quinta-feira, 15 de abril de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA DESTA SEMANA



COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO LDA.

Há convergência na edição hoje chegada às bancas dos semanários da cidade e da região. Todos noticiam a escolha do mordomo, as obras da rotunda, o assalto ao Modelo e a queda de mais uma parte do telhado do ex-Convento de Santa Iria.
Quanto aos aspectos diferentes, O MIRANTE inclui uma fotografia grande de Miguel Relvas e uma muito pequenina de João Victal na primeira página. Já na página 13, na habitual secção "E-mails do outro mundo", esta tirada que tem muito sabor: "Porque se o eloquente Jorge Jesus se pode gabar de ser o estratega e guia espiritual dos dois primeiros classificados do campeonato português de futebol, Relvas tem no palmarés as últimas vitórias do PSD na Câmara de Tomar e, ao mesmo tempo, a façanha de ser responsável pelo regresso do PS ao poder nesse concelho, após 12 anos de travessia do deserto, ainda que em coligação com os "laranjas". Quem, na nossa politicazinha provinciana, se pode gabar de tais feitos ?" Está bem achado, sim senhor !
N'O TEMPLÁRIO, o destaque vai para as declarações do vereador José Vitorino, numa entrevista muito sóbria e plena de realismo. A demonstrar, se necessário fora, que afinal os estudos superiores sempre dão algo mais do que que títulos académicos ou habilitações profissionais...
A partir do que disse Vitorino é possivel extrair, designadamente, as seguintes conclusões provisórias: 1 - O PS não tem realmente qualquer projecto ou plano estruturado e consistente. Os seus eleitos parecem convencidos de que, com umas mudançazitas de detalhe, mais uns aperfeiçoamentos aqui e ali, as coisas irão ao sítio. Nem sequer concebem que o "veículo autárquico actual" esgotou o seu prazo de eficácia, pelo que doravante pouco ou nada adiantará mudar as velas, afinar os travões ou meter segmentos novos, uma vez que é imperativo arranjar novo motor, pois o habitual "combustível" transferências do governo + verbas de Bruxelas está-se a esgotar. Definitivamente. 2 - Há na autarquia serviços que apenas servem para garantir aos seus funcionários o vencimento ao fim do mês. 3 - Afinal Vitorino pretendia ficar com o turismo e a cultura, embora reconheça estar melhor preparado para o urbanismo. E esta constatação da capacidade de desempenho, leva a um raciocínio bastante elucidativo, pois se Vitorino está preparado para o urbanismo e a arquitectura, Rosário Simões para o ensino, Graça Costa para o social e o senhor Carrão para a contabilidade, pode-se perguntar, entre outras coisas, onde estão os economistas, os políticos e os gestores. No fim de contas, as coisas raramente acontecem por mero acaso. 4 - O cabeça de lista do PS opina dever-se resolver o caso Parque T com a denúncia do contrato, escamoteando o essencial: quanto é que isso vai custar à autarquia ? Haverá envergadura financeira para tanto ? Sonhar é muito bonito...
Ainda na mesma entrevista, uma referência especial para uma pergunta formulada em perfeito "tomarensês": "Segundo alguns blogues este "casamento" entre PSD e PS pode durar pouco." Pois, aditamos nós. Realmente a blogosfera nabantina é cá duma riqueza em termos de análise política... que era complicadíssimo mencionar os tais blogues.
"Receitas correntes foram inferiores 600 mil euros em relação a 2008", titula CIDADE DE TOMAR a propósito da aprovação, pelos solitários três "laranjas", das contas autárquicas de 2009. Menos 120 mil contos de receitas ? Uma ninharia, parecem pensar os nossos autarcas. A provar que assim é, a vontade que vêm alardeando de ajudar o União de Tomar a resolver a catastrófica situação em que se encontra, sem cuidarem de saber como, com que fundos, quando, porquê e para quê. Permitam-nos, por nos parecer oportuna, esta citação "Hoje o Salgueiros não tem estádio, nem o mesmo emblema, nem sequer o nome original: proibido de inscrever jogadores nos campeonatos séniores desde 2004/5, a comissão administrativa decidiu criar um novo cube em 2008, o Salgueiros 08." Ou ainda esta outra: "É de tensão, consternação e revolta o ambiente que envolve o Odivelas Futebol Clube. Em jogo está o processo de insolvência que, a ser executado, põe fim a um percurso desportivo que deu os primeiros passos há cerca de sete décadas. Perante a ameaça de morte que pende sobre o clube, muitas acusações e discussões acesas têm entrado em campo. Um terreno onde a água e luz foram cortadas por falta de pagamento."
Pergunta infantil nossa: Se nem a autarquia portuense, nem a de Faro, nem a de Odivelas, nem a de Campo Maior, nem a da Covilhã ajudam os respectivos emblemas a sobreviver, onde pensa o actual executivo nabantino ir desencantar fundos para um conhecido poço sem fundo ?
"Câmara gasta 4000 euros em rendas de dois edifícios", noticia Cidade de Tomar em manchete, com envio para a página 3. Feita a respectiva leitura, concluiu-se que fizeram o favor de citar o nosso post "Estranha forma de vida - 2", simpatia que agradecemos, tanto mais que indicaram o tomar a dianteira e tudo. Agora só lhes falta reproduzirem o "Estranha forma de vida - 3", para os leitores ficarem a perceber melhor onde reside o insólito da situação, numa câmara que admite 28 milhões de dívidas várias...Alguém terá de pagar. Adivinhem quem será. E nós que nem vamos ao futebol !

3 comentários:

Anónimo disse...

Comparar um lagartão - Relvas - com o enorme Jorge Jesus não lembra a ninguém de bom senso e com um mínimo de cabeça! e ofende mesmo os benfiquistas, mesmo os politicamente laranja.

Enfim ... os publicitários são uns exagerados!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

"Pois, aditamos nós. Realmente a blogosfera nabantina é cá duma riqueza em termos de análise política... que era complicadíssimo mencionar os tais blogues."

Portanto o amigo Rebelo é como os que critica, quer é protagonismo.

E que rico jornalismo temos, que baseia as suas perguntas e mais outras notícias, nas opiniões de um blogue!

Sebastião Barros disse...

Como habitualmente, a ignorância é atrevida e a má educação não tem barreiras. Não, o amigo mencionado não quer nem gosta de protagonismo. Apenas pretende que se respeitem regras elementares de cidadania, designadamente a indicação dos autores dos trabalhos que utilizamos. No caso presente, conforme é do conhecimento geral, quem opinou que a coligação local PSD/PS é um casamento de conveniência, de duração limitada, foi tomar a dianteira. Vir com a balela "alguns blogues" é atraiçoar a verdade. Não foi ? Então digam lá quais foram os outros blogues que abordaram a questão, com as respectivas datas.
O jornalismo que baseia as perguntas e mais outras notícias nas opiniões de um blogue, limita-se a cumprir a sua função, quando indica a origem daquilo que publica. Como fez esta semana "Cidade de Tomar".
Sobre as opiniões de um blogue, no mesmo caso de Cidade de Tomar desta semana, não se trata de opiniões mas de factos incontroversos, porque devidamente documentados.
Quem, de forma deliberada ou por ignorância, confunde factos com opiniões e/ou vice-versa devia frequentar cursos de reciclagem quanto antes. E, já agora, arranjar uma balança, mesmo portátil, para pesar devidamente aquilo que escreve, antes da respectiva publicação.

Cumprimentos,

Tomar a dianteira