uma campanha para fazer do Vicente o herói de Tomar e arredores!

Força Luis! Avante!

Só falta fazeres uma parceria com a Adega Cooperativa para tornares a água da torneira mais soborosa!

Anónimo disse...

Gostaria de me identificar mas não posso estou nos 160 postos de trabalho dessa empresa.
Mas esse senhor... que tanto fala e apregoa é uma nódoa. Só fala da boca para fora, vem para aqui dizer mal do pessoal dos SMAS que é função pública e mais isto e aquilo e que aqui não é como lá. Mas ele com Presidente do CA devia ver o que andam a fazer os funcionários do SMAS e chamar à razão quem não trabalha. Porque na verdade ele também não trabalha só lá vai buscar o "belo" e deve receber bem mais que o levo para casa. E não é a tempo inteiro.
Haja justiça... não andem só a mamar à conta do povinho.

Anónimo disse...

mas não é difícil de perceber!

é o que somos e conseguimos pensar! nobre povo que tão pouco questiona…! já o botas dizia: “ manter a ignorância, é fonte da dominância”…

parece ser o desenho do chamado intercâmbio do compadrio, da preponderância por baixa, do caciquismo político e, - o mais suculento no fim – dos jantares e noites bem bebidas bem dançadas e… bem pagas! (nunca enxergaram, na mesma revista, as reportagens tom cor de rosa, que sobre o inexcedível relvas têm vindo a ser publicadas: ( onde vai, o que gosta, o que ouve , o que diz que lê, o que diz que “pensa”…); por mérito do bicho? credo!... - nestas coisas quem sabe, sabe; quem não sabe fica a ver… e se o homem sabe fazer pela vida fácil! é catedrático na Universidade da Banhadacobra!

se a este se juntar um outro endomingado que nada fez na pata da vida (além de cuspir e colar cartazes), - e esvaziado de ser e de saber , de conteúdo e de substância -, conseguiu ganhar um partido ( o que até – a ver-se o que por aí foi – nem será muito difícil, …em terra de cegos…) o cenário fica quase completo no que aqui ao burgo diz respeito; de falta, entre poucos outros, o pavão da Trofa: aspirante de longe, a ministro, secretário, ou qualquer outra coisa de poder onde possa evidenciar a intransponível sombra…

e claro, estes compinchas de circo, tudo quererão fazer, para fazer que mostram seriedade, competência, rigor, desenvolvimento pela terra!

e para tal, que melhor, que num jornal tido como de referência, conseguir publicar as apologias que relvinhas e CIA entendam por bem para pôr o banzé a magicar: eh lá, correram com o gajo do partido, mas, afinal, ele é que cria postos de trabalho ele é que promove, ele é que desenvolve, ele é que faz pela terra …(claro (ele) é o LV; que fazendo parte do grupelho, será de todos o que alguma coisa teve que fazer na vida e pela vida - pena que se dê a alimento de tais sôfregos grifos…


dodesemprego

Anónimo disse...

Na praia de Porto Côvo existe um restaurante sobranceiro ao mar. Junto a esse restqaurante existe um muro a delimitar um pequeno espaço. Nesse muro foi construída uma réplica duma chaminé algarvia (vá lá saber-se porquê!!!). Em cima dessa chaminé costuma estar pousado um corvo que, dizem as pessoas da terra, deve ter mais de 50 anos, pois não há "cão nem gato" lá da terra que não o conheça. Todos os fins de tarde o pássaro marca presença naquele local.
O seu nome é Vicente.