quarta-feira, 21 de abril de 2010

MUITO PIOR DO QUE PARECE...

Vivemos num país cada vez mais original e afastado da realidade envolvente. Agora foi a vez do senhor presidente da república vir desmentir as previsões do prémio Nobel de Economia, Stiglitz, sobre a próxima bancarrota de Portugal. Como se a opinião de um doutorado em economia por uma universidade inglesa de segunda linha tivesse algum peso contra a de um galardoado com o Nobel. Mais estranho ainda -Quando se sabe que Cavaco não tem funções executivas ou qualquer hipótese de corrigir a trajectória governamental, a sua inopinada intervenção dá que pensar. Se calhar, em vez de ajudar, partindo do princípio que era essa a intenção, produziu exactamente o efeito inverso: só veio prejudicar. Porque, em termos económicos, quando um presidente, economista de formação, mas sem funções executivas, julga necessário intervir publicamente, é caso para desconfiar... A situação deve ser realmente catastrófica.
A nível local, no fundo aquele que mais interessa a quem nos lê, as notícias não podiam ser piores na área económica. Confirma-se que o PEC terá de ser revisto quanto antes, para incluir medidas mais gravosas. Confirma-se que praticamente não haverá crescimento económico no país em 2010, o que significa a persistência da crise. Confirma-se igualmente que o desemprego se vai manter na casa dos 10%. Perante isto, tanto a autarquia como os eleitores continuam indiferentes a tudo e a todos. As obras previstas antes da crise continuam como se nada fosse, os autarcas nada dizem e os cidadãos insistem no expectativa de que tempos melhores não tardarão. Estão redondamente enganados, mas quem os consegue convencer disso ?
Faz parte da idiossincrasia tomarense confundir as coisas. Considerar verdadeiro e possível tudo o que agrada e falso, fantasista e impossível tudo aquilo que se detesta. Nestas condições que futuro para todos nós ?
Na Argentina, que já esteve em bancarrota no início deste século, comenta-se que comprando um argentino pelo seu valor de mercado e conseguindo vendê-lo por aquilo que ele julga valer, ganha-se uma imensa fortuna. O mesmo se poderá dizer dos tomarenses em geral. Têm um ego macro mas capacidades intelectuais micro. E vivem satisfeitos, porque nunca os confrontaram com a verdade nua e crua. Por falta de conhecimentos, por falta de coragem, por oportunismo...Pois bem, aqui vai ela. Na nossa tosca opinião, bem entendido.
Como é sabido que o tomarense gosta pouco de ler, excepto jornais desportivos ou de mexericos, digamos de forma sucinta que os nabantinos têm muitas qualidades, que outros consideram defeitos. São hipócritas, mentirosos, velhacos, obstinados, cobardes, invejosos, oportunistas, presunçosos, trombudos e megalómanos. Estão para os europeus do norte como os ciganos estão para a restante sociedade portuguesa -marginalizados e sem qualquer desejo de nela se integrarem. Políticamente são do pior que há, pois ignoram o que seja humildade, lealdade, ética, cidadania, coluna vertebral ou fraternidade. Só criticam quem foi eleito para governar por não poderem aceder a tais lugares.
Num contexto assim, compreende-se que não gostem mesmo nada de Tomar a dianteira, que tem o mau gosto de todos os dias agitar as águas mal cheirosas do pântano local. Compreende-se igualmente que aceitem como boas declarações de responsáveis locais que são pelo menos dúbias. Exemplos.
Aquando da inspecção da IGAL, o relatória final incitava a autarquia a não empolar o orçamento, como ilegalmente tem vindo a fazer. Um senhor vereador julgou apropriado responder por ofício que o município procuraria cumprir "na medida do possível". Afinal as leis são para cumprir, ou só na medida do possível ? A população não se manifestou. Falando da situação financeira da autarquia, o seu presidente disse que era excelente, uma vez que a dívida total corresponde a um ano de receitas. Ninguém julgou útil (ou foi capaz) de lhe perguntar de que receitas estava a falar. Das orçamentadas ? Das efectivamente conseguidas no ano anterior ? Entre as duas realidades há um verdadeiro abismo. A população mais uma vez não se manifestou. Soube-se recentemente, via imprensa local, que em 2009 a câmara arrecadou menos 600 mil euros de receitas correntes. Em relação a quê ? Às realmente recebidas em 2008? Ou às orçamentadas ? É realmente muito fácil, e proveitoso em termos eleitorais, inflar o orçamento. Permite dar-se ares e, em simultâneo, camuflar realidades menos agradáveis. Um défice de 15% num orçamento de 50 milhões é na realidade de 30%, num orçamento verdadeiro de 25 milhões... Todavia, como bem disse Lincoln, "É possível enganar uma pessoa durante toda a vida e o eleitorado durante um certo tempo. Mas é impossível enganar toda a gente durante toda a vida."
Se e quando os tomarenses resolverem mudar de vida em termos políticos, estamos disponíveis para servir a comunidade. Naturalmente no âmbito de um projecto devidamente estruturado e amplamente debatido. E só nesse caso. Até lá, façam o favor de nos desculpar. Tencionamos continuar a ser tão inconvenientes quanto possível. Sempre dentro da legalidade, da verdade, do respeito pela vida privada e da separação entre o político e o pessoal.

Sem comentários: